• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Epitáfios Literários

Chatov

Usuário
Pessoal, fiz uma listinha de epitáfios de escritores em meu blog e gostaria de compartilhar com vocês. Nela, não coloquei nenhum autor brasileiro, posto que não consegui achar nenhuma imagem que comprovasse a existência de tais epitáfios (Como, por exemplo, o do Álvares de Azevedo, que supostamente seria: "Foi poeta - sonhou - e amou na vida"). Assim, caso alguém possua alguma informação mais concreta sobre algum epitáfio de escritores brasileiros, ou mesmo conheça algum epitáfio legal de escritores estrangeiros, sinta-se à vontade para compartilhar.


Epitáfios são frases escritas sobre lápides ou túmulos para homenagear, descrever ou simplesmente exprimir um último desejo das pessoas ali sepultadas. Não se sabe bem ao certo como e quando esse costume surgiu, mas é certo que o mesmo já existe desde tempos imemoriais, conforme vemos nos túmulos dos grandes imperadores antigos. Entre os escritores essa prática também é relativamente comum. Selecionei alguns dos mais famosos e interessantes para mostrar a vocês.


William Shakespeare

Shakespeare+-+Grave.jpg


Na lápide do poeta e dramaturgo inglês está escrito o seguinte epitáfio:

"Amigo, evite, por Jesus sagrado. De cavar o pó aqui enterrado. Abençoado quem poupar estes destroços. E amaldiçoado quem mover meus ossos".

John Keats

T%25C3%25BAmulo+Keats.jpg


John Keats foi um poeta romântico inglês, considerado o último poeta romântico de seu país (e nós brasileiros nos contendo com o Lulu Santos, francamente). Morreu na Itália, aos 25 anos, vítima de tuberculose. Em seu túmulo está escrito:

"Esta sepultura contém tudo o que era mortal, de um Jovem Poeta Inglês, que em seu leito de morte, na amargura do seu coração, sob os olhares de seus inimigos, desejou que fossem escritas estas palavras em seu túmulo: Aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água".

Fiódor Dostoiévsk


L%25C3%25A1pide+Dosto.jpg



Fiódor Dostoiévski, figurinha carimbada deste blog, foi um escritor russo, autor de vários dos maiores clássicos da história da humanidade, como Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov. Em sua lápide está escrito os seguintes versos do Evangelho de São João (Cap. XII, 24), que também serviram de subtítulo para o seu último romance, o já citado Os Irmãos Karamazov:

"Em verdade, em verdade vos digo: a semente de trigo caída na terra, se não morrer, ficará infecunda, mas, se morrer, produzirá muitos frutos."

Charles Bukowski

bukowski+grave.jpg



Charles Bukowski foi um escritor norte-americano de origem alemã dono de um estilo inconfundível, marcadamente coloquial, até mesmo obsceno, com descrições de coisas banais, como porres e relacionamentos baratos. Na lápide do "Velho Safado" encontramos os seguintes dizeres:


"Não tente".

Virginia Woolf

Virginia+Woolf.jpg



Virginia Woolf foi uma escritora, ensaísta e editora inglesa, considerada um dos maiores nomes do modernismo. Acometida por uma grave depressão, suicidou-se em 1941. Possui, na humilde opinião deste que vos fala, o mais belo epitáfio dentre os escritores aqui mencionados. Em seu túmulo podemos encontrar a seguinte frase:

"Contra ti me arremessarei, invencível e persistente, ó Morte"

Edgar Allan Poe

Edgar+Alan+Poe.jpg


Edgar Allan Poe foi um escritor norte-americano que, juntamente com Júlio Verne, é considerado um dos criadores do gênero literário ficção científica. Sua obra, marcada pelo suspense, continua a influenciar até hoje os grandes escritores do gênero. Em sua lápide está escrito os seguintes versos, retirados de sua obra mais famosa, o poema O Corvo:


"Disse o corvo, 'Nunca mais'."

Primo Levi

Grave.jpg


Primo Levi é outra figurinha carimbada deste blog. Durante a 2ª Guerra Mundial, o festejado escritor italiano, que era judeu, foi prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz. Em sua lápide está escrito o número que usou durante o período em que esteve preso:

"174517"

Emily Dickinson

Dickson+Grave.jpg



Foi uma renomada poetisa norte-americana. Em sua lápide está escrito:


"Chamada de volta".

H. P. Lovecraft


lovecraft+grave.jpg


Howard Phillips Lovecraf foi um celebrado escritor norte-americano do gênero suspense e terror. Grande parte do seu trabalho foi inspirado pelos seus constantes pesadelos. Assim como Edgar Allan Poe, de quem era admirador confesso, é considerado um dos maiores autores do gênero terror/ficção científica. Stephen King já se referiu a ele como "o maior praticante do século XX do conto de terror clássico". Em sua lápide o escritor, nascido em Providence, estado americano de Rhode Island, presta uma homenagem a sua cidade natal, podendo se ler a seguinte frase:

"Eu sou Providence".

Arthur Conan Doyle

Arthur+Conan+Doyle+Grave.jpg


Arthur Ignatius Conan Doyle foi um escritor britânico, mais conhecido por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. Em sua lápide está escrito os seguintes dizeres:

"Verdadeiro aço. Lâmina afiada".
 
O possível epitáfio do Virgílio, escrito por ele mesmo, é também interessante: Mantua me genuit; Calabri rapuere; tenet nunc Parthenope; cecini pascua, rura, duces ("Mântua gerou-me; a Calábria arrebatou-me; agora possui-me / Partenope (Nápoles): cantei as pastagens, os campos, os heróis", conforme propõe o autor deste blog).
 
Epitáfio de Rainer Maria Rilke:

rilkes-grave2.jpg


Rosa, ó pura contradição, volúpia
De ser o sono de ninguém sob tantas
Pálpebras.


(tradução: Manuel Bandeira)

Só digo uma coisa: :grinlove:

E apenas ressaltando que o epitáfio era um gênero literário na antiguidade (de certo modo nunca deixou de ser), como o Epitáfio de Seikilos, ou epitáfios de poetas antigos como Simônides, ou poetas modernos como Kaváfis. Mas esse não é bem o assunto do tópico... Mais curiosidade mesmo. Antigamente o pessoal versificava pra tudo... Todo mundo era cordelista em potencial.
 
Um epitáfio que acho muito legal é o do roteirista e cineasta Billy Wilder.

Num de seus filmes (a maravilhosa comédia, Quanto Mais Quente Melhor), dois músicas de Jazz, para fugirem de mafiosos, se disfarçam como mulheres, e entram para uma banda feminina. Pois bem: um dos músicos também se fantasia de milionário, e tenta conquistar a personagem vivida por Marylin Monroe; o outro músico começa a ser cortejado por um outro ricaço (um velho safado e tarado, muito engraçado). No fim do filme, o ricaço tarado está propondo casamento para um dos músicos disfarçados (ele acha que trata-se de uma mulher), e o pobre músico tenta repelir sua proposta com várias desculpas ("Eu fumo e sua mãe não gosta de fumantes", "Eu não sou uma loira natural" "O vestido de sua mãe não vai servir em mim"). Por fim, irritado, o rapaz tira sua peruca, para de forçar a voz para que fique fina, e enfim diz: "Não posso casar com vc por que sou um homem", ao que o velho tarado responde: "Ninguém é perfeito".

Essa frase causou muitas risadas ao longo dos anos, e Wilder, ao morrer, teve como epitáfio a seguinte frase: Ver anexo 11752

"Billy Wilder. Eu sou um escritor, mas afinal ninguém é perfeito."

kkkkkkkkkk. Morro de rir com essa frase; nós escritores somos muitas vezes uns chatos mesmo...kkkkk

Eis o link da cena final de Quanto Mais Quente Melhor (o título original é Some Like it Hot):
http://www.youtube.com/watch?v=qWS2NVX6VP0

Abraços, Matheus.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo