• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, 2004)

Eu gostei do filme... Algumas cenas cliches, como disse o Peregrin, mas ainda assim um bom filme.. E a banda sonora é linda... :grinlove:
 
é como o Peregrin disse. Muito clichê e banal demais, o diretor Marc Foster tenta de todas as maneira te emocionar, embora só consiga isso em uma ou duas cenas. A cena da morte da Sylvia é a melhor do filme, e praticamente uma das únicas interessantes.

Espero que o filme saia de mãos vazias no oscar, pq não merece nada mesmo.
 
Acho que esse filme se vai sair um pouco como Seabiscuit na carimónia passada: várias nomeações, um filme muito interessante, mas nenhum prémio. De qualquer maneira não é por ter mais ou menos Oscares que um filme tem mais ou menos qualidade.
 
Hum... O filme é tão clichê assim? :?
Eu vou assistir na semana que vem... Estou esperando um filme bom... Mas assim vcs me desanimam...
 
É muito mal feito, especialmente na direção e montagem; o que é uma decepção, já que o Marc Forster detonou nas mesmas categorias em "A Última Ceia" -- deve ser o dedinho fresco da Miramax. Muitos cortes nas cenas pra tomadas variadas (ao invés de escolher uma tomada perfeita pro momento) que vão sugando toda a atmosfera, ritmo todo quebrado e sem fluidez, os delírios visuais da primeira metade raramente funcionam (quem dera se o Terry Gilliam colocasse a mão nesse), pouquíssima exploração de vários elementos bastante interessantes da história -- as acusações de pedofilia, o romance implícito de Barie e Davies, os ensaios e preparação e direção da peça (canalizar um pouco de "Topsy-Turvy" do Mike Leigh ia ser foda).

Mas ainda sim, a segunda metade do filme, a partir da abertura da peça do "Peter Pan" é fantástica e realmente mágica. O filme transcende a incompetência da narrativa e a Mensagem bobinha sobre o "poder da imaginação" e acaba (querendo ou não) fazendo uma afirmação sobre o poder da Arte de transformar a forma de enxergar a realidade, e tal. É lindo, especialmente a peça caseira de Peter Pan na sala da Davies. Impossível não ficar emocionado; me fez querer alugar o desenho do Peter Pan imediatamente, e me lembrou o quanto o tom dele é muito mais bizarro e "dark" do que a maioria dos contos de fadas. Se o resto do filme tivesse funcionado tão bem quanto essas cenas, ou pelo menos num nível competente, "Em Busca da Terra do Nunca" tinha potencial pra ser uma obra-prima. Por enquanto eu fico com um "bem legal".

69
 
Fui ver na semana passada e me apaixonei pela história.

Tá, tá eu sei que tem situações clichês que os diálogos são meio óbvios, etc, etc, etc, mas e dái? Esse tip de coisa só é ruim em um filme quando os atores e a direção são ruins. Aí o que nesse caso ficou emocionante fica risívil.

Uma coisa que gostei foi que de certa maneira todos os personagens parecem ter razão. A esposa que se sente abandonada, a matriarca preocupada com a filha, as crianças e o escritor. O filme permite que você se coloque no lugar dessas pessoas e entenda suas razões.

De certa forma o vilão do filme é o tempo (tá bom, tá bom eu sei que ele diz isso de forma nada sutil) ou a própria vida cheia de tropeços. SPOILER Por isso é tão emocionante quando surge a Terra do Nunca.

Enfim, por enquanto virou meu favorito ao Oscar desse ano, só verei os outros indicados semana que vem.
 
Nossa, eu amei esse filme! :grinlove:
Concordo, tem muita coisa que é clichê. Mas eu nem liguei p/ isso. Achei o filme lindo, a história boa, as interpretações ótimas...
E me emocionei no final, sim. :mrgreen:
Bem, por enquanto, vou torcer p/ esse filme na entrega do Oscar. Gostei muito, mesmo.
 
Essa é pro pessoal que fica bombardeando o filme dizendo que ele é repleto de clichês e tal: Nao necessariamente uma cena "clichê", ou que voces acham que assim seja, é ruim. É claro, se feito de maneira decente e bem estruturada. E graças a deus, isso acontece neste filme.

O filme é sem sombra de duvidas, o melhor dos inumeros já feitos em cima da historia do Peter Pan. Apesar do que o Folco diz, a direcao e a montagem nao comprometem em nada o filme. Tudo bem que nao foi o melhor trabalho nesse quesito que eu tenha visto, mas mesmo assim ele é razoavel.
As tomadas onde sao mostradas "ilusoes" sao emocionantes. Desde a do urso ( que por sinal, é fabulosa ), até os vislumbres que o Depp tem ao observar algumas cenas "banais", como as criancas na cama.

O filme nao é para todos, já aviso logo. Acredito que quanto mais velho a pessoa for, melhor será a experiencia. O tempo é realmente um inimigo, e que infelizmente nao pode ser derrotado. Mas nesse caso, ele ajuda na compreensao e no entedimento da mensagem que "Finding Neverland" tenta passar.

"Children shouldn't be allowed to sleep. Each time they sleep, they wake up one day older" :grinlove:

Melhor filme do ano até o momento.

81/100
 
Tem cenas bonitas e clichês e tal... bla bla bla... e no fim eu achei o roteiro em grande parte perdidão, não sabia se contava sobre a peça, ou a relação do James com a Sylvia e os filhos...

Aquela cena da terra do nunca realmente é linda, mas ainda sim não faz mudar muito minha opinião sobre o filme que é: Belo em diversos momentos, algumas atuações excelentes(Johnny Depp pra variar se saiu formidavel), a direção artística e a trilha destroem.

Nota: 62
 
eu vi hj... e curti bastante... sim, as personagens são bem caricatas, mas isso não chega a interferir na magia.
 
Apesar de todos os clichês, o filme é maravilhoso e emocionante. A fotografia é linda. Johnny Depp tava ótimo como sempre. As cenas da Terra do Nunca, da peça sendo encenada e Depp usando a sua imaginação são as melhores.
 
eu não sei... mas o johnny depp tem um jeito de falar muito característico, meio que puxando a boca pro lado fazendo a palavra soar como se fosse um bêbado falando...

isso me irrita um pouco.
 
Gostei muito do filme. Poderia ser melhor se o começo não fosse tão "infantil"... É bem "bonitinho", engraçado, todos os atores estão bem, etc.
 
É mágico, isso é certo. Pra cacete.

Também me incomodei com a montagem. Tipo, me fazia perguntar "por que ele começou com esse movimento de câmera de longe pra cortar abruptamente prum close-up (whatever)?"

Mas a impressão que fica do filme não é a a deficiência técnica em algumas partes e sim as cenas fantásticas, que tem peso: a do urso, a da pipa, das referências a Peter Pan (Vovó-gancho, meninos na cama, etc), a abertura da peça, peça na casa + ida pra terra do nunca, etc etc etc).

Se tivesse uma direção melhor, concordo, teria um melhor filme conjunto. Esse Em Busca Terra do Nunca tem vários momentos fodas, mas o elo que os une é meio fraco.
 
Acho que uma das provas que fez aumentar o clichê foram as reclamações da familia do Barrie e da Sylvia.

Segundo eles, Sylvia ainda era casada e com o marido vivo, mantendo boas relações com ele naquela época onde eles se encontraram. Parece até que Barrie mantinha boas relações com o marido de Sylvia, mas isso foi modificado a fim de dar uma dramaticidade maior a trama e inserir um romance platonico entre os dois.

Tirando um trecho do Cinema em Cena, é dito:

A sobrinha-neta de Sylvia, Lady Tessa Montgomery, acha uma pena que os acontecimentos não foram mantidos como aconteceram: “Filmes têm o hábito de recontar a história. Alguém reescreve a história ou o personagem e freqüentemente a família descobre que não é daquela pessoa que se lembram, ou que conhecem”, disse ao site WENN. O presidente da Miramax e produtor do longa, Harvey Weinstein, defende-se afirmando que não era o objetivo fazer uma cinebiografia, mas fazer uma releitura ficcional.
 
SPOILERS, possivelmente.

Peregrin disse:
Só que ele tem um grande problema... o roteiro. Os diálogos são terrivelmente clichês, as situações idem, e a caracterização dos personagens idem. Julie Christie faz o papel da matriarca malvadona que faz tudo querendo o melhor para a família. A esposa do J.M. Barrie é a mulher que quer fazer parte da alta roda e não liga pro marido, coitadinho, que só quer o bem das criancinhas e da pobre viúva vivida pela Kate Winslet.

Eu acho que isso não faz sentido. A personagem da Julie Christie faz o papel de quem se sente responsável pela família.

Inclusive no momento em que ela conversa em particular com o James ela não está de implicância, ela tem razão. Na visão dela nenhum homem ia se interessar por uma mulher que vive com um cara que não quer nada. E se ela fosse mesmo a "matricarca má" ela não teria caído na real tão rápido quanto isso aconteceu, e sim permanecido uma "velha chata" durante todo o filme.

Já a esposa do James sempre quis fazer parte do mundo dele, mas ele sempre viveu isolado dela.

Todos esses personagens possuem dois lados, sem aquela coisa de bonzinhos e malvados. Por isso eu não os considero clichês, absolutamente.

Uma pena, pois era o filme que eu mais esperava dessa safra do Oscar.

Por isso que eu não crio expectativas muito boas encima de filmes, raramente elas são atingidas.



Sobre as acusações de pedofilia, eu não sei nada sobre isso, mas tava esperando algo do tipo. O problema é que aí o filme seria censurado.
 
Vi ontem... gostei muito... chorei bastante... :obiggraz:

4.5/5

Eu acho que isso não faz sentido. A personagem da Julie Christie faz o papel de quem se sente responsável pela família.

Inclusive no momento em que ela conversa em particular com o James ela não está de implicância, ela tem razão. Na visão dela nenhum homem ia se interessar por uma mulher que vive com um cara que não quer nada. E se ela fosse mesmo a "matricarca má" ela não teria caído na real tão rápido quanto isso aconteceu, e sim permanecido uma "velha chata" durante todo o filme.

Já a esposa do James sempre quis fazer parte do mundo dele, mas ele sempre viveu isolado dela.

Todos esses personagens possuem dois lados, sem aquela coisa de bonzinhos e malvados. Por isso eu não os considero clichês, absolutamente.

Ditto.
Tbm não vi nada de clichê nos personagens. :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo