• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filologia, o aprendizado

Vard

Usuário
Amigo.

Antecipadamente peço desculpas, caso esse tópico esteja fora da proposta do fórum.

Eu gostaria que alguém aqui pudesse me falar sobre a diferença entre estudar, e aprender Filologia através de um mestrado (em Filologia), e ler livros sobre Filologia, escritos por autores graduados no mestrado e phd.

É possível aprender Filologia dessa maneira, sem graduação, com livros apenas?

Procurei esse fórum uma vez que a informação que tenho sobre JRR Tolkien é a de que em vida ele fora um filólogo.

Também tenho em minhas suspeitas que muitos membros desse fórum possam ter algum envolvimento com graduações em Letras, Linguistica e Filologia.
 
Olá!
Bem-vindo ao Fórum Valinor, acredito que seu tópico fique melhor no forum Obras, por se tratar de umn assunto que envolve a vida de Tolkien tb, por isso vou movê-lo pra lá.

Mas se alguém daqui quiser/souber responder eu peço que o faça tb!

:cheers:
 
Vard disse:
Amigo.

Antecipadamente peço desculpas, caso esse tópico esteja fora da proposta do fórum.

Eu gostaria que alguém aqui pudesse me falar sobre a diferença entre estudar, e aprender Filologia através de um mestrado (em Filologia), e ler livros sobre Filologia, escritos por autores graduados no mestrado e phd.

É possível aprender Filologia dessa maneira, sem graduação, com livros apenas?

Procurei esse fórum uma vez que a informação que tenho sobre JRR Tolkien é a de que em vida ele fora um filólogo.

Também tenho em minhas suspeitas que muitos membros desse fórum possam ter algum envolvimento com graduações em Letras, Linguistica e Filologia.

A diferença é basicamente acadêmica: ou você é autodidata ou aluno de Letras que faz alguma cadeira de filologia.

É completamente possível "aprender" filologia sem graduação, da mesma forma que se pode aprender um idioma por conta própria... a não ser que você realmente queira ter um diploma pendurado na parede. :)

Faço Letras na UFRGS e em breve terei como fazer cadeiras de filologia (germânica e latina), mas já venho estudando por mim mesmo há uns dois anos - 95% sendo filologia germânica -, lendo todo livro e artigo nos quais consigo pôr as mãos. :mrgreen:
 
Bom, creio que eu não posso te ajudar muito né pela minha...er...idade né! :mrgreen:

Bom, mas seja bem-vindo ao Fórum!
Eu também não sou muito novo aqui, mas já me sinto em casa! :obiggraz:

Abraço do Mith
 
Obrigado.

Agradeço a recepção.

Mith, vejo o site da Valinor como um lugar muito aconchegante. É fácil sentir-se bem aqui. Eu visito o site já faz algum tempo... Entrar no fórum foi assustador a princípio. Antes de postar minha dúvida eu naveguei um pouco pelas regras e visiteis alguns tópicos. A quantidade de tópicos que encontrei me ajudaram a tomar uma decisão relativamente rápida, "apenas escreva a pergunta".

Tilion, obrigado pela atenção. Foi de grande ajuda. É ótimo saber que não vou precisar do diploma, sorte minha que ainda não tive a pretensão de usar o diploma para trabalhar ou qualquer outra coisa. Ardalambion é um site muito interessante, e importante.

Tauraherion, obrigado pela ajuda com o fórum.
 
Vard disse:
Mith, vejo o site da Valinor como um lugar muito aconchegante. É fácil sentir-se bem aqui. Eu visito o site já faz algum tempo... Entrar no fórum foi assustador a princípio.
Com absoluta certeza!!
Antes de entrar no Fórum também (16 de Agosto do ano passado), eu já visitava quase que do início a Vali, mas nem fazia idéia que existia um Fórum e achava essas coisas muito chatas (tudo bem, eu me arrependo amargamaente disso :disgusti:). Tinha até um tópico sobre como os tolkiendili descobriram a Vali não tem? Alguém sabe onde está?
 
Espero estar escrevendo no tópico certo...

Mais de uma vez, lendo a valinor.com.br, encontrei trechos que falam sobre a origem das palavras aonde elas apareceram primeiramente. O trecho mais recente que li está em "Orc que é Orc não usa Windows":

"...sobre os goblins na literatura é o poema “Goblin feet”, que foi publicado em 1915 ..."

E a nova/antiga dúvida toma forma em palavras; Como isso é visto, existe um "banco de dados", um lugar específico para a pesquisa ou o quê?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo