Chefão da Fórmula 1 quer substituir sistema de pontos por medalhas em 2009
Proposta de Ecclestone será avaliada em reunião da FIA em dezembro
Bernie Ecclestone está confiante de que seu plano para trocar o atual sistema de pontuação por medalhas, como nos Jogos Olímpicos, será introduzido a tempo para a temporada 2009. O chefão da Fórmula 1 quer que os pilotos ganhem, no pódio, ouro, prata e bronze, em vez de dez, oito ou seis pontos.
A mudança, defendida por Ecclestone, mudaria a situação da final da temporada 2008 no Brasil, quando Lewis Hamilton precisava apenas de um quinto lugar para ser campeão. Se o novo sistema estivesse valendo, ele e Felipe Massa estariam empatados com cinco ouros cada e o vencedor da corrida seria o campeão.
Os pontos continuariam a ser usados neste novo sistema, mas apenas para os Construtores.
Os pilotos que terminarem as corridas fora das medalhas não marcariam pontos, mas suas posições decidiriam suas posições ao final da temporada. Uma reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em dezembro, decidirá se a novidade será aplicada em 2009.
- A FIA e todas as equipes apóiam esse sistema e ele será implantado. Todos vão querer a medalha de ouro. Eles não querem dez, oito ou seis pontos - diz Ecclestone, em entrevista ao jornal inglês "The Times".
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL866237-15011,00.html
wut?