• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esqueceu o cabo? Saiba como enviar arquivos do Android para o PC sem ele

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Geralmente passamos nossas fotos e vídeos para o computador com o intuito de guardá-las e liberar espaço do smartphone, afinal o PC tem muito mais memória. Para esse processo usamos sempre o cabo USB. E se pudéssemos fazer essa transferência pela rede Wi-Fi? Seria mais fácil, não?

Os aparelhos iOS já vêm com o AirDrop, que permite a troca de arquivos entre dispositivos da Apple através do Bluetooth e do Wi-Fi. Enquanto os celulares Android não ganham essa ferramenta, podemos encontrá-la em aplicativos de terceiros.

Confira abaixo dois apps que possibilitam a transferência de arquivos do Android para o PC sem usar cabo USB.

AirMore

imagem-1-3.jpg



O aplicativo é gratuito e apenas necessita que o computador e o celular estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, ou seja, não é preciso ter o aplicativo no PC.

O AirMore faz transferência de qualquer arquivo – música, vídeo, foto, pasta… -, além de possibilitar mexer em alguns aplicativos pelo computador.

Ele funciona da seguinte maneira:
  1. Acesse a página do AirMore pelo PC.
  2. Abra o app no celular e toque em "Leia para conectar".
  3. Aponte a câmera para o QR Code da página na web.
  4. Será aberta uma página com todas as informações de seu celular.
imagem-2.png


  1. Para transferir os arquivos, basta selecionar o app que deseja na lateral da página da web. Por exemplo: "Imagens".
  2. Abrirá a página com todas as suas imagens do celular.
  3. Selecione aquelas que deseja salvar no PC e toque em "Exportar" no menu de cima.
imagem-3.png


  1. Suas imagens estarão salvas em pasta zip em "Downloads". Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e em "Extrair tudo".
Para sair do aplicativo, basta tocar em "Desconectar" no seu celular. Ou no botão de desligar no canto superior direito da tela do computador.

AirDroid

imagem-4.jpg



Outra opção é o AirDroid. Ele é gratuito, mas possui a versão Premium que engloba mais funções, como não precisar usar o mesmo Wi-Fi.

O aplicativo funciona da mesma forma que o anterior: é preciso estar conectado a rede Wi-Fi – tanto o PC quanto o celular. Você só tem que ter o aplicativo instalado no celular.

O AirDroid transfere qualquer tipo de arquivo do celular para o PC e vice-versa também.

Confira abaixo:
  1. Abra o aplicativo no celular.
  2. Toque em "Pular" caso não deseja se cadastrar.
  3. Toque em "Continuar".
  4. Toque em "Permitir" para que o app tenha acesso as devidas solicitações.
  5. Toque em "AirDroid Web".
  6. Acesse a página do aplicativo na web.
  7. No celular, toque em "Escaneie o QR Code". Aponte a câmera para o computador.
  8. Toque em "Entrar".
  9. No computador, abrirá a página com todas as informações de seu celular.
imagem-5.png


  1. Para transferir os arquivos, basta selecionar o app que deseja na lateral da página da web. Por exemplo: "Fotos".
  2. Abrirá a página com todas as suas imagens do celular.
  3. Selecione aquelas que deseja salvar no PC e toque em "Download" na parte superior direita.
imagem-6.png


  1. Suas imagens estarão salvas em pasta zip em "Downloads". Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e em "Extrair tudo".
Para sair do aplicativo, basta no botão de desligar na parte superior da tela do computador.

https://ficadica.blogosfera.uol.com...-enviar-arquivos-do-android-para-o-pc-sem-ele
 
  • Curtir
Reactions: Bel
É simples e fácil DESDE QUE não tenha um ou mais arquivos pesados que estourem o limite máximo de envio da conta.
 
Por mais que se perca algum tempo pra criar uma conta em serviços de envio de arquivos pela nuvem ou programas como esse, na hora de realizar o serviço pesado e em grande quantidade são eles que dão conta do recado. Até que os principais servidores de e-mail não resolvam ampliar e bem suas capacidades, eles sempre serão uma opção limitada.
 
Esbarrando no tópico aqui com ideias que podem ser úteis para alguém.

Uma ótima solução genérica é o Syncthing. É basicamente um Dropbox que funciona em modo peer to peer, direto entre os dispositivos, com comunicação criptografada ponta-a-ponta e sem expor os dados para ninguém na Internet. Quando PCs, celulares, etc. estão na mesma rede os dados sequer passam pela internet, então o processo todo é muito rápido.


---


Já essas são as soluções manuais que uso a frequentemente. A característica comum é que os dados nunca são expostos a terceiros (ex. Google), mas quando há uma rede envolvida não dá para esconder que há alguma informação sendo trocada e o tamanho aproximado dos dados envolvidos.

Do PC para o Android: Essa é bem mais fácil. Para todos os casos abaixo, o cenário supõe que o PC está rodando Linux -- uso uma combinação de Debian e Ubuntu nas máquinas de casa e Ubuntu nas do trabalho, não ter mais que lidar com Windows foi a melhor medida de preservação de cabelos que tive nos últimos anos (rs).

- Pela ideia do tópico o cabo já estaria fora, mas na real é o modo que eu mais uso :D

- Se é só para mandar a URL do site que estou acessando (ou um vídeo do Youtube para abrir no NewPipe, afinal vocês não usam o aplicativo padrão do YT né?), acabo usando a extensão URL to QrCode. O Firefox para Android (que vocês deviam usar no lugar do Chrome de qualquer forma) já tem um leitor de QRcodes embutido.

- Se o arquivo é pequeno, vai por Bluetooth mesmo;

- Se o arquivo é grande, eu mando por Wifi na rede local. Eu basicamente subo um servidor web (thttp) no diretório onde estão os arquivos (tenho um alias para isso, basta um comando no shell e ele está rodando com uma configuração padrão: alias start-thttpd-here='echo "Rodando thttpd neste diretório, porta 8080."; thttpd -p 8080 -dd . -D'). Já tenho um favorito no navegador do celular apontando para o endereço de cada uma das máquinas de casa e do trabalho).



Do Android para o PC não é muito diferente, algumas ideias:

- Cabo! Sério, faz muito tempo que eu não esqueço um;

- Bluetooth para arquivos pequenos, trechos de texto (que viram um arquivo HTML no outro lado), etc.

- Essa ideia de mandar um email para mim mesmo não é tão zoeira assim, eu faço para trechos de texto, anotações, etc. quando estou longe do PC e quero pegá-los depois sem risco de esquecer. A diferença é que eu criptografo o texto no formato PGP usando o OpenKeychain -- eu nunca consegui convencer ninguém a usar PGP ou GnuPG para isso, 100% dos emails criptografados que recebi recentemente são meus mesmo :humpf:

- Google Drive funciona bem para arquivos grandes. PGP/GnuPG/OpenKeychain/etc. também são importantíssimos aqui e já tem muitos anos que tomo o cuidado de nunca colocar arquivos não-criptografados nesses serviços -- ao menos quando os arquivos são para mim mesmo, é mais complicado quando a ideia é mandar o arquivo para uma pessoa que não é versada em segurança, mas sempre tem a solução (ruim) de compactar os arquivos em um 7z com senha e enviar essa senha por algum outro caminho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo