• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escritores mais conhecidos por seus pseudônimos

Chatov

Usuário
Você, leitor, por acaso já ouviu falar em Eric Blair, Charles Dodgson, Ricardo Basoalto, Samuel Clemens ou Henri-Marie Beyle? Não? Tem certeza? Talvez você já tenha até lido algum livro dessas pessoas. É que alguns escritores ficaram mais conhecidos por seus pseudônimos do que por seus próprios nomes, conforme veremos adiante:


1º - George Orwell

george-orwell.jpg



Pseudônimo: George Orwell
Nome Verdadeiro: Eric Arthur Blair

O autor dos clássicos livros 1984 e A Revolução dos Bichos chamava-se na verdade Eric Arthur Blair, e não George Orwell como ficou mundialmente conhecido. Curiosamente, o escritor foi enterrado com o seguinte epitáfio: “Here lies Eric Arthur Blair, born June 25, 1903, died January 21, 1950" ("Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido em 25 de Junho de 1903, falecido em 21 de Janeiro de 1950”), não sendo feita nenhuma alusão ao pseudônimo famoso.


2º - Lewis Carroll

Lewis+Caroll.jpg


Pseudônimo: Lewis Carroll
Nome Verdadeiro: Charles Lutwidge Dodgson

Lewis Carroll escreveu aquele que viria a ser tornar um dos livros favoritos de todo pseudointelectual/Cult: Alice no País das Maravilhas. Apesar de nunca ter escrito sobre mamilos, seu nome está costumeiramente envolto em polêmica, posto que pesam sobre o autor severas acusações de pedofilia. É que o mesmo tinha como “passatempo” desenhar ou fotografar meninas seminuas, com a permissão da mãe.

3º - Mark Twain

Twain.jpg


Pseudônimo: Mark Twain
Nome Verdadeiro: Samuel Langhorne Clemens

Mark Twain foi um escritor estadunidense autor dos clássicos livros As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn. Pouca gente sabe, mas, na verdade, ele se chamava Samuel Langhorne Clemens.


4º - Pablo Neruda

Neruda.jpg


Pseudônimo: Pablo Neruda
Nome Verdadeiro: Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto

O poeta chileno resolveu adotar o pseudônimo Pablo Neruda em homenagem ao escritor checo Jan Nepomuk Neruda. Posteriormente o escritor conseguiu legalmente a modificação de seu nome para o pseudônimo que usou durante toda a sua vida.

5º - Stendhal

Stendhal.jpg


Pseudônimo: Stendhal
Nome Verdadeiro: Henri-Marie Beyle

Stendhal foi o apenas um e o mais famoso dos pseudônimos usados pelo escritor francês Henri-Marie Beyle. Conhecido mundialmente pelo livro O Vermelho e o Negro, o autor não gozou de muita popularidade em vida, somente sendo reconhecido – como ele próprio previra -, no início século XX.

6º - Ferreira Gullar

Gullar.jpg



Pseudônimo: Ferreira Gullar
Nome Verdadeiro: José Ribamar Ferreira

Segundo o próprio autor: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Dasciqunta Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome".

7 º - Miguel Torga

Miguel+Torga.jpg



Pseudônimo: Miguel Torga
Nome Verdadeiro: Adolfo Correia da Rocha

Miguel Torga foi um dos maiores escritores portugueses do século passado. O pseudônimo famoso foi criado aos 27 anos. O “Miguel” é uma deferência aos escritores espanhóis Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. O “Torga”, por sua vez, é uma planta brava da montanha, que nasce sobre as rochas.

8º - Anne Rice

Anne+Rice.jpg



Pseudônimo: Anne Rice
Nome Verdadeiro: Howard Allen O'Brien

Anne Rice é uma escritora estadunidense famosa pelos seus livros sobre vampiros, como, por exemplo, as obras Entrevista com o Vampiro e a Rainha dos Condenados, ambos já adaptados para o cinema. A própria autora escolheu “Anne” como primeiro nome, ao entrar na escola. O “Rice” decorre do sobrenome do seu primeiro marido, o também escritor Stan Rice.

9º - George Sand

Sand.jpg



Pseudônimo: George Sand
Nome Verdadeiro: Amandine Aurore Lucile Dupin

George Sand foi uma escritora francesa, considerada por muitos como uma das precursoras do movimento feminista. O pseudônimo foi lhe dado pelo o escritor Jules Sandeau, um de seus inúmeros amantes.

10º - Voltaire

Voltaire.jpg



Pseudônimo: Voltaire
Nome Verdadeiro: François Marie Arouet

Voltaire foi um dos maiores pensadores iluministas. Passou a história pelas críticas que fez aos regimes absolutistas europeus, bem como pelas duras críticas a Igreja Católica. Um dos maiores críticos de toda história da Igreja Católica, o escritor, por ironia do destino (ou desejo de sua família) foi enterrado na Abadia de Scellieres. Após a Revolução Francesa, contudo, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris, onde permanece até hoje.
 
Anne Rice - Howard Allen O'Brien? Freaking weird! Pra mim Howard era nome somente masculino. Os pais trollaram a filha...
 
Contribuindo:

Molière:

Moli%C3%A8re_-_Nicolas_Mignard_%281658%29.jpg


Pseudônimo: Molière.
Nome Verdadeiro: Jean-Baptiste Poquelin


Considerado como o maior comediógrafo do ocidente, e dono de obras primas como O Tartufo ou O Misantropo, Molière foi também um grande ator e um renomado encenador, conhecido por sua rigorosidade e tendo encenado peças de ilustres contemporâneos como Racine. Era um crítico dos vícios, dos costumes e não das pessoas em si: mas, apesar de seus propósitos não envolverem indivíduos, algumas de suas peças foram duramente criticadas e censuradas, como O Tartufo, que, de 1664 até 1669 possuiu um período de graves censuras por parte da igreja.
 
O nomezinho do Neruda, hein ô... Vá se ferrar!
:taco:
 
O Ondjaki e o Pepetela também são pseudônimos.
Mas estou com preguicite aguda de pôr fotinhos e descrição. :envergonhado:
 
Nossa, tem gente aí que eu nem sabia que o nome que eu conhecia era um pseudônimo (Anne Rice e Voltaire, principalmente).



Daniel Handler, autor de Desventuras em Série, é bem mais conhecido como Lemony Snicket.
 
platão tb é pseudônimo, uma referência aos ombros, omoplatas, platos, largos.

o nome verdadeiro dele é arístocles.
 
Tirso de Molina:

Fray_Gabriel_T%C3%A9llez%2C_Tirso_de_Molina.jpg


Pseudônimo: Tirso de Molina.
Nome Verdadeiro: Fray Gabriel Téllez.


Grande poeta e dramaturgo barroco espanhol, foi o responsável por imortalizar pela primeira vez o personagem Don Juan ("El burlador de Sevilla" e "Don Gil", em especial a primeira).

P.S.: 1.500 posts \o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo