1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Filologia, o aprendizado

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Vard, 30 Abr 2004.

1. Vard

Vard Usuário

Amigo.

Antecipadamente peço desculpas, caso esse tópico esteja fora da proposta do fórum.

Eu gostaria que alguém aqui pudesse me falar sobre a diferença entre estudar, e aprender Filologia através de um mestrado (em Filologia), e ler livros sobre Filologia, escritos por autores graduados no mestrado e phd.

É possível aprender Filologia dessa maneira, sem graduação, com livros apenas?

Procurei esse fórum uma vez que a informação que tenho sobre JRR Tolkien é a de que em vida ele fora um filólogo.

Também tenho em minhas suspeitas que muitos membros desse fórum possam ter algum envolvimento com graduações em Letras, Linguistica e Filologia.

2. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

Olá!
    Bem-vindo ao Fórum Valinor, acredito que seu tópico fique melhor no forum Obras, por se tratar de umn assunto que envolve a vida de Tolkien tb, por isso vou movê-lo pra lá.

Mas se alguém daqui quiser/souber responder eu peço que o faça tb!

:cheers:

3. Tilion

Tilion Administrador

A diferença é basicamente acadêmica: ou você é autodidata ou aluno de Letras que faz alguma cadeira de filologia.

É completamente possível "aprender" filologia sem graduação, da mesma forma que se pode aprender um idioma por conta própria... a não ser que você realmente queira ter um diploma pendurado na parede. :)

Faço Letras na UFRGS e em breve terei como fazer cadeiras de filologia (germânica e latina), mas já venho estudando por mim mesmo há uns dois anos - 95% sendo filologia germânica -, lendo todo livro e artigo nos quais consigo pôr as mãos. :mrgreen:

4. Mith

Mith This server is too busy!

Bom, creio que eu não posso te ajudar muito né pela minha...er...idade né! :mrgreen:

Bom, mas seja bem-vindo ao Fórum!
    Eu também não sou muito novo aqui, mas já me sinto em casa! :obiggraz:

Abraço do Mith

5. Vard

Vard Usuário

Obrigado.

Agradeço a recepção.

Mith, vejo o site da Valinor como um lugar muito aconchegante. É fácil sentir-se bem aqui. Eu visito o site já faz algum tempo... Entrar no fórum foi assustador a princípio. Antes de postar minha dúvida eu naveguei um pouco pelas regras e visiteis alguns tópicos. A quantidade de tópicos que encontrei me ajudaram a tomar uma decisão relativamente rápida, "apenas escreva a pergunta".

Tilion, obrigado pela atenção. Foi de grande ajuda. É ótimo saber que não vou precisar do diploma, sorte minha que ainda não tive a pretensão de usar o diploma para trabalhar ou qualquer outra coisa. Ardalambion é um site muito interessante, e importante.

Tauraherion, obrigado pela ajuda com o fórum.

6. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

Brigado nada, pode depositar cincão na minha conta!
    :obiggraz:

7. Mith

Mith This server is too busy!

Com absoluta certeza!!
    Antes de entrar no Fórum também (16 de Agosto do ano passado), eu já visitava quase que do início a Vali, mas nem fazia idéia que existia um Fórum e achava essas coisas muito chatas (tudo bem, eu me arrependo amargamaente disso :disgusti:). Tinha até um tópico sobre como os tolkiendili descobriram a Vali não tem? Alguém sabe onde está?

8. Vard

Vard Usuário

Espero estar escrevendo no tópico certo...

Mais de uma vez, lendo a valinor.com.br, encontrei trechos que falam sobre a origem das palavras aonde elas apareceram primeiramente. O trecho mais recente que li está em "Orc que é Orc não usa Windows":

"...sobre os goblins na literatura é o poema “Goblin feet”, que foi publicado em 1915 ..."

E a nova/antiga dúvida toma forma em palavras; Como isso é visto, existe um "banco de dados", um lugar específico para a pesquisa ou o quê?

Compartilhar