• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que aprendi com escritores que escrevem mal

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
O que aprendi com escritores que escrevem mal
Como a literatura de má qualidade pode nos ensinar a escrever melhor
Valter Nascimento in Blog do Valter
Oct 26, 2017 · 7 min read

Todo escritor busca aprendizado com os grandes nomes da literatura. Como criar personagens como Proust ou como narrar cenas de ação como [George] R. R. Martin. O que pouca gente sabe é que literatura ruim nos ensina, e muito!

Durante três anos editei a então extinta [!?] revista Grafia, aqui mesmo no Medium. O trabalho como editor foi uma experiência gratificante, na qual conheci muitos autores talentosos e também outros nem tão talentosos assim.

Ainda hoje participo regularmente de fóruns, sites de troca de ideias entre escritores e grupos de Facebook. Confesso que estou quase sempre mais interessado em ler os textos ruins e sem likes que os de qualidade. Aprendi que nos textos ruins existe um antídoto para a falta de originalidade. Me fascina o fato que muitos autores optem pelo clichê no lugar de criar sua própria narrativa — afinal você é escritor, pode criar qualquer coisa!

1_veVuXB2YVZldGy7Lfhu4Hg.jpeg

Eu queria ter essa entrega, essa auto-estima de acreditar que posso escrever tudo, até mesmo um romance de zoofilia jurássica. Foto: Amazon.

Espíritos, monstros e dinossauros