• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre CODA (SDA RPG)

tipo, eu nao li tudo isso q escreveram, mais ja devem ter perguntado minha duvida: quando tira-se 12 e 2 nos testes é sempre sucesso extraordinário e erro critico, respectivamente?
 
Pela regra, tirar 12 não garante um sucesso extraordinário, mas sim dá o direito de adicionar outra jogada ao resultado. Porém não existe nada falando sobre tirar 2 nos dados, mas acho justo causar algum efeito problemático ao personagem, pois já que tirar 12 é um benefício, tirar 2 deveria causar alguma coisa.

até a próxima,
 
Sméagol disse:
Vamos lá:

Você tem seis pontos pra distribuir para as perícias raciais...

Depois você distribui 15 ptos entre as perícias raciais...

Depois você usa mais 5 pontos pra distribuir entre as perícias, ou comprar novas...

Depois compra uma vantagem...

Por último você tem mais 5 pontos pra usar onde quiser, pra aumentar qualquer atributo, acrescentar graduações entre as perícias ou comprar novas vantagens. Porém com esses 5 pontos você não poderá comprar novas perícias.

E lembre-se que comprando uma desvantagem você pode escolher outra vantagem...

MUITO OBRIGADO!!!!!

Comprei o RPG sist. CODA faz 2 meses, e ainda não tinha entendido a porcaria do sistema de graduação em perícias, mesmo depois de ler muito e tentar inclusive entender os "kits" que vem como exemplo...

Agora acho que finalmente vou conseguir jogar! Abençoados sejam vocês que participam e criaram a Valinor, e meu amigo que me indicou esse local!!

FendiOrc
 
Aí FendiOrc, se seu problema era fazer um personagem bastava ter me dito antes... Ó se vc quiser mais uma ajuda pega esta arquivo aqui:
Criação de Personagens

Eu criei este arquivo para ajudar na criação de um personagem, ele tem todos os passos, espero que te ajude.

Se quiser ver mais arquivos que podem ajudar a mestres e jogadores dá uma olhada no meu site, tem ajudado a alguns.

até a próxima
 
ae, eu comprei o coda recentemente e tenhu umas duvidas:
fiz um noldor de ordem nobre com aquela distribuição de pontos e no final, meus atributos ficaram acima dos personagens jah prntos: ptr 14, agi 11, per 10, for 8, vit 8, esp 8, entre outras coisas. peguei o maximo de desvatangens (para interpretar, logico) q saum 5( 4 da ordem q eh o maximo e 1 de raça) e umas 8 vantagens: posição 1 e 2, comando 1 e 2, resistente, melifluo, certeiro, aliado.
pode fazer essas coisas??? eu vi lah e num diz nada q impeça, soh q axu estranhu, eu q estava acostumad com D&D um personagem inicial começar com um exercito de ateh 1000 seguidores (ou 5000 se tivesse gasad quase tudo em comando/posição. Meu personagem (de texte) tinha uma historia legal, mas talvez um mestre num goste por causa das (supostas) apelações (seriam im D&D). Isso eh normal no coda??? :o?: :o?:
 
Os atributos podem acontecer de ficar assim mesmo, porém eu uso a distribuição de 8 pontos em cima dos valores determinados de 10, 9, 7, 7, 5 e 4, desta forma os valores ficam um pouco mais equilibrado.

Com elfos é normal acabar ficando um valor muito alto mesmo... Eu não permito pegar mais doque 4 desvantagens em qualquer hipótese, seja de raça ou não. Durante a criação o máximo são 4 desvantagens e ponto final. Você também não pode pegar aprimoramentos das vantagens, vc só pode ter uma vantagem aprimorada com pontos de evolução.

E como você justificaria derca de 5000 elfos serem liderados por um que nunca lutou em uma grande batalha (afinal ele ainda não tem nenhuma evolução). Então certas vantagens devem ser restringidas de acordo com o bom senso. A última palavra é sempre do narrador.

Eu estava com um personagem meio apelão assim, mas aí arrumei a ficha, li alguns detalhes e corrigi umas regras. Agora todo o meu grupo está equilibrado, ninguém é melhor do que ninguém.

Para os Elfos eu também adoto uma experiência diferenciada, pois por possuírem muitas habilidades raciais eu coloquei que eles devem ter 1500 pontos para passar de nível.

Bom, espero ter esclarecido.

até a próxima.
 
Mais fazendo assim você estará fazendo tipo D&D e seus ajuste de níveis. Os elfos são normais pra terra-media, exatamente como no livro de Tolkien. Privar os jogadores de jogar com eles ou restringi-los pode não ter a graça da terra-media. Realmente, em D&D os elfos da terra-media ficariam apelões, mas como vc num ganha xp de batalha, so de missão e interpretação (eu axo) não tem problema se o jogador for fã de tolkien. Caso ele seja um apelão mesmo ae eu ate concordo em ir restringindo. E em relação aos atributos eu usei esta distruição e fui bontos os 8 pontos, mais os dos elfos e mais os "finais". E eu queria saber mais uma coisa, nas pericias dos nps e personagens prontos, aquilo tá tudo somado ou ainda tem que somar os outros modificadores (atributos, especialisações, vantagens...)? Por que se eu fiz certo, meu personagem texte teria +11 com combate a distancia!!! (+2 de atributo, 4 de graduação, +2 de expecialização e +3 de vantagem) ficandoo eu axo quase equivalente ao Legolas!!!!! Eles tem somado ou não???? :o?:
E as desvantagens maximas, pelo que eu vi são 4 da ordem. Mas você pode pegar uma adicional contando com o da raça, mas APENAS uma. Já vantagens eu não vi nenhum limite, embora eu concordo que algumas deve se utilizaro bom senso, mesmo não estando nas regras. ealmente, pode não fazer sentindo um personagem inicial ter 5000 homens, mas de acordo com a historia do personagem feita peo jogador, pode ser até plausível. Realmente, vai ficar de acordo com o mestre.
 
É, com relação as perícias, este tipo de coisa pode acontecer. É claro que jogadores apelões poderão querer fazer isso (como na minha camapnha) e deixar seu elfo frecheiro como um Legolas da vida, mas depois de muita conversa o confenci a não matê0lo daquela forma e ele mudou o personagem , pricipalmente que percebeu que não se saia muito bem quando não podia usar o arco.

Eu acredito que no livro não estejam os modificadores de atributo, pois caso não seja assim, ficariam valores muito baixos. Lá realmente não deve estar os modificadores, vou tentar fazer um 'engenharia reversa' nas fichas deles e ver se tem como estar ou não.

até a próxima.
 
Olá pessoal.

Tenho outras dúvidas em relação à condução (narração) de uma campanha de SDA - CODA.

1- Não tem distribuição de XP em batalhas?

2- Tem algum local em que se encntre mais status de monstros? Ou de personagens famosos na Terra-Média?

3- Por que no livro básico do SDA - CODA só tem aquilo de descrição de inimigos? Os criadores estão partindo do pressuposto que todas as campanhas começarão com personagens sem evolução nenhuma, e demorarão um pouquinho até ter alguém que encare inimigos mais evoluídos?

4- Ou o livro está com uma grande falta de várioa informações por que os caras são espertos mesmo e estão esperando para começarem a lançar vários suplementos?

Valeu! Espero que vocÊs possam me ajudar, de novo!
FendiOrc
 
Caro FendiOrc, vamos as suas dúvidas:

1 - Existe sim distribuição de experiência na batalha, porém não como em outros sistemas como D&D. Os valores de experiência são muito baixos e mesmo assim distribuídos em certas cirscunstâncias. No livro Animais Cruéis, Mágica Prodigiosa tem regras para isso.

2 - No livro citado acima tem mais características de monstros e no Livro a Sociedade do Anel tem todas as fichas dos membros da Sociedade.

3 - Na verdade o livro básico só traz o necessário para se começar a jogar, com o tempo vc vai perceber que precisa de mais informações, mesmo que elas não sejam tão necessárias assim, mas algumas informações vc só vai encontrar em suplementos, como acontece com quase todos os sistemas.

4 - Bom, acho que já está respondido... os suplementos já foram lançados.

Espero ter ajudado,

Até a próxima.
 
Glebe disse:
Caro FendiOrc, vamos as suas dúvidas:


4 - Bom, acho que já está respondido... os suplementos já foram lançados.

Espero ter ajudado,

Até a próxima.

Bom, esses são os únicos suplementos previstos por enquanto? Porque não tem muita coisa ainda, e acho que fica meio difícil de se preparar uma campanha completa...

Vamos ficar dependentes de outros jogadores adotarem o sistema, para que as editoras se disponham a seguir apoiando o projeto. O que vai ser uma pena caso não aconteça...

FendiOrc
 
Existem 5 livros lançados sobre o SDA, no sistema CODA.

1. O Livro Básico
2. A Sociedade do Anel - Livro de Refrência
3. Animais Cruéis Mágica Prodigiosa
4. Escudo do Narrador
5. Mapas da Terra Média

Em Inglês existem outros suplementos, e não são muitos.

Mas não sei se irão lançar mais alguma coisa... Fiquei sabendo da idéia da DEVIR lançar uma aventura em Moria, mas não se esta informação procede.

Em todo caso é esperar para ver, pois hj tudo é D20!

até a próxima
 
É, em relação ao que você postou agora ("hoje tudo é d20"), eu fiquei sabendo de umas adaptações do D&D para Terra-Média, prá se usar o d20. Mas tivi que concordar com um amigo meu, que disse que iria restringir demais as possibilidades do D&D.

E sei lá, a Devir já mostrou em muitos casos que não está nem aí prá quase nada, não dá prá entender direito o que eles querem para o consumidor brasileiro. Porque aqui volta e meia falta esse livro, aquelas cartas, tal HQ, e isso não acontece na Espanha nem em Portugal, onde eles também tomam conta dessa fatia de edições...

Mas, acho que no final das contas não temos muito o que fazer a não ser esperar, e inventar alguma coisa caso tudo saia errado...

FendiOrc
 
Viu, pesoal...

No começo, eu achei que tinha entendido como EVOLUIR um personagem, mas, lendo o livro de novo ontem, fiquei meio confuso, principalmente por causa das opções relacionadas à seleção de uma segunda Ordem.

Alguém aí poderia me simplificar o procedimento para evolução de personagem, POR FAVOR?

Muito Obrigado,
FendiOrc
 
Glebe disse:
Pela regra, tirar 12 não garante um sucesso extraordinário, mas sim dá o direito de adicionar outra jogada ao resultado. Porém não existe nada falando sobre tirar 2 nos dados, mas acho justo causar algum efeito problemático ao personagem, pois já que tirar 12 é um benefício, tirar 2 deveria causar alguma coisa.

até a próxima,

Claro que fala sim, sobre sucessos extraordinários e falhas desastrosas, no jogo, quando se tira um "12" pode acontecer o seguinte:

Página 221: "Fazendo um teste de Atributo"

"Para fazer um teste... jogue 2d6... se você obtiver dois "6", pode lançar mais um d6 e adicioná-lo ao resultado total. Se esse dado gerar outro "6", lance um outro dado e adicione-o, repetindo o processo até obter algo diferente de "6"."

FendiOrc
 
Alguém aí poderia me simplificar o procedimento para evolução de personagem, POR FAVOR?
Tipo, pelo q eu sakei, vc adotar uma segunda ordem gasta todas as suas 5 opções quando vc evolui. Tipo, ao invés de aumentar pericias, atributos, ganharvantagens, etc, vc num pega nada, nem habilidade na segunda ordem, soh escreve na sua fixa q tem uma nova ordem. só na sua proxima evolução q pode pegar uma habilidade da segunda ordem e tal. Na pg 278 mostra suas opções de evolução e na pg anterior tem uma ispricaxão sobre essas coisas. se vc reparou está lá tabela "nova ordem ou ordem de elite" e diz q custa 5, ou seja todas as opções. Sacou?? Algo mais?
 
Eu tava pensando uma coisa. Como é normalmente impossivel num ataque ocorrer uma falha desastrosa (afinal, a defesa normalmente fica entre 10 - 15, quase todos do meu grupo atacam com no minimo +10) o combate perde um pouco a graça.
Tinha visto uma regra em outro sistema que poderia ser aplicavel no Coda, olha só:

Qdo o cara tira dois 6, blz ele joga de novo outro dado. Tudo bem.
Agora se ele tirar dois 1, ele joga outro dado e subtrae o que sair do resultado final. Tipo assim:

Ele tem + 12. A defesa do alvo é 13. Joga dois 1. Joga de novo e tira 4. O resultado final vai ser: +12 + 2 - 4 = 10. Ou seja ele falhou. Isso acaba com aquele "Nem preciso jogar, já acertei".

Aumentando um pouco a regra, poderia fazer assim: se depois de tirar dois 1, se ele tirar outro 1, piora ainda mais a situação: ele joga o proximo dado e multiplica por 2 o valor a ser descontado. Se tirar outro 1, multiplica por 3 e por ae vai. Só que se tirar um 6 ele desconta essa falha, mais ou menos assim:

Ele tem + 12. A defesa do alvo é 13. Joga dois 1. Falha certo? Joga de novo e tira 1. Vai multiplicar por 2 o proximo numero. Vai e tira um 6 (anula a ultima falha). Agora é uma falha normal, joga o dado e tira 4, vai acontecer a mesma coisa: +12 + 2 - 4 = 10. Se não tivesse sido anulado o 1 com o 6 teria dado +12 + 2 -( 2x6) = 2.

Parece complicado mas não é. sou eu que sou complicado para explicar. O que vcs acharam dessa regra?
 
Parece meio D&D e seus erro critico... eu tenho lembranças ruins com isso (três 1 seguidos num d20 e um acerto critico na minha cara), mas pode ficar legal e engraçado. Axu q vai depender de mestre, jogadores, pode ateh ficar bom, mas talvez alguns jogadores naum gostem...
 
Parece meio D&D e seus erro critico... eu tenho lembranças ruins com isso (três 1 seguidos num d20 e um acerto critico na minha cara), mas pode ficar legal e engraçado. Axu q vai depender de mestre, jogadores, pode ateh ficar bom, mas talvez alguns jogadores naum gostem...

É, isso seria inserir o erro crítico no Senhor dos Anéis RPG. Claro, fica a critério do Mestre colocar ou não uma regra desse tipo. Porém isso tiraria um pouco do caráter heróico que tem esse RPG. Durante o livro básico várias vezes é falado sobre essa característica, inclusive na certa facilidade que personagens iniciantes teriam contra seus inimigos (orcs por exemplo). Inserir essa regra iria dificultar um pouco as batalhas, e a coisa se tornaria meio D&D...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo