1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

´Eu vi Duendes´

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 10 Jul 2003.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Quando li O Hobbit pela primeira vez (numa velha edição de bolso publicada em 1973 pela Ballantine Books, NY), poderia jurar que vi um duende. Não. Não apenas um: um monte deles, na verdade.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    (primeiro texto do Olwë na Valinor! :cheers: )
     
  2. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Olwe, não sei se essa foi a sua inteção, mas além de dissertar sobre a denominação orc/goblin, seu texto me divertiu bastante!

    a forma como vc escreveu fopi bem leve e descontraída.. soube passar os argumentos e opiniões de uma forma que não cansou, e foi bem compreensível... parabéns, cara!
     
  3. Hal Jordan

    Hal Jordan Banned

    Hahahaha

    Ae... a xuxa tb disse que viu duendes... ou melhor... ela disse que acredita em duendes!! :lol: :lol:


    Sera q ela leu o Hobbit tb??? :roll:
     
  4. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Olwë pôs no papel essa dúvida que me perseguia a respeito de goblins e elfos, do imaginário (imagem) que Tolkien tinha sobre essas raças.

    Se bem que a pulga atrás do meu ouvido fique mais centrada nos elfos, principalmente relacionado à imagem que se tinha deles antes de Shakespeare...

    O texto é descontraído e fico muito contente que o Deriel conseguiu o seu intento, heheheh... (pegar as pessoas que são pérolas do Obras e dar incentivo a eles para escrever :wink: )
     
  5. Realmente esse texto é muito bom, e tirou uma dúvida que eu tinha também.
    Eu nunca tinha visto o termo goblin nos livros, porque eu só li as versões em português, mas no filme da Sociedade do Anel, Legolas fala em goblins na cena que eles estão entrando em Moria.
    Eu nem lembro como foi que eles traduziram na legenda, porque escutar aquilo me deixou surpreso e intrigado... :think:
     
  6. Gildor

    Gildor Usuário

    De parabéns mesmo! O Knolex escolheu bem as palavras: esse texto tá tão bem escrito, que é até uma certa surpresa ver que ele parece chegar ao final rapidamente, tão confortável que flui a leitura.

    Escreva mais, cara! :mrgreen:
     
  7. TT1

    TT1 Dilbert

    Gostei mesmo do texto !

    Nunca havia reparado nesse lance goblin x orc. :tsc:

    Altamente esclarecedor! :D
     
  8. 8-) - Tolkenianos,

    -Gosto deste tema.

    -Lembro-me mesmo de Legolas mencionando "-Goblins !!" ao verificar uma flecha em um dos corpos de Moria. Isso nos faz perceber que ele saberia a diferença entre uma flecha de um "orc" e de um tipo mais específico, um "goblin".

    -Logo, talvez, os elfos soubessem desta variação - uma vez que orcs "vieram dos elfos", e assim como os elfos em si apresentam algumas características diferentes - sendo que certas ainda pouco exploradas - também assim seria de se esperar dos orcs.

    -Bom tópico. Até mais,

    -Chaozu
     
  9. Olwë

    Olwë Usuário

    Bom...
    Obrigado!
    Eu estou impressionado com a quantidade de vezes que o texto já foi visualizado!
    Todos esses comentários... Uau.

    Knolex, Gildor, a idéia era essa sim. Pelo menos em parte... O texto foi divertido de escrever e por isso eu imaginava que seria divertido de ler também. :wink:

    Prímula, não garanto nada para agora, mas também acho esse tema dos elfos antes de Tolkien muito instigante.
    Por enquanto todo o meu tempo livre (que não é muito, infelizmente) está reservado para uma importante leitura: "Harry Potter and the Order of Phoenix" :mrgreen:
    Quem sabe logo após eu não escrevo outro ensaio... poderia ser justamente sobre essa sua pulga atrás do ouvido... :wink:

    E... Deriel, valeu pelo estímulo! :cheers:
     
  10. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ah, eu adorei o texto também. O fórum tá cheio deles, para quem mais gostou! :mrgreen:

    Geralmente são todos bem escritos. :D

    E se eu bem me lembro, eu acho que tem uma menção a "goblin" no Hobbit traduzido da MF, e se referindo a um orc. Eu acho.

    De fato, eu também acho que deveria ter sido preservada a diferença se o próprio autor assim o fez no original. Tem que se ler com mais atenção do que seria normal para perceber que há tipos de orcs, e denominações diferentes facilitaria muito.
     
  11. Olwë

    Olwë Usuário

    Eu acho bastante provavel que vc tenha razão, por dois motivos:
    1) Eu também acho que já vi isso. Acreditava que era na parte em que fala da Glamdring, mas procurei na minha versão em inglês e não achei. Talvez esteja em outro lugar...
    2) Numa das cartas o próprio Tolkien diz que tem "apenas uma referência a orcs no Hobbit".

    O engraçado é que eu não re-encontrei... :|
     
  12. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    O problema maior é que a gente ao ler demais começa a esquecer onde foi que leu... putz, faço o mesmo com artigos do JMMM...
     
  13. Ray

    Ray Lockheart

    Nhaai...parabéns pro autor, que criou coragem! :lily:
    Ficou bem legal... e eu nunca tinha nem reparado.... :P
     
  14. Nevtur

    Nevtur Usuário

    Puxa..não posto a séculos...


    Bem, ao ver o texto eu resolvi dar meu parecer:

    Na primeira vez que li O Hobbit (acho que foi na 7ª série) a edição da escola era uma beemmm antiga mesmo...a capa era uma montagem do Smaug dormindo e um desenho de um hobbit na frente (se alguém já viu a capa daquele desenho animado do SDA que é o Gandalf com uma espada e dois hobbits de costas sabe qual é...o desenho do hobbit da direita que tava na capa do livro)...
    Bem creio que a edição devia ser de 94 ou 95...sei lá... uma das antigas pq meu irmão leu O hobbit logo quando a escola adquiriu o livro e ele estudou lá faz um bom tempo...

    Essa edição do livro tinha uma linguagem bem diferente da de hj....o Bilbo ao invés de falar "O que tenho nos meus bolsos" falava "O que tenho nas minhas algibreiras" e ao invés de orcs...se escrevia DUENDES....e no início do livro tinha uma nota (que não reparei se hj em dia ainda tem) que falava algo sobre a tradução de orcs ser duendes e algo relacionado a goblins e uns outros negócios mais que não me recordo....

    Até hj eu achava que aquilo era um erro de tradução pq o SDA que eu li na mesma escola já escrevia orcs mesmo sendo de uma edição bem antiga tb...

    Bem postei isso mais para dizer que pelo menos o temo duendes não foi totalmente ignorado por aqui no começo...
     

Compartilhar