• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Escritor irlandês Paul Lynch vence o Booker Prize 2023

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

Escritor irlandês Paul Lynch vence o Booker Prize 2023​

PUBLISHNEWS, TALITA FACCHINI, 28/11/2023

Autor foi premiado pelo romance 'Prophet song' (Oneworld), sobre uma mãe forçada a fazer o que for preciso para manter a sua família unida

Paul Lynch | © Basso Cannarsa

Paul Lynch | © Basso Cannarsa

O autor irlandês Paul Lynch venceu o Booker Prize 2023 – prêmio que consagra a melhor obra de ficção escrita em inglês no Reino Unido ou Irlanda – com a obra Prophet song (Oneworld), sobre uma mãe é forçada a fazer o que for preciso para manter a sua família unida.

O anúncio foi feito no último domingo (26) e segundo os jurados, a obra “é um triunfo da narrativa emocional, estimulante e corajosa. Com grande vivacidade, Prophet song capta as ansiedades sociais e políticas do nosso momento atual. Os leitores acharão isso comovente e verdadeiro, e não esquecerão tão cedo seus avisos”, comentaram.

Paul demorou quatro anos para escrever o livro. Na história, a cientista e mãe de quatro filhos Eilish Stack atende a porta de sua casa em uma noite chuvosa em Dublin e encontra a dois agentes da recém-formada polícia secreta da Irlanda querendo falar com seu marido.

MjpvhW42sqYrhyPhDwMDLMkl5lr0QSNajNPzYmoCULXBFjNVvJpKLlLJ6V01U7kiQ7DL5qYkRUXXbw9i.jpg


A Irlanda está nas garras de um governo que está prestes a evoluir para a tirania e Eilish se vê apanhada na lógica do pesadelo de uma sociedade em colapso – atacada por forças imprevisíveis fora do seu controlo e forçada a fazer o que for preciso para manter a sua família unida.

“Eu estava tentando ver o caos moderno. A agitação nas democracias ocidentais. O problema da Síria – a implosão de uma nação inteira, a escala da sua crise de refugiados e a indiferença do Ocidente. A invasão da Ucrânia nem sequer tinha começado. Não consegui escrever diretamente sobre a Síria, por isso trouxe o problema para a Irlanda como uma simulação”, disse Lynch sobre a inspiração para escrever o livro.

Na última semana, um ataque a facadas nas imediações de uma pré-escola gerou protestos em Dublin. Três crianças ficaram feridas. Segundo a polícia, o ataque é de autoria de uma "facção completamente lunática motivada por ideologia de extrema direita".

Lynch leva para casa o prêmio de £ 50 mil.
 
O escritor tem cara de ser alguém profundamente deprimido, antissocial, odeia gente, ama animais, gótico, só ouve música triste, só sai para comprar alimentos... acho que eu seria amiga dele.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo