1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    As mulheres númenorianas viviam em média quantos anos? E eram ferteis até que idade? E as elfas? eram férteis sempre, não importando quanto tempo passasse?
     
  2. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Elas deviam viver o mesmo número de anos que os homens, mais ou menos uns 250 anos; quanto à fertilidade, eu sei apenas que os numenorianos se casavam tarde e tinham filhos também tarde. Quanto aos elfos não sei dizer...
     
  3. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Elas deviam seguir os padrões de todas as mulheres, mas proporcionais aos anos a mais de vida.
     
  4. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Acho que as elfas eras férteis sempre, já que sua juventude não cessava.

    Bem, em alguns trechos do Silmarillion diz que a juventude dos elfos uma hora acabava... :think: talvez uma mulher élfica da idade do Círdan já estivesse na menopausa... :lol: Mas tinham dessas na Terra Média?

    Acho que se Galadriel, por exemplo, quisesse, poderia ter um filho, ainda.

    Em Aman o povo élfico envelhecia? Mesmo que fosse naquele ritmo bem "caracol em câmera lenta"?
     
  5. Cësárin

    Cësárin Usuário

    Eles não envelheciam, e isso provavelmente quer dizer que a fertilidade das mulheres não cessava, sei lá, até seus 20.000 anos de idade. Talvez elas também optassem por não ter mais filhos depois de um tempo, supondo, é claro, que os elfos conhecessem algum método contraceptivo que não a abstinência...
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    O método contraceptivo dos elfos era... dispensava-se muito poder inato deles para dar a luz a um novo filho.

    Por isso os elfos tinham poucos filhos e apenas Feanor teve muitos oq é aceitável uma vez que ele era o mais poderoso dos eldar
     
  7. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Eles envelheciam sim. Beeeem lentamente mas envelheciam. E Elfos não costumavam ter muitos filhos. Em geral tinham dois. Afinal, há uma "transmissão" de parte do Fëa dos pais para o filho, e isso é algo que "cansa".

    Quanto às mulheres de Númenor, temos algumas informações disponíveis no conto de "Aldarion e Erendis", no Contos Inacabados.

    Primeiramente deve-se lembrar que só os descendentes de Elros gozavam de uma longevidade maior. Os demais numenoreanos viviam mais que os homens comuns, porém não tanto quanto a linhagem de Elros. A rainha Almarian diz isso:
    Tar-Meneldur também diz a Aldarion:
    Portanto, as mulheres que não eram da linhagem de Elros viviam menos, e, conseqüentemente, seriam férteis por menos tempo. Erendis nasceu no ano 771 da SE, e sua filha Ancalimë nasceu em 873 SE, ou seja, quando Erendis já estava com 102 anos. Dizem que ela morreu no ano de 985, já idosa (com 214 anos).
    Quando Anárion, filho de Ancalimë nasceu, ela já tinha 130 anos. Ancalimë morreu com 412 anos.

    Então, pensemos o seguinte, lembrando-se que na época de Erendis e Ancalimë a Sombra ainda não havia abatido sobre Númenor:

    Uma mulher "comum" vive cerca de 80 anos, e é fértil até cerca de 50, passando então 62,5% de sua vida sendo fértil.
    Supondo que as mulheres de Númenor que não fossem descendentes de Elros vivessem mais ou menos o mesmo tempo que Erendis (cerca de 200 anos), elas teriam então uns 125 anos de vida fértil (62,5% de 200).
    As descendentes de Elros, vivendo cerca de 400 anos (o dobro das outras numenoreanas) teriam uma vida fértil de cerca de 250 anos, portanto.

    Vale lembrar que são somente suposições, e que mesmo tendo uma vida e fertilidade longas, os Numenoranos também não pareciam ter muitos filhos (pelo menos se observamos a nobreza de Númenor). Talvez os não nobres tivessem cerca de 4 a 6 filhos no máximo, já que mais filhos significa mais mão de obra familiar para ajudar no trabalho do campo.
     
  8. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Elas também deveriam atingir mais tarde a maturidade.
     
  9. Dana Mitchell

    Dana Mitchell Usuário

    Aliás, a Galadriel tem outros filhos além da Celebrían?
     
  10. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    Pelo que sei não.
     
  11. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Em uma das versões do conto de Amroth, ele é filho de Galadriel.
     
  12. lince

    lince Usuário

    tem um texto legal na valinor, traduzido da HoME, que fala sobre casamento dos elfos, e entre outras coisas, sobre fiulhos, embora naum fale sobre idade fértil especificamente, tem haver com o assunto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    A idade fértil provavelmente era do quinquagésimo ano pra frente, já que os elfos "amadureciam" aos 50.
     
  14. Larië Undómiel

    Larië Undómiel Usuário

    Os elfos não eram férteis durante toda a vida certo? e no caso de Arwen q quando casou-se com Aragorn tinha uns 2000 anos de existência? o fato dela ter se tornado humano pode ter influenciado nisso?

    Miquilis
    Larië Undómiel
     
  15. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    Acredito que os elfos fossem férteis (biologicamente falando) durante toda a vida, e a partir dos 50 anos que era quando chegavam numa idade mais adulta. Porém essa fertilidade estava ligada ao fato de seus fëar (principalemente das elfas) sofrer muito com a concepção, afinal uma parte de seus fëar vai para os filhos, logo os pais são consumidos no processo.
    Resumo da ópera: A fertilidade está muito mais ligada aos fëar dos pais do que ao seu hröa.

    Agora, no caso de Arwen acho que esse efeito não se notaria, visto que tendo escolhido um destinho humano, seu fëa foi alterado para um fëa humano, onde não notamos esse problema.

    nota, só pra garantir :wink: :
    fëa(r) = espírito(s)
    hröa(r) = corpo(s)
     
  16. Itarillë

    Itarillë Usuário

    [off-topic]Por isso então que em Lothlórien tinha tanta ênfase a ele e Nimrodel! :mrgreen:

    Hum... Amroth também não chegou a ser senhor de lá? E foi depois que Galadriel foi até o reino, depois da morte do suposto filho?

    Não, eu AINDA não li o CI... :evil:
     
  17. Smaug

    Smaug Cacho

    Na verdade a diferença de idade dela entre Aragorn era de 1300 anos aproximadamente. :wink:

    ---

    E no caso de um elfo "estressado". Sabemos que além deste fator, os humanos envelhecem mais rápido hoje, isso é, os cabelos começam a ficar mais brancos cedo do que alguém feliz da vida. Claro que não sabe-se se tinha elfos estressados, mas preocupados sim, então vai uma pergunta: O envelhecimento de um elfo poderia ser mais rápido na aparência quando este estivesse estressado ? Ou seria apenas uma questão de ligação de seus pais no envelhecimento, como explicou o Erunamo (comparo a fertilidade também) ?
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Na realidade a diferença de idades de Aragorn e Arwen era de 2690 anos: Arwen nasceu em 241, 3ª Era, e Aragorn em 2931 da mesma.

    Quanto ao efeito das preocupações do dia a dia na aparência de um elfo, acho o seguinte: Tolkien não tratava estes termos biológicos na obra, e mesmo que tratasse, ou quisesse tratar, tal efeito não tinha sido ainda descoberto na altura; portanto, no seu processo de criação dos elfos, Tolkien não incluiu nem tratou esse facto. E, isto agora mera suposição, não sei se teria tratado mesmo assim, enfim, a beleza dos elfos não era afectada por esta espécie de factores... Mas se Tolkien inseriria tal promenor na sua obra nunca viremos a saber.

    Ah, mas isso sem dúvida justificaria as rugas de Elrond no filme... :mrgreen:
     
  19. Smaug

    Smaug Cacho

    Hum... bem, visto que o estresse não "existia" na época que Tolkien criou suas obras, então pouco provavelmente existiria o estresse nos elfos. Mas como a obra permanece atual e imaginamos que Arda existe hoje num outro lugar, na imaginação, os elfos podem ter estresse, mas só aqueles preocupados.
     
  20. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Re: Fertlidade

    Continuando a maratona de ressuscitar tópicos antigos e bons...
    Se vocês olharem a genealogia da casa de finwë, eles têm muitos, mas cada vez menos, sem ter lido o HoME só me lembro de Celegorm tendo um filho (Celebrimbor). Já os númenorianos não tinham muitos filhos, (com exceções como Isildur) o que muitas vezes deixava a sucessão por um fio de sair porrada como na contenda das famílias, quem tinha muitos filhos mesmo eram os Hobbits, o Sam parece um coelho pô! E ainda tem gente dizendo que o cara é gay...
     

Compartilhar