• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo Falhou?

Olá.. a todos!!

É a 2a vez que posto no forum (não que isto seja importante!! he he) Bem.. me atrevo a entrar na discussão. Ao meu ver o ponto fundamental não está sendo contemplado, pois deve-se olhar o quadro todo. A destruição do Um é soma de uma sequência de fatos e de personagens (tendo sempre em mente a visão completa de cada um deles... caráter, origem, poder... etc) e de acontecimentos históricos e - aparentemente - fortuitos. Frodo é parte deste mosaico. Lembrem-se das palavras de Galadriel... "...desviem-se só um pouco do caminho... "... isto valia para todos. Gandalf falhou, Aragorn falhou, Elrond falhou... Os Valar falharam... Por que o Hobbit Frodo - que suportou mais que qualquer dos Grandes Poderes na Terra Média da 3a Era - não estaria fadado à derrota no final de todas as coisas. Quem resistiria se até Gandalf e Galadriel temeram! Saruman é o exemplo e ele nem chegou próximo ao Um que Frodo carregou a despeito de toda a dor - física, psíquica e moral - que lhe causou. Ainda levou o Fardo apesar do estúpido Samwise a tiracolo! Paremos um pouco e nos coloquemos no lugar de Frodo... ou pensemos na comitiva, em seu papel no quadro dos acontecimentos. Cada um é cada um... tentemos por um momento encarnar o Portador do Anel ou seu criado parvo desde o pacífico e ignorado Condado até A Montanha da Perdição com o Senhor Negro se erguendo em malícia e poder. Eles tiveram em pouquíssimo tempo suas vidas viradas de ponta cabeça e tiveram de decidir a vida de todos... de povos e reinos que em se tratando dos Hobbits estes sequer sabiam da existência. Sinto muito pelo texto longo e cansativo.... a síntese não fácil quando se trata destes assuntos! Paz e Bem!

hahaha! Tadinho do Sam! Eu adoro ele! Mas concordo que ele é meio superestimado... >P Mas adoro sua bondade e dedicação.. Mas legal o post ;)


Agora vamos lá:

Agora a discurção vai ser entre eu e o Neithan... heheehehhe , vamo la!:
1ª Sim, o Frodo falhou.
Argumento: Para afirmar isso bastar lembrar do parte onde ele não conseguiu cumprir a missão dele de destruir o Um Anel, e que se não fosse por Smeagol(tadim dele) o Anel teria conseguido escapar do seu terrivel e amado fim. MAs também podemos lembrar de vários outras partes da história em q quase ele pereceu se não fosse a ajuda deseu valorosos amigos, principalmente Sam., que naum minha opinião foi o grande salvador de Frodo. Para exemplificar o que acabei de falar irei citar o q ocorreu com Frodo na Toca da Laracna. Se não fosse por Sam, Frodo provavelmente perderia o Anel para o Smeagol, e ainda seria morto pela Laracna , ou morto pelos orcs. Outra situação foi na parte onde Sam precisou carregar frodo ate a Montanha da Perdição...memso passando muito mal.
Esse foi argumento para argumentar a minha opinião! XD
.......Chupa essa Manga.:mrgreen:

Aguardo resposta: :joy:

Não acho que é pq tiveram vários momentos de fraquejo (e sim, falha), ele falhou no objetivo principal. Qual era o objetivo em destruir o anel? Acabar com o poder de Sauron, que a todos queria dominar.. ou seja, ele tinha como objetivo dar fim ao grande mal que assolava o mundo e ameaçava crescer cada vez mais... E para tentarmos algo desse tipo, devemos começar do interior (*licença para breguice ativada*).. acho que apenas agindo da forma certa podemos refletir isso no mundo todo... E foi isso que Frodo fez... ele foi bom.. em toda sua missão.. e ISSO foi seu fator decisivo... cultivando o bem que ele tinha, mesmo em uma terra em que arranca isso tudo de vc e em condições de putrefação e horror, ele conseguiu não ser corrompido.. até o limite de seu ser... Na montanha, ninguém resistiria ao anel.. é fato. Nenhuma estrutura física vivente iria conseguir resistir a ele.. então não é que ele falhou. Ele se manteve fiel ATÉ O FIM. Até o fim de suas condições físicas de estrutura... a partir do momento lá da fenda, não é mais ele... assim como não seria mais ninguém.. o anel o domina e ele já não tem mais poder sobre ele mesmo. Por isso podemos dizer que sim, Frodo se manteve coerente com sua missão até o final e isso acarretou consequentemente na destruição do anel..

e isso faz dele um grande heróiiii Tchananmmm :mrgreen:
 
Frodo falhou em sua demanda pessoal, em sua jornada, ao fim ao cabo.
O fato de sua missão estar enredada num objetivo maior, não descaracteriza a falha.
O objetivo da destruição do Um era "salvar Endor de Sauron", no entanto, não existe a questão da falha nesse objetivo: destruição do Um; mas sim na demanda de Frodo, quem destruiu o Um Anel foi Sméagol. A destruição do Um foi efetiva, mas isso não é mérito somente de Frodo; e na parte que cabia unicamente a ele, ele falhou.
Dentro do contexto em questão, ele não pode ser "liberto" de sua falha pelo simples fato de outra pessoa (enredada a comitiva) ter destruído o Um Anel.

No entanto, essa questão seria válida, numa reflexão ampla acerca do assunto.
Pensando Frodo no contexto da Demanda, como um todo, ele foi o baluarte da missão, que resistiu bravamente até o fim. Esse foi seu sucesso; sua resitência ao sofrimento, sua bravura, e a coragem de manter-se firme mesmo quando notou que sua vida seria requisitada ao fim da Demanda.
No entanto, neste momento ele fraquejou (como qualquer ser em Arda poderia tê-lo feito), isso não o diminui, de forma alguma, ele é um herói, de fato, mas falhou em seu objetivo primevo (mesmo que com isso tenha levado ao sucesso a demanda da Comitiva, e salvado Endor).
 
Citação:
Post Original de Carta 246
No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto.

vejam essa parte da carta, o proprio tolkien fala que é impossivel para qualquer um resitir naquela situação então qualquer um falharia em sua demanda pessoal, portanto já se sabia que ele não jogaria o um e sabemdo disso por que o resposabilizaram para isso já sabendo que ele falharia, claro que só tolkien sabia disso e seus pesrsonagens não, talvez achassem que ele conseguiria com muita dor destruir o um e ppor isso o indicaram para ser o portador, levnado-se em consideração isso creio que para a obra em si ele falhou sim e digo que o proprio tolkien na carta podemos dizer que ele "discorda" de sua obra em parte exatamente por que ele tem um ponto de vista assim como nós temos o nosso, minha interpretação é com base na obra em si não na carta de tokien, nessa carta ele se poe como leitor e expõe sua opnião, nessa discussão eu me ponho como leitor e interpreto dessa forma assim como muitos daqui e exponho minha opnião e entendimento por isso digo que frodo falhou.
 
Exato, como colocou Lyvio, precisamente por ser impossível para qualquer um que temos a caracterização da falha.
Isso não significa que Frodo foi fraco, covarde, nem nada do tipo, era uma demanda impossível de ser concretizada sem ajuda, o que coloca a questão da falha pessoal de Frodo.

Entendam bem, não é um julgo de valores, é uma simples análise ligada a finalidade da questão, causa e finalidade.
 
Sim, o fato da missão ser impossível não retira a falha. Pelo contrário, confirma-a. Quero dizer, vamos supor que num filme de ação a missão da personagem Fulano fosse parar a força gravitacional em todo o planeta Terra. É impossível (até hoje pelo menos), mas é sua missão. No final do filme ele não consegiria e falharia. Não importa que seja impossível, isso apenas torna a falha uma coisa garantida.
 
