• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf virou o Branco pq?

MagoMatematico

Usuário
Ainda estou no processo de ler os livros, mas lendo vários posts me veio a duvida: Pelos filmes parece que Gandalf vira o Branco depois de morrer lutando com o Balrog, mas li alguns posts falando que ele virou o Branco pq Saruman tinha se entregado ao mau.
Qual fato foi mais importante? Ele morrer derrotando o Balrog, ou Saruman ter virado a casaca?
 
Bem, derrotar o balrog sem dúvida foi um fator importante para a auto estima de Gandalf e da Comitiva, porém não foi o fator determinante para ele virar o branco, o fator determinate foi o fato de Saruman ter se denominado o de muitas cores e o lugar de Lider não poderia ficar vago precisava de alguém confiável e capaz, além do más na ultima reunião o Elrond e Galadriel afirmaram que o lider deveria ser Gandalf que se eu não me engano recusou a proposta, então nomearam Saruman como o Branco.
 
O Fator mais importante foi a traição de Saruman, se não fosse isto Gandalf não seria eleito p/ ser o Branco por seus superiores.
A derrota do Balrog simplesmente demonstra o grande nível de poder do Gandalf, provando que ele tem aptidão para ser o Lider do Consselho.
 
O título de O Branco não é só o posto dentro do Conselho, mas entre os Istari. Tanto que a Galadriel não tem cor, e os Magos Azuis (que nunca foram do conselho, se não me engano) tem.
 
O título de O Branco não é só o posto dentro do Conselho, mas entre os Istari. Tanto que a Galadriel não tem cor, e os Magos Azuis (que nunca foram do conselho, se não me engano) tem.

Galadriel não é uma maga (Istari). O chefe do consselho dos Istari q deve ser o lider do consselho branco, não é?
 
Não necessariamente. O Conselho Branco era um conselho dos sábios, e incluía Elrond, Galadriel, e certamente outros Noldor de grande sabedoria. Não estava "ligado" aos Istari (que eu não me lembro de terem um Conselho), tanto que acho que os magos azuis já tinham [sum]ido para o leste quando houve a primeira reunião. Se não me engano, o nome veio de um outro Conselho Branco muito anterior, ocorrido na 2ª Era, do qual participaram Galadriel e Elrond (CI, acho que no Conto de Galadriel e Celeborn), e não da graduação, então Saruman podia ser o Branco mesmo sem ser o líder do Conselho Branco.
 
Que eu saiba Gandalf era da ordem e também membro do conselho branco. Mais Gandalf mesmo afirma que Saruman é o lider e que iria bscar conselhos a ele na parte em que é preso em Orthanc.
Acho que a "premiação" de Gandalf foi por que ele era o único mago que estava cumprindo a sua missão e precisava de mais poderes para poder continuar na TM e ter poderes para poder enfentar Sauron (não de mano a mano é claro) e também por Saruman ter traido os Valar e ter se aliado a Sauron.
 
Exato, havia uma certa confluência de sábios naquele momento, a Ordem dos Istari e o Conselho Branco, no qual os Istari também estavam presentes.
 
A Ordem dos Istari possuia cinco membros, os cinco magos que vieram para a TM. Já o Conselho Branco era formado por Saruman, Gandalf, Radagast e pelos líderes élficos, e foi formado na Terceira Era para combater o poder crescente em Dol Guldur.

Mas o fato decisivo para que Gandalf se tornasse O Branco foi o fracasso de Saruman como líder da luta dos povos livre da Terra Média contra Sauron. No momento em que Saruman renuncia sua Cor, ele renuncia sua missão. Portanto, os Valar acharam justo colocar Gandalf no posto de comando, deixando de ser O Cinzento e passando a ser O Branco.

Abraços...
 
Ta certo, se o fato do Saruman ter renuncia sua Cor foi o que fez Gandalf virar o branco, pq então ele não virou o branco quando ele fugiu de isengard?
 
Por causa do livre-arbitrio, mesma coisa conosco, se Deus olhar para o Osama e dizer: " Volta pra o mundo dos espiritos JA!! ", isso é impossivel.
Pra quem é espirita, sabe como funciona isso ( eu não sou espirita, mas tenho um pouco de conhecimento ) , Tolkien, devia ter usado da mesma forma a relação entre " Deuses " e a " Terra ".

Ou Seja, Eles nos dao a vida, do que fazemos ela, só nos poderemos mudar.
 
Mas por essa idéia, nenhum ato que ele faça poderia prover conhcimento pessoal. Bastava você fazer tudo esperando a graça divina, o que não era muito do estilo Gandalf que confiava na paixão das pessoas para os fins.
 
Eua cho que o fato de ele crer nos homens ainda pode ser confirmado pelo seu anel narya que tem como função acender a chama no coração dos homens.
 
Gandalf se torna o branco justamente pela traição de Saruman.

E sobre retirar Saruman da TM acho que como ele foi um enviado, um istari, não seria justo ele ser retirado de lá, fizesse o que fizesse, porém seus atos seriam levados em conta depois.
 
Os dois, afinal Gandalf precisava morrer para tomar um novo corpo. E como Saruman tinha se revelado um traidor, os Valar precisavam de um novo lider Istari, como Gandalf excultou seu trabalho certo era da vontade dos Valar que ele voltasse. Os Valar somente juntaram o util ao agrádavel.
Então de pois de seu velho e decrépto corto jazeu, junto do corpo do balrog morto o Valar se encheram de clemência e deu a Gandalf um UP-Grad, e dos bons...Seu novo corpo era mais forte, ele tem o poder de quebrar o cajado de Saruman mesmo que isso seja purmamente simbólico, mas de mosntra um poder mais que o de antes. Saruman teve um papel fundamental junto a Gandalf visto que se não se revelasse um traidor, Gandalf não ficaria tão forte.
icon%20istari.gif
 
Por que os Valar não tiraram Saruman? Pelos mesmo motivo que não tiraram Sauron, e pelo mesmo motivo que os Istari eram impedidos de usar seus poderes diretamente contra Sauron.

Os Istari estavam na TM meramente para auxiliar na organização dos povos livres...
 
Justamente. Aldamar sempre sendo feliz em suas colocações, ao meu ver.

A ordem Istari é Maiar e vem a terra média para opor à Sauron, entretanto, isso não deveria ser feito à força e sim mobilizando os povos livres da TM.
----

Vale, para mim, e muito, chamar a atenção para o modo como Gandalf fala aos três caçadores em Fangorn, ele afirma ser Saruman, ou, ao menos, como era para ele ter sido, após sua volta e seu reencontro com parte da comitiva.

Gandalf ao morrer é reenviado como Branco para tornar-se o líder da ordem, visto que o suposto ocupante do cargo é corrompido. Assume, portanto, justamente os poderes do Branco e sua função.

Vejam como Gandalf é aprisionado facilmente quando é Cinzento por Saruman, sendo este o chefe da ordem e dotado de maior poder, inicialmente.
Talvez o Branco, líder da ordem, possuísse certo poder de manipulação caso os Istari subordinados se desviassem. Como líder ele teria poderes para fiscalizar e coagir, fisicamente, os outros magos caso eles viessem a apresentar um comportamento não adequado com sua missão.
E onde isso se aplica? Notem como Gandalf, quando de seu retorno e agora Branco, repreende Saruman quebrando seu cajado e afirmando que só seria reestituído este caso as ações de Saruman visassem reparar os danos que havia causado.

Valeu
=]
 
Retirar Saruman da Terra-Média seria um favor feito a ele. A sua "punição" foi nunca mais voltar para Aman...
 
Realmente a hostória de Saruman é trágica, porém ele teve sua 2 chances a segunda e decisiva ele recusou achando que saurom venceria de qualquer jeito e Talvez pudesse poupa-lo, por isso ele recusou ir com a comitiva o que foi um grande erro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo