Bastian Hawkins disse:
Sim, Akira eh realmente um clássico. Tb gosto. Mas naum entendo a história direito. Alguem pode me explicar, com detalhes, por favor?
Eu posso. Está com paciência?
Bom, tudo tem a ver com a Terceira Guerra Mundial. O governo do Japão possuía um projeto secreto que utilizava crianças psíquicas, desenvolvendo uma droga para controlar suas habilidades e usá-las para seus propósitos (que não ficam claros nem nos quadrinhos). O "Coronel" era responsável pela manutenção deste projeto.
Bem, a cada criança foi designado um número. A criança de número 28 era um jovem chamado Akira, cujas habilidades atingiam patamares nunca sonhados pelos cientistas que trabalhavam no projeto. Dizia-se que o poder de Akira igualava-se ao de uma bomba atômica.
Percebendo que Akira poderia tornar-se incontrolável, os militares o colocaram numa câmara subterrânea, embaixo do estádio de Tóquio, onde ele ficou congelado, em animação suspensa. Bem, aí aconteceu a guerra, e grande parte de Tóquio foi destruída.
Os militares continuaram com o projeto de qualquer jeito, mas o governo ameaçava cortar as verbas, pois duvidava da utilidade do projeto, e temia as represálias de outras nações, porque mesmo depois do fim da guerra, as relações entre o japão e o resto do mundo estavam um tanto delicadas.
O General queria continuar com o projeto de qualquer forma, mas se encontrava em um beco sem saída, pois não havia como justificar para o governo a importância de seu projeto. Na verdade (e isso só fica subentendido, mesmo nos quadrinhos), ele não queria desistir do que havia sido o trabalho de toda a vida dele.
Bom, paralelo a isso, havia uma organização separatista que não concordava com os métodos do projeto e, por alguma razão (que, novamente, não fica clara nem nos quadrinhos), começaram a soltar as crianças participantes do projeto. Kay fazia parte desse grupo, junto com seu irmão, Ryusako.
Na verdade, eles queriam mesmo era encontrar Akira (não fica claro se para matá-lo, ou para usá-lo com algum outro propósito). No começo da história, eles haviam soltado uma das crianças, Takashi, o número 26.
Bem, aí é que entra na história a gangue de Kaneda, que acaba cruzando com Takashi na estrada. Ele aparece de repente na frente de Tetsuo, que tenta desviar dele, e sofre um acidente com sua moto. Como isso está bem claro no filme, não vou me prender à narrativa.
Pulando, então, uma grande parte, os homens do projeto acabam descobrindo que Tetsuo guarda muito poder latente, poder que talvez pudesse rivalizar com o de Akira. Seria uma chance de conseguir a desculpa necessária para continuar tocando o projeto e, talvez, controlar Akira. Eles designam Tetsuo como "número 41".
Mmmm... agora os fatos tornam-se confusos na minha mente... estou começando a misturar o filme com os quadrinhos...
Bom, não vou, então, me prender aos detalhes que levam Kaneda a querer matar Tetsuo. Nos quadrinhos, é porque Tetsuo abandona a gangue de Kaneda (de quem sempre teve inveja, por seu posto de líder da gangue), e usa seus poderes recém-descobertos para comandar uma gangue rival, a gangue dos palhaços. Sob o comando de Tetsuo (na verdade por medo dele), os palhaços cometem diversas atrocidades, o que chama a atenção das outras gangues. Todos vão atrás dos palhaços, e no processo, Tetsuo mata Yamagata, um amigo de Kaneda.
No filme eu não me lembro quais foram os motivos, mas de qualquer forma, Kaneda quer matar Tetsuo. No processo, acaba cruzando com Kay, que, como eu já disse, faz parte da tal organização que quer libertar as crianças. Os detalhes que levam os dois a agir juntos no filme eu não lembro. Nos quadrinhos eles são extensos demais para serem descritos aqui, mas são bem interessantes e engraçados. A interação dos dois é uma das melhores coisas da série.
Uma coisa é igual no filme e nos quadrinhos: quando os militares percebem que não há jeito de controlar Tetsuo, eles usam o satélite SOL-740 para lançar um raio laser e matá-lo. Como todo mundo deve saber, o plano não dá muito certo, e Tetsuo apenas perde um braço, que é esmagado entre duas pedras. Puto da vida, ele destrói o satélite, e usa peças metálicas para reconstruir o braço perdido.
Depois disso, Tetsuo está realmente revoltado e, sem a droga, perde controle do seu poder. Seu corpo já não é suficiente para contê-lo, então o poder começa a utilizar matéria das proximidades para aumentar seu receptáculo (o corpo de Tetsuo), por isso ele vira aquela "coisa" no final.
Nos quadrinhos, Tetsuo havia libertado Akira (aliás, o raio do SOL é disparado pelos militares pra matar ambos), e uma série de eventos acontece, há uma reviravolta no roteiro (pra quem leu - "M.erda, errei!"), e a série está apenas na metade!
No filme, essa parte da história é quase o final. No filme, quase nada das coisas subsequentes à destruição do SOL (Lady Myako, Sakaki, a destruição de Neo-Tóquio, o novo estado comandado por Akira e Tetsuo etc) acontece. Uma pena, pois a segunda metade da história é muito boa, considerada por muitos como a melhor. Com certeza é a mais ousada.
Bom, voltando ao filme, eu não lembro direito se Tetsuo quer matar Akira, ou libertá-lo, quem lembra do filme direitinho, por favor me ajude aqui. O fato é que ele vai parar no estádio, onde Akira está "dormindo".
Bom, acho que a partir daí tudo ocorre em tempo real, e fica bem claro. As crianças "acordam" Akira, para deter Tetsuo, uma pá de gente morre, e fim da história, certo?
Hmmm... mas e aquele final misterioso... "I am Tetsuo..."
Bem, nos quadrinhos esse final não existe, a série termina com a cena de Kaneda, Kay e Kai indo embora de moto.
O final do filme dá margem pra várias interpretações... muita gente já me falou teorias interessantes... mas é pra deixar na dúvida mesmo.
Bom, espero que eu tenha esclarecido alguma coisa, e que você não esteja mais confuso do que antes... ehehehe... ah, se alguém tem algo a acrescentar, por favor, manifeste-se.