Perfeito, muitas vezes, a divergência das questões em pauta se deu, neste tópico, pelo fato da palavra "falha" vir acompanhada de conceitos negativos, como fraqueza, covardia, e coisas do tipo; isso levou a um "defesa" de Frodo contra essa análise.
Mas, a falha, nada mais é que o não cumprimento de determinada ação pressuposta, Frodo foi de extrema ajuda, e de fato, foi responsável pela destruição do Um Anel, mas não pôde destruí-lo (como previa sua missão) assim como ninguém poderia tê-lo feito; Sméagol acidentalmente caiu com o Um Anel na fenda de Orodruin.
 
Agora a discurção vai ser entre eu e o Neithan... heheehehhe , vamo la!:
1ª Sim, o Frodo falhou.
Argumento: Para afirmar isso bastar lembrar do parte onde ele não conseguiu cumprir a missão dele de destruir o Um Anel, e que se não fosse por Smeagol(tadim dele) o Anel teria conseguido escapar do seu terrivel e amado fim. MAs também podemos lembrar de vários outras partes da história em q quase ele pereceu se não fosse a ajuda deseu valorosos amigos, principalmente Sam., que naum minha opinião foi o grande salvador de Frodo. Para exemplificar o que acabei de falar irei citar o q ocorreu com Frodo na Toca da Laracna. Se não fosse por Sam, Frodo provavelmente perderia o Anel para o Smeagol, e ainda seria morto pela Laracna , ou morto pelos orcs. Outra situação foi na parte onde Sam precisou carregar frodo ate a Montanha da Perdição...memso passando muito mal.
Esse foi argumento para argumentar a minha opinião! XD
.......Chupa essa Manga.:mrgreen:

Aguardo resposta: :joy:

Sam ter ajudado Frodo não faz Frodo Falhar...isso é sem sentido. Beren falhou na busca pela Silmaril? Ele teve (e muuuuito) a ajuda de Lethien, mas isso não faz com que ele tenha falhado.


É por isso que eu disse que a pergunta está mal formulada. Mesmo que você mencione a demanda inteira no primeiro post Neithan, a pergunta feita foi: Frodo falhou? Não a demanda... Frodo.

Enfim, eu esgotei meus argumentos... mas droga, não consigo sair daqui!!:mrgreen:

Mas, vocÊ responde a um tópico sem ler o primerio post?

NEM fala...não consigo também.


vejam essa parte da carta, o proprio tolkien fala que é impossivel para qualquer um resitir naquela situação então qualquer um falharia em sua demanda pessoal, portanto já se sabia que ele não jogaria o um e sabemdo disso por que o resposabilizaram para isso já sabendo que ele falharia, claro que só tolkien sabia disso e seus pesrsonagens não, talvez achassem que ele conseguiria com muita dor destruir o um e ppor isso o indicaram para ser o portador, levnado-se em consideração isso creio que para a obra em si ele falhou sim e digo que o proprio tolkien na carta podemos dizer que ele "discorda" de sua obra em parte exatamente por que ele tem um ponto de vista assim como nós temos o nosso, minha interpretação é com base na obra em si não na carta de tokien, nessa carta ele se poe como leitor e expõe sua opnião, nessa discussão eu me ponho como leitor e interpreto dessa forma assim como muitos daqui e exponho minha opnião e entendimento por isso digo que frodo falhou.

Essa é a grande questão!!! Todos falhariam! O Um não seria destruído nunca! Mas...foi. Como então? Pelos atos de Frodo com Gollum, onde demosntrou os coneitos cristãos nos quais Tolkien usou com base para escrever o SdA!!! Frodo foi, pelos seus atos, recompensado por forças maiores do que o pdoer de Saurom, ou mesmo dos Valar graças as suas atitudes anteriores. E por isso, a TM foi salva. Essa seria a grande questão. NINGUEM PODERIA, mas Frodo conseguiu.
 
Eu acho que podemos dividir isso.

Frodo falhou?
Não não falhou. O anel foi destruido.

Frodo falhou?
Falhou, ele não poderia ser corrompido pelo anel, mas foi. Falhou.

Frodo falhou?
Sim, ele achou que no fim ainda poderia salvar Gollum.

Frodo falhou?
Não. Voltou para o condado e ainda "matou" Saruman
 
Sim, exatamente, contextos diferentes.
No entanto, na questão do Anel, abre-se mais um leque:

Frodo falhou em destruir o Um Anel?: Sim, falhou, ele não pode destruí-lo como previra sua demanda, em detrimento a sua vida.

Frodo falhou em salvar Endor?: Não, pois ao fim suas atitudes levaram o Anel a seu fim.
 
Frodo falhou?
Não não falhou. O anel foi destruido.

Frodo falhou?
Falhou, ele não poderia ser corrompido pelo anel, mas foi. Falhou.

Frodo falhou?
Sim, ele achou que no fim ainda poderia salvar Gollum.

Frodo falhou?
Não. Voltou para o condado e ainda "matou" Saruman

Frodo falhou em destruir o Um Anel?: Sim, falhou, ele não pode destruí-lo como previra sua demanda, em detrimento a sua vida.

Frodo falhou em salvar Endor?: Não, pois ao fim suas atitudes levaram o Anel a seu fim.

:think: Aí sim! Enquanto alguns ficam apenas na Fenda, outros analisam de forma mais ampla....esse é o ponto penso eu.
 
Vou bater em você Neithan, desde o início estou dizendo a você: questão de contexto.
Ou seja, nas Sammath Naur (um contexto), em toda demanda (outro), com relação aos amigos (outro), com relação a Sméagol (outro ainda), e assim vai...
 
Sim. Mas então (dependendo do Contexto) Você concorda que Frodo não falhou?
 
Há muito tempo que TODOS NÓS estamos dizendo isso Neithan!! :disgusti:

A questão do contexto, da pergunta ser abrangente ou não... inferno viu! :lol:
 
Sim. Mas então (dependendo do Contexto) Você concorda que Frodo não falhou?

Sim, como eu coloquei, na questão do sucesso da Demanda, ele foi útil, e decisivo com relação ao sucesso da mesma.
No entanto, ele, em sua missão pessoal, falhou, como dito na carta.

Mas, você sabia que eu concordava com isso, só me aporrinhou porque me ama, hahahaha. :lol:
 
Ai deus...

Em minha defesa eu me atenho a fenda sim, já que a missão era destruir o anel o Frodo falhou.

Mas a missão foi um sucesso. E reconheço que ele foi um herói.

(e começamos tudo denovo!^^...)
 
Desse jeito o tópico vai ser eternizado, pois toda vez que a discussão estiver chegando ao fim ele vai recomeçá-la do ponto de partida. :mrgreen:
 
Há muito tempo que TODOS NÓS estamos dizendo isso Neithan!! :disgusti:

A questão do contexto, da pergunta ser abrangente ou não... inferno viu! :lol:

Nada...você amou o tópico.:lol:

Sim, como eu coloquei, na questão do sucesso da Demanda, ele foi útil, e decisivo com relação ao sucesso da mesma.
No entanto, ele, em sua missão pessoal, falhou, como dito na carta.

Mas, você sabia que eu concordava com isso, só me aporrinhou porque me ama, hahahaha. :lol:

Útil não, ele foi O CARA. Sem Frodo o Um nunca seria destruído.

Ai deus...

Em minha defesa eu me atenho a fenda sim, já que a missão era destruir o anel o Frodo falhou.

Mas a missão foi um sucesso. E reconheço que ele foi um herói.

(e começamos tudo denovo!^^...)

Mas, ele fahlou por não fazer o impossível e por Gollum jogar o Um? Sendo qeu Gollum estava lá graças a Frodo?

Sim, tudo culpa do Neithan, deveriam trancar o tópico, hehehe. =]

Você me ama.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo