• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos sonham?

Kementari disse:
Nao eh bem isso... eu acho q ele dormia sim, mas ficava atento as coisas ao seu redor.. eh diferente.. ele reagia as acoes ao redor dele,, mas nem por isso deixava de dormir...ele apenas devia ter o sono leve
Baum eu acho que sono leve não deixa de ser akele sono meio acordado ainda...
 
Provavelmente.
Os sonhos deles devem ser, julgo eu, uma rápida sucessão de imagens de suas memórias combinadas com uma visão de como eles gostariam que o mundo fosse. Ou seja, eles devem sonhar assim como nós sonhamos!
 
Eu mudei um pouco a opinião. Acho q eles dormem sim, mas podem passar dias sem dormir, apenas meditando por algum tempo todos os dias.
 
Eu não verifiquei, mas deve estar cheio de trechos no SdA em que se diz que todos dormiam, especialmente durante o início da viagem da Sociedade. Quanto a sonhar, e ao sonhar acordado, não tenho dúvida do que eu já postei. Agora quanto ao dormir, acho que essa posição do Prime é mesmo a melhor.
 
dormir num sono profundo naum,,mas sim num sono mais leve, com sonhos de como as coisas eram antigamente e de como deveriam ser
 
Eu acho que elfos dormem e sonham.
Em SDA, ADT, Capítulo VI, O Rei do Palácio Dourado, diz:

"...Gandalf só permitiu algumas horas de descanso. Legolas e Gimli dormiram e Aragorn ficou deitado de costas, esticado no chão...."
Portanto, os elfos de Tolkien dormem.
 
Sim, elfos dormem! :roll: Não é um sono profundo e necessário como o dos humanos, mas eles dormem.

Quando eu digo necessário, significa que eles não precisam de 8 horas de sono diárias para estarem recompostos, e sim de algumas poucas... Ou 1 hora até... E sim, sonhavam, bem mais vividamente e com mais emoção do que os humanos. Talvez sonhassem com coisas que aconteceram com seus antepassados... Cuivinién (especulação galera, gigante!) é uma boa opção de sonho...

Mas bah... Isso é uma possibilidade remota... Tô com saudades dos meus livros... Eles estão longe e com um primo... Preciso deles! Kero postar com mais credibilidade... :oops: :lol: :obiggraz:
 
Mas os sonhos dos elfos qdo eles tiravam uma soneca (tipo o Legolas durante a perseguiçao aos orcs) nao seriam bem mais simples e rapidos, sem nenhum significado, comparados aos sonhos "normais" :o?:
 
Um trecho que mostra um pouco sobre adormecimento e sonho élfico:

Em Da Volta dos Noldor disse:
"(...)E enquanto prosseguiam (Finrod e Turgon), a noite os alcançou adiante dos Alagados do Crepúsculo, ao lado das águas do Sirion, eles adormeceram às suas margens, sob as estrelas de verão. Ulmo, porém, subindo o rio, lançou sobre eles um sono profundo e sonhos pesados. E a perturbação dos sonhos não os abandonou depois que acordaram, mas nenhum disse nada ao outro, pois sua lembrança não era nítida, e cada um acreditava que só ele havia recebido uma mensagem de Ulmo.(...)"
 
The man: epa, isso eu fui checar, reli aquele capítulo inteiro, e o Legolas em nenhum momento aparece dormindo. Quando os outros acordam ele está sempre desperto, e inclusive na última noite o Aragorn e o Gimli acordam várias vezes durante a noite e acham o Legolas acordado. Eu acho que naquela perseguição lá pelo menos o Legolas não dormiu nenhuma vez.

Laurelin: Denorex? Ó o lado nostálgico do Obras agindo :mrgreen:

Gandalf: Acho que eles tiravam muito mais a beleza do sono... :mrgreen:

Fëaruin: Então foi o tio Ulmo que pôs os dois moços lá para dormir profundamente, não é? :wink:

Kementari: Sim, neste tópico mesmo já mostraram que eles dormem. Tem o trecho que a Nimloth citou, mostrando que o Legolas dormiu (mas não foi durante a perseguição aos Orcs :cool:).
 
Isso me faz lembrar uma discussão num outro forum a anos. Lembro porque p/ variar eu era do contra... hahahaha... :mrgreen:

Tipo, eles diziam que os elfos apenas dormiam, descansavam em momentos de tensão e esforço. E usavam esse trecho pra justificar:

(...)Teria apostado minha barba. E só faz um dia que você se levantou pela 1a vez, completamente recuperado. Para a cama, já. E eu vou também.

-E eu-disse Legolas- vou andar na floresta desta bela terra, o que para mim é descanso sificiente.


RdR-O campo de Cormallen

Não acho que essa passagem desmonstre que quando os elfos estão "tranquilos" não precisem dormir.

Lembro de Thingol também que tinha sonhos sobre os homens.
 
Hm, também não acho que eles deixam de dormir quando estão tranquilos. Legolas não estava tranquilo na perseguição aos Orcs e nem por isso ele dormiu.

E o que é "esforço", "tensão" para um humano nem sempre o é para um elfo. Elfos têm mais resistência física do que os humanos, em geral (isso é dito no Silma em algum lugar). Legolas tinha mais resistência física do que os demais membros da Sociedade, isso fica claro na perseguição, e na viagem pelo Caradhras onde ele era o único bem disposto mesmo depois da tempestade (e o livro fala isso). Beleg é outro exemplo.
 
Ah eu sei disso, foi o tio Ulmo mesmo, mas acho difícil que ele conseguisse fazer com que os elfitchos dormissem profundamente sem ser algo natural (mesmo que muito raro) deles; acho que a idéia aí do sono profundo é a do sono pesado, de certa forma ruim; sem conseguir acordaraté que a mensagem de Ulmo tivesse sido passada. Acho que o negócio é assim: eles dormem sim, mas quando em tempos de necessidade, eles conseguem, humm, "dormir menos", de certa forma; de forma bem leve, semelhante a um transe mesmo, uma meditação. O descanso ao qual o Legolas se referiu nesse trecho do Retorno do Rei, creio que tenha sido uma referência a um descanso mental, livre de preocupações, por um tempo; aliviando-o do pesar dos elfos de ter a vida do mundo.
 
Se a gente pensar bem um ser humano, se condicionado apropriadamente, pode dormir tanto quanto um elfo em situações de necessidade. O Aragorn dorme quase tanto quanto o Legolas, e comparando com o Gimli se cansa tb muito menos. Um ser humano pode tb condicionar o seu corpo a ficar acordado por muito tempo e muitas vezes nem dormir. Eu realmente acho que nesse quesito não tem muita diferença entre o que um ou outro pode fazer, só que os elfos são mais treinados mentalmente para isso. Sendo imortais e coisa e tals... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo