• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro

Fëanor, um potencial Senhor do Escuro?


  • Total de votantes
    121
Olá, Elenedhel! Eu discordo de você sobre algumas coisas. Primeiro, acho que Eru, diferentemente de Fëanor ou qualquer outro ser de Arda, era essencialmente bom, e isso o desqualifica imediatamente como Senhor do Escuro.

Quanto ao Melkor, Vilão dos Vilões, ele não se enquadra nos 90% dos vilões que você citou; Ele era ruim por "pura ruindade" mesmo (Essencialmente mau? Não sei, talvez...). O Fëanor ainda dá pra explicar (explicar, não justificar), mas o Melkor não tem salvação.
Sobre o Sauron, não sei como ele passou pro lado negro da força, ainda não cheguei nessa parte :mrgreen:

Mas uma coisa é certa, Fëanor tinha sim as qualidades de um grande líder (mais pro um Grande Líder do mal do que para um Grande Líder do bem, mas... enfim). O céu seria o limite pra ele, caso Melkor não tivesse atrapalhado tudo.

Bom, creio eu que Melkor não tinha em sua origem o mal, tanto é que no começo ele se comflitava consigo próprio...tentando se convencer de que realmente queria ajudar os Filhos e seus irmãos, o Ainur, mas esse mal ele desenvolveu...
Eru criou tudo, o bem cria, o mal não.A lógica seria essa, Eru também criador do mal e, vale lembrar que ele era bom mas era diferente de Manwë, que não entendia o mal pois ele era "puramente bom", enfim...

Aulë, Tulkas, Ulmo, Fëanor...todos eles com temperamentos fortes, diferentes da maioria dos Ainur, e no entanto cada um desenvolveu o mal dentro de si de uma maneira.Melkor, se deixou levar...Aulë não.Fëanor, apesar de tudo, também não se deixou levar, porq ue se o tivesse feito já seria um "senhor do escuro" na própria Valinor e teria suas "qualidades de vilão" desenvolvidas lá, como Melkor e Sauron, por exemplo.

Quanto ás qualidades de Fëanor, tenho certeza que eram muito mais para um líder do bem do que um líder do mal, visto que seu temperamento forte e suas atitudes são ideais para um líder exemplar, mas claro ele também errou...e sua personalidade forte não teve nada a ver com isso e sim o que lhe aconteceu, o que fizeram a ele.
 
Ontem eu estava comentando sobre o livro "O Código do Ser", de James Hillman, onde ele diz que cada um nasce com um chamado, ja traz as marcas do que virá ser. Chama isso de Daimon.

logo associei ao "Espírito de Fogo"

"Míriel passou por dificuldades na gravidez de Fëanor, ela era uma Noldor poderosa e cheia de dons que se espalhavam pela terra a sua passagem, mas o nascimento do filho lhe consumiu o espírito e o corpo de tal forma que Míriel nunca mais gerou outro filho."

e pelo visto, não ouve mais ninguém igual a ele.

"De todos os noldor, daquela época ou de épocas posteriores, tornou-se ele o de raciocínio mais sutil e de mãos mais habilidosas."

No livro, Hillman cita exemplos de pessoas que seguiram seu "chamado", e não me lembro de ter lido um caso sequer sem grandes batalhas interiores entre vozes e tormentos. De qualquer forma, o livro mostra que a energia destas pessoas transforma o mundo ao seu redor.

Acho que não era fácil "ser Fëanor".:hanhan:
 
Ontem eu estava comentando sobre o livro "O Código do Ser", de James Hillman, onde ele diz que cada um nasce com um chamado, ja traz as marcas do que virá ser. Chama isso de Daimon.

Será que há alguma relação entre o Daimon do Hillman e os Dimons de Philip Pullman na série Fronteiras do Universo (onde A Bússola de Ouro é o primeiro livro)????
 
Senhor do Escuro??

Hmmm :think:
Não, acho que não.

Como pode, se ele odiava o próprio? Ele amaldiçoou Melkor, lutou pela justiça da morte de seu pai...e as gemas que a todos corrompiam, que fez a guerra se alastrar em Beleriand, eram de sua própria criação.

Não acho que ele se corromperia para o escuro tão facilmente a ponto de ambicionar controlar o mundo se utilizando do mal. Ele não desejava isso. Poderia ser o que for: arrogante, iconsequente, teimoso, mas não era mau de coração. Não creio que ele desajasse suplantar o Senhor do Escuro estando ele mesmo em seu lugar.
 
O maior dos elfos, o mais habilidoso, o mais sagaz, o que mais enxergava longe, o mais amigo, quando alguém conseguia sua amizade, o mais fiel e destemido em seus objetivos.

Eu votei no sim, mas não no sentido de que isso era algo de seu interesse, ser o senhor de tudo e de todos, pelo contrário, ele queria era apenas retomar o que era seu por direito, mesmo que tivesse de virar o mundo de cabeça para baixo. Se ele conseguisse recuperar suas pedras ele iria viver tranquilamente na Terra média, poderia haver algum conflito com ele por meio de outros povos, mas seria um rei que ficaria na sua.

Mas seus atos em Aman, o resultado de tantas mortes contra os teleri e o abandono de seus parentes em Helcaraxe foram dígnos de serem chamados de hediondos, crimes hediondos. Todos, todas as pessoas tem potenciais para fazer o bem e o mal. Sauron tinha potencial para fazer o bem e acabou fazendo coisas boas, mas também tinha potencial para praticar o mal, e foi esse o caminho que escolheu no final das contas...

Portanto, todos tem capacidade e suas consequências podem ser consideradas como de senhores do escuro; como de senhores do bem....tudo depende de seus atos...
 
Fëanor senhor do Escuro? acho que não Fëanor podia ser mimado e impulsivo mas só queri suas joias de volta e fazia de tudo para recupera-las afinl vocês chamariam Thorin escudo de carvalho de potencial senhor do escuro? Eu não ele só queria o que lhe haviam roubado e teria coragem de encarar um grande mal como Smaug só para tentar ter oque era seu que Thorin e Fëanor eram gananciosos tenho certeza mas ambos lutavam apenas palo que lhes era de direito
 
Bom, reafirmo minha colocação de que todos tem potencial para fazer o mal, estou errado? Acho que não! E suas atitudes podem ter diferentes interpretações e visões. Assim considero o que eram as caracaterísticas de Fëanor, tanto boas quanto ruins.

Mesmo tendo votado no sim acho importante ressaltar que:

Se não fosse por Fëanor não haveria o surgimento de Númenor, não teríamos lido sobre a história do Anel, não haveria Arnor, Gondor, Elrond, Arwen, Elladan, Elrohir, Gil Galad, Isengard, Argonath, Osgiliath, ou seja, não havia o mundo da Terra média como o conhecemos.
Portanto, o Fëanor que possui características de um grande rei e ao mesmo tempo, atitudes que refletem a de um senhor do escuro pela carnificina em Aman foi o grande responsável por todas as consequêntes histórias e personagem que enriquecem o legandárium Tolkien.

A raiz do legandárium, ou da saga inicia-se em Fëanor!
 
Post bem curtinho porque eu não lembro direitinho...

Não acho que Fëanor viesse um dia a se tornar um Senhor do Escuro, tampouco um herói de filme. Ele é um anti-herói ao meu ver. De acordo com suas características já citadas, personalidade, ímpeto e afins, o mais próximo que ele poderia chegar de se tornar um 'Senhor' e inclusive um 'Senhor do Escuro', é se tornando um tirano dos tipos existentes na nossa História. Não necessariamente um Hitler que mataria pessoas diferentes dele: homens, anões e até mesmo outros elfos como fez o Führer (sim, vão citar o assassinato em massa aí mas não se enquandra neste retrato), mas talvez algo semelhante a Stalin (outro doente mental odiável). Ou um Vargas - só que mais arrogante e com "jogadas" mais abertas, sem aquela parada do povo "Oh! Amamos Vargas/Fëanor!".
Ele não seria um Sauron, Morgoth, Hitler, Júlio Cesar... Seria um... Bush o_ô
 
Fëanor, Senhor do Escuro?? Não...
Primeiro odiava Melkor que ele sim era o Senhor das Trevas do Escuro, depois ele sempre combateu contra Orcs e outras especie malignas, e tambem não tinha o poder que Melkor (um Valar) tinha, dos "dons" de Fëanor o que mais se aproxima de Melkor é o poder da fala, da conversão dos outros ao que ele pretende...
Fëanor se sobrevive-se ao ataque dos Balrogs, o seu unico objectivo seria vingar a morte do pai e recuperar os silmarils... depois se Fëanor recuperasse os silmarils ele sim poderia tornar-se em Fëanor, O Senhor da Luz, pois os silmarils continham a luz que se extinguira em laurelin e telerion.
 
Fëanor era possessivo, impulsivo, persistente, arrogante, pode-se até dizer que tinha um lado meio Gollum em relação às Silmarilli, mas definitivamente não tinha um coração maligno. Por diversas vezes, Fëanor me pareceu uma criança mimada que sempre teve tudo o que queria e que não aceita ser confrontada.

Concordo com Herr Bauer Fëanor era muito possessivo e impulsivo, mas só isso, não que tivesse propensão ao lado maligno.
 
Feanor? Um senhor do escuro? Não... não mesmo.
Por varios motivos...

Primeiro que ele não era mau em essência. Na verdade, ele deu à luz as jóias mais lindas que jamais homem, elfo e valar viram iguais. Ele não as criou em competição com as árvores, antes se inspirou nelas. A sua revolta consistia no fato de terem lhe roubado o bem mais precioso que possuía e, ao que lhe pareceu, ninguém estava disposto a fazer nada pra ajudá-lo.

Segundo é que ele era muito fraquinho comparado a Melkor ou mesmo Sauron. Tinha que, além de muito mau, ter um incrível poder pra submeter à sua autoridade criaturas como os balrogs, os dragões e etc. Por mais que ele fosse bravo, forte e queimasse dentro de si ódio devastador, tinha que ser da classe dos espíritos primários... Nem mesmo Saruman (um maiar poderoso, considerado chefe da ordem até mesmo por Gandalf, criador de um exercíto que tinha o intuito de varrer os homens do mapa e muitas outras coisas ruins) foi páreo pra competir com Sauron!

Não... Feanor não tinha vocação pra isso... como outros disseram, ele só era um menino mimado que teve o brinquedo preferido roubado! (Apesar de eu achar ele representou muito mais que isso!)

:yep:
 
Primeiro que ele não era mau em essência.
Nem Melkor, muito menos Sauron. Na obra tolkieniana, nenhum ser é essencialmente mau, todos se tornam maus. Isso não impede que pessoas virem Senhores do Escuro.

Segundo é que ele era muito fraquinho comparado a Melkor ou mesmo Sauron.
Herumor, um humano, era muito menos poderoso e foi o "sucessor" de Sauron. Fëanor era sim muito poderoso. Esgotou as forças da mãe! Ele não deveria ter um poder muito menor do que, digamos, um Balrog.
 
Acho que me expressei mau... :D

Quando digo "essencialmente" não estou falando das condições da criação desses personagens, antes do ser deles. Mesmo eles não tendo sido criados maquiavelicamente, o mau se tornou parte deles, parte do ser deles. São indivisíveis. Tanto Melkor quanto Sauron tiveram oportunidades de se redimir, mas eles, fazendo jus ao mau interior dentro deles, negaram e continuaram fazendo maldades o quanto puderam...

Mas, concordo. Feanor era muito poderoso, mas para os padrões dos Filhos de Iluvatar. Não de uma forma que pudesse competir com um Vala ou Maia!

PS: Coitada da mãe dele... :lol:
 
Mas é como eu disse: se um homem se tornou um Senhor do Escuro (mesmo em uma escala menor) por quê Fëanor não pode?
 
Eu acredito piamente que ele seria um surtado tão "bom" quanto Melkor e Sauron...

Ele se achava O melhor de todos, O mais poderoso, O injustiçado, O cheio de direitos sobre tudo... venhamos e convenhamos é o primeiro passo para o egocentrismo declarado. Junta isso a força, e ao poder de convencimento que tinha....

Agora acrescente a dúvida eterna em seu coração (todos os não puros de espírito são corruptíveis por algo ou alguém que muito queiram ou muito lhes interesse) e o enorme desejo de vingança.

Sim... ele teria grandes chances de ter sido eleito o primeiro "Sauron" se um Balrog lindo e afoguentado num tivesse crusado seu caminho!
 
Não concordo com isso não. Bem ou mal, Fëanor amava seu pai. Melkor não amava nada. Tá certo que Fëanor transformou a história dos elfos com a loucura que o tomou, mas isso foi depois que soube que seu pai estava morto e suas gemas preciosas estavam perdidas pra sempre. Ele não era invejoso, nem tinha porque ser, afinal ele era o primogênito de seu pai. Fëanor criou uma coisa boa, as Silmarils, o problema todo foi que ele não quis abrir mão delas para serem destruídas. E até um dos Valar pede para esperarem com paciência pela resposta de Fëanor quando do pedido porque ele sabia a enormidade desse pedido.
 
Eu acho que o amor leva a gente a fazer tantas burradas quanto o ódio... e ele é uma das coisas que faz a gente ser iludido, exagerado, obcecado... e isso pode nos fazer voltar tanto pro bom quanto pro mal!

"Anakin Skywalker feelings"
 
Feanör tinha características "problemáticas", que eu diria mais próximo do real, acredito sim que teria certo potencial para Senhor do Escuro. Mas quem não teria? Essa inclinação para o mal parece que nasce nos personagens feitos para o mal, ou algumas características como a de Feanör nos levam a pensar nisso; penso que qualquer um está apto pro mal. Feanör odiava Melkor, talvez até por reprimir o mal que tbm existia nele, sem falar que ele tinha um espírito indomável, um temperamento muito próprio. Mas que coisa complicada de pensar!!! Qualquer um pode ser um Senhor do Escuro, tanto o mal quanto o bem devem fazer parte dos personagens, a questão são os caminhos que possam levar a exercê-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo