• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gandalf tomasse o Anel para si?

Existe uma carta de Tolkien bastante citada aqui no fórum que diz que se Gandalf dominasse o Um, para Sauron seria praticamente o mesmo que ter o Anel destruído, pois ele não teria mais acesso ao poder do Anel. Creio que foi nesse sentido que Shantideva estava pensando.
Pois é isso que eu fiquei pensando, acho que na mesma carta fala o que os nazgul fariam se tudo o que aconteceu na montanha do Frodo reinvidicando o anel, antes do Gollum.. etc, fala que eles possivelmente atrairiam Frodo para fora das fendas até que talvez o proprio Sauron viesse para dar cabo dele. O Sauron só consideraria a destruição do anel se Gandalf o reivindicasse?
 
Não. veja não é só chegar pegar o Um e falar "Ahá! Agora eu sou o Semnhor dos Anéis!" e o Sauron virar purpurina!

Haveria uma batalha de vontades e CASO Gandalf vencesse (porque isso NÃO é uma certeza, apenas uma HIPÓTESE como vem frisa o próprio Tolkien!) aí sim para Sauron isso seria igual a destruição do UM.
 
*laninha* disse:
Pois é isso que eu fiquei pensando, acho que na mesma carta fala o que os nazgul fariam se tudo o que aconteceu na montanha do Frodo reinvidicando o anel, antes do Gollum.. etc, fala que eles possivelmente atrairiam Frodo para fora das fendas até que talvez o proprio Sauron viesse para dar cabo dele. O Sauron só consideraria a destruição do anel se Gandalf o reivindicasse?
Não se trata de Sauron considerar o Anel destruído se Gandalf o reivindicasse. Dentre as pessoas da T-M, o único com poder que poderia tentar fazer frente a Sauron e reivindicar o Anel seria Gandalf. Frodo não teria como fazer frente à vontade de Sauron sobre o Anel e não há garantias que Gandalf também o pudesse. Se Gandalf conseguisse dominar plenamente o Anel, vencendo até mesmo a vontade de Sauron, o Anel já não teria utilidade nenhuma para seu criador, pois ele não teria mais acesso ao poder contido nele.
 
Sim, eu sei que o Sauron não iria virar purpurina assim de uma hora pra outra:hanhan: Mas ele ia ter que ir até lá, porque como o anel não foi destruido e só passou para outra pessoa Sauron ainda ia ter uma "existencia".:D
 
*laninha* disse:
Sim, eu sei que o Sauron não iria virar purpurina assim de uma hora pra outra:hanhan: Mas ele ia ter que ir até lá, porque como o anel não foi destruido e só passou para outra pessoa Sauron ainda ia ter uma "existencia".:D
Sauron existirá até o fim dos tempos, com ou sem o Um ter sido destruido. Isso porque o Fëa é indestrutível.
Se Gandalf conseguisse dominar o Um, Sauron não teria acesso a sua essência que estava no Um, então ele não teria poder algum p/ fazer nada de mal a ninguém. O mesmo aconteceu quando o Um caiu na lava das fendas da perdição.
 
Proview disse:
Sauron existirá até o fim dos tempos, com ou sem o Um ter sido destruido. Isso porque o Fëa é indestrutível.
Se Gandalf conseguisse dominar o Um, Sauron não teria acesso a sua essência que estava no Um, então ele não teria poder algum p/ fazer nada de mal a ninguém. O mesmo aconteceu quando o Um caiu na lava das fendas da perdição.

Só ñ concordo com isto de vc dizer q "Sauron ñ teria poder algum para fazer nada de mal a ninguém".
Com todo respeito, isto ñ é correto: ele ainda existiria; portanto, ainda poderia influenciar as pessoas, sugestioná-las, pois os espíritos sem fëar podem entrar em contato com os vivos (como está dito no Diálogo de Finrod e Andreth0.

Abraços a todos.
 
