1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Evento Flip 2013.

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mavericco, 10 Jun 2013.

1. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Não sei se coloquei o prefixo certo no tópico, mas vamos abrir esse tópico pra falar da Flip 2013, que tal? :mrgreen:

Hoje começa a venda de ingressos. Pra quem quiser dar uma olhada na programação:

Sobre a Flip desse ano:

Claro que se eu pudesse eu iria em tudo (eu nem 'muçava), mas, preferencialmente, iria na O dia-a-dia debaixo d'água, O prazer do texto, A vida moderna em Kafka e Baudelaire, Lendo Pessoa à beira-mar (dia 5 parece que vai ser o melhor), Os limites da prosa e Tragédias no microscópio.

Última edição: 10 Jun 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

sabe qual a sensação que tive com a programação da flip? de estar lendo edital programação de uma semana de letras de universidade. então assim: não é ruim, claro que não. mas considerando que cada universidade desse país deve fazer um evento do tipo anualmente (e de graça, e com acesso livre mesmo para quem não é acadêmico) fico aqui me perguntando se vale mesmo a pena pagar para ver mesas tipo "Lendo Pessoa à beira-mar", com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli. assim, claro que o lance da flip não são só as mesas, tem toda a coisa da reunião, da bagunça, da festa, etc. etc. mas de boa, essa me parece a seleção mais fraca dos últimos anos. não precisava ser tipo a do ano passado (especial de 10 anos), mas dava para pelo menos apostar no diferencial, naquela coisa que faz a flip não ser só mais um congresso de letras, digamos assim. btw, ouvi dizer que a leya ofereceu trazer o chuck palahniuk e os organizadores da flip recusaram. assim: não acho que deveriam trazer mais autores pops como ele, não é isso. mas, maria bethânia, sério? qual o problema em trazer gente que é da literatura mesmo para uma festa literária? sei lá, achei meio broxante.

ps: daniel galera, paulo scott, milton hatoum são grandes nomes, mas convenhamos, são arroz de festa e você não precisa se abalar até paraty para ouvi-los falando sobre literatura.

• Gostei! Gostei! x 4
  3. Pips

Pips Old School.

A Flip é um evento que perdeu um pouco do que se propôs no começo e acho que grande parte da mudança da programação, e da seleção, vem dos organizadores, mas também do que está ocorrendo fora daqui. Eles querem os últimos premiados, os que ainda vão lançar algo e colocar um pouco de política. Será sempre assim. Sem contar que as editoras que bancam os autores, né. O evento tem de ser vitrine para eles, não vale só mostrar um autor que eles querem lançar, tem de valer o esforço de trazê-lo, acomodá-lo e, se tudo der certo, levá-lo para eventos pós-flip - e tem de ter livro novo geralmente.

Penso muito no Franzen ano passado. Depois de trocentas entrevistas lidas, depois de ler Liberdade e criar um certo asco, o cara veio e foi uma das grandes surpresas e valeu o esforço de tirar ele de algum parque nacional sul-americano para observar pássaros. O Galera é a grande aposta da Companhia para fora do país. É mais um get together com outros autores, com agentes estrangeiros, etc. Isso também acontece em Frankfurt, por exemplo - que terá o Brasil como homenageado esse ano.

Outra coisa que ouço muito falar é sobre autores que não tem a mínima vontade de vir ao Brasil, um deles é o Javier Marías, ainda mais em temporada de verão lá fora.

Pagar para ver o autores talvez seja o mesmo fetiche que ver um show ou coisa do tipo, porque dá pra ver tudo da tela do telão - às vezes sem precisar pagar - e a viagem vale bem a pena. Paraty é tranquila e dá pra aproveitar para conversar com muitas pessoas. Ano passado dei de cara com o Vila-Matas e o McEwan perambulando. Creio que por ser uma cidade pequena, afastada e com esse evento, possa ser uma ótima oportunidade para esses encontros ocasionais.

Pode parecer poético, mas quando foi fechada a casa desse ano fiquei bem feliz e, claro, não vejo a hora de ver a mesa de ensaios, lydia davis, maus hábitos e coutinho.

O resto, como se propõe o nome, é Festa.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Ana Lovejoy

palahniuk tem livro sendo lançado esse mês pela leya. e acho que se a leya "ofereceu" o autor para os organizadores da flip, ela provavelmente tinha tudo isso em vista. ou seja, descartaram o cara mesmo. pq né, ele não poderia falar sobre pessoa com a maria bethânia ou participar da mesa zé kléber com o gilberto gil ( :lol: )

5. Pips

Pips Old School.

O motivo da recusa já não é do meu controle, mas tiveram uns três da companhia, algum da cosac, todos rejeitados pela flip. Editora sugerem, se não querem, é outra história.

6. Ana Lovejoy

poisé. mas como evento literário sem dúvida seria mais interessante com chuck palahniuk e os possíveis sugeridos por cia e cosac do que gilberto gil e maria bethânia. é disso que estou falando. =]

7. Mavericco

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Pra quem não vai poder ir, como eu, acho que será uma boa acompanhar por lá.

O Pips fez hoje um post de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . É um ebook gratuito com excertos de autores que estarão no Festival. Estou aproveitando pra conferir o Roberto Calasso, o Sergio Miceli e a Ana Martins Marques.

• Ótimo Ótimo x 1
  8. Pips

Pips Old School.

Obrigado, Mavericco.

Já atualizei o post e coloquei resenhas de alguns livros, cujos excertos estão neste ebook, como do Calasso, do Daniel Galera, Binet e Knaugard.

Se tudo der certo, semana que vem já coloco a lista de entrevistados pelo Posfácio e umas fotos bacanas da nossa casa por lá. =)

• Gostei! Gostei! x 1
  9. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

10. Ana Lovejoy

é do sieber, né? ele não curte muito a flip.
    :

11. Bruce Torres

Ele mesmo. Não sabia disso. Mas também, do que que esse cara gosta?

De dinheiro, claro.

12. Mavericco

Abrindo um parêntesis no que ele disse... Que idiota o_o

• LOL LOL x 2
  13. Ana Lovejoy

poisé. eu adoro as tirinhas dele, mas discordo da opinião dele aí. I mean, festa literária só pode em país com média de leitura alta? acho que esse tipo de evento inclusive ajuda a divulgar o hábito de leitura.

• Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Bruce Torres

15. Pips

Pips Old School.

Acabei de entrevistar a Lydia Davis! Que mulher! Que mulher! Vou tentar subir a entrevista até amanhã <3

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Ana Lovejoy

17. Bruce Torres

Bom, na falta de um cínico... :lol:

18. Ana Lovejoy

G1 tá fazendo aquela cobertura feijão com a arroz de sempre (adivinha se eles não fizeram uma galeria com imagens da galera segurando livro lá em paraty, né.), dá para sacar até com o naipe da repórter que mandaram para lá (na hora de fazer a pergunta para a criancinha: "você acha que deveria ler mais ou... assim... éééé... tá correto" << gente, wtf) mas enfim, como têm algumas pessoas que eram do meia aqui na valinor achei legal compartilhar o link aqui, pq o tauil foi entrevistado

(eu achava que o sobrenome dele escrevia "tauil" e não talwill :eh: )

• Gostei! Gostei! x 3
  19. Mavericco

E eu achava que Tauil era só nick mesmo :hihihi:

Aliás, porque eu leio os comentários dessas matérias? Alguém me explica? Freud?

P.S.:

Duas considerações. Melhor, três: a primeira é o que a Anica já disse da cobertura do G1 (só que com poderes especiais de O Fuxico). Segundo: não tinham uma foto pior do Chico não?

E terceiro: Gabriel vai querer clicar nesse link.

• LOL LOL x 3
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  20. Ana Lovejoy

Compartilhar