1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias RPG É anunciado um novo dragão… Dungeons and Dragons terá nova edição!

Tópico em 'RPG' iniciado por Anwel, 11 Jan 2012.

1. Anwel

Anwel Nazgûl Cavaleiro

[Post original:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do dia 09/01/2012]

"Essa passagem de ano foi recheada de leituras interessantes para mim.

Só pra começo da história vou citar 3 artigos ÓTIMOS do “
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    “:
    ,
    ,
    . O autor desses artigos, Greg Tito, nos conduz a uma visita aos 3 fantasmas do Dungeons and Dragons, no melhor estilo do “
    ” de Charles Dickens. Tito faz uma retomada bem interessante da história do D&D antigo (como eu já fiz em
    ) para o novo e ainda lanças questões vitais para entendermos a notícia que é o título desse post – o novo D&D.

O que Greg Tito nos diz, resumidamente é: o “D&D < Wizards of the Coast < Hasbro” vive uma situação complexa. Apesar de se manter como principal representante do gênero do RPG, seu maior concorrente é ele mesmo. Com a 4a edição do D&D, e toda a sua caracterização próxima a RPGs eletrônicos e wargames, muitos dos jogadores de longa data abandonaram o Dungeons and Dragons lançado pela Wizards para o que outras empresas lançaram com base nos sistemas antigos do D&D. Como o 3.5 e seu D20 system foram lançados com uma licensa OGL (Open Gaming License), outras pessoas/empresas podiam (e ainda podem) aproveitar o material da Wizards e lançar suplementos, reformulações etc. O
    da Paizo (conhecido por aí como D&D 3.75), diversos suplementos da
    e até o movimento “Old School” representam bem isso.

Enfim, ao que tudo indica (não há dados, mas baseando-se nos acontecimentos) os lucros do 4.0 foram bem menores do que era esperado, e o pessoal da WoC resolveu recomeçar. Mike Mearls, um dos nomes por trás do D&D 4.0,
    que a empresa iniciará os eforços da nova edição ainda na primavera (do hemisfério norte) e contará com a participação dos jogadores! Sim, isso mesmo. A idéia é que o maior número de pessoas participem dando sugestões, fazendo playtests e o diabo a quatro.
    Nas palavras de Mearls:

Se animou? Tem boas idéias do que poderia rolar nessa nova edição?

Clique
    , inscreva-se para participar da nova edição e você receberá um Mensageiro Animal quando os jogadores forem requisitados!"

Última edição: 11 Jan 2012
  2. Arcanjo[SK]

Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

Na RedeRPG saiu algo sobre o novo D&D também:

e

Eu gostei particularmente do segundo link. Eu levo esperanças nessa nova edição por causa da volta do Monte Cook. As respostas dele em geral me animam, porque me faz pensar que sua visão de design, sua visão sobre D&D, se encaixa com a minha.

3. Sistema Vanciano de magia nãããããããããããããããããããããããããããooooooooooooooooo!!!

/morrededesgosto

4. Deriel

Deriel Administrador

Eu gosto :P

5. Arcanjo[SK]

Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

Podem me chamar de conservador, mas eu acho que se for para mudar demais o D&D, porque não chama logo de outro nome o sistema? Seil lá, Dungeons & Beholders!

Eu acho que há elementos que deviam ser inerentes ao D&D. Por que eu ache, conceitualmente falando, o sistema por mana melhor que o vanciano, eu acho que este último faz parte da base do D&D, assim como o conceito de raça, classe e nível. Há claro, elementos que estão mais associado a uma edição específica, mas acho que há coisas que deveriam ser mantidas como básicas.

Até onde estou vendo das propostas dessa nova edição, ele vai tentar agradar Gregos e Troianos, ou seja, tentar abraçar pessoas de edições diferentes em um mesmo sistema. A idéia, pelo que entendi, me parecia um D&D modular, que pudesse ser ajustado de acordo com o gosto da mesa. Mas talvez ele tente além: permitir em uma mesma mesa, pessoas de edições diferentes.

Se isso vai funcionar, eu não sei, afinal, edições diferentes tem filosofias diferentes, padrão de poder diferente... pode ser complicado. Mas, a proposta é louvável. Com o Cook de volta eu levo fé que saia algo interessante.

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Deriel

Deriel Administrador

Melhor por melhor Fadiga é mais realista :g: Mas eu não quero realismo no D&D

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Anwel

Anwel Nazgûl Cavaleiro

Também sou a favor de manter o clássico do D&D:
    CA, PV, Sistema Vanciano...

Acho que a idéia dos rituais do 4.0 pra magias muito fortes + sistema vanciano pro "comum" dará algo bem legal.

Dia 02 eu fiz uns comentários sobre a nova edição, pra quem se interessar:

8. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Eu acho legal ter magos e clérigos lançando magias do jeito tradicional e outras classes lançando de outras maneiras (mana, power points, etc).

Eu gostei que vai ter a possibilidade de ter guerreiros que simplesmente andam e batem, porque é preciso ter uma classe pra um novato usar numa mesa de veteranos.

Eu gostei que vai ser cheio de regras modulares. A única coisa core vai ser raça/classe/nível. Se quiser skill, vai ser opcional, se quiser feats também.

Afinal, estou otimista. A 4e é um sistema divertido, mas muito ruim para novatos ou pessoas que não gostam de aprender regras a fundo. O Essentials ajudou nisso um pouquinho, mas pode ter sido tarde demais.

9. Arcanos do Vale

Arcanos do Vale Usuário

Nós temos um PodCast especial sobre a 5a edição quando foi passada a informação de sua criação.

Também temos um apanhado de todas as informações que já sairam na internet sobre o que está por vir:

10. Leviathan

Leviathan Parangaricotirrimirruaro

a muito tempo nas mesas q participo a galera deixou de levar as regras tao a serio, vamos sempre pelo bom senso, só quando da discussao que vamos ate as regras...

Compartilhar