N'liärien disse:

Só ñ concordo com isto de vc dizer q "Sauron ñ teria poder algum para fazer nada de mal a ninguém".
Com todo respeito, isto ñ é correto: ele ainda existiria; portanto, ainda poderia influenciar as pessoas, sugestioná-las, pois os espíritos sem fëar podem entrar em contato com os vivos (como está dito no Diálogo de Finrod e Andreth0.

Abraços a todos.
Embora seja altamente incomum esse contato entre vivos e mortos, devo admitir que é verdade.
Mas o Sauron não poderia agir de forma direta contra um "vivo", ao menos não contra a vontade deste.
 
Hum, Sauron teria sim acesso aos poderes do Um, já que o mesmo foi feito com os poderes dele. É como se fosse 'o Anel não pode negar a sua origem'.
 
Mith

não é isso que o Tio Tolkien diz nas Cartas! Ele diz claramente que CASO Gandalf dominasse o UM, para Sauron, o efeito seria o mesmo que da sua (UM) destruição.
 
Quem dera o Tio Tolkien estivesse vivo pra responder todas essas perguntas e muitas outras... u.u

Mas eu acho que o Anel sempre estaria ligado de alguma forma ao Sauron, mas esse não teria mais o poder de controlá-lo como antes.
 
Repito: O Professor fala claramente em uma das Cartas que caso alguém dominasse o UM, Sauron seria reduzido a um espirito maléfico mas que não teria pdoeres pra realizar mais nada. Dessa forma ele NÂO conseguiria retomar ou armar alguma coisa pra retomar o controle do Um.
 
Mithrandir + Um Anel = Dark Lord 3.0?

Mei doido, não?

Bom, todos sabemos o quanto Gandalf tinha medo de por as mãos naquele anel (principalmente no filme, mas no livro ele toca o anel) e quando Frodo ofereceu o anel a ele, ele ficou pasmo, pelo menos eu percebi um medo enorme, como se ele pegasse anel, tudo estivesse perdido.
Bom, também sabemos que ele tinha o anel élfico de rubi (de fogo, né), o que já o dava um poder impressioante. Além de que ele era um Istari, que já tinham um grande poder.
Agora: Um cara que já tem o anel do fogo, se ele tivesse o Um Anel (e, claro, sucumbisse a tentação e caísse nas trevas) ele se tornaria tão terrível e poderoso quanto Sauron ou até Morgoth?
 
Re: Mithrandir + Um Anel = Dark Lord 3.0?

Mei doido, não?

Bom, todos sabemos o quanto Gandalf tinha medo de por as mãos naquele anel (principalmente no filme, mas no livro ele toca o anel) e quando Frodo ofereceu o anel a ele, ele ficou pasmo, pelo menos eu percebi um medo enorme, como se ele pegasse anel, tudo estivesse perdido.
Bom, também sabemos que ele tinha o anel élfico de rubi (de fogo, né), o que já o dava um poder impressioante. Além de que ele era um Istari, que já tinham um grande poder.
Agora: Um cara que já tem o anel do fogo, se ele tivesse o Um Anel (e, claro, sucumbisse a tentação e caísse nas trevas) ele se tornaria tão terrível e poderoso quanto Sauron ou até Morgoth?

Rauthar,

Essa discussão é bem interessante, e BEM antiga também!! :lol:

Em relação a sua pergunta, vamos especificar o seguinte, tentando resumir ao máximo:
- Gandalf sim se tornaria um novo senhor do escuro. O próprio Tolkien diz na carta 246:
Gandalf como o Senhor do Anel teria sido muito pior que Sauron. Ele teria permanecido "justo", mas farisaico. Teria continuado a governar e ordenar as coisas para o "bem" e o benefício de seus subordinados de acordo com sua sabedoria (o que teria permanecido grande). Assim ,apesar de Sauron multiplicar [...] o mal, ele deixava o "bem" claramente distinguível dele. Gandalf teria tornado o bem detestável e teria feito parecer mau.

Mas não ache que ele seria pior que Morgoth. Olórin era um dos Maiar, classe "angelical" inferior à de Melkor, que era um Vala. Mesmo em posse do Um, Gandalf nunca teria a mesma majestade dos Senhores de Arda.

E fato dois: a posse de Narya não "aumentaria" o poder de Gandlaf, estando esse de posse do Um. O Um controlava todos os outros 19 anéis, e a posse dele já "anularia" qualquer poder que o Anel de Fogo pudesse acrescentar.

Para maiores discussões, sugiro que você dê uma lida nos antigos tópicos aqui do fórum, São MUITO completos e com argumentos excelentes:
- E se Gandalf tomasse o anel para si?
- gandalf ou sauron?
 
Re: Mithrandir + Um Anel = Dark Lord 3.0?

Ok, acho que vou pedir pra algum moderador fechar o tópico, então... Vlw
 
Re: Mithrandir + Um Anel = Dark Lord 3.0?

Uma das perspectivas mais horríveis se relata em uma passagem que diz que o anel se moldava também aos dons do usuário. E poderia ocorrer de Gandalf descobrir que tinha acesso não apenas ao seu próprio poder mas também ao poder de Sauron que estava encerrado no anel, o que era imensamente perigoso porque se na mão de um humano ou elfo o anel já podia produzir um demônio sentado no trono do mundo então um Maiar com o UM poderia provocar danos incalculáveis.

Como a princípio Sauron forjara 20 anéis, os "presenteados" dos anéis deveriam sucumbir em que cada servo se transformasse em uma espécie de "unha preta de ferro" comandados pelo dedo vestido com o UM do senhor do trono escuro.

Com o passar do tempo Gandalf viveria envenenado pela convivência constante da guerra que teria que fazer com o anel.
 
Última edição:
Re: Mithrandir + Um Anel = Dark Lord 3.0?

.

Com o Anel Mestre, Gandalf poderia igualar-se, ou até superar, Sauron em termos de poder (tenhamos em mente que Sauron era um maia de uma estirpe muito superior a de Gandalf). Mas, vendo este tema pelo prisma "tecnológico", é bem possível que os dois anéis entrassem em conflito, ou seja, Gandalf se tornaria uma espécie de "contradição ambulante" (como bem observou o Professor) ao receber energias tão incompatíveis uma com a outra.

.
 
1 - Os Nazgûl obedecem à vontade de Sauron visto ele possuir os nove anéis dos Homens

2 - É claro que o Sauron não seria derrotado pelo Gandalf. É verdade que o poder de Sauron fica diminuído sem o anel. Mas não deve ser esquecido que, além de ele ser um dos maiores entre os Maiar, também o poder de Gandalf foi diminuído antes da sua vinda para a Terra Média.

3 - Gandalf acabaria por ser corrompido pelo anel, isso é certo. O anel um só reconhece a autoridade de Sauron e é sabido que é capaz de corromper qualquer um, talvez com a excepção de Tom Bombadil
 
- 1º Os nazgûl o obedeceriam?

Acho que não... somente se ele exercesse um poder semelhante ao que Sauron exercia sobre o Um Anel - coisa que, acho eu, ele não conseguiria...

- 2º Ele conseguiria derrotar Sauron? Como?...

Também acho que não. Creio que o Um o "dominaria", assim como "dominou" aos anteriores portadores... Frodo e Bilbo tvz não tenham ficado piores porque eram justamente hobbits, e não pessoas com maior poder e sabedoria, como Galadriel ou Gandalf. Creio que, quanto maior o poder do portador, maior o "estrago" que o Um poderia causar... ou ao menos é a impressão que tenho.

- 3º Ele se tornaria pior do que Sauron? Ou igual a ele?...

O próprio Gandalf, no capítulo do "Conselho de Elrond", diz que apenas haveria um novo "Senhor do Escuro", caso o portador usasse o poder do Um. Logo... creio que ele só substituiria a Sauron, e com o tempo se tornaria "maligno" também.
 
Gandalf, The Black.

gandalf_the_black_by_benco42-d6rawbm.jpg

Não gostei do cajado.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo