• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Feanor

Não fala assim que seu saitor te deserda. =P

Deserda nada. É só implicância minha mesmo. Qual a graça de ter um amigo e não implicar com ele?

Flamner, nem Fëanor, nem Morgot, nem Sauron foram completamente maus e sem qualidades. Ao contrário, eles se tornaram tão influentes para a maldede porque tinham uma grande lista de atributos positivos, já que pessoas tolas e incompetentes nunca se tornam grandes líderes.

O fato de eles terem coisas boas não significa que, no balanço final, as ações deles tenham que tender para o bem.

Mais ou menos como aquele lance do Yin e Yang no Taji... :think:

Sim sim. Bom argumento. Sendo que no caso deles o lado negativo é o que prevalece. Porque se houvesse equilíbrio eles não seriam os vilões e o desequilibrado mor da história...
 
Sim sim. Bom argumento. Sendo que no caso deles o lado negativo é o que prevalece. Porque se houvesse equilíbrio eles não seriam os vilões e o desequilibrado mor da história...

Uhum! Mas eu gosto de pensar mais ou menos como diz a wikipéida sobre o Yin e Yang:

Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.

O maldade pode ter prevalecido em Fëanor tal como pessoa individual, mas se analizarmos tudo o que ele fez, veremos que cada ação negativa gerou pelo menos uma situação positiva. As maldades dele derem espaço para as bondades de outras pessoas. Pode não haver balanço na pessoa dele, mas há no geral, na influência dele.
 
Na minha opinião, ele não era mau.
Apenas insano e vingativo, além de orgulhoso.
Quanto a esse tema do Yin-Yang:
Em toda sombra há um pouco de luz, em cada luz um pouco de sombra.
Em cada perda um ganho, em cada ganho uma perda.
 
Fëanor,como todo mundo disse,era genial.Eu o considero um dos maiores,senão o maior elfo da história.Acho que justamente por isso ele se perdeu.Grandes poderes trazem grandes responsabilidades,e alguma dose de loucura,por assim dizer.
Ai deu no que deu!
Cada um de nós tem o céu e o inferno dentro de si,e ele mostra bem isso.
 
Pareço o Fëanor, mas NÃO SOU o Fëanor. Tenho uma parcela (nem um pouco pequena, devo dizer) de arrogância e (uma realmente gigantesca parcela) de orgulho. Não sem razão, é claro.:hanhan:

Algo contra?

Jura que vc não é ele?????
HUahuahau... não acredito que vc levou isso pro pessoal...
 
Tão engraçado, Finarfin, que você merece o prêmio.
Prêmio Sem Graça Aqui e na China.
E o que há de errado em dizer isso, hein?
 
Há de errado que a turma ta levano uma brincadera saudavel e voce levo pro pessoal...Nao liga para o que esse bando de maluco fala nao...Mas que voce nao é o Feanor, nesse ponto o Finarfin ta certo...DEU PRA SACA...

Premio legal aqui e na china...bem que ele merece...=)
 
Que Feanor era genial isso sim, ele criou as silmaril, provavelemente os palatirs mas, ele era totalmente cabeça quente! por ele os noldors deixaram aman, ele matou os teleris e tomou seus barcos - obviamente não fez isso sozinho mas ele era o lider - depois disso abandonou seu irmão, melhor dizendo seu meio irmão Fingolfin, e os que ficaram para morrerem congelados! agora que ele tinha coragem e peito isso ele tinha; afinal não conheço nenhum personagem mais ousado do ele; nenhum que tenha enfrentado balrogs, se nao me engano cinco, de uma só vez.
tudo bem q isso custou a sua vida, mas duvido que outro fizesse.
 
Que Feanor era genial isso sim, ele criou as silmaril, provavelemente os palatirs mas, ele era totalmente cabeça quente! por ele os noldors deixaram aman, ele matou os teleris e tomou seus barcos - obviamente não fez isso sozinho mas ele era o lider - depois disso abandonou seu irmão, melhor dizendo seu meio irmão Fingolfin, e os que ficaram para morrerem congelados! agora que ele tinha coragem e peito isso ele tinha; afinal não conheço nenhum personagem mais ousado do ele; nenhum que tenha enfrentado balrogs, se nao me engano cinco, de uma só vez.
tudo bem q isso custou a sua vida, mas duvido que outro fizesse.


Ele pode ter sido genial, ele pode ter sido PHODDA (com PH maiusculo e dois "d" de Toddynho), ele pode ter batido a porta na cara de Morgoth às vezes que forem, mas COMCERTEZA ele não é NEM UMPOUCO esperto. A arrogância e o orgulho de Fëanor o deixar TOLO... A palavra é exatamente essa, em toda essa "PHODDACIDADE" ele não teve um pingo de sabedoria. Resumir Fëanor é fácil, parece uma criança que tiraram o doce, e ela fica chorando por atenção!
 
Yin e Yang? eqüilíbrio? O FËanor é o próprio desequilibrado, um gênio louco e egoísta.

