quote:
Em primeiro lugar, Omykron, não podemos considerar o texto de "O Hobbit" como uma fonte segura de informações. No que se refere ao Um Anel, o texto de "O Senhor dos Anéis" é a lei máxima. Com isto esclarecido, vamos especular.
Em sua aula sobre o Um Anel, Gandalf diz a Frodo que foram forjados muitos anéis pelos elfos de Eregion. Muitos foram ensaios, esboços na arte de fundir mágica com metal. Entretanto, destas forjas saíram 19 GRANDES ANÉIS. Todos foram feitos com a assistência técnica de Sauron, embora ele não tenha tomado parte na forjadura. Como explica Gandalf, estes anéis são muito perigosos para os MORTAIS. Caso um MORTAL utilize um anel de poder com freqüência, para se tornar invisível, ele corre o risco de desaparecer. Como Gandalf não faz distinção entre os anéis, eu acredito que todos, sem exceção, promoviam o "desaparecimento". Afinal, os elfos tinham uma dupla natureza (da qual falarei a seguir) e é natural considerar que um artefato deste porte, forjado por eles, tb tivesse ação de dupla natureza.
Agora vou colar um texto que postei em outro tópico:
Na mitologia criada por Tolkien há seres mortais (hobbits, homens, anões, etc) e imortais (elfos, os istaris, os maiar, etc). Os seres imortais possuem "acesso" a dois planos de existência, que, em uma analogia imperfeita, poderiam ser descritos como o nosso mundo real e o mundo dos espíritos. A invisibilidade é o efeito produzido pela passagem de uma entidade mortal do mundo real para o outro. Os mortais não podem ter "acesso" aos dois planos ao mesmo tempo, ao contrário dos elfos. Assim, quando Frodo, Isildur ou Sam colocam o anel, eles são transportados para esse outro mundo, sendo desligados do nosso mundo real (ficando invisíveis neste). Caso a Galadriel ou o Gandalf colocassem o Anel, eles não iriam desaparecer do nosso mundo real, não iriam ficar invisíveis, uma vez que são entidades que possuem "acesso" a ambos os mundos.
O episódio no Vau do Bruinen ilustra essa dupla natureza dos elfos. Afetado pelo feitiço da lâmina de Morgul, Frodo oscilava entre o mundo real e o mundo "espiritual", o visível e o invísivel (para mortais). Mesmo sem usar o UM, pode ver claramente os Nove; não cobertos com capuzes e capas, mas suas mãos e faces. Mais ainda, teve uma visão bastante reveladora de Glorfindel, como uma figura brilhante de luz branca. Da mesma forma, viu Aragorn, Merry e Pippin como figuras sombrias. EXATAMENTE o mesmo efeito do Um. Pois bem, em outra passagem, Gandalf explica ao convalescente Frodo (capítulo Muitos encontros): "aqueles que moraram no Reino Abençoado vivem ao mesmo tempo nos dois mundos, e têm grande poder contra os Visíveis e os Invisíveis. Sobre a visão de Glorfindel, Gandalf é ainda mais explícito: "Por um momento você o viu como ele é do outro lado...". Gandalf sabia disso pois tb tinha uma dupla natureza, e podemos apenas especular que imagem formidável ele deveria apresentar nesta outra "dimensão". Acho natural supor que, tanto Gandalf quanto os elfos noldor, tivessem ampla capacidade de ação em ambos os mundos. É por isso que eu acredito firmemente que Gandalf, Galadriel, Elrond, Glorfindel, etc, pudessem ver o portador do anel, pois a invisibilidade que este concedia representava apenas a passagem entre os dois mundos. Não sendo criaturas de dupla natureza, que não podem existir ao mesmo tempo nos dois planos, ao entrar no mundo espiritual, o usuário do anel desaparecia do mundo físico. Quando Sauron roubou os anéis de poder, com a exceção dos três, distorceu esse efeito, fazendo com que o mortal que se aventurasse no outro "mundo", ficasse aprisionado. Tal "mágica" não funcionou com os anões, pois Sauron não tinha muito conhecimento da natureza destes, mas seu efeito para com os homens foi perfeito. Também acredito que Sauron tenha dotado seu anel com esse poder; assim, para escravizar um humano no mundo dos espíritos, não era necessário um "comando" de Sauron. Era uma propriedade intrínseca do anel. Quando ao que a Galadriel fala no livro, dizendo que o Anel dá poderes conforme a estatura do usuário, ela se refere aos outros poderes do Um anel, como saber o que se passa nas mentes dos outros portadores de anéis de poder. Nem o mais poderoso dos mortais deixaria de ficar invisível usando o anel do Sauron.
Agora, por que Frodo, Sam, Bilbo ou Isildur não podiam controlar os servos de Sauron quando usavam o UM? Para responder isso, devemos pensar em porque Sauron forjou o Um Anel. Ele queria CONTROLE. Controlar a vontade e os desejos das criaturas da Terra Média. Ou seja, o anel era poder em sua essência. Para conseguir isso, Sauron colocou quase todo o seu poder "mágico" no anel. Não apenas isso : colocou tb parte de sua força de vontade. Assim, para controlar o anel, o usuário deveria possuir uma força de vontade no mínimo igual a de Sauron. Sendo um maia, tal vontade não deveria encontrar rival na Terra Média (só Gandalf). E, além desta vontade de ferro, deveria tb ter conhecimento suficiente para isso. Desculpe-me pelo longo texto.
Conclusão:
1. A "invisibilidade" não deve ser entendida no sentido literal. É muito mais complexo.
2. Gandalf e os elfos noldor tinham acesso a dois "planos de existência" : um físico, acessível aos mortais, e outro "espiritual", inacessível. A invisibilidade em um destes planos não significa invisibilidade no outro.
3. O Um Anel habilitava seu usuário MORTAL a transitar entre estes dois mundos.
4. Provavelmente os elfos de Mirkwood sofriam os mesmos efeitos que os Mortais.
5. Controle do Um Anel : duelo Vontade do Anel (ou seja, vontade de Sauron) X vontade do usuário
6 Controle do Um Anel : Vontade de ferro e vasto conhecimento
P.S 1. : Sauron teve participação direta apenas na forja do Um Anel. Os outros foram criados por Celebrimbor, que contou com a "assistência técnica" de Sauron. Depois, este exigiu o produto de sua ajuda, mas Celebrimbor negou, pois percebeu a real natureza do senhor das sombras. Sauron declarou guerra, matou Celebrimbor, roubou os nove e os sete e os adulterou. Quanto aos 3, Celebrimbor entregou a Círdan, Gil-galad e Galadriel.
P.S. 2 : Os anéis élficos eram uma espécie de antidepressivo.
P.S. 3 : Talvez os 3 anéis élficos fossem os mais benignos para os mortais, não provocando o aprisionamento destes no mundo dos espíritos.
Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 03:36:58
explicou tudo, menos a minha duvida, q é, PQ BILBO DEIXAVA UMA SOMBRA, CASO FOSSE ILUMINADO, E O FRODO NÃO..... pq! =~~~~~~~~~~~~~~~
"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!