• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gandalf virou o Branco pq?

Perfeita colocação rama, é como eu sempre digo, Saruma era superior sim a gandalf em tudo, o modo que tokien descreve os dois mostra no inicio como Saruman era superior, porém por ser poderosos demais ele se achou na condição de enfrentar a todos inclusive um maiar mai poderosos que ele saurom, e nessa tentativa de não tomar posição ele acabou sendo derrotado por puro ego e excesso de auto confiança, e complementando esse ultimo parágrafo do rama, tudo que gandalf fez o tornou mais sabio e poderosos, enquanto o que saruman fez estva o tornado cada vez mais fraco, daí a balança se desequilibrou completamente e gandalf o superou.
 
Calma lá, não confunda gosto pessoal e conhecimento total - referente a Obra - com o que está na Obra em si.

Saruman era SUPERIOR sima Gandalf. Tanto em inteligência, qaunto em "Poder pessoal", era um líder melhor, um maiar mais "forte" por assim dizer. O que nós descobrimos APÒS ler toda a história foi que essa superioridade toda acabou por fazer Saruman pender para um lado mais perigoso, ele se julga (e era mesmo) o "bam bam bam" porém deixa de ter uma medida de cautela (chamem de humildade, conciência, etc..). ISSO o faz tornar-se "aliado" do mal.

Gandalf CRESCE durante a história. Nós conhecemos um maiar cujo grande "força" era o trabalho incansável em afzer sua missão, Saruman acredita (não sem motivos) que deve fcumprir sua missão do seu próprio medo. Gandalf se SUBMETE aos Valar, saruman passa a se considerar superior (com maior entendimento).

ApÒS a volta de Gandalf num fána (o Branco) é que vemos que tudo o que Gandalf fez serviu para torna-lo mais sábio, poderoso, etc...; porém ele não se deixa levar por isso e CONTINUA a fazer seu trabalho. Como um soldado raso que vai sendo promovido...

:think:Mas, que tipo de inteligência? Pois Olórin era o maia mais sábio de Valinor, citado inclusive no Silma, essa inteligência seria sobre aqueles "artefatos" ou estudos sobre Saurom?
Sobre poder, eu também não entendo que tipo de poder em especial...é magia?
Em liderança, realmente Sarumam era superiro, sua fala e seu domínio sobre os mais fracos sempre foi evidente.
 
Estamos nos confundindo um pouco. =]

Rama quis dizer acerca daquele contexto, Terceira Era, e mesmo em conhecimentos (e não sabedoria, que são conceitos totalmente diferentes). Curumo era o maior conhecedor dentre os Maiar disponíveis para a missão.
Olórin temia Sauron, e era calmo e sábio, o "suporte" perfeito para a missão. Vale lembrar que até mesmo em Valinor Curumo era mais poderoso e detentor de maior conhecimento que Olórin, o que Rama perfeitamente coloca, é que, no decorrer da história, Saruman sofre uma queda moral, e Gandalf uma superação.

Obviamente nenhum deles era páreo para Sauron, é deixado claramente a noção de que Sauron é o mais poderoso dentre todos os Maiar, e vencê-lo pela força não seria possível, isso é o que origina os intentos dos Istari, dos quais Saruman se desviou.

Saruman e Gandalf, fazendo uma porca analogia, são como Melkor e Manwë, obviamente Melkor é o mais poderoso dentre todos os Valar (no caso dos Maiar teríamos Sauron, mas gostaria de explicitar a questão de Saruman, que também era poderoso) porém Manwë acaba suprando-o e derrotando-o por meio de ações, e atingindo seus objetivos, enquanto Melkor sofre a mesma queda moral.

Espero ter ajudado.
Abraços.
 
Não, talvez eu também tenha sido mal intepretado. Olórin era o mais sábio, e Curumo o mais itneligente...é isso?
 
Seria mais correto dizer que Olórin era prudente. Eles nunca mergulhou tão fundo nas artes usadas por Sauron quanto Saruman, e nunca desejou fazê-lo. Fazendo uma analogia (porca também), seria o seguinte:

- Colocando Saruman como um Veterano de guerra em posição de comando. Por conhecer mais como funciona o "jogo", é muito mais fácil que ele seja atraído para o outro lado com promessas de mais poder, por ter apenas vislumbrado as maravilhas do outro lado. Olórin, por outro lado, esteve sempre na retaguarda, e nunca desejou ser o comandande, a única preocupação dele era um sua missão. E creio que a falta de ambição de Olórin com relação a poder foi um fator decisivo para que não aceitasse o Anel e caísse em perdição.

- Em uma planície, existe o lado do bem e o lado do mal, divididos por uma cordilheira. Os mais poderosos quase sempre irão querer espiar para o lado de lá, enquanto com mais prudentes ficarão sempre contentes em estar do lado em que estão.

Analogias toscas, mas creio que exemplificam minha opinião.

Abraços.
 
Sim, exemplificam bem. =]

E, "trocando em miúdos" de forma bem grosseira, seria algo como "sábio (prudente) e "conhecedor" (poderoso e sem dissernimento).
 
No Silma Diz que dos maiar o mais sabio é Olórin,e que ele também aprendeu a compaixão e a paciência.Talvez Saruman seja o mais esperto, mas se fosse realmente sábio não teria dado aquela escorregada feia em direção ao anel- a meu ver.
 
Concordo com o Arácano e acrescento, excesso de sabedoria e conhecimento foi que levou Saruman achar que sabia mais do que sabe e por isso desejou poder caindo na armadilha de saurom que nem sequer foi preparada para ele.
 
Concordo com o Arácano e acrescento, excesso de sabedoria e conhecimento foi que levou Saruman achar que sabia mais do que sabe e por isso desejou poder caindo na armadilha de saurom que nem sequer foi preparada para ele.

Deixa eu ver se entendi.. isso quer dizer que por Saruman saber (ou achar que sabia), demais sobre o Anel foi que ele o desejou?
 
Pelo meu entendimento do livro, ele se torna o branco pois os valar, ao verem toda a situação da traição de saruman e a luta de gandalf contra o balrog, acharam q ele iria necessitar de mais poder para cumprir a missão de expurgar Sauron; ao menos foi isso que eu entendí ^^"
 
Deixa eu ver se entendi.. isso quer dizer que por Saruman saber (ou achar que sabia), demais sobre o Anel foi que ele o desejou?
Sim, ele sabia muito sobre os anéis, mas não como saurom, ele passou muitos do tempo que viveu em orthanc indo a minas tirinth pesquisar sobre anés e forja e descobriu muita coisa, e por essa infima descoberta ele achava que poderia controlar o poder do um sobrejulgar saurom e dominar a terra média.
 
Perfeitamente, por ser ávido pelo conhecimento que ele se corrompeu quase que inconscientemente. =]
O conhecimento o "alienou", que crítica social contundente não sairia dessa questão... =]
 
Na verdade, dentre os 5 seres celestiais que foram enviados a terra média... sendo eles: Gandalf, Saruman, Allatar, Palando e Radagast, quem foi escolhido para liderar foi Gandalf, pois ele era o ser mais sábio e de mais confiança, mas ele recusou o cargo de líder, pois só queria estar preso a quem o enviou e não queria estar preso à um cargo em sí, então ele foi enviado como Cinzento, infelizmente o posto de líder ficou com Saruman.

OBS: O ser celestial que veio como líder, veio com um corpo que suportava um pouco mais de poder, sendo assim o Mago Branco era o mais poderoso entre os 5 magos.
Com relação a o conselho branco, os Elfos, Elrond, Galadriel etc participavam do conselho e eles junto com Círdan dos portos cinzentos, eram os únicos que sabiam quem era os 5 "Magos" e de onde eles vieram.

Ao chegar a terra-média Círdan entregou Narya o Anel de fogo para Gandalf, acreditando que ele era o ser mais importante entre os 5 que vieram, pois ele chegou por último, e felizmente ele acertou.

Quando Gandalf morre na luta contra o Balrog, ele retorna a Valinor, como um ser celestial é imortal, não como a imortalidade dos elfos, que vivem eternamente se não morrerem pelas mãos de outros etc... os 5 seres celestiais só perdem essa casca que vieram à terra média, mas o corpo celeste deles continua vivo... voltando ao assunto, Gandalf retornou a valinor em sua verdadeira forma, mas como não tinha concluído seu trabalho e foi o único que se manteve firme em seu objetivo, foi enviado de volta, mas desta vez foi enviado no corpo do Branco.

Antes de serem enviados, foi feito uma reunião entre os seres celestiais, que decidiram enviar 5 seres da mais elevada ordem, só que, eles não poderiam enviar os 5 com todo o seu poder e esplendor que eles apresentavam em Valinor, pois assim eles fariam demonstração de poder e fariam com que os povos livres da terra-média fizessem as coisas para eles apenas por medo, como o próprio Saruman, que infelizmente mudou de lado e dominou todo o Condado antes que Frodo retorna-se, então eles decidiram enviar os 5 em formas mortais, com tudo o que o corpo de um mortal sente, cansaço, dor, tristeza, alegria, etc... e o objetivo era guiar os povos com a lábia para destruir Sauron.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo