• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Esqueceu o cabo? Saiba como enviar arquivos do Android para o PC sem ele

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Geralmente passamos nossas fotos e vídeos para o computador com o intuito de guardá-las e liberar espaço do smartphone, afinal o PC tem muito mais memória. Para esse processo usamos sempre o cabo USB. E se pudéssemos fazer essa transferência pela rede Wi-Fi? Seria mais fácil, não?

Os aparelhos iOS já vêm com o AirDrop, que permite a troca de arquivos entre dispositivos da Apple através do Bluetooth e do Wi-Fi. Enquanto os celulares Android não ganham essa ferramenta, podemos encontrá-la em aplicativos de terceiros.

Confira abaixo dois apps que possibilitam a transferência de arquivos do Android para o PC sem usar cabo USB.

AirMore

imagem-1-3.jpg

O aplicativo é gratuito e apenas necessita que o computador e o celular estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, ou seja, não é preciso ter o aplicativo no PC.

O AirMore faz transferência de qualquer arquivo – música, vídeo, foto, pasta… -, além de possibilitar mexer em alguns aplicativos pelo computador.

Ele funciona da seguinte maneira:
  1. Acesse a página do AirMore pelo PC.
  2. Abra o app no celular e toque em "Leia para conectar".
  3. Aponte a câmera para o QR Code da página na web.
  4. Será aberta uma página com todas as informações de seu celular.
imagem-2.png

1. Para transferir os arquivos, basta selecionar o app que deseja na lateral da página da web. Por exemplo: "Imagens".
  2. Abrirá a página com todas as suas imagens do celular.
  3. Selecione aquelas que deseja salvar no PC e toque em "Exportar" no menu de cima.
imagem-3.png

1. Suas imagens estarão salvas em pasta zip em "Downloads". Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e em "Extrair tudo".
Para sair do aplicativo, basta tocar em "Desconectar" no seu celular. Ou no botão de desligar no canto superior direito da tela do computador.

AirDroid

imagem-4.jpg

Outra opção é o AirDroid. Ele é gratuito, mas possui a versão Premium que engloba mais funções, como não precisar usar o mesmo Wi-Fi.

O aplicativo funciona da mesma forma que o anterior: é preciso estar conectado a rede Wi-Fi – tanto o PC quanto o celular. Você só tem que ter o aplicativo instalado no celular.

O AirDroid transfere qualquer tipo de arquivo do celular para o PC e vice-versa também.

Confira abaixo:
  1. Abra o aplicativo no celular.
  2. Toque em "Pular" caso não deseja se cadastrar.
  3. Toque em "Continuar".
  4. Toque em "Permitir" para que o app tenha acesso as devidas solicitações.
  5. Toque em "AirDroid Web".
  6. Acesse a página do aplicativo na web.
  7. No celular, toque em "Escaneie o QR Code". Aponte a câmera para o computador.
  8. Toque em "Entrar".
  9. No computador, abrirá a página com todas as informações de seu celular.
imagem-5.png

1. Para transferir os arquivos, basta selecionar o app que deseja na lateral da página da web. Por exemplo: "Fotos".
  2. Abrirá a página com todas as suas imagens do celular.
  3. Selecione aquelas que deseja salvar no PC e toque em "Download" na parte superior direita.
imagem-6.png

1. Suas imagens estarão salvas em pasta zip em "Downloads". Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e em "Extrair tudo".
Para sair do aplicativo, basta no botão de desligar na parte superior da tela do computador.

https://ficadica.blogosfera.uol.com...-enviar-arquivos-do-android-para-o-pc-sem-ele

• Curtir
Reactions: Bel
Por mais que se perca algum tempo pra criar uma conta em serviços de envio de arquivos pela nuvem ou programas como esse, na hora de realizar o serviço pesado e em grande quantidade são eles que dão conta do recado. Até que os principais servidores de e-mail não resolvam ampliar e bem suas capacidades, eles sempre serão uma opção limitada.

Esbarrando no tópico aqui com ideias que podem ser úteis para alguém.

Uma ótima solução genérica é o Syncthing. É basicamente um Dropbox que funciona em modo peer to peer, direto entre os dispositivos, com comunicação criptografada ponta-a-ponta e sem expor os dados para ninguém na Internet. Quando PCs, celulares, etc. estão na mesma rede os dados sequer passam pela internet, então o processo todo é muito rápido.

---

Já essas são as soluções manuais que uso a frequentemente. A característica comum é que os dados nunca são expostos a terceiros (ex. Google), mas quando há uma rede envolvida não dá para esconder que há alguma informação sendo trocada e o tamanho aproximado dos dados envolvidos.

Do PC para o Android: Essa é bem mais fácil. Para todos os casos abaixo, o cenário supõe que o PC está rodando Linux -- uso uma combinação de Debian e Ubuntu nas máquinas de casa e Ubuntu nas do trabalho, não ter mais que lidar com Windows foi a melhor medida de preservação de cabelos que tive nos últimos anos (rs).

- Pela ideia do tópico o cabo já estaria fora, mas na real é o modo que eu mais uso :D

- Se é só para mandar a URL do site que estou acessando (ou um vídeo do Youtube para abrir no NewPipe, afinal vocês não usam o aplicativo padrão do YT né?), acabo usando a extensão URL to QrCode. O Firefox para Android (que vocês deviam usar no lugar do Chrome de qualquer forma) já tem um leitor de QRcodes embutido.

- Se o arquivo é pequeno, vai por Bluetooth mesmo;

- Se o arquivo é grande, eu mando por Wifi na rede local. Eu basicamente subo um servidor web (thttp) no diretório onde estão os arquivos (tenho um alias para isso, basta um comando no shell e ele está rodando com uma configuração padrão: alias start-thttpd-here='echo "Rodando thttpd neste diretório, porta 8080."; thttpd -p 8080 -dd . -D'). Já tenho um favorito no navegador do celular apontando para o endereço de cada uma das máquinas de casa e do trabalho).

Do Android para o PC não é muito diferente, algumas ideias:

- Cabo! Sério, faz muito tempo que eu não esqueço um;

- Bluetooth para arquivos pequenos, trechos de texto (que viram um arquivo HTML no outro lado), etc.

- Essa ideia de mandar um email para mim mesmo não é tão zoeira assim, eu faço para trechos de texto, anotações, etc. quando estou longe do PC e quero pegá-los depois sem risco de esquecer. A diferença é que eu criptografo o texto no formato PGP usando o OpenKeychain -- eu nunca consegui convencer ninguém a usar PGP ou GnuPG para isso, 100% dos emails criptografados que recebi recentemente são meus mesmo :humpf:

- Google Drive funciona bem para arquivos grandes. PGP/GnuPG/OpenKeychain/etc. também são importantíssimos aqui e já tem muitos anos que tomo o cuidado de nunca colocar arquivos não-criptografados nesses serviços -- ao menos quando os arquivos são para mim mesmo, é mais complicado quando a ideia é mandar o arquivo para uma pessoa que não é versada em segurança, mas sempre tem a solução (ruim) de compactar os arquivos em um 7z com senha e enviar essa senha por algum outro caminho.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back