1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf X Sauron

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Aira_Eldar, 14 Jan 2004.

  1. Aira_Eldar

    Aira_Eldar Usuário

    Bom, já que não vi ninguém tocar no assunto até agora, queria saber: quem será que ganharia num duelo de um contra um: Gandalf, o Branco ou Sauron, Senhor de Mordor?
     
  2. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Eu apostaria no Sauron... por mais poderoso que seja Gandalf, o Branco, ele naum tinha todo o poder que tinha quando Olórin.... além do que o maior poder dele está na sabedoria e naum nos atos bélicos.... se ele fosse um Maiar de Oromë ou de Tulkas talvez pudesse vencer, mas embora ele fosse servo de Manwë e Varda, passa muito tempo em Lórien e na morada de Nienna....
     
  3. Unien

    Unien Usuário

    Também acho que seria o Sauron, apesar do Gandalf ser da mesma "raça", ser o o que controla a chama de arnor, o seu corpo físico não era mto forte, nem esse era seu poder...
     
  4. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Gandalf não controlava a chama secreta de Anor, ele era um SERVIDOR daquele que controla a chama secreta.
    " - Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor. Você não pode passar. " Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel - A ponte de Khazad - Dûm, pág. 344. "
    Portanto Gandalf não controlava a chama de Anor.
    Mesmo se Gandalf e Sauron estivessem em seus Fána, Sauron ganharia, pois ele era um dos maiar mais forte, perdendo talvez apenas para Eonwë, o arauto de Manwë.
     
  5. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Sauron era mais poderoso e levava vantagem. Mas Gandalf poderia vencê-lo sim. Se Gil-galad e Elendil o mataram, por que nao o velho Mithrandir?
     
  6. Barad-dûr

    Barad-dûr Usuário

    Com certeza seria Sauron, pois é um dos maiar de "primeira linhagem". Porém se Gandalf tivesse encontrado Sauron quando este estava enfraquecido, é outra história.
     
  7. 1lus1on

    1lus1on Usuário

    Bom... acho q Sauron ganharia com certeza, senão por que temê-lo se na guerra Gandalf poderia destruí-lo ?
     
  8. Eh tb acho q Gandalf poderia matar o Sauron , messmo sendo sauron mais poderoso q Gandalf .

    Ele ja fora destruido por um homem pq naum por maia poderoso ?!
     
  9. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Primeiro... poder e força são duas coisas diferentes...

    Tulkas era o menos poderoso dos Valar, mas numa luta, invencível até mesmo por Melkor.

    Eonwë, sequer era um Valar... era uma Maia... mas ninguém, nem mesmo Tulkas o venceria numa luta armada.

    então ficar estipulando quem ganharia... sei lá... quem manejasse melhor a espada.

    Mas se quer saber quem era o mais poderoso... bom... ainda era Sauron, mesmo sem o anel.

    Agora, poder matar Sauron... até Aragorn podia...Isildur não chegou tão perto? E Finrod?

    Não precisa ser poderoso pra isso... precisa apenas ser um exímio lutador.
     
  10. Barad-dûr disse:
    concordo... depende muito das circunstâncias.. ams os dois estando "saudáveis"(vamos dizer assim), creio que quem levaria vantagem seria o Senhor do Escuro...porque devemos lembrar.. Gandalf é um Ista, antes de tudo.. ele era só um mago.. creio que só depois de ter se tornado "o branco" ele se tranformou em Maia (ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADA :mrgreen: )... eu não tenho certeza... não me lembro se isto é citado...
     
  11. Khalmyr

    Khalmyr Usuário

    Sauron pois ele creio que esta com todos os seus Poderes de Maia
    enquanto Gandalf está reduzidoa forma de um Istari
     
  12. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Pois bem, estou te corrigindo.
    Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando ( os 2 últimos são os magos azuis ) são maiar, mas vieram para a TM em corpos humanos e ficaram conhecidos como os magos ( em quanya istar ).
     
  13. Unien

    Unien Usuário

    Fëanor_Tilion escreveu:
    Obrigado pela retificação, na hora que escrevi não lembra dessas palavras certas ou não tinha entendido o texto msm!!! Mas eu quis falar sobre o poder de gandalf e acho q deu pra entender, mas valeu....
     
  14. Galaek

    Galaek Usuário

    Acredito q a forca dos Valar ajudaria Gandalf a vencer.....mas Sauron era mto poderoso e era de uma linhagem mais forte doq gandalf.....mas pensando q ate gandalf temia sauron......bom....existem chances para ambos os lados....
     
  15. Finarfin

    Finarfin Usuário

    é... mas se a força dos Valar ajudassem Gandalf naum seria mais um combate mano a mano.....
     
  16. Ah eu axu q apesar d Gandalf ter alguma chance de ganhar do SAuron, ainda assim este venceria... :eek:
    Pq se Sauron sem o Anel, ou seja, sem estar com seu pleno poder, ja tava arrasando com a Terra Média... :obiggraz: Mas nao sei... kem sabe o poder q o velhinhu esconde no cajado ne?!?! hehe :mrgreen:
     
  17. Sauron poderia ser "morto" por qualquer um,desde que o inimigo tenha bastante habilidade.Quando se trata de poder,Gandalf,O Branco é mais forte do que Sauron SEM O "UM ANEL".O "Um Anel" não é apenas um objeto qualquer inventado por Sauron para controlar os povos da Terra-média,mas Sauron depositou grande parte de seus poder no "Um",acreditando que nunca seria derrotado.

    Embora Sauron e Gandalf sejam da mesma espécie,ou seja,Maia,e que,pela tradição Sauron seja considerado o mais poderoso,ainda sim Gandalf é bem mais sabio.Assim como Elendil,Gil-Galad e Isildur derrotaram Sauron,qualquer um podia fazer o mesmo.Vale lembrar que o corpo de Sauron pode ser destruido facilmente,mas o espírito permanece.


    Claro que Sauron com o "Um Anel" é de fato mais poderoso que Gandalf,mas sem o "Um" as coisas ficam bastante equilibradas.

    Até Melkor poderia ser derrotado por alguém de menor poder,porque o que está em jogo num confronto corpo-a-corpo é a habilidade e inteligência;

    Não importa quem saia vencedor entre uma luta de dois Maia,porque nenhum irá morrer de verdade,a não ser que Sauron lutasse contra um humano ou Hobbit,daí sem poderia haver uma morte definitiva!
     
  18. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Acho q Sauron mesmo sem o "Um" levava alguma vantagem em termos de poder mas como Elendil Senhor de Andúnië falo Gandalf eh bem + sábio, e uma mente hábil e muito + poderosa que um corpo forte (eh uma comparação grossera pq sauron n eh só um corpo forte)..
    Mas agora uma opinião pessoal Eu acho que nosso Mithrandir nunca usou seu verdadeiro poder, o poder máximo por ele possuído... Mas sei lá eh só suposição Corrijam-me se eu estiver equivocado.
     
  19. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Isso eu discordo. Melkor era um vala, e acho que um vala não pode ter seu corpo destruído. Temos como exemplo a luta entre Fingolfin e Morgoth.
    Fingolfin era um noldor de extremo poder e habilidade nas armas, lutou cara a cara com Morgoth, foi o único que o conseguiu ferir ( sem contar é lógico Tulkas e Manwë ), mas mesmo assim morreu.
     
  20. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Diminuindo um pouco os achismos... Tolkien diz em suas cartas que Gandalf, o branco... só seria mais poderoso que Sauron se Gandalf estivesse de posse do anel... e apenas ele, pois nenhum outro mortal, mesmo portando o anel derrotaria Sauron.


    Então... Tulkas tinha menos poder que Melkor... e Manwë nunca o enfrentou. Agora Eonwë, o maia arauto de Manwë o enfrentou no corpo-a-corpo e o prendeu com a corrente dos Valar.

    Mas Melkor não seria abatido por um dos filhos de Iluvatar... e acho q foi isso q vc quis dizer, pois trajava um fana e não estava limitado pela fadiga e desgaste do corpo.
     

Compartilhar