Isso só vale se você levar em conta dois significados diferentes para a palavra "equilíbrio". Eu não falei de equilíbrio mental, como sentido de sanidade, mas falei de equilíbrio como forças que se balanceiam.

Cada gesto maldoso de Fëanor deu, de certa forma, possibilidade para uma compensação bondosa. Muita coisa boa aconteceu depois da rebelião dos Noldor e muita coisa bela nasceu da desgraça causada por Fëanor.

Se ele não existisse, esse mal todo também não existiria e, conseqüentemente, todas as coisas boas que aconteceram em meio às calamidades também não.

Esse é o equilíbrio de que falo: para cada coisa ruim, pode nascer uma boa. E vice-versa.
 
Esse é o equilíbrio de que falo: para cada coisa ruim, pode nascer uma boa. E vice-versa.
Premissa básica em Tolkien.

"O modo essencial do processo “histórico” em Arda era que o mal deveria surgir constantemente, e que fora isto um novo bem chegaria constantemente."
(Mitos Transformados, HoME X, tradução de Vera Ferraz
 
Mas também tem outra coisa: se Fëanor não tivesse feito TUDO aquilo que fez, a Terra Média não teria sido do jeito que era.

Se não tivesse afrontado Morgoth, ninguém o teria feito do mesmo jeito que ele.
E se ele não fosse para a Terra Média, Celebrimbor não teria nascido e os Grandes Anéis não teriam sido forjados.
E se ele tivesse sacrificado as Silmarils, supondo que os Anéis tivessem sido forjados, Eärendil não teria a Silmaril e Frodo teria se ferrado.

Além disso, ninguém pode ser bom ou mau se julgado sozinho. Certo, Fëanor fez uma enorme quantia de besteiras (que no lugar dele eu também teria feito), mas fazia o que julgava certo e talvez melhor para ele.

O lado yin dele só aparecia em contato com outras pessoas, mas o lado yang dele era maioria.
Que nem eu.
 
Que Feanor era genial isso sim, ele criou as silmaril, provavelemente os palatirs mas, ele era totalmente cabeça quente! por ele os noldors deixaram aman, ele matou os teleris e tomou seus barcos - obviamente não fez isso sozinho mas ele era o lider - depois disso abandonou seu irmão, melhor dizendo seu meio irmão Fingolfin, e os que ficaram para morrerem congelados! agora que ele tinha coragem e peito isso ele tinha; afinal não conheço nenhum personagem mais ousado do ele; nenhum que tenha enfrentado balrogs, se nao me engano cinco, de uma só vez.
tudo bem q isso custou a sua vida, mas duvido que outro fizesse.

Podemos falar também que ele inventou os Tengwar e teve a coragem de bater a porta na "Cara do mais poderoso em Arda".
Diz aí, quantos de vocês fechariam a porta de seu palácio na cara de Morgoth, e ainda mandaria ele "ir catar coquinho em outro lugar"?
Ele não é santo, mas foi importante, nem que só para destruir Beleriand.
 
Fëanor era extremamente habilidoso, corajoso e teimoso. Quando os valar lhe pedem as Silmarils ele recusa e ainda cria uma maldição para si e para todos os de sua casa. Vamos concordar que essa foi sua maior tolice. Colocou sua vida em risco e no final nem conseguiu as Silmarils de volta.
Mas se tudo tivesse sido diferente não teria graça.

Aproveitando esse negócio de maldição, alguém pode me explicar porque há tantos amaldiçoados no Silmarillion? Melkor amaldiçoou vários e as maldições dele pegavam porque ele era um Valar. Mas e os outros que se amaldiçoavam e amaldiçoavam os outros? Que tipo de poder é esse que legitima as maldições?
 
Última edição:
Aproveitando esse negócio de maldição, alguém pode me explicar porque há tantos amaldiçoados no Silmarillion? Melkor amaldiçoou vários e as maldições dele pegavam porque ele era um Valar. Mas e os outros que se amaldiçoavam e amaldiçoavam os outros? Que tipo de poder é esse que legitima as maldições?

Tantos almadiçoados só quem pode explicar é Tolkien, mas outros tipos eu posso tentar.
Existem três tipos de maldições; As Hereditárias, as Proferidas e as Adquiridas.
Hereditárias > Como o nome já diz passa de pai para filho, e só pode ser quebrada quando um dos elos da maldição faz algo para se livrar desta maldição. Pode ser um dos tipos de maldições que atingiram a família de Fëanor.
Proferidas > Quando alguém almadiçoa outra pessoa, quer direta ou indiretamente, como exemplo destas podemos incluir todas as que foram lançadas por Morgoth. Só poderiam ser quebradas caso a pessoas que proferiu a maldição retirasse a mesma, ou se a pessoa almadiçoada pedisse auxílio para Eru, ou os Valar.
Adquiridas > Quando alguém almadiçoa a si próprio, como os Filhos de Fëanor fizeram. Este tipo de maldição é mais difícil de se achar e pode eventualmente se transformar em uma Hereditária. Só poderia ser quebrada caso a pessoa que lançou a maldição sobre si, se arrependesse dos seus atos.

Agora a força que legitima estas maldições, acredito que seja uma espécie de Mal "absoluto", seja representado por Morgoth, Sauron, etc.

Como podemos ver Os Filhos de Fëanor sofre estes três tipos de maldições, graças as burradas de seu pai.
 
Última edição:
Tantos almadiçoados só quem pode explicar é Tolkien, mas outros tipos eu posso tentar.
Existem três tipos de maldições; As Hereditárias, as Proferidas e as Adquiridas.
Hereditárias > Como o nome já diz passa de pai para filho, e só pode ser quebrada quando um dos elos da maldição faz algo para se livrar desta maldição. Pode ser um dos tipos de maldições que atingiram a família de Fëanor.
Proferidas > Quando alguém almadiçoa outra pessoa, quer direta ou indiretamente, como exemplo destas podemos incluir todas as que foram lançadas por Morgoth. Só poderiam ser quebradas caso a pessoas que proferiu a maldição retirasse a mesma, ou se a pessoa almadiçoada pedisse auxílio para Eru, ou os Valar.
Adquiridas > Quando alguém almadiçoa a si próprio, como os Filhos de Fëanor fizeram. Este tipo de maldição é mais difícil de se achar e pode eventualmente se transformar em uma Hereditária. Só poderia ser quebrada caso a pessoa que lançou a maldição sobre si, se arrependesse dos seus atos.

Agora a força que legitima estas maldições, acredito que seja uma espécie de Mal "absoluto", seja representado por Morgoth, Sauron, etc.

Como podemos ver Os Filhos de Fëanor sofre estes três tipos de maldições, graças as burradas de seu pai.
Podemos ver essas "Maldições" como uma constatação de um fato visto por uma pessoa muito mais experiente ou de maior poder de visão.
 
Tantos almadiçoados só quem pode explicar é Tolkien, mas outros tipos eu posso tentar.
Existem três tipos de maldições; As Hereditárias, as Proferidas e as Adquiridas.
Hereditárias > Como o nome já diz passa de pai para filho, e só pode ser quebrada quando um dos elos da maldição faz algo para se livrar desta maldição. Pode ser um dos tipos de maldições que atingiram a família de Fëanor.
Proferidas > Quando alguém almadiçoa outra pessoa, quer direta ou indiretamente, como exemplo destas podemos incluir todas as que foram lançadas por Morgoth. Só poderiam ser quebradas caso a pessoas que proferiu a maldição retirasse a mesma, ou se a pessoa almadiçoada pedisse auxílio para Eru, ou os Valar.
Adquiridas > Quando alguém almadiçoa a si próprio, como os Filhos de Fëanor fizeram. Este tipo de maldição é mais difícil de se achar e pode eventualmente se transformar em uma Hereditária. Só poderia ser quebrada caso a pessoa que lançou a maldição sobre si, se arrependesse dos seus atos.

Agora a força que legitima estas maldições, acredito que seja uma espécie de Mal "absoluto", seja representado por Morgoth, Sauron, etc.

Como podemos ver Os Filhos de Fëanor sofre estes três tipos de maldições, graças as burradas de seu pai.

Amaldiçoados, amaldiçoadas, amaldiçoa.
A vírgula não deveria estar ali.
Falta um M no final de "sofre".
Falta uma crase.
Amaldiçoados sejam os erros de ortografia e gramática que eu tolero tanto quanto o pessoal da escola que fica amaldiçoando as minhas notas!

Quanto às maldições, tenho dois dos três tipos:
Proferidas (no mínimo 5) e Adquiridas (umas três, acho. Perdi a conta.).

Vou pro Silma :joy:
 
Vamos concordar que Fëanor era o cara! Ele simplesmente tinha um gênio tão forte que ninguém era capaz de mudar as suas idéias, já que sua mãe deu sua própia força vital para que ele fosse concebido.

Como já foi dito, ele não era 100% mal, ou será possivel que algo como as Silmarils sairia de uma maldade inominável! A beleza delas vinha justamente da bondade dele(como é que Sam chamava o Gollum, Caviloso e...?).Na verdade, nem Malvado ele era, e sim Nervosinho, Estressadinho e Mimadinho.
"Sou o mais velho, o mais bonito, etc..." Ciúmes do pai, foi aí que tudo começou.

Mas as coisa não acontecem por acaso. Esse orgulho por "ser" o melhor filho de Finwe é que foi o combustivel pra ele se rebelar contra os Valar e ir para a Terra-Média.

Ele acabou sendo corajoso pra não dizer insensato quando fechou as portas na cara de Morgoth. E depois, no Fratricidio e na travessia pelo gelo eterno foi Traira e Covarde, duas "qualidades" que ele acabou chamando para si, por causa do orgulho excessivo. Sem contar os Balrogs...

Resumindo, na minha opinião, a maldade dele resume-se apenas em ciúmes do pai. O fato de querer mostrar pra todo mundo que era melhor que Fingolfin e Finarfin foi sua morte e a desgraça de sua prole.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo