• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em defesa de uma 'ciência da Terra-média'

Também tem um detalhe importante que eu quero abordar mais pra frente: a filologia.

A filologia é o mais perto de que se chega de uma ciência "exata" entre as humanidades. As regras de transformação de pronúncia e sintaxe ao longo dos séculos, e a maneira de inferir parentesco entre as línguas, são muito bem compreendidas e funcionam de forma surpreendentemente regular em todas as línguas do planeta.

O que o Tolkien fez foi pegar essas regras inferidas cientificamente e aplicá-las nas línguas ficcionais delas. É literalmente a ciência a serviço da ficção -- uma forma insuspeita e muito bem embasada de ficção científica.

Abraços a todos,
 
primeiro: amei esse artigo! parabéns, cisne! vc é vc... rs... nem falo muito sobre isso...

segundo: interessante demais pensar em como o professor pôde misturar fantasia e realidade em sua mitologia... nunca parei pra pensar nestes aspectos "científicos", mas me surpreendeu, e estou aflita pela continuação!

terceiro: alguém aí em cima disse que não concorda... bom... ok... mas que fique claro que a intenção deste artigo não é nos convencer de que a obra de tolkien é pura e simplesmente científica, mas sim que tolkien quis incorporar aspectos da realidade, cientificamente comprovados, para seus personagens, sua geografia, suas culturas... perfeito! perfeitíssimo!

quarto: e graças à eru ele não descartou a história de origem do sol e da lua, tão lindamente descritas no silmarillion... aí sim: se tolkien realmente começasse a chafurdar demais em sua obra, e quisesse acertá-la, creio que ficaria algo chato...
 
Cisne, você escrve muito bem...A idéia é muito boa. Vou gostar de acompanhar os artigos.

Já lhe dou os parabéns pelo primeiro. :D
 
excelente artigo e quanto aos comentários de ser impossível estudar o mundo de Tolkien sob um prisma eminentemente científico...Filologia é uma ciência e Tolkien criou todo o legendarium como pano de fundo histórico para as linguas élficas...Arda transborda ciência, só que de uma maneira sutil e principalmente sem o excesso de máquinario mesmo pq Tolkien abominava isso ;)
 
Opa tudo bom pessoal? Sou novo aqui postando, mas ja leio a um bom tempo o site Valinor e o Fórum! Fiz este cadastro a algum tempo mas ainda não havia me manifestado eahuhea!!!

Achei excelente o artigo! Apesar de eu ter uma ideia um pouco diferente quanto a "ciencia" em Arda; Na minha opnião como Arda foi criada pelos Valar (apesar de isso ser só sub-entendido) tem também um poder, e como Arda foi criada por todos os Valar, de certa forma ela é mais poderosa do que qualquer Valar em especial (tanto que nenhum valar conseguiu mudar ela por inteira) sendo só menos poderosa que Eru! (ou igual se todos os Valar tiverem o mesmo poder de Eru ja que são na verdade ele dividido em varios)...

Então o que acontece é que a "ciencia" de Arda na verdade é apenas o seu poder sendo aplicado e respeitado por todos que vivem nela! Podemos analisar também isto levando em conta Radagast; Ele "se apaixona" pelos animais e a natureza contida em Arda, assim com outros Maiar como Sauron por exemplo que se sentiu atraido por poder de Melkor.

Sobre a técnologia eu acho isso muito interessante, é legal perceber que Tolkien deixa até talvez meio claro que quem "segurava" a mente dos homens eram os Elfos, pois eles eram extremamente tradicionalistas (não de uma forma pejorativa claro como ja falaram), mas conheciam muitos encantos antigos que substituiam a nossa técnologia real, como na area de medicina por exemplo; E o que acontece é que eram eles que mantinham na mente dos homens que aquilo existia, depois que todos eles fossem embora o que sobraria aos homens seriam apenas papeis e como os homens não são eternos, as lembranças e os papéis, vão se modificando com o tempo, vão virando mitos, lendas... (um exemplo disso é a cidade em cima do lago, onde muitos acreditavam que a existencia de Smaug era apenas uma lenda, pois nem os Elfos que ali perto moravam iam se certificar se era uma lenda ou realidade)

Eu imagino que um mundo onde os encantos e a magia sejam comuns, muita da nossa técnologia seria desnecessaria, imaginem um mundo onde nós pudessemos voar, não teria logica inventar o Avião ou o Carro por exemplo, a não ser por conforto (caso o método de voo seja desconfortavel e cansativo)!

eahuae não sei se falei muita besteira galera mas se tiver falado por favor me corrijam!! mas isso é parte do que consegui subtrair das três obras de Tolkien que eu li: SdA, O Hobbit e O Silmarillion; Estou começando a ler Contos Inacabados só agora heauhae!!

Abração galera!
 
Artigo realmente muito interessante...
Acredito que Tolkien fez isso sim, pelo simples fato de querer criar um mundo mais real para quem lê os seus trabalhos todos sabemos que é um mundo de fantasia como Nómin disse, mas justamente pelos detalhes podemos estudar a ciência presente nas obras.
Alguns autores têm a necessidade de detalhes em seus livros como Balzac, é claro q estou dando um exemplo extremista, pois os romances de ambos não podem ser comparados, mas quero chegar à precisão como são feitos e na relação indireta com a vida deles como já colocado em outros tópicos.
Acho um tanto impossível uma pessoa afastar completamente os acontecimentos a sua volta. Se a ciência da época permitia ele chegar mais perto,quem sabe de uma perfeição que criaria aos leitores uma sensação de realidade pq não usá-la?
 
Excelente artigo, Imrahil!!!

Sempre imaginei que Tolkien não fosse alheio a ciência e ao desenvolvimento científico quando lia sua obra e entrava em contato com informações de que ele, na obsessão por deixar tudo "crível", ou tudo que fosse possível pelo menos, consultava manuais de marcha e cartas (mapas) usados pelo Exército Britânico para estimar o tempo que seus personagens lavariam caminhando sobre os mais variados relevos. Sem falar nas horas que o Mestre deve ter gasto desenvolvendo e detalhando mapas da Terra-média, traçando genealogias, e até os intervalos precisos de dias seguindo as fazes da Lua. Também não esquecendo de como, tanto a flora quanto a fauna, vão se modificando conforme a latitude pecorrida pelos personagens em O Senhor dos Anéis.

Também me lembrou uma discussão que tivemos no ótimo tópico criado por sindar princess (na verdade foi ela quem me chamou a atenção para essa relação com o seu artigo) sobre as "velas" ou luzes e a preservação dos corpos dos guerreiros nos Pântanos Mortos. Por mais que possa haver, e certamente há, magia (negra?) por trás dos "mistérios" dos Pântanos, não pude deixar de chamar a atenção, assim como outros fizeram, para o fato ou possibilidade de as luzes ou "velas" serem fogo fátuo, ocorrido pela combustão dos gases liberados pela decomposição de matéria orgânica. E a preservação dos corpos existir por meio de elementos liberados pela vegetação dos brejais, como ocorreu com os corpos dos Homens dos Pântanos (da Idade do Bronze e do Ferro) encontrados pela Europa Ocidental desde o início do século XIX. Apesar da magia encontrada na obra de Tolkien, a sutíl magia, fica muito claro que o Mestre deve ter usado do conhecimento científico para elaborar seu vasto mundo. Há até quem diga que a Terra-média é o primeiro mundo virtual!:mrgreen:

Parabéns! Estou curioso e ansioso pelos próximos artigos!
 
Última edição:
Uma coisa que o Henry Gee, autor do livro "Science of Middle-earth", que está sendo uma grande inspiração pra mim, é que os elfos podem ter uma relação muito mais próxima com a magia do que a gente imagina.

Aplica-se a velha frase do Arthur Clarke: qualquer forma suficientemente avançada de tecnologia é indistinguível de magia. Principalmente do ponto de vista biológico, a nossa medicina e biotecnologia são muito grosseiras. A gente precisa de mecanismos e substâncias extremamente invasivos pra lidar com a matéria-viva - é por isso que a quimioterapia faz tanto mal pra quem tem câncer, por exemplo.

E se os elfos tivessem conhecimento biológico tão avançado que eles não precisam dos métodos grosseiros que conhecemos? É de se pensar.

Abraços,
 
Toda a estrutura de Tolkien se analisada para os dias de hoje daria uma excelente discussão. Essa levantada sobre o método de cura dos elfos é uma delas!
 
Poxa Nómin, fiquei surpreso ao ouvir isso de você, baseado no seu histórico no fórum não esperava uma resposta assim. A própria proposta do fórum é estudar as obras e o mundo discrito nelas, foi contraditório de sua parte postar essa mensagem.

Podemos dizer que talvez seja até um tanto quanto irreal e muito especulativo estudar um mundo de fantasia, porém, quando é este é criado com tamanha riqueza de detalhes e tão vasto conteúdo é impossível descartar essa incrível possibilidade.

De qualquer forma, acredito que podemos atribuir ao modo de vida e política do mundo a falta de avanços científicos durante milhares de anos. Todos sabemos que durante a Idade Média a ciência avançou muito pouco em relação a Antiguidade Clássica ( não estou tomando a visão de Idade das Trevas, mas isso é fato inquestionável ), o que leva a precedentes reais.

Bem, assumindo isso pensemos: Qual o principal atributo élfico em relação a forma de tratar política? Tradição... não há uma necessidade ou vontade de buscar o novo, a cultura élfica era baseada em todo momento no passado, sempre lembrando dos tempos gloriosos de outrora sem jamais se preocupar com o que viria a frente. Não havia busca por tecnologia bélica ou de outra natureza. Até mesmo a resistência deles aos males atrapalhava esse "desenvolvimento" visto que jamais precisariam buscar novos conhecimentos para combater patologias. Podemos criar uma longa discução sobre esse assunto, existem vários pontos a serem abordados.

A partir do momento que os humanos tomassem um lugar de maior destaque na Terra Média os mesmo trariam mais desenvolvimento, a própria história dá a entender isso. Os anões são também um caso muito complexo, eram mais propícios que os elfos, porém, menos que os homens, a inovação.

Acredito que dessa forma podemos compreender parte da falta de "desenvolvimento tecnológico" desse mundo, ainda assim há muito o que abordar.

É preciso entender uma coisa: A ciência estuda factos

Amo tanto o mundo de Tolkien quanto vocês. Mas vocês se esqueçem de uma coisa: nos estudamos o mundo dele, mas não há nenhuma ciência que possa ser criada para o estudar por uma razão: a ciência não pode estudar um mundo que realmente não existe.

E quando soubessemos tudo?

O que se faria?

Pois vocês esqueçem, que o nosso mundo está sempre em evolução e é tão vasto que nem com milénios de anos de estudo saberemos tudo. Mesmo coisas extintas, como os dinossauros (minha segunda paixão:mrgreen::mrgreen::mrgreen:), podem demorar muuuuuuuuuuuuuitos anos a ser estudadas! Muitoooooos mesmo, e talvez (aliás, quase de certeza) nós nunca saberemos tudo sobre certos temas.

Agora o mundo de Tolkien é vasto, mas é preciso fazer notar que foi construido por uma cabeça. Ao fim de 10 anos qualquer "Tolkienista" saberia tudo sobre Tolkien!
 
[...]
Agora o mundo de Tolkien é vasto, mas é preciso fazer notar que foi construido por uma cabeça. Ao fim de 10 anos qualquer "Tolkienista" saberia tudo sobre Tolkien!

Sim, Nómin, mas a questão aqui é que o mundo de Tolkien foi criado por uma cabeça que não deixou passar desepercebido os avanços da ciência. O que se defende nesse artigo são as possíveis, certas ou especulativas, influências da ciência na criação da Terra-média, seus seres e lugares. É o que torna tudo mais crível e parece fazer com que a TM tenha existido de fato, apesar de toda a magia em torno dela e que tanto adoramos. :joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo