• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 Fifa ordena que Croácia mude a camisa para Copa

Pandatur

Usuário
Vi essa notícia e não entendi...

RIO DE JANEIRO - A Fifa ordenou que a Croácia modificasse a sua tradicional camisa 'enxadrezada' para que o uniforme esteja de acordo com as normas para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha, informa o jornal croata " Vecernji List".

Segundo a entidade, a seleção usaria uma blusa com 30% a mais de branco do que o permitido. O fornecedor de material esportivo da equipe solucionará o problema acrescentando dois quadrados vermelhos nas costas da camisa.

A Croácia está no grupo F da Copa e estréia justamente contra o Brasil, no dia 13 de junho, em Berlim. As outras duas seleções da chave são Japão e Austrália.

Fonte: http://br.esportes.yahoo.com/copa/noticia/060602/38/15dbi.html


Como assim "30% a mais de branco que o permitido"? Eu não entendo direito de futebol, mas pelo que sei há equipes com a camisa branca, tipo Inglaterra e Alemanha, não? Com muito mais branco que a da Croácia, creio... por isso que não entendi esse negócio...
 
Existem algumas regras com relação às cores por causa da TV e da distinção exata entre dois times quando vistos pela TV, mesmo preta e branca. Nãosei maiores detalhes, mas pode ter a ver com isso.
 
Eu também não entendi, mas acho que o uniforme 1 da Croácia deve ter mais vermelho do que branco, justamente para quando a Croácia jogar contra seleções como Inglaterra e Alemanha que tem uniformes totalmente brancos.

Mas até aí, a Argentina também tem branco, Paraguai e por aí vai.
 
Pode ter algo a ver com proporções de cores e cor predominante. Isso afetaria a escolha do uniforme a ser usados nos jogos.
 
É a forma gentil da FIFA dizer: "Troquem esse uniforme horroso que tá prejudicando as negociações de venda dos jogos de vocês".
:-P
É uma camisa diferente, "criativa" (em relação ao que temos hj em dia no futebol), etc. Mas eu acho feia bagarai.


Mas realmente não sabia que tinha uma regra dessas.....
Só que pensando bem, contra uma Alemanha, por exemplo, seria complicado. Já que tanto o uniforme branco qto o vermelho dos alemães poderia se argumentar que haveria confusão com o uniforme principal da Croácia.
 
Eu acho que vocês deveriam ir pesquisar um pouco antes de discutir mais sobre menos :g:
 
Tipo, eu veria problema se o uniforme 2 deles fosse vermelho ou branco, mas como é azul, não sei o porque dessa norma...

BTW: Eu sempre achei legal a camisa da Croácia.
 
Deriel disse:
Eu acho que vocês deveriam ir pesquisar um pouco antes de discutir mais sobre menos :g:

Eu acho que a Fifa devia explicar melhor o que ela quer dizer com 30% a mais de branco do que o permitido.
 
Deriel disse:
Eu acho que vocês deveriam ir pesquisar um pouco antes de discutir mais sobre menos :g:
Fui tentar achar alguma coisa (com muito pouca paciencia, claro :-P ).
E o máximo que eu encontrei foi:

6.2 -- No kit worn by an outfield player may contain more than 4 colours. (...) Furthermore, one colour must be clearly predominant on the shirt, shorts and socks. In the case of striped or chequered shirts, one of the colours must be predominant on the other kit items.

6.3 -- The main (predominant) colour must be visible to the same extent on the back and front of the kit item in question.

6.6 -- (...) If, in the opinion of the referee or match commissioner, the two teams' colours might cause confusion or prove unsuitable for television broadcast, the host team will wear its official kit while the visiting team will wear either its reserve kit or a combination of both.

6.7 -- The relevant FIFA committee will decide on the match colours for all final competitions.




Nada de 30% ou qlq coisa próxima disso. Ou com preferências para cores e talz.
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
6.2 -- No kit worn by an outfield player may contain more than 4 colours. (...) Furthermore, one colour must be clearly predominant on the shirt, shorts and socks. In the case of striped or chequered shirts, one of the colours must be predominant on the other kit items.

6.3 -- The main (predominant) colour must be visible to the same extent on the back and front of the kit item in question.

A Croácia pode ter declarado para a fifa que a cor mais visível ou predominante da camiseta é a vermelha, como há mais branco na camisa encheram o saco. Esses 30% podem ser apenas para tornar a reclamação mais bonita.
 
Sei não. Nessa regra ele diz que se a camisa for listrada ou quadriculada, a cor predominante deveria estar também em outra parte da vestimenta.
E o uniforme oficial da Croácia vem com a camisa quadriculada e o calção todo branco (com excessão da numeração em azul).


Ainda não entendi, então, pq não poderiam colocar a cor predominante do uniforme croata como sendo o branco (apesar do mais coerente seria colocar a cor mais forte e chamativa, no caso o vermelho, como a predominante).
Já que eles jogam com um uniforme tipo Santos só que com quadrados vermelhos na camisa.



Bah. Sei lá.
Fiquei procurando nas regras sobre equipamentos (que foi de onde tirei esses aí) e nas regras oficiais da Copa de 2006.
Não achei nada de mais específico.
Desisto.

Deve ser só um detalhezinho que pode ser imbutido no 6.7. Os caras implicaram com isso e mandaram fazer a mudança.
E ninguém reclamou mesmo.
Então tá tudo na paz.
 
Regra estúpida.

Então uma seleção com a camiseta do tipo Paraná Clube ou Blackburn não pode?
 
Na copa passada a fifa sacaneou Camarões e a Puma. Ela 1o deu o ok pra camisa sem mangas e depois voltou atrás. Camarões teve que dar um jeito pra copa e a camisa q seria a sensação por ser diferente acabou indo por água abaixo bem como toda campanha de marketing da Puma
 
Ah, mas acabou que não fez diferença, já que eles botaram mangas pretas. O constraste pela TV da manga com a cor dos jogadores era nulo, e dava a impressão de camisas sem manga...
 
6.3 -- The main (predominant) colour must be visible to the same extent on the back and front of the kit item in question.

quanto ao 30% eu naum sei, mas ao meu ver aki e q esta o problema, ja q na frente a camisa croata e toda quadriculada e na parte de traz naum, so ate um pouco abaixo do ombro... entao nessa ergra em q a camisa deve ter mais ou menos o mesmo desenho na frente e atraz eq deve estar a confusao... e se pensarem realmente pode se um problema, pq com esse uniformea croacia naum poderia utilizar seu uniforme titular contra inglaterra ou alemanha por causa da parte de traz...

mas de qq forma ainda acho besteira, como falaram ai, o uniforme reserva da croacia e azul...
 
Knolex disse:
Ah, mas acabou que não fez diferença, já que eles botaram mangas pretas. O constraste pela TV da manga com a cor dos jogadores era nulo, e dava a impressão de camisas sem manga...

A questão da manga não foi o contraste já q a camisa era toda verde e o problema foi pra Puma que queria inovar em camisas sem mangas, foi permitida, e depois de gastar no marketing teve q mudar.
 
Fingolfin disse:
A questão da manga não foi o contraste já q a camisa era toda verde e o problema foi pra Puma que queria inovar em camisas sem mangas, foi permitida, e depois de gastar no marketing teve q mudar.

Sim, eu lembro das camisas sem manga, mas o que tô falando é que pra "solucionar" eles botaram mangas pretas (em pelo menos um dos jogos foi com manga preta e não camisa toda verde)...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo