• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gladiador (Gladiator, 2000)

Hugo

Hail to the Thief
Esse review eh do Diego Sapia Maia e eh mto interessante...eu concordo com ele, o Dirhil tamem deve concordar:

É fato que `Gladiador` abocanhou vários Oscars, milhões em bilheteria e vários fãs. A pergunta: o filme é merecedor de tudo isso? A resposta: um óbvio NÃO ! Eu já fui um dos que gostaram do filme, e que saíram maravilhados do cinema quando os letreiros subiram. Mas depois de revê-lo em vídeo, minha opinião mudou completamente. `Gladiador` é um filme pobre, que apresenta personagens inverossímeis e um culto ao ódio incomum. Mas não é só isso...

`Gladiador` praticamente copiou a história de `Spartacus`, somente com alguns ajustes. E, acreditem, esses ajustes fazem toda a diferença. Enquanto em `Spartacus` temos uma mensagem pacifista e de esperança, em `Gladiador` o que fica na mente são os corpos mutilados e a expressão de ódio na cara de Maximus. Tudo bem, todos sentimos ódio de algo/alguém, mas Maximus vai além disso. Ele trama uma vingança contra os assasinos de sua família, e se sente honrado e satisfeito ao concluí-la. Bem diferente de Judah Ben-Hur (do clássico homônimo), que repensa seus atos e chega à uma conclusão totalmente oposta à de Maximus: a mensagem óbvia, mas sempre válida, de que violência não leva a nada.

Em `Gladiador` acompanhamos a história do general Maximus (Russel Crowe, somente ok), que depois de servir ao exército de Roma (com toda `honra` e `força`, é claro...) tem sua família assassinada pelo Imperador Commodus (Joaquin Phoenix, tentando e não conseguindo), pois representava um perigo à ascensão do imperador. Maximus, então, vira um escravo na África, onde é treinado por Proximo (Oliver Reed, na melhor atuação do filme) para ser gladiador e lutar no Coliseu, em Roma. No caminho, Maximus prepara sua vingança contra Commodus, e a põe em prática assim que seus pés tocam o solo latino.

`Gladiador` decepciona pois começa como uma história pacifista e termina de uma maneira totalmente contrária, exaltando os `bravos feitos` do exército Romano e comemorando toda a glória e riqueza de Roma (que, numa analogia pura e simples, pode ser comparada aos EUA atuais). Maximus é um general romano, que trucidou vários exércitos inimigos (os bárbaros naquela época, o 3.º Mundo hoje), mas mesmo assim é mostrado como um homem piedoso e carinhoso, que cuida da família, mas não pensa duas vezes em matar um bárbaro. E, insisto, ao contrário de Ben-Hur ou Spartacus, Maximus não tem piedade de ninguém. Ele insiste em defender a força, a honra e a vida de sua família, mas acha que somente através de mais mortes e sangue esses valores serão retomados. Nem é preciso dizer que Ben-Hur e Spartacus agem de maneira totalmente oposta (e mais humana).

Além disso, o filme faz uma verdadeira homenagem descarada ao Império Romano, que é mostrado como um lugar aprazível, belo, e sem uma gota de sangue no chão. O filme erra desastrosamente, pois todos sabemos que Roma era movida pela guerra, que gerava lucros e escravos e, com isso, expansão e mais guerras. Uma comparação com os EUA atuais é mais do que certa: cara de um, focinho de outro.

O filme ainda apresenta outros defeitos consideráveis. A fotografia é estranha, fria. Os efeitos estão muito estilizados, e não se encaixam perfeitamente na cena. Mas o pior é a trilha sonora, piegas e irritante. Pior do que um disco da Enya.

Prefira assistir à `Spartacus` e `Ben-Hur` 1 milhão de vezes seguidas do que assistir à 30 minutos deste épico de plástico chamado `Gladiador`. Quem sabe assim não percebemos que Roma, infelizmente, continua viva até hoje.
 
Aqui vai a minha crítica ao filme Gladiador:

A história fala de Maximus, um homem valoroso, o general preferido do grande rei de Roma, Marcus Aurelius. O Rei tem em Maximus o filho que ele sempre quis ter, e lhe pede para ser seu antecessor no reino.
Ao saber disso, Commodus que sempre sonhou em ser rei, assassina o seu pai.

Maximus então é condenado ao morte, mas se salva e foge para sua casa, mas ao chegar descobre que a sua família foi assassinada e queimada.
Aí começa a sua jornada de Gladiador, ele começa em uma pequena arena. Onde ganha a multidão ao ser chamado de "Espanhol".
Maximus vai parar no Coliseu. Os efeitos especiais são um capítulo a parte, pois Roma inteira foi criada perfeitamente atrAvés de técnicas apuradas de computador, tudo soberbo, impecável. A Fotografia de Roma é exelente, a beleza da arquitetura antiga de Roma esta perfeita, é como se voltássemos a Roma antiga.

No Coliseu, Maximus ganha a multidão; provocando a fúria de Commodus, e ainda pra completar ele descobre que a sua irmã Lucilla o traiu, a preparar a fuga de Maximus.
As batalhas no coliseu são emocionantes, impolgantes...., os produtores de Gladiador optaram por impressionantes momentos de extrema violência editados com ritmo e tecnologia de videoclipe, e ainda mais com a linda trilha sonora.

Após descobrir o plane de Maximus, Commodus prepara uma emboscada.
Na última batalha, após ter sido ammarado e ferido, o Imperador ecide enfrentar Maximus na arena do Coliseu, na frente de 50 mil romanos.
Mesmo em desvantagem por estar ferido, Maximus mata o Imperador, mas por ter sido ferido demais na batalhaele desaba no momento mais emocionante do filme, mas antes de morrer ele liberta os seus homens e passa o poder de Roma a Gracchius.

Russell Crowe esteve perfeito no papel de Maximus...conseguiu dar vida a este personagem dificil de interpretar, talvez ele etava melhor em O Informante e não levou o Oscar de melhor ator como em Gladiador...mas não importa, pois ele mereceu, e com méritos, ganhar o Oscar de melhor ator, o resto do elenco foi exelente tbm... prinpalmente Joaquin Phoenix que foi impecável como Commodus
O filme oferece um exelente roteiro, onde mostra valores como honra, lealdade, compromisso.

O figurino estava perfeito, as armaduras, elmos...tudo nos mínimos detalhes...tudo lindo e soberbo..não é a toa que levou a Oscar de melhor figurino.

A direção foi ótima, sem nenhum erro...mostrou batalhas violentas e sangrentas, diginas de um filme de Gladiadores. As velocidades e os angulos de batalhas estavam ótimos...o movimento a câmera...tudo impecável.

NOTA: 10

http://www.adorocinema.com/filmes/gladiador/gladiador-poster01.jpg
lindo poster......

Editado por Tisf: Togo, ou Maximus :mrgreen: , coloquei só o link pra quem tem conexão lenta :wink:
 
Olha, eu gostei da primeira cena, aquela guerra contra os germanicos (era isso?)
e da interpretação do Joaquin Phoenix (esse cara é d+, em sinais ele tava perfeito tb, bem carismatico), e da primeira luta do maximus como gladiador.

Mas nao gostei do filme em si.

Nota 4.
 
Hum...legal! mais um filme lembrado e que deve ter suas cenas contadas la no tópico sobre batalhas épicas!

Anotado. :mrgreen:
 
O filme não é ruim, a direção de Scott é muito boa, feroz, climática e refinada. A reconstituição dos cenários são primorosos. O problema é que a história virou um atropelo total quase ficando sem pé nem cabeça. O roteiro é uma espécie de mistura de Spartacus, Ben-Hur e A Queda do Império Romano. Sem falar de alguns cliches ridículos como o discurso da irmã do imperador no final.

Agora, enquanto alguns reclamam que Maximus é muito violento para ser herói, isso é apenas uma retratação real da época. os generais romanos da antiguidade eram extremamente cruéis.

No geral o filme vale a pena como diversão, não merecia ganhar o oscar de melhor filme não (Traffic era anos-luz melhor).

E o Crowe ter perdido o oscar em sua excelente iterpretação em O Informante e ter ganho em Gladiador ficou com cara de retratação explícita.
 
Eu gostei de O Gladiador. Os efeitos são bons, as batalhas são bem feitas e a trilha é razoável. O enrredo em si eu achei meio fraco. Mas o final, quando ele reencontra a família foi legal.

Quanto a atitude de vingança tomada por Maximus, eu acho q não heveria um modo pacífico para tirar o poder das mãos do filho do Imparador, q reinava contra a vontade do pai.
O q vcs acham disso?
 
gente, como eu odeio esse filme!
Fala sério, aquele cara da arena abraçando a espada e fingindo morrer é qualquer nota! E a história de terem assassinado a família dele e ele querer vingança??? Já tem um monte de filme sessão da tarde com isso, precisava de mais um? e que ganhasse oscar ainda por cima?
 
Me divirto vendo esse filme. Acho bacana e uma boa distração.

Nada demais, mas tambem nada que mereça meu ódio extremo. :mrgreen:

PS: Quero rever pra relembrar como é a fotografia.
 
Eu gostei muito de Gladiador quando assisti a primeira vez no cinema. Depois, aluguei o DVD e assisti em casa com a mesma empolgação. Meses mais tarde, ganhei o DVD de presente e reassisti mais umas 2 vezes, já sem muita empolgação e, tenho que concordar, hoje me parece que foi um exagero ter ganho tantos Oscars. Pela diversão, o filme é bom. E só.
 
A história podia ter sido muito mais elaborada e os personagens podiam ter sido melhor explorados... Hollywoodiano demais...

nota 5 porque a temática é maravilhosa, assim como a produção foi fantástica.

Beijinhos chocolate!
 
Eu acho que o Gladiador mereceu Oscars sim!

Titanic e um cu de filme e recebeu uma porrada! Pq o Gladiador nao iria merecer?
 
Fox disse:
Me divirto vendo esse filme. Acho bacana e uma boa distração.

Nada demais, mas tambem nada que mereça meu ódio extremo. :mrgreen:

PS: Quero rever pra relembrar como é a fotografia.

Idem caro fox... gostei muito da fotografia... a cena incial de batalha... aquele monte de sangue e barulho de metal... ficou muito show.
A batelha entre Maximus e o carinah que esqueci o nome agora tb foi bem legal.
Alias.. o filme todo foi bem legal.
Mas preferiria Trigre e o Dragão como melhor filme na época
 
Gladiador para mim é um filme médio. Tem muito oba-oba em cima deste filme demais para mim. E eu não acho o Russel Crowe este "grande ator" que todo mundo fala. E se for para assistir filme da época do Império Romano, assisto "Spartacus" (eu amei!!) e Ben-Hur, que sinceramente mereceu toda aquela quantidade de Oscars que ganhou.
 
Varda do Um Triângulo disse:
Gladiador para mim é um filme médio. Tem muito oba-oba em cima deste filme demais para mim. E eu não acho o Russel Crowe este "grande ator" que todo mundo fala. E se for para assistir filme da época do Império Romano, assisto "Spartacus" (eu amei!!) e Ben-Hur, que sinceramente mereceu toda aquela quantidade de Oscars que ganhou.

Horra... Ben-Hur eh sacanagem... rebaixou o Gladiador lá pra baixo 8-)

Uma coisa eh um bom filme (Gladiador... outra coisa eh um ótimo filme (Ben-Huur
 
Fala sério!
Como alguém consegue não gostar do Gladiador?!?!?!
Um ótimo filme!!! Nunca me passou pela cabeça q alguém conseguisse não 'enteder' ele assim pra não ver o brilhantismo!!!
Sem contarmos as atuações, ótimas direções.. temos ainda uma música digníssima de Has Zimmer!!!
Gente.... quem realmente conseguiu não achar 'tão bom assim'... assistam d novo. 8O
 
principalmente quando tínhamos Traffic e o Tigre e o Dragão no mesmo ano... Mas Gladiado é bom... relativamente bom...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo