• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Fëanor era arrogante, possessivo, impulsivo e capaz de passar por cima de tudo e de todos para conseguir o que queria. Então acredito que sim, ele daria um "ótimo" Senhor do Escuro, e os seus atos provam isso.
Mas, afinal, todos temos potencial tanto para o bem quanto para o mal... cabe a nós escolher para que lado nos voltar.
 
Olha, Feanor era idiota, invejoso, covarde, egoista, mimado, burro, estupido, otario, um legitimo desgraçado, traíra, levou sua raça inteira a desgraça para recuperar uma pedrinha q brilhava, matou seus parentes sem excitar, deixou ate mesmo seu irmãos e aqueles que o acompanhavam a morte, enfim, foi o elfo + F.D.P. que ja andou na face de arda, quer mais:hanhan:?
Mas mesmo assim ele não fez metade das malvadezas que Sauron e principalmente Morgoth fizeram, e suas maiores atitudes voltadas para o mal foram feitas apos seu pai morrer, ou seja quando ele estava estava meio louco. Mas mesmo assim Feanor:disgusti:... Mas, antes que o odio por este elfo otario me tire a razão, vou responder com logica: Feanor não era tão mal a ponto de ser um senhor do escuro.
 
sim...mas somente se posteriormente conseguisse derrotar morgoth na guerra das silmarils e depois sauron...mas se pensando melhor em SENHOR DO ESCURO eu acho que naum,pq ele se viraria contra os valar, e viraria sim o senhor dos noldor(e noldor denominaria um povo que fosse contra os valar)
 
acho que se tolkien quisesse transforma-lo em um senhor do escuro não faltariam embasamentos para explicar tal ato
ele tinha sim um potencial para isso, talvez em diferentes situações ele pudesse vir a ser mal, assim como disse a fernanda:
Feanor me lembra Anakin Skywalker
 
total..total..
-os dois foram corrompidos ao lado negro,ou se revoltar contra seu proprio lado
-os dois tinham grandes caracteristicas de narsismo
-os dois tinham grandes caracteristicas que levassem a revolta,fëanor as silmarils,e anakin a sua mãe morta!!
-etc. . .
 
Na verdade, Fëanor não tem potencial para ser Senhor do Escuro pois é fraco, perto dos maiar/valar.

Seria apenas um tirano. Mas morreu antes de causar ainda mais.
 
Bom, até os elfos podem se corromper, acredito que para Fëanor só faltou a oportunidade de derrubar Melkor e assumir seu lugar.
 
Na verdade, Fëanor não tem potencial para ser Senhor do Escuro pois é fraco, perto dos maiar/valar.

Muito dos Eldar têm forças comparáveis aos Maiar. Como Finrod e Lúthien que lutaram com Sauron, Fingolfin que feriu Morgoth e o próprio Fëanor que foi morto cercado por Gothmog (que foi derrotado posteriormente por Ecthelion da Fonte) e outros dos Balrogs de Melkor.

Em termos de força, muitos dos Eldar a teriam suficientemente para se tornar algo como Sauron; porém, mesmo após os feitos maléficos de Fëanor, eu ainda acredito que ele não se tornaria um Senhor do Escuro pois ele ainda era bom (talvez no menor grau que a palavra permite designar).
 
Na verdade, Fëanor não tem potencial para ser Senhor do Escuro pois é fraco, perto dos maiar/valar.

Seria apenas um tirano. Mas morreu antes de causar ainda mais.
Acredito que fraco ele não era... era volúvel mas altamente corrompível. Sua força e conhecimento fariam dele um Senhor do Escuro interessante, talvez comparável a Sauron como bem disse o ser aí embaixo:
mas,na minha opinião,se ele virasse a casaca,poderia tomar um lugar tipo o de sauron antes da caída de melkor,como,sei lá,um comandante de certa região


Bom, até os elfos podem se corromper, acredito que para Fëanor só faltou a oportunidade de derrubar Melkor e assumir seu lugar.
Aqui já discordo... ele poderia ser mto forte e tudo mais, mas derrubar Melkor é muita coisa! Ele não tinha esse potencial todo não. Precisaria de algo que ele aparentemente não gostava de usar: "razão"!
Fëanor ficava bravinho e surtado demais... não conseguia dominar seu poder como deveria!
 
Muito dos Eldar têm forças comparáveis aos Maiar. Como Finrod e Lúthien que lutaram com Sauron, Fingolfin que feriu Morgoth e o próprio Fëanor que foi morto cercado por Gothmog (que foi derrotado posteriormente por Ecthelion da Fonte) e outros dos Balrogs de Melkor.

Lutar não significa ser tão poderoso quanto seu oponente. Fingolfin nunca chegou perto de Melkor, mas o feriu.

Éowin e Merry também, eram mais fracos que o Rei Bruxo, mas o derrotaram.

Em termos de força, muitos dos Eldar a teriam suficientemente para se tornar algo como Sauron; porém, mesmo após os feitos maléficos de Fëanor, eu ainda acredito que ele não se tornaria um Senhor do Escuro pois ele ainda era bom (talvez no menor grau que a palavra permite designar).

Nem acho ele bom, apenas burro mesmo. Sauron era um gênio. Fëanor achou que poderia derrotar Melkor sozinho, mas perdeu para Balrogs...para ser um "Senhor do Escuro", não basta ser cruel.
 
Fëanor nao tem um tendência à maldades, o problema é.
Ele por ter uma chama muito forte dentro dele, se descrolava muito fácil.
Mas ele não era mal como Melkor ou foi compido ao ponto de Sauron, além do mais...
Todo esse descontrole foi porcausa do assassinato de seu pai e o roubo das silmarili.
 
Lutar não significa ser tão poderoso quanto seu oponente. Fingolfin nunca chegou perto de Melkor, mas o feriu.
Os elfos mais poderosos podem ter sim poder equivalente aos Maiar menores, como os balrogs. Tolkien diz que depois que Glorfindel morreu na Queda de Gondolin, teve seu espírito equiparado aos dos Maiar.
 
Votei em sim, mas não comparando ele a Melkor ou Sauron, mas apenas pelas maldades que ele poderia cometer caso algun desejo seu não fosse realizado.

Se Fëanor tivesse o poder que Ar Pharazon teve ele iria subjulgar toda a Terra media em sua vontade, mesmo não tendo poderes mágicos e Balrogs e orcs em sob seu comando.

Se ele fez o que fez contra os teleri no franticídio debaixo do nariz dos valar, imaginem o que ele poderia fazer na Terra media a milhares de quilômetros de distância.
 
Lutar não significa ser tão poderoso quanto seu oponente. Fingolfin nunca chegou perto de Melkor, mas o feriu.

Éowin e Merry também, eram mais fracos que o Rei Bruxo, mas o derrotaram.



Nem acho ele bom, apenas burro mesmo. Sauron era um gênio. Fëanor achou que poderia derrotar Melkor sozinho, mas perdeu para Balrogs...para ser um "Senhor do Escuro", não basta ser cruel.

Feanor foi cercado num círculo de fogo por TODOS os balrogs e ainda mais alguns servinhos de Morgoth... e lutou pareo por horas.E isso após perseguir orcs até Angband. Só foi morto por q Gothmog foi covarde e lhe atacou pelas costas. E vale lembrar que esse balrogs afugentaram Ungoliant, que nem Morgoth na época teve poder para derrotar. Feanor tinha sim potencial para ser senhor do escuro.Só não tinha malvadeza suficiente.

E Feanor lembra mesmo Anakin Skywalker. Mas Anakin é bem mais cool quando Darth Vader e menos otário q Feanor.
 
Fëanor nao tem um tendência à maldades, o problema é.
Ele por ter uma chama muito forte dentro dele, se descrolava muito fácil.
Mas ele não era mal como Melkor ou foi compido ao ponto de Sauron, além do mais...
Todo esse descontrole foi porcausa do assassinato de seu pai e o roubo das silmarili.
eu concordo,Feanor não era nenhum bom moço só estava disposto a recuperar as silmarillion a qualquer custo e isto deixou ele cego para todo resto e alem do mais ele odiava Morgoth e seus seguidores acima de qualquer coisa
 
O que aconteceu com a família de Fëanor em momento algum justifica os atos dele.

Quantos pais, filhos, amigos e entes queridos dentre os Teleri pereceram pelas mãos de Fëanor?

Não foi ele mesmo, essa "pobre vítima" que teve sua família tirada de si, que abandonou o próprio irmão e o povo do mesmo à morte em Helcaraxë? Não foi esse o mesmo elfo que impôs um juramento que condenaria a existência de seus próprios filhos?

Não foi o amor pelo pai que motivou ele a cometer seus crimes, mas sim a necessidade de um motivo para descarregar seu ódio e justificar seus atos para si mesmo.

Acima de qualquer coisa, foi a cabiça que o guiou. Três pedras valiam mais do que a vida dos Teleri, de seu irmão, do povo do mesmo e de seus próprios filhos. Ele não jurou que nem ele e nem seus descendentes não encontrariam descanso enquanto Morgoth não estivesse destruído e seu pai vingado, mas sim enquanto não recuperassem as Silmarilli.

O massacre dos Teleri serve como exemplo não pelo simples fato de ter sido um genocídio, mas sim para mostrar que diante de seus desejos e anseios, vida alguma importava. Ele faria quaisquer sacrifícios, fossem eles quais fossem, para obter aquilo que desejava. O resto do mundo não importava, apenas os seus anseios.

Aliás, a coisa vai um pouco além. Abandonar Fingolfin e seus seguidores foi a prova de que, mesmo que não fossem um obstáculo, se ainda assim fossem de seu desagrado, ele os condenaria à morte. Tudo por um mero capricho.

No meu dicionário, isso é uma das caracterizações de maldade, e uma das mais perigosas delas. Fëanor nem ao menos acreditava estar fazendo algo para o "bem comum"... o egoísmo absurdo dele estava gravado a ferro quente em sua alma. Ele não foi pego em uma armadilha de ideais, mas sim simplesmente se jogou por conta própria no buraco, e cavou o mais fundo que pode.

Então sim, de acordo com a minha opinião, ele tinha plena e total capacidade de se tornar um Senhor do Escuro. Não se trata de um título relacionado à origem Ainur ou não do dito cujo, ou se ele acha bonito e estiloso, fazendo com que parece mais malvado e legal, mas sim como o ser em questão passa a ser conhecido por aqueles que o temem ou se opõem a ele. Um título ganho por ser considerado uma encarnação da vileza e da crueldade, que traz apenas sombras e escuridão para os corações daqueles oprimidos por ele.

Sim, ele era mau, mas não porque nasceu dessa maneira, e sim por ser fraco demais para resistir a si mesmo. Ele foi derrotado pela escuridão em seu próprio coração, e isso não o torna nada menos do que maligno, não importa o quanto tentem enfeitar e justificar seus atos.
 
Última edição:
Não foi o amor pelo pai que motivou ele a cometer seus crimes, mas sim a necessidade de um motivo para descarregar seu ódio e justificar seus atos para si mesmo.
Não acho que seja isso. No fundo, no fundo, tudo que Fëanor fez foi buscando reestabelecer a justiça e por amor a seu pai. Isso justifica os atos dele? Não, é claro, pois em minha opinião os fins nunca justificam os meios. Fëanor queria vingar seu pai e reaver as Jóias, mas isso não justifica a matança dos Teleri. Fingolfin e seu povo murmuravam e conspiravam contra ele, mas não justifica abandoná-los ao léu.

Os motivos de Fëanor eram justos, a princípio. O problema dele é que ele nao conseguiu enxergar o ponto em que ele ultrapassou a linha que separava os atos justificáveis, que visavam unicamente o cumprimento dos seus abojetivos, daqueles atos que beiram a completa loucura e falta de senso. Fëanor teve motivos bons, atos péssimos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo