1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Gandalf ou o anel??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por LordGriever, 19 Nov 2003.

  1. LordGriever

    LordGriever Usuário

    o poder de fogo do gandalf é dele mesmo ou é um poder q vem do anel ?(é narya o de fogo nao é? :o?: ) se for do anel, qual seria o "poder" dele? além de ser imortal como os elfos (pelo menos parece né, ele é veião e num morre hohoho)
     
  2. Menello

    Menello Usuário

    Gandalf não é imortal, como pode ser visto na obra, ele morre mesmo. Ele tem um tempo de vida bem prolongado, diferente dos homens comuns. E ele não tem o poder do fogo. Ele é o guardião do fogo secreto, mas isso não quer dizer que ele tenha o poder do fogo. Na obra de Tolkien, ninguem tem o poder de tal elemento, como outros personagens de outras obras. Ele é um mago, tem seu poder, mas não é o poder da agua, ou do fogo, ou seja lá o que for. E sobre o poder do anel Narya, isso ja foi discutido em um outro topico. Se eu achar, eu coloco o link pra vc aqui. Falow?
     
  3. Sprog Bullit Rockatansky

    Sprog Bullit Rockatansky Burn Baby... burn!!!


    Bem prolongado eh soh modo de dizer neh???.... talvez mais prolongado que dos elfos??? :wink:
     
  4. Andiara

    Andiara Usuário

    Gandalf ñ morreu... ele foi morto, assim como os elfos ñ morriam mas poderiam ser mortos...

    Mas na obra ( acho que no O hobiti)fala que ele tinha afinidade especial com magias de fogo
     
  5. karlusss

    karlusss Usuário

    Bem os elfos sim são imortaios quanto a idade, eles apenas sentem vontade de viajar e atravessam o oceano para valinor pelos portos cinzentos. Já Gandalf, tamb''em era imortal, porem de uma forma diferente dos elfos, seu corpo possuia uma larga resistência de eras assim como seus outros quatro irmãos Sindari, sua imortalidade resistia também a danos físicos (o que já o diferencia dos elfos), a onde seu corpo poderia perecer, mas sua alma sempre existiria...
     
  6. Andiara

    Andiara Usuário

    de onde vc tirou isso? :think: Gandalf se machucava sim nO hobiti ele fica até de braço quebrado e quento ao espírito... bem os elfos iam p/ Mandos e depois voltavam a ter corpos físicos de novo, ou seja, sempre existiriam também
    Gandalf voltou à TM porque lhe foi permitido por aqueles que o enviaram se Ñ me engano é assim que ele se explica no livro
     
  7. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Primeiro... os outros quatro Istari... não Sindari... além disso eles não eram irmãos...

    Gandalf era imortal ... de uma maneira bem parecida com a dos elfos... seu espirito estava preso em arda e existiria junto com ela até o final dos tempos... a unica diferença é q os elfos precisavam de um corpo para "viver" e Gandalf não...

    No entanto, mesmo q sem corpo, os espíritos elfos permaneciam "vivos" e mandos...

    deixei os vivos "" pq são duas maneiras diferentes de vivos
     
  8. karlusss

    karlusss Usuário

    Exatamente. Obrigado por ter feito as correções necessárias... Istari, claro os Maira que foram para a terra média...
     
  9. LordGriever

    LordGriever Usuário

    ahhhhhhhhh ,mas vcs nao responderam minha pergunta :~~
    o poder de fogo do gandalf vem do anel ou dele mesmo??? se é do anel qual "poder" um maia tem além de ser imortal? pois gandalf na minha opinião é o ser mais poderoso da terra média depois do sauron na 3 era..
     
  10. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Gandalf era uma ainu, espírito imortal criado no início dos tempos. Seu corpo na Terra-média é que era mortal, e ele morreu em Moria. Então seu espírito foi enviado de volta, em um novo corpo.

    :think:

    Acho que Gandalf não estava preso a Arda não... Ele e todos os ainur continuariam existindo após o fim dela. Afinal, a maioria deles sequer veio para Arda.
     
  11. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Olá LordGriever,

    sobre Gandalf, ele era bem mais do que um elfo, pense que ele é como um anjo encarnado na terra. Ele é um dos Maiar, seu nome em Valinor era Olórin e ele servia ao Vala Irmo (Lórien). Ele foi enviado à Terra Média como um dos cinco magos (Istari), mas a magia na obra de Tolkien não é tão simples quanto a que estamos acostumados.

    Para saber mais sobre os anés, magia e esses assuntos eu vou indicar outros tópicos nos quais muito desse assunto já foi discutido.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    [o próximo link não está funcionando, não sei exatamente pq, era referente a um texto do Michael Martinez... é uma pena]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Ps: Há muita gente que entende bastante desses assuntos por aqui, dentre estes eu destaco o Maglor e o Tillion, procure sempre por posts desses dois que eles sempre trazem boas referências. :wink:
     
  12. Bachelorette

    Bachelorette Usuário

    e depois q ele deixou de ser gandalf o cinzento? o q isso afetou nos poderes dele? ele deixou de ter a tal afinidade com o fogo? de maneiras gerais, o q mudou?
     
  13. Knight

    Knight Rider On The Storm

    Creio q não, os ainur eram os valar antes de arda existir e os maiar eram seus servos.....e Gandalf era um Maia....
     
  14. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Eu realmente não entendo muito coisa, mas vou tentar explicar...

    Primeiro: ele nunca teve afinidade nehuma com o fogo. O anel dela era o do fogo é só. Quando Gandalf, o Cinzento morreu, os Valar concederam a Olórin um novo corpo, para que ele terminasse sua missão. Esse corpo (com o qual Gandalf passou a ser O Branco) era muito mais forte e flexível. Gandalf tinha mais liberdade para usar os seus poderes de maia.
     
  15. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Antes de Arda existir haviam os Ainur, criados por Eru. Eles são todos espíritos angelicais e imortais. Quando Arda foi criada, alguns Ainur foram para ela. Entre estes, os mais poderosos eram os Valar e os demais eram os maiar, servos dos Valar.
     
  16. Tauron

    Tauron Usuário

    Seu poder e força em nada mudaram, se não me egano ,o corpo com o qual ele retorna é até mais forte que o antigo. Tem um nome mas não me lembro agora porém era mais forte sim
     
  17. O anel não dá o poder de fogo pra quem o usa. Esse "fogo" é uma metáfora, eu acho. O anel serve "para incendiar o coração dos homens", que foi o que ele fez, ajudou os homens a derrotarem Sauron. Mas acho que ele não podia "criar" fogo do nada. Ele podia fazer "magias"(por falta de uma palavra melhor vai essa), assim como os outros ainu, com fogo como ele faz no Topo dos Ventos.
     
  18. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O "poder" é dele sim. O anel de fogo, como disseram, funcionava "incendiando corações", não com fogo propriamente. Por exemplo, o anel deve ter sido muito importante quando o Gandalf despertou o Rei Théoden das mentiras do Gríma.

    As capacidades naturais do Gandalf eram limitadas pelo seu corpo, e também porque ele não estava na Terra-Média para lutar, e sim para instruir os povos livres.
     
  19. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Mas ele era reconhecidamente muito habilidoso com fogo.
    Na luta com os wargs, onde ele diz ter assinado Gandalf para quem quissese ver, e o combate dele com os nasgul no topo dos ventos ele sempre usa fogo e luzes. Essa afinidade deve vir do fato dele ser o guardião do fogo secreto (O que exatamente é isso?).
    A magia no mundo de Tolkien é mais sutil do que normalmente vemos nos contos de fantasia.
     
  20. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É bem mais sutil mesmo, a ponto de nem ser exatamente "Magia", já que ela por si só não é capaz de criar nada, apenas tranformar. Ou sub-criar, como o próprio Tolkien definiu. Os ainur (assim como os elfos e os anões, em menor escala) eram sub-criativos, capazes de "moldar" a realidade criada por Ilúvatar - este sim o único Criador.
     

Compartilhar