• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

AD&D Fichas Terra Média - Thorin Oakenshield

Thor

ἀλήθεια
Thorin Oakenshield
Fonte: O Hobbit

12704-1391651141-9758065418b732087fddf14aa6aae8f4.jpg


Raça: Anão
Classe: Guerreiro Nv.3
Tendência: Lawful Neutral
  • Força: 15
  • Destreza: 14
  • Constituição: 16
  • Inteligência: 13
  • Sabedoria: 10
  • Carisma: 16
Perícia com Armas
- Machado +
- Espada Curta +
 
Última edição:
Acho que esse carisma está muito alto, Thorin não era nem metade de um Gandalf ou Sauron a respeito de influenciar pessoas.
 
O Gandalf tinha mais contatos do que o Thorin, e aliados mais poderosos... Sem contar que tinha muito mais sabedoria e inteligência para argumentar em qualquer discussão.

Só que os outros anões da campanha o seguiam de olhos vendados, para onde é que ele fosse. Além disso, teve o episódio na cidade do lago, em que ele ganhou rapidamente a confiança do pessoal... Mas, sei lá. Sou muito suspeito pra falar, porque o Thorin é um dos meus personagens favoritos das obras de Tolkien. Pode ser que eu tenha me influenciado sim.

Ainda assim, preciso de argumentos que para mudar o valor. E qual valor você sugeriria para ele?
 
Ah, Feanor está com 18 e ele influenciou os orgulhosos Noldor a segui-lo de Valinor para a terra-média. Precisa de muita carisma pra isso. Sem falar que convenceu o pessoal ainda a cometer o fratricídio.

Sauron influenciou e com isso destruiu Numenor, enganando todo mundo, está com 21.

Gandalf era muito influente, fazia parte de conselho, era reconhecido em todo lugar, no meio de elfos, anões, humanos e etc. Tinha uma ampla influência na terra-média. O poder de persuasão dele era gigante como os outros dois que já mencionei. Até elfos poderosos como Galadriel e Elrond davam ouvidos a ele.

Acho que uns 13 ficaria ainda muito pro Thorin, voto em 12, um a menos que o Aragorn.
 
Bem... Com a comparação com o Feanor, concordo que 17 realmente foi muito. E talvez o Gandalf merecesse 1 ponto a mais. Mas 12 eu realmente acho muito baixo para o Thorin. Acho que ao longo do Hobbit ele foi provando que é um verdadeiro rei, e mostra imponência desde o início.

Claro que ele tem todo o jeito rabugento dos anões, mas o acho um líder nato. Ainda não estou convencido de que seja menos do que o Aragorn, que como Strider sempre era mal visto por onde passava - o pré-julgamento sobre ele era geralmente negativo, quando não o conheciam.

Vou abaixar o Thorin para 14, e aumentar o Gandalf para 16 (conforme sugestão anterior já do @Gandalf The Black).
 
Bem... Tava olhando umas coisas aqui a respeito do atributo Carisma. Dois fatores sob o qual ele influi diretamente são "Número máximo de Henchmen (Homens de Confiança)" e "Fator de Lealdade".

- NPCs (Nonplayer Characters) que trabalham para um personagem, basicamente por lealdade ou pelo amor das aventuras.

Número Máximo de Henchmen define o número máximo de NPCs que irão servir como homens de confiança do personagem. Isto não afeta o número de soldados ou homens de armas mercenários, serviçais ou outras pessoas que trabalhem sob pagamento do personagem.

Fator de Lealdade mostra o modificador de lealdade para homens de confiança e outros servidores. Isto é crucial durante batalhas, quando a moral se torna importante.

Vejam a tabela de Carisma
charisma_table6.jpg

------------------

Quando o Thorin quis reconquistar a Montanha Solitária, quase todos os anões deram as costas para ele. Ninguém queria perder a vida contra um Dragão. Os únicos que o seguiram foram justamente os seus Homens de Confiança. A questão é: Quantos realmente são os homens de confiança de Thorin? Foram 12 os que o seguiram, mas todos os 12 eram totalmente leais ao Thorin? Eu acredito que todos eles enfrentaram a morte por ele... Então acho que pelo menos 10, sim. Não me lembro se tinha um que era filho de outro da comitiva, ou algo do tipo. Aí talvez poderia se enquadrar em "era Homem de Confiança do Homem de Confiança" dele...

Quer dizer... Eu sei que o Balin era totalmente fiel ao Thorin. Mas o Dwalin era irmão do Balin. Aí eu não sei se ele entraria na lista do Thorin, ou se estaria ali por ser irmão do Balin.
 
Última edição:
Acima eu acho que eu expliquei bem como funciona essa mecânica de Henchmen e de Fator de Lealdade. Posto um novo tópico aqui, pois defenderei um 16 em Carisma para o Thórin. É verdade que Fëanor e Gandalf tiveram feitos muito mais grandiosas do que os do Thórin, mas também os dois são muito mais poderosos do que ele - em vários sentidos (inclusive representado pelos Níveis de Experiência de cada um). O Thórin fez coisas memoráveis e deu demonstrações incríveis de liderança em momentos de extrema dificuldade - não só para ele, como também para os seus subordinados.

O Thorin é um anão, e por isso é rabugento por natureza (anões recebem -1 em Carisma por esse motivo). Ele é bastante cabeça dura (Representado pelo 9 na Sabedoria) e é provavelmente o anão mais arrogante que já pisou em Arda - para não dizer que tem a índole questionável. No entanto, o pequeno problema é que tivemos 12 outros anões que se dispuseram a dar a vida por ele, se assim fosse necessário. É claro que ele era o herdeiro de Durin, mas ele nunca havia chegado a assumir qualquer trono. Se esses outros 12 o viam como como O Rei Sob A Montanha, isso se devia porque ele se impôs assim - ao menos para estes 12. Certamente apenas para estes 12! Porque ninguém mais veio em auxílio a ele. Se estes vieram para uma Jornada Inesperadamente Suicida, eram porque eram leais a ele.

Seria muito mais fácil se pudéssemos simplesmente estipular o valor de 18 para Carisma, pois assim ele teria um número máximo de 15 Henchmen (Homens de Confiança). Só que não há nenhum motivo, ou sequer indício, de que algum fator não-natural agiu sobre este anão para que ele estivesse acima dos limites da raça nesta ou em qualquer outra característica. Além do mais, seria bom se sempre trabalhássemos próximos dos valores mínimos aceitáveis, para não inflacionarmos toda a escala de atributos...

Nesta situação, em específico, 17 é o valor máximo e acredito que 16 seja o valor mínimo. Em caso do 16, que é o valor mínimo, Thorin teria a capacidade (in-game) de cativar, no máximo, 8 homens que estivessem dispostos a lutar sob o seu comando, independente de pagamento ou não.

tumblr_inline_mhd0sl9M0i1qz4rgp.png

Kili e Fili eram sobrinhos de Thórin. Mas se entraram nessa jornada, é porque eram Homens de Confiança dele.
Dori, Nori e Ori tinham um grau de parentesco mais distante, mas ainda assim parecem ser bastante leais a Thórin. Antes da viagem, quando Thórin pediu por música, os três atenderam prontamente e tocaram suas flautas.
Bifur, Bombur e Bofur não eram da linhagem de Durin, mas viveram por um tempo com Thróin nas Montanhas Azuis, em seu momento de exílio. Ainda assim, se mostraram sempre leais a Thórin durante toda a jornada.
Balin é o mais velho neto da casa de Farin. Como era um grande líder, acredito que seu irmão Dwalin e seus primos Óin e Glóin fossem mais leais a ele do que a Thórin - inclusive, em LoTR, Gimli mostrou uma enorme estima por Balin. Considerarei aqui que os 3 ou eram aliados ou eram Homens de Confiança de Balin. E Balin, por sua vez, era claramente, dentro da campanha, um dos anões mais leais a Thórin.

Com os anões chegamos a 8 Henchmen para Thórin, com a adição de mais 3 aliados ou henchmen de Balin. Ainda assim essa companhia tinha mais dois membros, e irei explicá-los.

Gandalf é um aliado, e não um henchmen, pois ele e Thórin compartilhavam interesses em comum e equiparáveis em remover Smaug da montanha solitária. Foi até Gandalf quem encucou a idéia de Thórin fazer a campanha.

Bilbo é um caso curioso. Ele pode ser tanto aliado, quanto um henchmen de Gandalf, quanto até de Thórin. Era o que tinha menos a ganhar com a jornada, e foi assim mesmo. Thórin até conseguiu convencê-lo a entrar sozinho dentro de um covil de Dragão. Mas tendo a achar mais que ele seria um aliado ou um henchmen de Gandalf, porque, quando o poder subiu à cabeça de Thórin, ele se voltou contra ele.

O Fator de Lealdade sobre todos os membros da campanha também é de se impressionar. Eles tiveram vários momentos difíceis, e não me lembro de os anões fraquejarem muito na moral e sequer titubearem na lealdade ao Thórin. E se fosse rolar no dado testes de lealdade ou de moral pelo o que eles passaram, a dificuldade dos testes seriam tremendas... Esse bônus de +4 é mais do que providencial.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo