Sra. Lórien disse:
Minha dúvida é ao final do "O Retorno do Rei" quando Frodo parte para os Portos Cinzentos, isso significa que ele se tornou imortal?
Não! Lhe foi concedida apenas a dádiva de passar o resto de seus dias em Valinor em companhia de seu tio Bilbo.
Essa dádiva foi concedida a todos os portadores do anel, inclusive Sam.
Sra. Lórien disse:
E não ficou muito claro p/ mim o que seria o Livro Vermelho.
É aquele livro que Bilbo escreveu narrando suas aventuras a primeira parte escrita por ele se chamava "Lá e de volta outra vez" a segunda parte narra a aventura de Frodo e de seus oito companheiros e foi escrita por ele mesmo, recebeu o título de "O Senhor dos Anéis".
Quando Frodo partiu entregou o livro para Sam, e depois ele ficou sob a guarda de sua filha Elanor.
Estórias, aventuras e outras informaçãoes foram acrescentadas, mas não sei se receberam algum nome em especial
Sra. Lórien disse:
Outro coisa q não ficou muito clara é do porque Frodo quiz partir para os Portos Cinzentos depois de ter lutado tanto primeiro para voltar e segundo para salvar o Condado.
Depois de tanto sofrimento, Frodo não se sentia mais a vontade em sua terra Natal. Não foi apenas o seu corpo que foi ferido, sua alma também. É uma coisa difícil de se explicar, eu vejo mais ou menos assim. Antes da aventura começar era tudo alegria, tudo colorido e todos levavam a vida de um modo despreocupado, por que os hobbits eram inocentes.
E foi para manter tudo alegre e feliz que Frodo de encarregou de destruir o Anel, só que no caminho, ele entrou em contato com o mal, conheceu o sofrimento e a dor, quando retornou não conseguia mais ver o mundo como antes e isso o enchia de uma tristeza profunda. A dor que sentia não era apenas no feriemento, mas em sua alma.
Sra. Lórien disse:
E um grande susto foi que antes de ler o RdR eu já tinha visto o filme e ao acabr de ler o livro descobri q no filme deixaram muita coisa importante de fora. Por exemplo, a morte de Saruman, quem só assistiu ao filme jamais saberia que ele foi assassinado no Condado por língua de cobra após a guerra da Beirágua. E vários outros fatos importantes ficaram de fora.
Isso já foi discutido aqui, só não lembro onde. Mas veja, o filme já é enorme. Se Peter Jackson fosse filmar tudo na integra, haveria material para pelo menos mais dois filmes.