• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos sonham?

Dark Light

Eu mato quem for um
os elfos sonham quando entram naquele transe parecido com o sono?
alguem me disse que eles nao sonham pq nao dormem.. :roll:
outros dizem que sonham sim, igual aos homens :roll:
dai uma outra pessoa me aconselhou a postar essa duvida aqui :)

alguem sabe?
 
Eu axo que num dá pr4a saber com exatidão, mas se eles dão akele cochilinho básico, devem dar uma sonhadinha! :mrgreen:
Ou não? Bem, a gente só sonha no chamado sono profundo, depois de umas 3 horas de sono. Já que eles não têm sono profundo, pode ser que não sonhem tbm...
Ah, phd´s em Tolkien, é melhor vcs tentarem explicar! Eu num sei!!!
 
Você deve estar confundindo com o RPG Dungeons&Dragons, onde os elfos entravam em "transe".
Pelo que sei, ele dormem normalmente, e devem sonhar sim.
 
Acredito que durmam sim. No ad&d realmente descrevem elfos como criaturas que não dormem, mas sim entram em transe. Em Tolkien em momento nenhum, que eu saiba, se afirma isso... :roll:
 
Tem alguma coisa a respeito de sonhos dos elfos no Duas Torres, na parte que o Legolas, o Aragorn e o Gimli estão perseguindo os Orcs, um pequeno trecho de texto que fala do Legolas sonhando. Eu diria que eles sonham sim, mas que seus sonhos são muito mais vívidos que os sonhos dos humanos. Eles também têm um jeito de "sonhar acordados", e com isso podem repousar mesmo durante uma longa caminhada.

Tudo isso parece meio absurdo, e eu não tenho tempo agora para procurar os textos direito e postar aqui. Mas eu tenho certeza que o SdA menciona essas coisas.

Vocês lembram que o Legolas não dormiu nenhuma vez naquela perseguição, não é?
 
É isso q eu ia falar: os elfos não dormem, só descansam, mas sonham sim. Uma prova d q eles sonham é q Ulmo falou a Felagund e Turgon (acho q são esses os rei d Nargothrond e Gondolin, deu branco :mrgreen: ) em sonhos no Silmarillion.
 
bom, acredito q se eles dormem não há por quê nao sonharem, já que eles também entram no chamado sono profundo (terceiro sono ehhehe).. agora, os seus sonhos devem ser especiais por alguma razão élfica hehehehe
 
Primeiro a gente tem que chegar num consenso se os elfos dormem ou não. Só depois dá pra discutir se eles sonham... :mrgreen:

Bem... Eu acho que elfos dormem, e sonham. mas acho que os sonhos deles são bem mais profundos e "reais" que o dos humanos. Talvez os elfos possam perceber a realidade por meio dos sonhos.
 
Os elfos dormem, profundamente até. Quando Ulmo manda seus conselhos a Turgon e Finrod eles dormem profundamente e sonham.
 
Como eu nunca joguei RPG nenhum...e tenho certeza que já li que os elfos dormem "acordados"... Só posso ter lido no SDA!!

Bom, o que vai mudar nas nossas vidas saber se os elfos sonham ou não (ou mesmo no nosso conhecimento nas obras de TOlkien) :o?:

Hehe... Pra mim eles entram em uma espécie de transe sim, meio cá meio lá... E então eles podem ter o que nos poderiamos chamar de sonho, mas algo mais consciente, algo como um pensamento misturado com sonho. Meio consciente, meio insconciente. Sacas?
 
Os elfos dormem sim; como o Ringil bem lembrou da inspiração lançada por Ulmo em Finrod e Turgon, eles dormiam profundamente; e certamente sonhavam. Mas eles podiam dormir menos que os humanos (digamos, umas 4 horas, talvez). Mas dormiam, e conseguiam interpretar melhor suas manifestações do subconsciente; proveniente, disso, também, uma notável tendência dos elfos à previsão. Eles também não deviam se esquecer dos sonhos, como ocorre com freqüência com os humanos. Sonhamos todos os dias, mas nem sempre nos lembramos. Os elfos deviam se lembrar sempre.
Mas talvez, na necessidade de se ficar alerta, como acampamentos de guerra (ou até na caçada aos orcs), os elfos talvez consigam apenas, de certa forma, meditar; dormir levemente mas mantendo-se alerta.
 
Legolas dormia, mas sempre estava atento a qualquer som, perto ou distante, sentindo a presença do inimigo.
 
Tá aqui a tal citação que eu tinha falado hoje cedo, sobre o sonhar acordado. Livro III, cap. 2:

Only Legolas still stepped as lightly as ever, his feet hardly seeming to press the grass, leaving no footprints as he passed (...); and he could sleep, if sleep it could be called by Men, resting his mind in the strange paths of elvish dreams, even as he walked open-eyed in the light of this world.

"Só Legolas ainda caminhava com a leveza de sempre, seus pés parecendo mal tocar a grama, sem deixar pegadas conforme ele andava (...); e ele podia dormir, se sono podia aquilo ser chamado pelos Homens, aquele descansar da mente nos estranhos caminhos dos sonhos élficos, mesmo enquanto ele andava de olhos abertos na luz do mundo."
 
tkz por terem respondido.. aff, que confusao de informacoes :roll:
huum.. tipo, eu sempre achei que elfos NAO dormiam, me lembro de legolas ter dito isso.. que meditava.. mas quando eu falei na palavra transe provavelmente devo ter confundido com o d&d.. mas eu tinha quase certeza que nao durmiam, apenas meditavam..
nao consegui achar esse trecho que a swanhild falou no meu sda (em portugues), mas acho que eu vi isso q eu falei la na frente.. em o ultimo debate, ou muitas despedidas, ou algo assim, que legolas disse que nao precisava dormir.. mas talvez fosse soh impressao :|
e, alem disso, alguem tinha me dito que eles nao dormem, de qualquer forma.. :P
 
Opa, Dark Light, valeu. Eu sabia que tinha mais informação, mas ontem não consegui achar de jeito nenhum. Tem um trecho que o Legolas fala que "andar debaixo dessas árvores é descanso suficiente", e eu acho que está aí onde você falou.

Mais tarde edito este post aqui, se eu achar onde está.

Editei o post de cima para pôr uma tradução do texto anterior.

Edit: O segundo trecho sobre o Legolas está perto do final do Capítulo 4 do Livro VI, logo antes de uma música cantada pelo Legolas.
 
Me parece que a estado em que Legolas fica durante a perseguição era restrito a momentos de necessidade, não o costumeiro. Vou pesquisar mais, acho que talvez tenha algo em "De Tuor..." ou no Narn.

EDITADO: Há uma referência no "De Tuor", lá é dito que tanto Tuor quanto Voronwe dormiram, pouco e agitados, mas dormiram. Vou continuar lendo.
 
Os elfos dormem, profundamente até. Quando Ulmo manda seus conselhos a Turgon e Finrod eles dormem profundamente e sonham.
É mesmo, ói! E eu nem lembrava dos sonhos deles...
É que no SdA tem uma parte que fala que o Legolas fica meio que dormindo , meio que acordado (acho que já falaram disso aki nesse topico), e eu achava que os elfos ficavam o tempo todo assim.
 
Nao eh bem isso... eu acho q ele dormia sim, mas ficava atento as coisas ao seu redor.. eh diferente.. ele reagia as acoes ao redor dele,, mas nem por isso deixava de dormir...ele apenas devia ter o sono leve :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo