Esse tipo de vegetação aberta com poucas árvores e arbustos, a presença acentuada de musgos nos troncos das árvores, o clima úmido e frio com estações do ano muito desfavoráveis para o crescimento da vegetação e o ambiente como um todo pertencem as Florestas Temperadas da Inglaterra ou se preferirem da Europa, e são estas florestas que Tolkien colocou em suas obras.
Se quiserem conhecer mais sobre as florestas da Terra Média procurem conhecer sobre as Florestas Temperadas da Europa, pois são as mesmas.
É muito interessante interpretar as florestas que Tolkien cita em suas obras, pois mostra muita semelhança com as florestas caducifólias ou Temperadas que existem na Inglaterra (país em que Tolkien passou a maior parte de sua vida). Ora, Tolkien viveu na Inglaterra e inspirou-se nas Florestas de lá, então é muito provável que ele descrevesse em suas obras as florestas Temperadas de carvalhos, faias, etc do que um Cerrado ou uma Caatinga, por exemplo, há também florestas com grandes pinheiros citadas nas obras de Tolkien.
Vejam bem, se Tolkien vivesse no Brasil na época em que esteve escrevendo suas obras, era muito provável que as florestas da Terra Média seriam muito semelhantes com a Floresta Amazônica ou com a Floresta Atlântica, ou porque não com uns Cerrados, Caatingas ou Pampas? Não podemos também se esquecer do Pantanal.