• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento Flip 2013.

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
Não sei se coloquei o prefixo certo no tópico, mas vamos abrir esse tópico pra falar da Flip 2013, que tal? :mrgreen:

Hoje começa a venda de ingressos. Pra quem quiser dar uma olhada na programação:

3 de julho – quarta-feira
19h30 – Conferência de abertura "Graciliano Ramos: aspereza do mundo, concisão da linguagem", com Milton Hatoum
21h30 – Show de abertura, com Gilberto Gil

4 de julho – quinta-feira
10h – Mesa 1: "O dia-a-dia debaixo d'água", com Alice Sant'Anna, Ana Martins Marques e Bruna Beber; mediação de Noemi Jaffe
12h – Mesa 2: "As medidas da história", com Paul Goldberger e Eduardo Souto de Moura; mediação de Ángel Gurría-Quintana
14h30 – "Mesa Zé Kleber – Culturas locais e globais", com Marina de Mello e Souza e Gilberto Gil; mediação de Alexandre Pimentel
17h15 – Mesa 3: "Formas da derrota", com José Luiz Passos e Paulo Scott; mediação de João Gabriel de Lima
19h30 – Mesa 4: "Olhando de novo para Guernica, de Picasso", com T. J. Clark; mediação de Paulo Sérgio Duarte

5 de julho – sexta-feira
10h – Mesa 5 : "Graciliano Ramos: ficha política", com Randal Johnson, Sergio Miceli e Dênis de Moraes; mediação de José Luiz Passos
12h – Mesa 6: "O prazer do texto", com Lila Azam Zanganeh e Francisco Bosco; mediação de Cassiano Elek Machado
15h – Mesa 7: "A vida moderna em Kafka e Baudelaire", com Roberto Calasso e Jeanne-Marie Gagnebin; mediação de Manuel da Costa Pinto
17h15 – Mesa 8: "Ficção e confissão", com Tobias Wolff e Karl Ove Knausgård; mediação de Ángel Gurría-Quintana
19h30 – Mesa 9: "Lendo Pessoa à beira-mar", com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli
21h30 – Mesa 10: "Uma vida no cinema", com Nelson Pereira dos Santos e Miúcha; medição de Claudiney Ferreira

6 de julho – sábado
10h – Mesa 11: "Maus hábitos", com Nicolas Behr e Zuca Sardan
12h – Mesa 12: "Encontro com Eduardo Coutinho", mediação Eduardo Escorel
15h – Mesa 13: "O espelho da história", com Aleksandar Hemon e Laurent Binet; mediação de Ángel Gurría-Quintana
17h15 – Mesa 14: "Os limites da prosa", John Banville e Lydia Davis; mediação Samuel Titan Jr.
19h30 – Mesa 15: "Encontro com Michel Houellebecq"; mediação de Javier Montes

7 de julho – domingo
11h – Mesa 16: "Graciliano Ramos: políticas da escrita", com Wander Melo Miranda, Lourival Holanda e Erwin Torralbo Gimenez; mediação de José Luiz Passos
13h – Mesa 17: "Tragédias no microscópio", com Daniel Galera e Jérôme Ferrari
15h – Mesa 18: "Literatura e revolução", com Tamim Al Barghoutti e Mamede Mustafa Jarouche; mediação de Arthur Dapieve
17h – Mesa 19: "A arte do ensaio", com Geoff Dyer e John Jeremiah Sullivan; mediação de Paulo Roberto Pires
18h45 – Mesa 20: "Livro de cabeceira – Convidados da Flip leem e comentam trechos de seus autores favoritos"; mediação de Liz Calder

FONTE: http://g1.globo.com/flip/2013/notic...ara-flip-2013-comeca-nesta-segunda-feira.html

Sobre a Flip desse ano:

O evento acontece de 3 a 7 de julho e vai homenagear o romancista alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), com o show de abertura de Gilberto Gil.

Anteriormente, a Flip já havia anunciado nomes como o irlandês John Banville, o bósnio Aleksandar Hemon, a americana Lydia Davis e o poeta egípcio Tamin Al-Barghouti, além de mesa com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli, professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio, sobre Fernando Pessoa. O romancista Michel Houellebecq, o jornalista inglês Geoff Dyer, o norueguês Karl Ove Knausgård e o brasileiro Daniel Galera estão entre os destaques.

A conferência de abertura será feita pelo escritor amazonense Milton Hatoum. O tema da palestra do autor de "Dois irmãos" e "Cinzas do norte" vai ser a obra de Graciliano Ramos. "A escrita do Graciliano é extremamente moderna. Sabemos que a luta política dele e sua produção literária não se deu de maneira ortodoxa. Graciliano sempre se recusou a fazer de sua arte uma pregação ideológica", comentou o curador da Flip, Miguel Conde.

Mauro Munhoz, diretor-geral da Flip, informou que o orçamento da Flip deste ano é de R$ 8,6 milhões. Segundo ele, o valor maior representa um crescimento. "Não queremos que extrapole a capacidade da cidade, mas queremos alcançar um público de alta qualidade. A expectativa é de recebermos entre 20 a 25 mil pessoas, que é o que alcançamos nos anos anteriores. São 15 mil leitos em hotéis mais os moradores", afirmou Munhoz.

"Pensamos em uma forma de organizar a hospedagem. Um grupo de moradores poderá fazer reservas, oferecendo quartos. Muitos amigos não conseguem ir porque é muito caro. Isso não tem cabimento", disse Belita Cermelli, diretora-executiva da Flip e da Associação Casa Azul.

Autores

A franco-iraniana Lila Azam Zanganeh fará leitura da obra de Vladimir Nabokov, tido por ela como o "grande escritor da felicidade". O escritor norte-americano Tobias Wolff e o norueguês Karl Ove Knausgård se encontram em debate sobre criação literária e experiência pessoal.

A relação da literatura com o cinema, a música e arquitetura será abordada pelo historiador de arte T.J. Clark, os cineastas Eduardo Coutinho e Nelson Pereira dos Santos, a cantora Miúcha, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o célebre crítico de arquitetura da "New Yorker" Paul Goldberger.

As poetas Alice Sant’Anna, Ana Martins Marques e Bruna Beber se reunirão na primeira mesa da Flip. O francês Jérôme Ferrari se junta ao brasileiro Daniel Galera para refletir sobre temas ligados à tragédia clássica.

Zuca Sardan e Nicolas Behr, dois grandes satiristas brasileiros, discutirão o estilo que ironiza costumes de forma poética e caricata. Geoff Dyer e o escritor americano John Jeremiah Sullivan se juntarão em uma mesa para discutir o ensaio como gênero literário. "Os autores presentes este ano na Flip têm em comum uma exploração entre ficção e poesia. Fiquei feliz porque a gente conseguiu reunir alguns dos autores cujos livros estão entre os mais interessantes, pelo menos que eu li nos últimos anos", afirmou Conde.

Vendas

Os ingressos começam a ser vendidos a partir das 10h de 10 de junho pela internet, no site (www.ingressorapido.com.br), pelo telefone (4003-1212) e em pontos de venda. Eles custam R$ 46 (tenda dos autores), R$ 12 (tenda do telão), R$ 22 (pista do show de abertura) e R$ 46 (cadeiras do show de abertura). Após 3 de julho, as entradas só podem ser compradas em Paraty.

No dia 27 de outubro de 2013, completam-se 120 anos do nascimento de Graciliano Ramos, autor de livros como "Vidas secas", "Angústia", "São Bernardo" e "Memórias do cárcere". Antes dele, a Flip prestou homenagem a Vinicius de Moraes, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.

FONTE: http://g1.globo.com/flip/2013/noticia/2013/05/flip-anuncia-programacao-de-2013.html

Claro que se eu pudesse eu iria em tudo (eu nem 'muçava), mas, preferencialmente, iria na O dia-a-dia debaixo d'água, O prazer do texto, A vida moderna em Kafka e Baudelaire, Lendo Pessoa à beira-mar (dia 5 parece que vai ser o melhor), Os limites da prosa e Tragédias no microscópio.
 
Última edição:
sabe qual a sensação que tive com a programação da flip? de estar lendo edital programação de uma semana de letras de universidade. então assim: não é ruim, claro que não. mas considerando que cada universidade desse país deve fazer um evento do tipo anualmente (e de graça, e com acesso livre mesmo para quem não é acadêmico) fico aqui me perguntando se vale mesmo a pena pagar para ver mesas tipo "Lendo Pessoa à beira-mar", com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli. assim, claro que o lance da flip não são só as mesas, tem toda a coisa da reunião, da bagunça, da festa, etc. etc. mas de boa, essa me parece a seleção mais fraca dos últimos anos. não precisava ser tipo a do ano passado (especial de 10 anos), mas dava para pelo menos apostar no diferencial, naquela coisa que faz a flip não ser só mais um congresso de letras, digamos assim. btw, ouvi dizer que a leya ofereceu trazer o chuck palahniuk e os organizadores da flip recusaram. assim: não acho que deveriam trazer mais autores pops como ele, não é isso. mas, maria bethânia, sério? qual o problema em trazer gente que é da literatura mesmo para uma festa literária? sei lá, achei meio broxante.

ps: daniel galera, paulo scott, milton hatoum são grandes nomes, mas convenhamos, são arroz de festa e você não precisa se abalar até paraty para ouvi-los falando sobre literatura.
 
A Flip é um evento que perdeu um pouco do que se propôs no começo e acho que grande parte da mudança da programação, e da seleção, vem dos organizadores, mas também do que está ocorrendo fora daqui. Eles querem os últimos premiados, os que ainda vão lançar algo e colocar um pouco de política. Será sempre assim. Sem contar que as editoras que bancam os autores, né. O evento tem de ser vitrine para eles, não vale só mostrar um autor que eles querem lançar, tem de valer o esforço de trazê-lo, acomodá-lo e, se tudo der certo, levá-lo para eventos pós-flip - e tem de ter livro novo geralmente.

Penso muito no Franzen ano passado. Depois de trocentas entrevistas lidas, depois de ler Liberdade e criar um certo asco, o cara veio e foi uma das grandes surpresas e valeu o esforço de tirar ele de algum parque nacional sul-americano para observar pássaros. O Galera é a grande aposta da Companhia para fora do país. É mais um get together com outros autores, com agentes estrangeiros, etc. Isso também acontece em Frankfurt, por exemplo - que terá o Brasil como homenageado esse ano.

Outra coisa que ouço muito falar é sobre autores que não tem a mínima vontade de vir ao Brasil, um deles é o Javier Marías, ainda mais em temporada de verão lá fora.

Pagar para ver o autores talvez seja o mesmo fetiche que ver um show ou coisa do tipo, porque dá pra ver tudo da tela do telão - às vezes sem precisar pagar - e a viagem vale bem a pena. Paraty é tranquila e dá pra aproveitar para conversar com muitas pessoas. Ano passado dei de cara com o Vila-Matas e o McEwan perambulando. Creio que por ser uma cidade pequena, afastada e com esse evento, possa ser uma ótima oportunidade para esses encontros ocasionais.

Pode parecer poético, mas quando foi fechada a casa desse ano fiquei bem feliz e, claro, não vejo a hora de ver a mesa de ensaios, lydia davis, maus hábitos e coutinho.

O resto, como se propõe o nome, é Festa.
 
A Flip é um evento que perdeu um pouco do que se propôs no começo e acho que grande parte da mudança da programação, e da seleção, vem dos organizadores, mas também do que está ocorrendo fora daqui. Eles querem os últimos premiados, os que ainda vão lançar algo e colocar um pouco de política. Será sempre assim. Sem contar que as editoras que bancam os autores, né. O evento tem de ser vitrine para eles, não vale só mostrar um autor que eles querem lançar, tem de valer o esforço de trazê-lo, acomodá-lo e, se tudo der certo, levá-lo para eventos pós-flip - e tem de ter livro novo geralmente.

palahniuk tem livro sendo lançado esse mês pela leya. e acho que se a leya "ofereceu" o autor para os organizadores da flip, ela provavelmente tinha tudo isso em vista. ou seja, descartaram o cara mesmo. pq né, ele não poderia falar sobre pessoa com a maria bethânia ou participar da mesa zé kléber com o gilberto gil ( :lol: )
 
O motivo da recusa já não é do meu controle, mas tiveram uns três da companhia, algum da cosac, todos rejeitados pela flip. Editora sugerem, se não querem, é outra história.
 
poisé. mas como evento literário sem dúvida seria mais interessante com chuck palahniuk e os possíveis sugeridos por cia e cosac do que gilberto gil e maria bethânia. é disso que estou falando. =]
 
Obrigado, Mavericco.

Já atualizei o post e coloquei resenhas de alguns livros, cujos excertos estão neste ebook, como do Calasso, do Daniel Galera, Binet e Knaugard.

Se tudo der certo, semana que vem já coloco a lista de entrevistados pelo Posfácio e umas fotos bacanas da nossa casa por lá. =)
 
Duas tirinhas que vi hoje na Ilustrada:

13183277.jpeg


13183278.jpeg
 
é do sieber, né? ele não curte muito a flip. ó o post dele:

Sábado agora, dia 06, dentro da Casa do Autor Roteirista na FLIP, as 10h, participarei da mesa "O humor e os limites do humor", com meu chapa Newton Cannito, Domingos Montagner e Antonio Tabet. Pelas 11h30 acontece lá também o o lançamento do livro "Manual do Bullying", do Newton. Eu não sou muito fã da FLIP - um incensadíssimo festival de literatura no Brasil, hahaha, é um país que LÊ PARA CARALHO mesmo, podiam fazer logo um festival da Farinha, Cachaça, Cuíca e Livro - mas em consideração ao meu amigo Newton vou lá prestigiar.
 
é do sieber, né? ele não curte muito a flip. ó o post dele:

Sábado agora, dia 06, dentro da Casa do Autor Roteirista na FLIP, as 10h, participarei da mesa "O humor e os limites do humor", com meu chapa Newton Cannito, Domingos Montagner e Antonio Tabet. Pelas 11h30 acontece lá também o o lançamento do livro "Manual do Bullying", do Newton. Eu não sou muito fã da FLIP - um incensadíssimo festival de literatura no Brasil, hahaha, é um país que LÊ PARA CARALHO mesmo, podiam fazer logo um festival da Farinha, Cachaça, Cuíca e Livro - mas em consideração ao meu amigo Newton vou lá prestigiar.

Abrindo um parêntesis no que ele disse... Que idiota o_o
 
G1 tá fazendo aquela cobertura feijão com a arroz de sempre (adivinha se eles não fizeram uma galeria com imagens da galera segurando livro lá em paraty, né.), dá para sacar até com o naipe da repórter que mandaram para lá (na hora de fazer a pergunta para a criancinha: "você acha que deveria ler mais ou... assim... éééé... tá correto" << gente, wtf) mas enfim, como têm algumas pessoas que eram do meia aqui na valinor achei legal compartilhar o link aqui, pq o tauil foi entrevistado http://g1.globo.com/flip/2013/notic...abitos-do-brasileiro-compro-mas-nao-leio.html

(eu achava que o sobrenome dele escrevia "tauil" e não talwill :eh: )
 
E eu achava que Tauil era só nick mesmo :hihihi:

Aliás, porque eu leio os comentários dessas matérias? Alguém me explica? Freud?

P.S.: http://g1.globo.com/flip/2013/fotos...e-galas-das-onze-edicoes-da-flip.html#F857976
Duas considerações. Melhor, três: a primeira é o que a Anica já disse da cobertura do G1 (só que com poderes especiais de O Fuxico). Segundo: não tinham uma foto pior do Chico não?

E terceiro: Gabriel vai querer clicar nesse link.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo