• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Beril, não concordo contigo sobre Fëanor espelhar mentiras e criar novas forças. Mais uma vez, digo que o que ele fez foi, como Herr Bauer disse, fruto das mentiras de Melkor e do sofrimento que este lhe causara de uma só vez.

Quanto a esse ódio que você diz sobre a morte de seus pais, eu chamaria de amor. Fëanor se distanciou dos seus meio irmãos por amor a sua mãe (e não aceitar o segundo casamento de seu pai) e após o assassinato de seu pai (juntamente com o roubo das gemas) sentiu uma dor tão imensa que praticamente lhe varreu toda a razão que possuia.

Como o Bauer disse, Fëanor era movido por impulsos e paixões e tudo que queria era fazer justiça com as próprias mãos. Concordo e continuo achando que Fëanor não teria potencial para se tornar um Senhor do Escuro.

Ele tinha amor pelo seus pais.... mas por causa disso, da morte da pessoa que ele mais amava o odio dentro dele seria muito maior o que levou a fazer loucuras, um Senhor do Escuro louco para mim e pior que nao louco (tipo o coringa....)
TODOS querem fazer justica mas nem sempe a justica e a melhor opcao... ainda mais quando voce tivesse poderoso... se alguem fosse contra voce:
o Rei mais poderoso da TM
assim como Roger falou a justica seria ... MORTE!


Outro ponto que me lembro e que todos os Senhores dos escuros eram Arrogantes querendo criar.... apesar que Aule criou os anoes.... ele pediu perdao... algo que com Feanor perdir perdao... eh NUNCA!
 
Última edição:
Eu não vejo nada de louco em Fëanor. Louco pra mim é quem não segue um padrão de conduta, que não age de acordo com um comportamento esperado pelo grupo. É normal, ao meu ver, que, depois de tudo o que aconteceu com ele (a perda dos pais, o roubo das Silmarilli, o banimento), ele entrasse nesse frenesi de obter vingança. Nesse aspecto, ele é muito semelhante aos humanos.

Justiça é um conceito subjetivo, cada um tem a sua própria noção do que é. Para Fëanor, o justo é se vingar de Morgoth, custe o que custar. Ao ser confrontado pelos teleri, seu espírito de fogo não se deixou ser vencido, mesmo tendo que lutar contra seus próprios irmãos.

Por último, ele era mesmo ganancioso e tinha inveja das Silmarilli. Afinal, o cara criou três jóias dignas de serem obras de Valar. Se fosse eu, ia guardar isso longe até mesmo de mim. E não me responsabilizaria por meus atos se alguém as tomasse de mim (e ainda matando meu pai no processo, sai da frente! :fire:).

O que eu não consigo ver em Fëanor é o desejo de dominar o mundo, que é o aspecto mais básico para ser um Senhor do Escuro.
 
Olha, eu vou ser sincero, até o momento não consegui votar pelo sim ou pelo não.

É muito complexo tudo isso. É a primeira vez que eu crio uma enquete e que não tive coragem de votar ainda.

Todos os usuários foram bem claros e fizeram tópicos muito interessantes, alguns dizendo que sim e outros não...:mrgreen:

Mas gostaria de colocar alguns pontos:

Veja bem, Fëanor, de acordo com o Silmarillion, mostrava que também, mesmo com os erros dele, era uma "boa" pessoa. Ao mesmo tempo, como bem disseram, instável (SERÁ QUE ELE SOFRIA DO TRANSTORNO BIPOLAR :lol:), não se podia depositar totais confianças nele.
Ele não aceitaria nunca perder sua majestade de rei dos noldor...

Fico imginando o que poderia acontecer a Terra média caso ele tivesse sucesso contra Melkor. Beleriand seria muito pequena para ele e Thingol além dos outros elfos que lá já habitavam.

Conflitos?

Com certeza e naturalmente isso iria ocorrer entre os reinos élficos bem próximo um do outro, com Fëanor e Thingol além claro dos anões, que também tinham o estopim curto e não aceitaram nunca as arrogâncias de Fëanor.

Vocês se lembram do desprezo e ofensa que Thingol disse aos anões? Tudo bem que os anões também estava errados...

Penso que ele iria menosprezar os anões além dos homens pelo perfil do elfo.
Se ele migrasse para o leste da Terra média, possívelmente novos conflitos com ele surgiria e tendo ele mais e mais sucesso e suas extensões territoriais aumentando cada vez mais, sabendo que nunca mais poderia voltar para Aman, a não ser com o perdão de Eru, as fronteiras humanas estariam de certo modo ameaçados. Vocês não acham que pelo fato de Fëanor ser imortal ele se posicionar como um senhor arrogante, que humilharia os homens só pleo fato de sere mortais?

Todas as glórias que ele fez em Aman, ele repetiria na Terra média além daquelas nunca criadas no reino abençoado, pois espaço ele teria para isso como oportunidades, mas os conflitos surigiram. Se os filhos dele fizeram muita cagada em Beleriand, se Fëanor estivesse vivo, acho que os estragos seriam bem maiores.

Posso dizer que tinha um potencial para ser senhor do escuro? Acho que sim, mas não nas proporções de Melkor.

As maldades dele foram muito malígnas em Aman, pricipalmente pelo "Holocausto" que foi o Franticídio contra os Teleri...
 
Acredito que, comparado a Morgoth Bauglir, ele jamais teria potencial para ser um Senhor do Escuro.

Seus atos no Reino Abençoado foram imperdoáveis, o Fraticidio, a ameaça Filgolfin e tudo mais que ele fez. Porém somente alguem de espirito bom e alma pura poderia poderia criar tal gemas como as Silmarills e colocar nelas a Luz das Árvores.

Feanör era sim arrogante, implacável e egoísta. Mas ela não era assim à toa, a devoção a mãe, o segundo casamento do pai e as mentiras que Melkor pôs em seu coração foram demais para que um elfo, mesmo ele sendo Feänor, filho de Finwë, suportasse. Mas os seus atos são inquestionáveis e o Juramento e a Maldição que caíram sobre ele, seus filhos e sua casa fez acontecer e tornar Feänor, o maior de todos os Elfos que viram a Luz das Árvores, ter o fim que teve.

Acho que quando se deparasse com os homens, tão grande seria seu desprezo pelos Mortais que ele nem daria bola, mas ao longo que o tempo passasse e ele visse quão vigorosos e fortes são eles na plenitude de suas vidas, que garanto que sentiria algum tipo de sentimento por eles.

Mas ressalto que os atos dele não foram pelo fato de ele adotar o "Lado Negro da Força" e sim pela decorrência dos acontecimentos de sua vida e pelas suas decisões precipitadas e irreversíveis.


Alias, lembram-se, Fëanor tinha um grade desejo de criar, mesmo desejo de Sauron, e Morgoth soube atrai-lo muito bem.

Porém, não somente Sauron e Feänor tinham desejos de criar, sei que não é a mesma coisa, mas Aulë também teve vontade de dar vida a seus pensamentos e desejos, então criou os anões. Só estou dizendo isso para lembrar que o desejo de criação são está somente na cabeça e coração de Eru Ilúvatar, e sim, apartir da Grande Música onde seu pensamento e vontade foram posto, todos os seus decendentes e gerações também tiveram as mesmas vontades.
 
No fundo, os seres dos povos livres tinham potencial para oferecer tanto frutos bons como frutos maus. Galadriel tinha medo de se tornar uma senhora terrível, Gandalf temia usar o anel... Os seres bons temiam desenvolver o potencial para a maldade.
 
Ahhhh.... se ele fosse humano eu teria total certeza de que tinha tal potencial..... mas agora.... que acabei de ler a parte da musica dos ainur no HoMes..... acho que nao... Feanor nao tem tal potencial........ depois falo mais porque que mudei de ideia.... to sem tempo


EDIT:que droga, tem como mudar seu voto???
 
Última edição:
Eol pai de Maeglin era um elfo cheio de virtudes, mas que também tinha muito raiva dos noldor.
Eol um verdadeiro artista, com grandes dons; dentro de sua realidade. Mas vejam o que ele fez: para alguns poderia parecer que só fez merda, mas fez aquilo que achou que estava certo... no final das contas morreu.

Imagine Eol ganhando todo o poder de rei e uma amplo soberania e poder bélico. Com certeza ele teria um grande potencial para praticas atos que poderiam ser caracterizados como o de um Senhor do Escuro.

Outra pessoa com grande virtude, mas que se tivesse um grande império e super poder de outrora...estou falando de Denethor, pai de Boromir. Com certeza faria coisas que até Deus duvida, e olha que ele tinha grande virtude. Suas péssimas atitudes dependendo do modo como fossem encaminhadas poderia se tornar ou ter uma bandeira de Senhor do Escuro.

Com Fëanor seria a mesma coisa. O maior dos elfos (o que eu mais gosto), mas com grande potenciar de fazer merda se a ele todo o poder fosse atribuído.
 
Fëanor era arrogante e orgulhoso, isso não posso negar, mas ele não tinha o potencial para se tornar um Senhor do Escuro.

Apesar de todos os seus atos, desencadeados pura e simplesmente por sua nata arrogância, ele era recluso por excelência e muito fixo em suas criações. Fazendo uma comparação grosseira, ele era praticamente um cientista, viviam a volta com suas invenções. E como um cientista vira uma fera quando uma idéia (invenção) sua é plageada, Fëanor virou uma fera (e com razão) quando suas Silmarills foram roubadas. Ele só as queria de volta, para voltar a sua vida de reclusão. Ele não dominaria a TM pois não tinha nem nunca teve esta intenção. E acho que é consenso geral que um Senhor do Escuro tem desejo por poder e dominação.

Alguns podem até se perguntar:
Mas e o Fëanor não tinha desejo por poder?

Tinha, pelo poder de criação, como "cientista" que era ele sentia necessidade de conhecimento, saber mais e mais, para quem sabe criar outras maravilhas. Mas, somente isso, e esse desejo não lhe coloca em direção ao "lado negro da força".

Quanto ao Denethor, acho que não cabe usá-lo como comparação a esta pergunta. Pois este, demonstrava claramente que poderia tornar-se um Senhor do Escuro. Ora ele ansiava por poder e sua maior alegria era comandar e reger Gondor. Imagine a felicidade sublime que ele teria em governar a TM. Mas, onde é que ele é comparável ao Fëanor? Aonde é demonstrado durante toda a história do Fëanor, que ele tinha alegria em governar algo? Não consigo lembrar-me de nada neste sentido....:think:


E o pior é que, além de fazer quase tudo inconsequentemente, as coisas que ele faz que são consideradas boas foram feitas só pra massagear o ego dele.
Se existia alguma intenção altruísta, estava sempre relegada ao segundo plano.

Só um bobo ou um morimbudo é capaz de fazer algo por puro altruísmo. Na maioria das vezes fazemos coisas boas para nós, ou biologicamente falando para as pessoas que compartilham genes conosco (e quanto mais genes compartilhados melhor!). Na maior parte das vezes a "intenção altruísta" está relegada ao segundo plano. Não teria Fëanor o direito de massagear o próprio ego e ser feliz? No que isso o torna ruim? Agindo ele, da forma que agiu, pelo menos temos a certeza de que ele não se tornaria certos ditadores (os quais temos aos montes de exemplo nos livros de história) que dominaram países com as desculpa de que suas ações eram baseadas no bem-estar geral. Pelo menos falso o Fëanor nunca foi.
 
Muitos estão confundindo o significado da palavra potencial. Até mesmo Eru precisava de todo o pontencial que existia. Algumas armas existem para nunca serem usadas, apenas para serem lembradas como algo que se deve evitar. Gandalf dizia que mesmo que o mundo pudesse ser beneficiado pela derrota do mal, e com isso enriquecer as pessoas, o mal ainda continuaria sendo o mal. Por isso era preciso existir esse potencial, para ser temido e evitado.

Basicamente em todos os espíritos livres, com Feanor incluído, seriam seres incompletos se não tivessem potencial para o mal. Principalmente porque uma das maiores virtudes vem do controle sobre seus impulsos malignos. Eru não era bobo. Ele era tão incomensurávelmente rico que podia conceber uma obra que desse lucro mesmo se toda a sua criação fosse contaminada.
 
Katrina Galad disse:
Só um bobo ou um morimbudo é capaz de fazer algo por puro altruísmo. Na maioria das vezes fazemos coisas boas para nós, ou biologicamente falando para as pessoas que compartilham genes conosco (e quanto mais genes compartilhados melhor!). Na maior parte das vezes a "intenção altruísta" está relegada ao segundo plano. Não teria Fëanor o direito de massagear o próprio ego e ser feliz? No que isso o torna ruim? Agindo ele, da forma que agiu, pelo menos temos a certeza de que ele não se tornaria certos ditadores (os quais temos aos montes de exemplo nos livros de história) que dominaram países com as desculpa de que suas ações eram baseadas no bem-estar geral. Pelo menos falso o Fëanor nunca foi.

Eu não usei o termo puro altruísmo, mas admito que não me expressei muito bem. É verdade que na maioria das vezes pensamos primeiro em nós, mas também pensamos nos efeitos que nossos atos terão nas vidas de terceiros. Fëanor não dava a mínima. Se se importava, era "só com a família dele", como diz o Coxinha :lol:
Ele não pensaria duas vezes quando seus interesses se conflitassem com os interesses dos outros. Tanto que chacinou os Teleri e colocou fogo nos barcos deles pra atrapalhar (ou, por que não, condenar à morte) os que estavam com Filgolfin.

É verdade também que ele fez o que fez por desejo de vingança, e não por desejo de dominar, de subjugar. Mas uma coisa poderia levar a outra. Só porque Sauron e Melkor se tornaram Senhores do Escuro de uma maneira, não quer dizer que não seja possível se tornar de outra.
 
Bom, depois de pensar muito resolvi por votar na opção SIM, acho que Fëanor tinha o potencial para fazer o mal, e em certo momento tachado de Senhor do Escuro.

Na verdade, qualquer pessoa que promova o mal, tendo ou não real consciência do ato, mesmo praticando o mal achando que está fazendo o bem, é passível de ter características "malígnas".

Vejam bem uma coisa: Na minha concepção, toda aquela matança que ocorreu contra os teleri em Aman foi um verdadeiro holocauso (me desculpem o termo). Mas porque seria um holocausto? Justamente pelo fato de que a população não era das cifras dos milhões, mas sim dos milhares, e a matança foi muito grande. Por isso, acho que grande parte da população desses elfos foi dizimada.

Essa prática de Fëanor por si só é um sinal que identifica uma maldade, uma falta de bondade de tal tamanho que se fosse possível Fëanor dizimaria toda a população do mundo em busca das gemas.
Fëanor era capaz de tudo pela busca das gemas nem que tivesse que matar seus próprios filhos e o mundo inteiro.

Mesmo que ele não tivesse a maldade em si, mas só pelo ato já o caracterizaria pelos povos da TM como Senhor do Escuro, mesmo que sua essência não fosse essa.

Veja um exemplo humano: Herumor, naquele conto da Quarta Era poderia ser considerado um Senhor do Escuro, um déspota, e ele era humano, não um ser angelical.

Assim como outros homens de Númenor poderiam ser classificados como Senhores do Escuro, mesmo sendo mortais e não tendo poderes mágicos, mas a maldade, a falta de bom senso, siso, prudência. É só ter armas, poderes para ver no que vai dar.

Já pensou se os númenorianos tivessem fixado morada em Aman? Uma vez que em força bélica não haveria como definir um vencedor, mas sim pelo poder acionado de Eru. Com certeza tais homens seriam tachados de senhores do escuro. Na própria Terra média quando os corações dos númenorianos mudaram, e iniciaram os períodos de opressão, portanto senhores do escuro.
 
Até mesmo Galadriel e Thingol teria potencial...ambos arrogantes, típicos elfos.E Eru também, embora possuindo toda a "bondade" e sendo "divino" e blá, blá, blá...
Mas, acima de tudo ele era um elfo...com defeitos e qualidades, e acredito que por ter sido criado com amor pelo pai e tal, coisa que não aconteceu com Melkor e Sauron por exemplo ( não tinham um "valor" passado por alguém que os amasse como "pai ou mãe", pelo menos eu não vejo isso na relação Ainur/ Ilúvatar ).*
Fëanor tinha qualidades de um grande líder e, acredito eu que se ele tivesse chegado a governar na TM ele seria um líder exemplar e tipicamente noldorin u.u', se é que me entendem.


* obs: visto que 90% dos vilões são/foram rejeitados por alguém ou sofreram um grande trauma.
 
Última edição:
Até mesmo Galadriel e Thingol teria potencial...ambos arrogantes, típicos elfos.E Eru também, embora possuindo toda a "bondade" e sendo "divino" e blá, blá, blá...
Mas, acima de tudo ele era um elfo...com defeitos e qualidades, e acredito que por ter sido criado com amor pelo pai e tal, coisa que não aconteceu com Melkor e Sauron por exemplo ( não tinham um "valor" passado por alguém que os amasse como "pai ou mãe", pelo menos eu não vejo isso na relação Ainur/ Ilúvatar ).*
Fëanor tinha qualidades de um grande líder e, acredito eu que se ele tivesse chegado a governar na TM ele seria um líder exemplar e tipicamente noldorin u.u', se é que me entendem.


* obs: visto que 90% dos vilões são/foram rejeitados por alguém ou sofreram um grande trauma.

Olá, Elenedhel! Eu discordo de você sobre algumas coisas. Primeiro, acho que Eru, diferentemente de Fëanor ou qualquer outro ser de Arda, era essencialmente bom, e isso o desqualifica imediatamente como Senhor do Escuro.

Quanto ao Melkor, Vilão dos Vilões, ele não se enquadra nos 90% dos vilões que você citou; Ele era ruim por "pura ruindade" mesmo (Essencialmente mau? Não sei, talvez...). O Fëanor ainda dá pra explicar (explicar, não justificar), mas o Melkor não tem salvação.
Sobre o Sauron, não sei como ele passou pro lado negro da força, ainda não cheguei nessa parte :mrgreen:

Mas uma coisa é certa, Fëanor tinha sim as qualidades de um grande líder (mais pro um Grande Líder do mal do que para um Grande Líder do bem, mas... enfim). O céu seria o limite pra ele, caso Melkor não tivesse atrapalhado tudo.
 
Excelente tópico!

Com certeza, Fëanor era o maior dos elfos, com grandes virtudes, uma inteligência fantástica, habilidades nunca antes visto.

Entretanto, ao mesmo tempo que tinha potencial para fazer coisas maravilhosas, ele tinha potencial para fazer o mal, como bem fez no franticídio dos teleri. Tinha sim, potencial para ser um Senhor do Escuro, um déspota na Terra média, guardada as devidas proporções claro, como vários usuários aqui disseram.
 
As chances de Fëanor torna-se um Senhor do Escuro são as mesmas de Tom Bombadil... ou seja, nehuma!

O elfo ODIAVA Melkor. Mesmo que Fëanor fosse escolhido como Rei dos noldor na T-m, nunca se daria luxo de aceitar qualquer comparação ou influência do Vala ou de lacaios como Sauron.
Fëanor seria, sim, um inimigo implacável de qualquer seguidor de Morgoth que encontrasse em Beleriand ou além das Ered Lindon (e aqui podemos incluir todos os homens do Leste e de Harad). E se vivesse até a Terceira Era, chutaria a bunda do Rei dos Bruxos de Angmar até Mordor.
 
Todas as vezes que peso entre bem e mal, eu lembro de uma frase que eu li somewhere, que diz que "temos os defeitos de nossas qualidades". Se somos incrivelmente de um lado, seremos tão incrivelmente do outro.

Acho que Fëanor tem seu "dark side" bem forte, assim como seu "lado bom". Penso que ele, como todo ser com esta força interior, viveria os dois lados, e esse seria seu maior tormento. Como muitos super heróis também, né? Um lado negro forte e atuante, junto com o outro bom (e na minha opinião, de muitas outras facetas...).
 
Também acredito que Feänor não se deixaria corromper pelo "lado escuro".
É certo que ele fez coisas estranhas contra muitos - algumas não devesse fazer -, mas ele teve atitude e seguiu o coração (fosse ele um pouco negro).
Mas não, ele não seria igual a Melkor.
 
Fëanor Senhor do Escuro , creio eu que não ..
Fëanor é arrogante , impulsivo , complicado e comu ja dito instavel ...

Exelente Topico e bem intrigante


^^
 
Todas as vezes que peso entre bem e mal, eu lembro de uma frase que eu li somewhere, que diz que "temos os defeitos de nossas qualidades". Se somos incrivelmente de um lado, seremos tão incrivelmente do outro.

Acho que Fëanor tem seu "dark side" bem forte, assim como seu "lado bom". Penso que ele, como todo ser com esta força interior, viveria os dois lados, e esse seria seu maior tormento. Como muitos super heróis também, né? Um lado negro forte e atuante, junto com o outro bom (e na minha opinião, de muitas outras facetas...).

Sim, isso dá a entender como ele tinha um potencial para fazer tanto o bem como o mal.

Potencial para ambos os lados....mas era um grande elfo...:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo