• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas no Final

Sra. Lórien

Usuário
Bem, procurei e não encontrei nenhum tópico que eu pudesse utilizar, então vai esse mesmo.

Sou iniciante no mundo de Tolkien e acabei de ler o "Retorno do Rei" e estou começando o "Silmarillion".

Minha dúvida é ao final do "O Retorno do Rei" quando Frodo parte para os Portos Cinzentos, isso significa que ele se tornou imortal?
E não ficou muito claro p/ mim o que seria o Livro Vermelho. Outro coisa q não ficou muito clara é do porque Frodo quiz partir para os Portos Cinzentos depois de ter lutado tanto primeiro para voltar e segundo para salvar o Condado.
:o?: :o?: :o?:
E um grande susto foi que antes de ler o RdR eu já tinha visto o filme e ao acabr de ler o livro descobri q no filme deixaram muita coisa importante de fora. Por exemplo, a morte de Saruman, quem só assistiu ao filme jamais saberia que ele foi assassinado no Condado por língua de cobra após a guerra da Beirágua. E vários outros fatos importantes ficaram de fora. :wink:
 
Minha dúvida é ao final do "O Retorno do Rei" quando Frodo parte para os Portos Cinzentos, isso significa que ele se tornou imortal?
Não, ele partiu pras terras imortais pra desfruta da sua vida junto com os elfos e com os valar

E não ficou muito claro p/ mim o que seria o Livro Vermelho. Outro coisa q não ficou muito clara é do porque Frodo quiz partir para os Portos Cinzentos depois de ter lutado tanto primeiro para voltar e segundo para salvar o Condado.
Ele luto pra salva algo que eu acho que nem ele sabia direito, tinha muita coisa dependendo de Frodo...
E ele não continuo no condado porque ele perdeu o amor pela TM, depois de ter sofrido tanto digamos que a luz dele se apago, por isso decidiu partir
 
Nem tudo tinha como ser contemplado no filme... :)

Realmente Frodo recebe a dadiva dos Valar para ir a Valinor e ficar ate o fim de seus dias la...todos os Portadores do anel vão..con excessão de Gollum que morreu! :)


ate mais...
 
Complementando o que os rapazes já disseram, apesar de Frodo partir para as Terras Imortais (você vai descobri mais sobre elas lendo O Silmarillion), ele continuou como um mortal e lá morreu, sabe-se lá quando.
Nas palavras do próprio Frodo: "Mas meu ferimento foi muito profundo, Sam. Tentei salvar o Condado e ele foi salvo, mas não pra mim. Muitas vezes tem que ser assim Sam, qundo as coisas correm perigo: alguém temn que desistir delas, perdê-las, para que outros possam tê-las."

Quanto ao Livro Vermelho, podemos explicar ais ou menos assim: este livro é composto pelos relatos da aventura de Bilbo, e pelos relatos dos fatos que aconteceram em SdA. No contexto literário, Tolkien não seria o escritor de O Hobbit e SdA, mas apenas alguém que os traduziu do Westron (a língua geral) para o Inglês. O Hobbit teria sido escrito por Bilbo, e o SdA teria sido escrito por Frodo e Sam, basicamente, mas algumas partes foram escritas por Merry e Pippin, e também por Findegil, escriba do Rei em Gondor, e por Barahir, neto de Faramir.
Sugiro que você releia o Prólogo do livro, e verá muitos detalhes que Tolkien conta lá, e que em uma segunda leitura não passam despercebidos. :wink:
 
Gandalf era um Maia (um ser de outra raça, tipo um anjo) e voltou para Valinor, seu lar. Legolas foi por ser um Elfo, e dizem que a entrada de Gimli foi permitida devido a sua devoção por Galadriel. Sam também foi, um tempo depois que Rosinha morreu.
 
Eu pensei que em Valinor eles não morreriam, é fato que eles morrem? Afinal tem a data da morte dos outros membros mas dos que foram para lá não.
 
O Livro Vermelho foi escrito na Terra-média, sendo que não havia comunicação com Valinor. O Sam nunca recebeu um cartão de natal do Frodo contando como era a vida lá, por assim dizer. :)

Logo, não há como ter registro da morte de quem foi para Valinor. E sim, quem era mortal morre algum dia. Só Eru podia alterar o destino de um ser.
 
eles morrem em valinor , pois não são da raça imortal dos elfos.

Frodo foi pra lá pq depois de tantas batalhas a vida dele já não era mais a mesma no condado. ele mudou... conheceu o sofrimento e sabia que o condado não conseguiria aplacar a dor que sentia por ter feito essa dura jornada.
 
*Éomer disse:
Eu pensei que em Valinor eles não morreriam, é fato que eles morrem? Afinal tem a data da morte dos outros membros mas dos que foram para lá não.
Esses dados não existem, mas Tolkien mesmo disse em uma de suas cartas a respeito do fato de que mesmo indo para Valinor, Frodo, Sam, Bilbo e Gimli permaneciam mortais.
 
Se ele encontrou Frodo ninguém sabe. Na verdade, diz a lenda entre os descendentes de Sam que ele se dirigiu aos Portos após entregar o Livro Vermelho para sua filha, depois que Rosinha morreu. "Dizem" não necessariamente significa "ele foi", mas Tolkien usa isso apenas para manter o clima de "lenda", de "mito". A grande maioria acredita sim que ele partiu para Valinor e lá tenha encontrado frodo ainda vivo (é bem provável que Bilbo já tivesse morrido na época).

Olhe com calma no seu livro, lá no Conto dos Anos, na parte que fala dos anos ulteriores à Guerra do Anel. Lá está contida a informação acerca da partida do Mestre Samwise Gamgee.
 
Sra. Lórien disse:
Pandatur disse:
Sam também foi, um tempo depois que Rosinha morreu.

Não me lembro de ter lido isso nos apendices. :| Sam encontrou Frodo lá???
Na realidade não se sabe com certeza se Sam realmente deixou a Terra média e partiu para Valinor , pois esse historia é como se fosse uma lenda entre os seus descendentes.

Pandatur disse:
*Éomer disse:
Eu pensei que em Valinor eles não morreriam, é fato que eles morrem? Afinal tem a data da morte dos outros membros mas dos que foram para lá não.
Esses dados não existem, mas Tolkien mesmo disse em uma de suas cartas a respeito do fato de que mesmo indo para Valinor, Frodo, Sam, Bilbo e Gimli permaneciam mortais.
Também tem um trecho no Silmarillion que fala não são as Terras Imortais que tornam as pessoas imortais mas o contrario, então da pra se concluir que Frodo, Bilbo, Sam e Gimli caso esses últimos tenham chegado a Valinor morreram quando chegou sua hora.
 
Sra. Lórien escreveu:
Pandatur escreveu:
Sam também foi, um tempo depois que Rosinha morreu.


Não me lembro de ter lido isso nos apendices. Sam encontrou Frodo lá???

Na realidade não se sabe com certeza se Sam realmente deixou a Terra média e partiu para Valinor , pois esse historia é como se fosse uma lenda entre os seus descendentes.
Na verdade após a morte da Rosinha ele foi até os Portos e pulo na agua e saiu nadando, como ele porto o anel(mesmo sendo por pouco tempo) ele merecia o descanso em Valinor...
Porem como ele era velho e a viagem é longaacredito que ele não chegou a valinor ou que morreu no caminho
 
-Felagund- disse:
Na verdade após a morte da Rosinha ele foi até os Portos e pulo na agua e saiu nadando, como ele porto o anel(mesmo sendo por pouco tempo) ele merecia o descanso em Valinor...
Porem como ele era velho e a viagem é longaacredito que ele não chegou a valinor ou que morreu no caminho

Ele não pulou na água,não diz como ele foi pra lá,se não me engano,acho que a teoria mais aceita é a de que ele construiu um barco.
Vejam na página 387 do rdr
 
Bagrong disse:
-Felagund- disse:
Na verdade após a morte da Rosinha ele foi até os Portos e pulo na agua e saiu nadando, como ele porto o anel(mesmo sendo por pouco tempo) ele merecia o descanso em Valinor...
Porem como ele era velho e a viagem é longaacredito que ele não chegou a valinor ou que morreu no caminho

Ele não pulou na água,não diz como ele foi pra lá,se não me engano,acho que a teoria mais aceita é a de que ele construiu um barco.
Vejam na página 387 do rdr
Isso não é bem verdade, Após a morte de Rosinha Sam entregou o Livro Vermelho para sua filha no Marco Ocidental e nunca mais foi visto na Terra Nédia, por isso acredita-se entre seus filhos e descendentes que ele se dirigiu para os Portos Cinzentos e partiu para Valinor,
Eu particularmente prefiro acreditar que ele partiu da Terra Media e chegou bem á Valinor Mas não podemos afirmar nada.
 
-Felagund- disse:
Na verdade após a morte da Rosinha ele foi até os Portos e pulo na agua e saiu nadando, como ele porto o anel(mesmo sendo por pouco tempo) ele merecia o descanso em Valinor...
Porem como ele era velho e a viagem é longaacredito que ele não chegou a valinor ou que morreu no caminho
Felagund, sem avacalhar, tá. Pode confundir a cabeça dos que não sabem o que aconteceu.
 
Então poste a fonte aqui pra gente. É sempre bom a gente postar a fonte de nossas afirmações aqui, quando a gente diz "foi assim". Caso contrário, diga "eu acho que", ou "lembro que li em algum lugar", senão pode-se afirmar coisas que nem sempre são realmente corretas, mas que pelo tom do post podem levar os menos instruídos a crerem em algo errôneo, ou (como ocorreu comigo agora) pensar que o post foi de tom sarcástico. :wink:
 
Perdão panda, eu não queria parecer sarcastico nem nada, eu vo procurar o trecho e edita essa menssagem :wink:

Vocês me conhecem, eu não sou sarcastico, sou bonzinho :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo