• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas no Final

**EvenStar** disse:
Mas Maglor, esse trecho só afirma que podemos supor que havia algumas exceções onde alguns mortais podem ter ido á Eressea junto com os Elfos, mas não diz nada concreto do que Sam e Gimli tenham chegado.não eh? :o?:

Desculpa a demora, os dias foram cheios. Eu tentei traduzir esse trechinho da carta. O que vocês acham?

"...e portanto determinados 'mortais', que desempenharam um grande papel nos assuntos élficos, podem partir com os elfos para Casadelfos. Assim, Frodo (por uma dádiva manifestada por Arwen) e Bilbo, e por fim Sam (como dito em linhas gerais por Frodo); como única exceção Gimli, o anão, como amigo de Legolas e “servo” de Galadriel.”


“…and so certain 'mortals', who have played some great part in Elvish affairs, may pass with the Elves to Elvenhome. Thus Frodo (by the express gift of Arwen) and Bilbo, and eventually Sam (as adumbrated by Frodo); and as a unique exception Gimli the Dwarf, as friend of Legolas and 'servant' of Galadriel.”
 
Eönwë Æ disse:
...mas sim sendo o destino de todos que tinham contato (não contato físico, mas proximidade, etc) com o Um.


Disse castigo porque todos os que resistiram ao poder de Um, receberam a dádiva de irem para a terra dos Elfos, um verdadeiro paraíso.

Já os que cederam ao seu poder acabaram morrendo. Não tiveram a chance de prosseguirem suas vidas em Terra-Média, recebendo uma nova chance de se redimirem e nem foram para o "Paraiso". Isso me pareceu um castigo.

P.S. - Não vi a morte de Boromir como consegüencia de seu desejo pelo anel, ele morreu salvando Merry e Pinppin, se ele não tivesse discutido com Frodo antes, creio que teria morrido do mesmo jeito, pois ele era um cara coajoso e destemido e principalmente leal aos amigos, isso ele demonstrou antes em várias ocasiões.
 
Eu vejo a morte de Boromir como ligação direta com o UM...Boromir desejou demais o Anel...desde a primeira vez no Conselho de Elrond....ele desejava salvar Gondor com o UM..ou melhor, achava que poderia salva-la com ele..no entanto, ao contrario do irmao Faramir, sucumbiu ao poder do UM e foi possuído por ele...sabemos que ele morreu defendendo os hobbits, no entanto, acredito que teve a "mão" do UM na morte dele....


ate mais...
 
Bard o matador de dragões disse:
Eu nao consigo ver a ligação entre a morte de Boromir e o seu desejo pelo UM,porém pode ser que haja.

Nem eu. A morte de Boromir pode até ser encarada como uma regeneração heróica pelo seu desejo do Um, ou seja, que ele dando sua vida pela vida dos Hobbits, teria expurgado de si o mal causado pelo Um, mas não que o seu desejo foi consequencia direta de sua morte.
 
Boromir desejou muito o UM....o Anel o possuiu....e ele ficou meio que desvairado, ou seja, não estava mais em si....queria a todo custo o Anel, pois achava que o mesmo poderia salvar Gondor das trevas de Mordor que se aproximavam....seu desejo pelo que era mal resultou no pior para ele! Vejo esta forma...ele defendeu os hobbits sim, as vezes quem sabe para se regenerar do mal que tentou fazer a Frodo.


ate mais...
 
E o que isso tem em relação com a morte dele? Não foi o desejo do anel que resultou em sua morte, se fosse assim Gollum teria morrido tb, isso não tem nada a ver :aham:
 
Peregrino disse:
E o que isso tem em relação com a morte dele? Não foi o desejo do anel que resultou em sua morte, se fosse assim Gollum teria morrido tb, isso não tem nada a ver :aham:

Ué..mas Gollum não morreu?! :D

E morreu pq desejou muito o Anel..tantou que, quando o pegou, pulou tanto que caiu nas lavas de Orudruin...ou seja, o Anel leva sim a morte...e depende de quanto o deseja...lembra de Isildur.?! Então... :)


ate mais...
 
Eu discordo que o anel leve a morte, apenas acho que o anel torna as possibilidades de que seu portador venha a morrer maior; mas isso não ocorre por magia ou maldição do anel, mais apenas porque o portador do anel teria de enfrentar todos aqueles que também o quisessem... Boromir não morreu porque desejou o anel, mas porque Saruman o desejava, e por isso mesmo mandou seus orcs atrás dos hobbits, e Boromir, sentindo-se culpado por não ter tido a força de vontade necessária para resisitr à tentação (e também, é claro, porque não queria que Saruman possuísse o anel), não pensou duas vezes em se sacrificar para proteger os pequenos. Vale lembrar que ele morreu para proteger Merry e Pippin, e não Frodo.
 
Cësárin disse:
Eu discordo que o anel leve a morte, apenas acho que o anel torna as possibilidades de que seu portador venha a morrer maior; mas isso não ocorre por magia ou maldição do anel, mais apenas porque o portador do anel teria de enfrentar todos aqueles que também o quisessem... Boromir não morreu porque desejou o anel, mas porque Saruman o desejava, e por isso mesmo mandou seus orcs atrás dos hobbits, e Boromir, sentindo-se culpado por não ter tido a força de vontade necessária para resisitr à tentação (e também, é claro, porque não queria que Saruman possuísse o anel), não pensou duas vezes em se sacrificar para proteger os pequenos. Vale lembrar que ele morreu para proteger Merry e Pippin, e não Frodo.

Saruman?! Será mesmo que Boromir achava que Saruman queria o Anel...não sei não...ele imaginava que o Anel fosse ate as maos de Sauron...enfim, pode ate ser que Boromir não tenha morrido diretamente pelo UM, mas tem muiiiiiito a ver sua morte com o UM sim..e não vou desistir de afirmar isso! :)


ate mais....
 
Eu não neguei q não haja ligação porém não existe essa ''mística'' de quem é corrompido pelo Anel morre por causa de sua corrupção.Frodo msm foi corrompido mas não morreu por isso.
 
Como já disse não vejo a morte de Boromir diretamente ligada ao seu desejo pelo Um Anel.

Ele morreu no meio dessa história toda, mas morreu com honra, defendendo seus pequenos amigos, para ser sincera na hora que ele viu o bando de orcs atacando Merry e Pippin, duvido que ele tenha pensado em Saruman, Sauron ou em salvar Gondor. Seus amigos estavam em perigo e ele em condições de ajudá-los.

Quanto a Frodo, ele foi corrompido e quando ele lutou com o Gollun pela posse do Anel, ele estava disposto a sacrificar a própria vida para obtê-lo, se eles não estivessem tão próximos da borda do penhasco e Gollun não fosse mais ladino e forte, é provável que ele tivese perecido ali.

Vendo a coisa desta forma o desejo pelo Um Anel leva a morte, sim. - :wink: - Naquela situação Frodo ou Gollun morreriam pelo Um Anel. Foi azar do Gollun.
 
Isso Regina!

Vc disse o que eu estava tentando dizer...as vezes, nao consigo me expressar..:)

Penso que Boromir morreu devido ao Anel, mas bem indiretamente...a ideia que estava querendo deixar é que Boromir desejou muito o Anel...e que, devido a algumas circunstancias do destino, ele estava ali, defendendo seus pequenos amigos dos orcs...e neste ato, ele morreu...não quis dizer que o Anel o matou!

A situação Gollum-Frodo foi isso que vc disse.....O anel levou aquela situação...não tem jeito...o anel corrompe as pessoas e causas situações que, as vezes, leva a morte.


ate mais...
 
Então estávamos tentando falar a msm coisa eu queria dizer que o Anel deixa as circuntancias "propícias" para que a pessoa seja traída por ele,mas a mera corrupção não traz a morte da pessoa corrompida diretamente.
 
Só Eru podia alterar o destino de um ser.

Nem Eru poderia mudar o destino de outro ser, ele apenas poderia mudar o destino de suas criações, um exemplo disso foi Melkor, se eru pudesse destruir o que naum fora ele quem criara ele poderia "destruir" Saurom como fez com Melkor!
 
Túrin eu creio que estás com uma concepção mto errada de Eru,pois ele é "o que não tem limites"ou seja,ele pode tudo,ele é o criador de tudo tanto do bem quanto do mal e só para esclarescer,Melkor não foi destruído ele apenas foi banido de Arda e vaga pelo vazio e isso não foi Eru que fez e sim os Poderes(ou como é dito normalmente:Os Valar).
 
Pois é. E Eru criou tudo. Eru pode tudo. Veja bem, Tolkien se baseou no Deus católico. Ele já disse isso. Eru é o Deus Católico e para a igreja, Deus é Oniciente, onipresente e onipotente, ou seja, sabe de tudo, está em todos os lugares e pode tudo.
 
Regina disse:
Disse castigo porque todos os que resistiram ao poder de Um, receberam a dádiva de irem para a terra dos Elfos, um verdadeiro paraíso.

Mas Frodo não resistiu. Se não fosse por Gollum, o Um não seria destruído. Mas do mesmo modo Frodo pôde partir ao Oeste. Mas não sei se todos os portadores teriam direito de partir se estivessem vivos... :o?:
 
Mas Frodo não resistiu. Se não fosse por Gollum, o Um não seria destruído. Mas do mesmo modo Frodo pôde partir ao Oeste. Mas não sei se todos os portadores teriam direito de partir se estivessem vivos... :o?:

Amigo...acredito que, na medida do possível, todos os portadores iriam sim...a não ser que tivessem se tornado mal a ponto de não poder embarcar para o Oeste...não foi o caso de Frodo, Bilbo e depois Sam...todos eles continuaram a ser otimos seres...e acho que, mesmo os que, por ventura tivessem sobrevivido e tornado-se mal, apos a destruição do Um voltariam a ser pessoas boas...(falo de Gollum... :) ), que não era tão má, o Anel que o corrompeu por ter ficado 500 anos com ele...


ate mais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo