• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2002

Vilya

Pai curuja, marido apaixonado
Está acontecendo neste momento um debate entre presidenciáveis na bandeirantes.
Acho que podemos usar este tópico como um espaço para discutirmos o que está acontecendo na política de nosso país.
Que fique claro que não é a idéia fazer campanha pora este ou aquele candidato, mas discutirmos de forma inteligente e ponderada os assuntos relacionados à política e às eleições 2002.
 
Ih ! Acho q vai dar problema ! Mas vou postar minha opinião sobre os candidatos :

Ciro - NOVO COLLOR
Lula - Pra governar um país tem q ser uma pessoa culta bem estudada, como é q o Lula ia fazer isso ?!
Garotinho - É pra dar risada, não ?!
Serra - Apesar de tudo, votaria nele.
 
Quisito, espero que dê "problema". Provavelmente vai ser um tópico que gerará polêmica e discussões. Mas é essa a idéia: que o maior número possível de pessoas discuta e tire suas dúvidas. Vc, por exemplo, sabe sobre os planos de governo de cada candidato? Ou decidiu seu voto baseado apenas nessas informações que vc postou?
 
Nem sei se vou poder votar esse ano....hhehe... minha estréia como mesário.......hehe. Nem sei como é essas coisas direito já que não to no meu setor.
Sobre os candidatos?... prefiro não opinar... sério mesmo, pelo menos por enquanto.

Namárië
 
nao voto pois ainda não transferi meu título pra minha nova cidade, mas votaria em qq um pra não votar no lula. Vcs sabiam que ele nunca exerceu nenhum cargo político ? Nunca foi nem mesmo prfeito de nenhuma cidade ?

Com que experiência ele iria governar ?
 
E eu voto em qualquer um pra não votar no Garotinho. Pior que el só a esposa dele estar em primeiro nas pesquisas pra Governador aqui. Seria engraçado se não fosse revoltante.

Eu tava em dúvida entre Ciro e Lula. Mas aliança com ACM foi demais pra mim, o Ciro é inteligente, mas tá apelando já...
 
Vamos ver o que o povo diria, se todos pensassem dos outros como pensam do Lula:

"- O Lula tem um dedinho a menos, fala engracado, e nunca estudou"

Esse eu ja' ouvi de monte... seguindo a linha de raciocinio, vamos la'

"- O Ciro fala dificil e e' casado com uma careca"

Seguindo mais um pouco a linha de raciocinio

"- O Serra nao dorme e parece um vampirao"

Concluindo a linha de raciocinio

"- O Garotinho fala engracado e e' evangelico"

Nao sobrou ninguem pra votar...

Agora, seguindo meu raciocinio, e ate' mesmo o que eu vi na televisao ontem, o Lula me parece o melhor candidato. Foi o mais preparado, o que respondeu mais para o povo e nao se escondeu atras de palavras dificeis.

O que soube a hora de atacar e que se defendeu de Garotinho com habilidade.

Nunca governou? Bem, votaram no Collor ao inves de no Lula e a desculpa foi parecida... ;)

A gente viu o que aconteceu, nao e' mesmo!?

Bem, essa e' minha opiniao. Nunca ter governado nao e' problema algum, a meu ver... e estudo? O sociologo, formado no exterior e viajado, so' ampliou seu curriculum viajando mais ainda e loteando o Brasil pra paises desenvolvidos :)
 
Eu não tenho idade para votar mas vou falar mesmo assim (ninguém vai levar a serio mesmo) :P

Acho que os políticos com mais grana pensam na parcela da população da qual eles fazem parte, a com grana, logo, o Lula pode pensar um pouco na outra parcela (a maior inclusive), os mais pobres...

Na campanha o Lula não parece ser o tipo de cara que depois que tomar (se tomar) o poder vá mudar assim completamente sua politica e vá dar mais a quem tem mais e deixar quem tem menos na mão...seilá, ele sempre me parece...hm..humilde...porque ele já enfrentou problemas assim também, então não acho que ele vá deixar os pobres aqui a ver navios, e convenhamos, se acabar com a pobreza aqui a situação melhora bastante...

Bom, nunca se sabe o que pode acontecer...afinal se voce quer medir o carater de uma pessoa, basta dar poder a ela...mas, dentre os atuais candidatos, acho que o Lula é o melhorzinho...além dele ter ido bem pacas no debate de ontem :mrgreen:

E outra, o Lula tem estudos sim, completou depois de adulto, mas tem sim...
 
Eu tb nao voto, mas mesmo assim, vou dar minha opiniao soobre o debate dee ontem e a sucecssao presidenciaal.

Isso tá uma saalada de frutas. cada um é diferente do outro, e o outro sempre quer ser 'comido' (votado) mais. Então, gerou uma briga no debate, e o único que se salvou foi o Lulaa. Isso quer dizer que os outros candidatos (Serra, Garotinho e Ciro) já se deram por vencdo, o que é ridículo! 8O

Por que eles não atacaram o Lula também? Porque ficaram brigando entre si? Assim parece que eles tão vontado no Lula pra ganhar, e eles vão ser somente mais um na eleição. Assim, o povo começa a achar que o Lula é um cara inteligente, que não entra em confusão, e vão acabar por votar nele. O que eu acho errado. O Lula briga por ser presidente a doze anos, e não ganhou. Pode se concluir que o povo em geral não gosta dele. Mas com as atitudes dos outros candidatos...

O Serra é o candidato do governo. E daí? Só porque ele é apoiado pelo último presidente ele é o mais indicado para assumir o cargo? Talvez? Sim, talvez. Pois ele vai implantar quase o mesmo plano dos últimos 8 anos. Deu certo? Bom, acho que não, né?

O Garotinho é um gordinho sapeca, que adoro chupar uma balinha. Foi governador do Rio e não fez nada para a cidade de útil. A segurança continua horrível, assalto para tudo quanto é lado, as viaturas da PM dormem em serviço, fala sério né?

O Ciro eu acho que é o mais competente, porém mesmo assim não é nada confiável. Não sei oque ele vai fazer quando entrar no governo não. Tá me cheirando reaalemnte um novo Collor. Sei lá.

Bom, como se vê, por enquanto nenhum candidato apresentou nenhum porposta muito viável para salvar o Brasil da crise ou se mostrou muito confiável, então, se eu votasse, ou seria nulo, o que acho um desrrespeito e burricee, pois depois que um cara ganhar, faz um monte dee coisa errada a pessoa diz: "Ai, idiota! Não sabe governar o país! Pq não votaram em outro?" ou seria nesses caras que tão aí, pequenos ainda, mas daqui a alguns anos podem vir a ser canddidatos de peso em futuras eleições.
 
Strider disse:
Bom, como se vê, por enquanto nenhum candidato apresentou nenhum porposta muito viável para salvar o Brasil da crise ou se mostrou muito confiável, então, se eu votasse, ou seria nulo, o que acho um desrrespeito e burricee, pois depois que um cara ganhar, faz um monte dee coisa errada a pessoa diz: "Ai, idiota! Não sabe governar o país! Pq não votaram em outro?" ou seria nesses caras que tão aí, pequenos ainda, mas daqui a alguns anos podem vir a ser canddidatos de peso em futuras eleições.

Encaro votar como sendo um direito. Um direito de decidir algo pelo pais. Nao acho que seja uma atitude inteligente anular esse direito, menos inteligente ainda fazer voto de conveniencia.

Acho importante votar consciente. Seja no Lula, seja no Ciro... votar num cara por acreditar que ele seja o mais competente, nao por ele ter todos os dedos na mao ou por ele falar mais bonito.

Essa e' minha humilde opiniao. E sim, eu acredito que o Lula e' a melhor opcao dessas eleicoes. E ele nao atacou durante o debate, porque ele sabia que podia atacar no final de maneira inteligente.

Todos os candidatos ali atacariam uns aos outros. Mas quem soube a hora certa de faze-lo e como faze-lo foi o Lula... essa e' minha avaliacao do debate.

Nao acredito que o Ciro seja o mais competente. Ele e' o que tenta falar mais bonito, mas e' o que pode se enforcar na propria corda. Se ele falar assim durante toda campanha politica, vai perder voto das massas...

Alias, alguem ai entendeu o que e' "passivo oculto"?
 
Leif disse:
Todos os candidatos ali atacariam uns aos outros. Mas quem soube a hora certa de faze-lo e como faze-lo foi o Lula... essa e' minha avaliacao do debate.
Eu concordo...aliás foi bem previsível, uma vez que, na minha opinião o Lula tá garantido pro 2º turno...por isso a outra vaga fica entre Ciro e Serra e era natural que os dois se degladiassem....~ja´o Garotinho, todos falaram antes mesmo de começar, que ele iria atirar pra todo lado!

Leif disse:
Nao acredito que o Ciro seja o mais competente. Ele e' o que tenta falar mais bonito, mas e' o que pode se enforcar na propria corda. Se ele falar assim durante toda campanha politica, vai perder voto das massas...
O Ciro realmente fala muito bem!! E fala no mesmo tom de voz e fluente... acredito que ele vá pro 2º turno com o Lula. As massas vão ver que ele é namorado da "atriz da Globo" e vai votar nele ( tem uma pesquisa que diz que 1/5 dos votos pra ele é por causa da Patrícia Pillar 8O !!!)
 
Vilya : Fiz minha opinião baseada em alguns fatos e propostas !

Você não mora em São Paulo, então não sabe como está a situação aqui com o PT no poder...
O Lula não foi atacado no debate...

E acreditem noq eu estou falando : o Ciro é o Novo Collor (Collor até afirmou : Ciro vai bem pq se parece comigo)... Hoje vou procurar assistir o debate, pois não o vi inteiro ontem...

Infelizmente meu candidato já morreu ! :(
 
Quisito disse:
Infelizmente meu candidato já morreu ! :(

Seu candidato ja' morreu? Quem? Covas? Voce chegou a votar nele?!
Se for o Covas, eu tenho um elogio 'a fazer. Ele era o unico que conseguia acabar com o Maluf em debates.

Quisito disse:
Você não mora em São Paulo, então não sabe como está a situação aqui com o PT no poder...

Bem... era para o Vilya, mas eu me sinto na obrigacao de responder. Eu moro em Sao Paulo e nao sei como esta' a situacao com o PT no poder. Por favor, me diga! :)

Quisito disse:
O Lula não foi atacado no debate...

Hm... voce assistiu ao debate inteiro? O Garotinho tentou ataca-lo, falando sobre aliancas. E ele se saiu MUITO bem, falando que o candidato que quer fazer apenas aliancas puras vai acabar sozinho.

Se o Ciro e' o novo Collor, se o Lula e' do PT, em quem voce votaria? No Garotinho ou no Serra?

O erro do Serra foi dizer: "o presidente e' meu amigo". hahahaha
 
Leif disse:
Hm... voce assistiu ao debate inteiro? O Garotinho tentou ataca-lo, falando sobre aliancas. E ele se saiu MUITO bem, falando que o candidato que quer fazer apenas aliancas puras vai acabar sozinho.
É isso aí!! Tanto o Lula como o Ciro foram certos nesse comentário, já que para governar o presidente precisa do Congresso e sem apoio o Garotinho vai fazer como: governar com Medidas Provisórias??
 
Tisf disse:
É isso aí!! Tanto o Lula como o Ciro foram certos nesse comentário, já que para governar o presidente precisa do Congresso e sem apoio o Garotinho vai fazer como: governar com Medidas Provisórias??

Nao podemos esquecer que todos os partidos que tentam viver apenas de ideologia morrem.

Uma coisa que foi legal no debate ontem, tava conversando em casa sobre isso. Voces notaram que o unico candidato que nao se mostrou de esquerda o debate inteiro foi o Lula?

Todos os outros vieram com papinhos parecidos com o ja' usados pelo nosso querido sociologo-da-meia-furada. So' o "comunista que vai botar mais um cara pra viver dentro da nossa casa" que nao veio com discurso esquerdista.
 
Oque ??? Vc acha q a cidade ficou melhor com a Dona Marta no poder ???

E outra coisa... A profissão do Lula é torneiro mecânico ! O cara não tem estudo, não tem experiência nenhuma, como q vai querer se candidatar logo de cara assim ?
 
Quisito disse:
Oque ??? Vc acha q a cidade ficou melhor com a Dona Marta no poder ???

Bem. Melhor que com o Maluf? Ficou com certeza... Melhor que com o Pitta? Ficou com certeza... :)

Quer que eu continue com comparacoes? :)

Quisito disse:
E outra coisa... A profissão do Lula é torneiro mecânico ! O cara não tem estudo, não tem experiência nenhuma, como q vai querer se candidatar logo de cara assim ?

Digamos que o Lula ja' esta' se candidatando desde antes de voce parar de usar fraldas... :) Bastante tempo, ne'?

E' vergonha trabalhar como torneiro mecanico? Veja nosso querido sociologo. Sociologo! Ohhh! Meia furada! Ohhh! Exterior! Ohhh!!! Brasil LOTEADO! Ohhh!!! Povo na miseria!!! Ohhh!!! Mas ele fala ingles e frances! E' melhor, ja' que assim ele consegue negociar a venda do nosso pais pra fora.

Voce se julga sem estudo? O Lula ja' completou o estudo. Voce esta em que serie? Oitava? Bem, meu amigo... ele ja' estudou e trabalhou muito mais que voce... voce se julga sem estudos?

Sei la'. O preconceito a sociedade embute em cada um. Mas o meu, eu tento eliminar...
 
Se vc entendeu-me como preconceituoso no meu post essa não foi minha intenção ! Não acho vergonha isso não, pelo contrário ! Mas acho q pra se governar um país tão grande como o Brasil, é preciso ter uma formação, ser uma pessoa culta, ter conhecimento das coisas... E o Lula nunca foi eleito... Se candidatar é uma coisa, ser eleito é outra... E essa comparação foi feita em relação aos outros candidatos...

E a cidade continua na mesma merda q era quando o Maluf e o Pitta estavam no poder... Com a Erundina então (q na época era do PT) nem se fala...
 
Discução interesante :) , bem primeiramente ainda não me decidi pois ainda não vi propostas concretas e viaveis, más vamos a alguns detalhes

Lula seria alguem pouco interessante, não é por não ter estudo, más por não ter noção do que falar quando não preparou. Não pelo debate na TV, más sim fora dela.
Lembram a lambança que ele fez com as declarações dele quando estava isolado em primeiro??, todo reporter sério, analistas e críticos falaram em outras palavras que aquilo foi ridículo, não admira que caiu a bolsa, tsc, tsc, sinceramente não estou disposto a ver ele aprender enquanto governa um pais. Até parece o O'Niell hehe, tem que dar explicações depois das explicações, pra mim esse é o problema dele.

Pra quem gosta de falar que acordo não presta, que o Brasil esta sendo vendido e coisas e tal, gostaria de falar que desde a ditadura e anos bem antes, o Brasil está endividado (se aumentou MUITO ou não é outra história hehe), e que dependemos MUITO de capital estrangeiro (afinal temos muitas multi-nacionais por aqui).
Não gosto de nacionalistas pois tem idéia impossíveis de serem realizadas (sem detonar o país por 10 anos pelo menos..) e até o Lula percebeu isso afinal ele mudou (MUITO) o discurço...., então essa de vender ou divida não cola pois TODOS vão fazer isso, pelo menos para agradar o mercado, é esse o jogo, não dá pra mudar.
Só pra terminar.., em mercado não se mexe, não se dá regras. Não dá pra falar que ele não existe, ou que dá pra viver sem, ou que são especuladores extrangeiros apenas que trabalham com ele. É lá que esta o dinheiro.., qualquer besteira e nos afundamos mesmo hehe
 
Leif disse:
Voce se julga sem estudo? O Lula ja' completou o estudo. Voce esta em que serie? Oitava? Bem, meu amigo... ele ja' estudou e trabalhou muito mais que voce... voce se julga sem estudos?

Desculpa, me meter assim no meio da conversa, mas é que o Quisito tem 15 aninhos e se ele está na 8ª ou no 1º, ele tem estudos sim (naum digo q tem estudos suficientes para querer governar o Brasil), só que ele naum teve tempo d estudar mais! o problema é que o Lula é bem mais velho, passou grande parte d sua vida sendo sustentado pelo partido (tempo esse em q ele foi candidato) sem se quer trabalhar ou pensar em fazer algum curso superior...

Gente, é claro q precisa d estudos para querer governar um país q nem o Brasil, naum é só chegar lá e falar "que legal, agora eu sou o presidente! mas.... e agora? o q eu faço???"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo