• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

duvidas com o Um anel

Omykron

far above
Em relação ao Um anel, devemos lebrar duma coisa
O hobbit: Se o anel fosse usado no escuro, naum via-se o rastro de quem o usar, mas, se alguem usar o anel em luz, veria uma sobra, escura
SDA: em pleno salão do Ponei saltitante frodo acaba por usar o anel e DESAPARECE! e devemos lebrar q tinha no minimo uma iluminação

ou seja
a força de vontade de bilbo era maior ou menor q a do frodo?



"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!
 
Ue, nao entendi mto bem essa pergunta...
Como assim se a forca de vontade de Bilbo era maior q a de Frodo? O q tem a ver a vontade com desaparecer totalmente ou nao? Nao saquei...

" Apaguem o sol, embrulhem a lua, descam as estrelas, limpem as matas, pois nada mais tem sentindo para mim..."
 
quote:
Em relação ao Um anel, devemos lebrar duma coisa
O hobbit: Se o anel fosse usado no escuro, naum via-se o rastro de quem o usar, mas, se alguem usar o anel em luz, veria uma sobra, escura
SDA: em pleno salão do Ponei saltitante frodo acaba por usar o anel e DESAPARECE! e devemos lebrar q tinha no minimo uma iluminação

ou seja
a força de vontade de bilbo era maior ou menor q a do frodo?




Não acho uma boa idéia utilizar "O Hobbit" como fonte de informações sobre o UM Anel. A mitologia envolvendo o anel ainda não estava desenvolvida na época em que este livro foi escrito. Gandalf, por exemplo, não pôde ver Bilbo invísivel, coisa que eu acho ser ele plenamente capaz.
 
ahhh de novo essa do Gandalf poder ver o Frodo usando o Anel!?
Bem, eu ACHO que não, afinal ele é um istar, seu poder foi reduzido...

Neste post do omykron, ele estava comparando co o FILME!!!! Não se deve comparar neste caso a obra com o filme, a não ser que o filme fosse feito por JT e não PJ!

ps.: JT = JRRTolkien

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
ahhh de novo essa do Gandalf poder ver o Frodo usando o Anel!?
Bem, eu ACHO que não, afinal ele é um istar, seu poder foi reduzido...



É que eu tenho uma opinião bem particular a respeito do significado desta tal "invisibilidade". Na minha interpretação "cosmológica", tanto os istari, quanto os elfos, podem ver o portador do anel (exceção feita aos elfos mais "atrasados", como aqueles de Mirkwood).
 
Os únicos que conseguiam ver o portador do anel, quando este estava "invisível" era Tom Bombadil, os Nazgul e provavelmente Sauron.

Fora isso, elfos, istari, humanos, hobbits e anões não conseguiam ver o portador do anel.

Glaurung, i laurëa urulókë
 
O um anel era capaz de várias coisas, mas para quem tivesse poder e soubesse usar. No caso dos hobbits, em particular de bilbo e frodo, eles nao sabiam usar o anel na sua plenitude.

No caso do filme acho que o pessoal ia ficar assustado, e nãqo ia lembrar de procurar soimbras nao eh mesmo?

E no mais.... Sauron esta visivel, mesmo usando o anel.... será que os hobbits não sabiam desligar o poder da invisibilidade?

Vale ressaltar que o sam, além de ficar invisível, foi capaz de notar o aumento das seus sentidos (com exceção da visão)


Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
quote:
Os únicos que conseguiam ver o portador do anel, quando este estava "invisível" era Tom Bombadil, os Nazgul e provavelmente Sauron.

Fora isso, elfos, istari, humanos, hobbits e anões não conseguiam ver o portador do anel.


Baseado em quê você diz isso? Especulação por especulação, eu prefiro a minha.



Edited by - Celebrimbor on 14 February 2002 15:55:51
 
quote:
O um anel era capaz de várias coisas, mas para quem tivesse poder e soubesse usar. No caso dos hobbits, em particular de bilbo e frodo, eles nao sabiam usar o anel na sua plenitude.

No caso do filme acho que o pessoal ia ficar assustado, e nãqo ia lembrar de procurar soimbras nao eh mesmo?

E no mais.... Sauron esta visivel, mesmo usando o anel.... será que os hobbits não sabiam desligar o poder da invisibilidade?

Vale ressaltar que o sam, além de ficar invisível, foi capaz de notar o aumento das seus sentidos (com exceção da visão)


Todos os MORTAIS, ao utilizarem um anel de poder, tornam-se invísiveis. Não depende da vontade do usuário. Mesmo Isildur, que não devia ser um cara medíocre, deixaria de ser visível ao utilizar o anel.
 
quote:
Todos os MORTAIS, ao utilizarem um anel de poder, tornam-se invísiveis. Não depende da vontade do usuário. Mesmo Isildur, que não devia ser um cara medíocre, deixaria de ser visível ao utilizar o anel.


Quer dizer que se um elfo usasse o Um anel ele não ficaria invisível?
Eu não creio que seja esse o motivo, eu acho que o anel dava o poder da invisibilidade pro usuário, mas devia sim haver um mecanismo de ligar e desligar.... assim como para vários outros poderes do anel.

Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
quote:
quote:
Todos os MORTAIS, ao utilizarem um anel de poder, tornam-se invísiveis. Não depende da vontade do usuário. Mesmo Isildur, que não devia ser um cara medíocre, deixaria de ser visível ao utilizar o anel.


Quer dizer que se um elfo usasse o Um anel ele não ficaria invisível?
Eu não creio que seja esse o motivo, eu acho que o anel dava o poder da invisibilidade pro usuário, mas devia sim haver um mecanismo de ligar e desligar.... assim como para vários outros poderes do anel.


Isso traria uma série de problemas para a história. E, além disso, é o que se pode concluir das palavras de Gandalf a Frodo, no começo de SdA.
 
Opa! Agora li sua mensagem com mais atenção. Eu acho que um ELFO poderia ligar e desligar esta propriedade do anel, mas não um mortal.

O ponto mais relevante desta conversa toda, Leo, é o significado da invisibilidade. Eu já postei minha opinião sobre isso em outro tópico, quando alguém perguntou o porquê de Sauron não ficar invisível ao usar o Um Anel. Lá eu explico porque acho que Gandalf e elfos mais evoluídos conseguiriam ver o usuário do anel. De qualquer maneira, tenho que sair agora, mas quando voltar, lá pelas 11 horas, eu colocarei um post detalhando minha opinião a respeito. Ok?



Edited by - bombadil on 14 February 2002 21:14:41
 
quote:

Baseado em quê você diz isso? Especulação por especulação, eu prefiro a minha.



Bom, o que acontecia na verdade com os portadores do anel é que sua essência era parcialmente transportada para o mundo dos espectros (por isso os Nazgul conseguiam enchergar claramente quando alguém estava com o anel).
Com os nove Nazgul, a medida que eles iam usando os anéis dados por Sauron eles iam cada vez mais se tornando espectros, até que estivessem totalmente sob o domínio de Sauron e mesmo sem os anéis eles não passavam de espectros. Parece que eles usavam suas montarias como um vínculo ao nosso plano.

Glaurung, i laurëa urulókë
 
Quem deu aos aneis o poder de invisibilidade oa usuario foi Sauron, logo os 3 anéis dos elfos q nao tiveram seu toque nao tinham esse poder, assim o anel de Gandalf nao o auxiliava a ver o usuario do Um Anel, mas os 9 espectros podiam vê-lo, ou senti-lo claramente. Os Istari nao tinham todos os poderes dos Maiar, mas será entao q os Maiar e Valar poderiam ver o portador usando o Um Anel?
 
Em primeiro lugar, Omykron, não podemos considerar o texto de "O Hobbit" como uma fonte segura de informações. No que se refere ao Um Anel, o texto de "O Senhor dos Anéis" é a lei máxima. Com isto esclarecido, vamos especular.
Em sua aula sobre o Um Anel, Gandalf diz a Frodo que foram forjados muitos anéis pelos elfos de Eregion. Muitos foram ensaios, esboços na arte de fundir mágica com metal. Entretanto, destas forjas saíram 19 GRANDES ANÉIS. Todos foram feitos com a assistência técnica de Sauron, embora ele não tenha tomado parte na forjadura. Como explica Gandalf, estes anéis são muito perigosos para os MORTAIS. Caso um MORTAL utilize um anel de poder com freqüência, para se tornar invisível, ele corre o risco de desaparecer. Como Gandalf não faz distinção entre os anéis, eu acredito que todos, sem exceção, promoviam o "desaparecimento". Afinal, os elfos tinham uma dupla natureza (da qual falarei a seguir) e é natural considerar que um artefato deste porte, forjado por eles, tb tivesse ação de dupla natureza.
Agora vou colar um texto que postei em outro tópico:
Na mitologia criada por Tolkien há seres mortais (hobbits, homens, anões, etc) e imortais (elfos, os istaris, os maiar, etc). Os seres imortais possuem "acesso" a dois planos de existência, que, em uma analogia imperfeita, poderiam ser descritos como o nosso mundo real e o mundo dos espíritos. A invisibilidade é o efeito produzido pela passagem de uma entidade mortal do mundo real para o outro. Os mortais não podem ter "acesso" aos dois planos ao mesmo tempo, ao contrário dos elfos. Assim, quando Frodo, Isildur ou Sam colocam o anel, eles são transportados para esse outro mundo, sendo desligados do nosso mundo real (ficando invisíveis neste). Caso a Galadriel ou o Gandalf colocassem o Anel, eles não iriam desaparecer do nosso mundo real, não iriam ficar invisíveis, uma vez que são entidades que possuem "acesso" a ambos os mundos.
O episódio no Vau do Bruinen ilustra essa dupla natureza dos elfos. Afetado pelo feitiço da lâmina de Morgul, Frodo oscilava entre o mundo real e o mundo "espiritual", o visível e o invísivel (para mortais). Mesmo sem usar o UM, pode ver claramente os Nove; não cobertos com capuzes e capas, mas suas mãos e faces. Mais ainda, teve uma visão bastante reveladora de Glorfindel, como uma figura brilhante de luz branca. Da mesma forma, viu Aragorn, Merry e Pippin como figuras sombrias. EXATAMENTE o mesmo efeito do Um. Pois bem, em outra passagem, Gandalf explica ao convalescente Frodo (capítulo Muitos encontros): "aqueles que moraram no Reino Abençoado vivem ao mesmo tempo nos dois mundos, e têm grande poder contra os Visíveis e os Invisíveis. Sobre a visão de Glorfindel, Gandalf é ainda mais explícito: "Por um momento você o viu como ele é do outro lado...". Gandalf sabia disso pois tb tinha uma dupla natureza, e podemos apenas especular que imagem formidável ele deveria apresentar nesta outra "dimensão". Acho natural supor que, tanto Gandalf quanto os elfos noldor, tivessem ampla capacidade de ação em ambos os mundos. É por isso que eu acredito firmemente que Gandalf, Galadriel, Elrond, Glorfindel, etc, pudessem ver o portador do anel, pois a invisibilidade que este concedia representava apenas a passagem entre os dois mundos. Não sendo criaturas de dupla natureza, que não podem existir ao mesmo tempo nos dois planos, ao entrar no mundo espiritual, o usuário do anel desaparecia do mundo físico. Quando Sauron roubou os anéis de poder, com a exceção dos três, distorceu esse efeito, fazendo com que o mortal que se aventurasse no outro "mundo", ficasse aprisionado. Tal "mágica" não funcionou com os anões, pois Sauron não tinha muito conhecimento da natureza destes, mas seu efeito para com os homens foi perfeito. Também acredito que Sauron tenha dotado seu anel com esse poder; assim, para escravizar um humano no mundo dos espíritos, não era necessário um "comando" de Sauron. Era uma propriedade intrínseca do anel. Quando ao que a Galadriel fala no livro, dizendo que o Anel dá poderes conforme a estatura do usuário, ela se refere aos outros poderes do Um anel, como saber o que se passa nas mentes dos outros portadores de anéis de poder. Nem o mais poderoso dos mortais deixaria de ficar invisível usando o anel do Sauron.
Agora, por que Frodo, Sam, Bilbo ou Isildur não podiam controlar os servos de Sauron quando usavam o UM? Para responder isso, devemos pensar em porque Sauron forjou o Um Anel. Ele queria CONTROLE. Controlar a vontade e os desejos das criaturas da Terra Média. Ou seja, o anel era poder em sua essência. Para conseguir isso, Sauron colocou quase todo o seu poder "mágico" no anel. Não apenas isso : colocou tb parte de sua força de vontade. Assim, para controlar o anel, o usuário deveria possuir uma força de vontade no mínimo igual a de Sauron. Sendo um maia, tal vontade não deveria encontrar rival na Terra Média (só Gandalf). E, além desta vontade de ferro, deveria tb ter conhecimento suficiente para isso. Desculpe-me pelo longo texto.

Conclusão:
1. A "invisibilidade" não deve ser entendida no sentido literal. É muito mais complexo.
2. Gandalf e os elfos noldor tinham acesso a dois "planos de existência" : um físico, acessível aos mortais, e outro "espiritual", inacessível. A invisibilidade em um destes planos não significa invisibilidade no outro.
3. O Um Anel habilitava seu usuário MORTAL a transitar entre estes dois mundos.
4. Provavelmente os elfos de Mirkwood sofriam os mesmos efeitos que os Mortais.
5. Controle do Um Anel : duelo Vontade do Anel (ou seja, vontade de Sauron) X vontade do usuário
6 Controle do Um Anel : Vontade de ferro e vasto conhecimento

P.S 1. : Sauron teve participação direta apenas na forja do Um Anel. Os outros foram criados por Celebrimbor, que contou com a "assistência técnica" de Sauron. Depois, este exigiu o produto de sua ajuda, mas Celebrimbor negou, pois percebeu a real natureza do senhor das sombras. Sauron declarou guerra, matou Celebrimbor, roubou os nove e os sete e os adulterou. Quanto aos 3, Celebrimbor entregou a Círdan, Gil-galad e Galadriel.
P.S. 2 : Os anéis élficos eram uma espécie de antidepressivo.
P.S. 3 : Talvez os 3 anéis élficos fossem os mais benignos para os mortais, não provocando o aprisionamento destes no mundo dos espíritos.




Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 03:36:58
 
Ola Celembribor,

quote:
P.S 1. : Sauron teve participação direta apenas na forja do Um Anel. Os outros foram criados por Celebrimbor, que contou com a "assistência técnica" de Sauron. Depois, este exigiu o produto de sua ajuda, mas Celebrimbor negou, pois percebeu a real natureza do senhor das sombras. Sauron declarou guerra, matou Celebrimbor, roubou os nove e os sete e os adulterou. Quanto aos 3, Celebrimbor entregou a Círdan, Gil-galad e Galadriel.



Vc fala dos aneis cm desenvoltura, afinal vc participou da criação destes. Mas tb deve lembrar que no LOR, é dito que Sauron só não teve acesso aos 3 aneis elficos forjados em segredo, e que quando os elfos sentiram a presença de Sauron pelo UM anel, esconderam os seus aneis de poder.

Vc tem alguns pontos de vista interessantes, mas não creio que vc tenha me convencido com o texto.


quote:
1. A "invisibilidade" não deve ser entendida no sentido literal. É muito mais complexo.


Concordo com vc neste sentido, mas mesmo assim, só por ser complexa não quer dizer que o que foi falado anteriormente deixe de ser pontos de vistas viáveis

quote:

2. Gandalf e os elfos noldor tinham acesso a dois "planos de existência" : um físico, acessível aos mortais, e outro "espiritual", inacessível. A invisibilidade em um destes planos não significa invisibilidade no outro.



Não encare as coisas tão ao pé da letra. Se o outro mundo ao qual vc se refere, é valinor, onde os maiares e valares ficam juntamente com os elfos. Se o mundo é espiritual, pq eles iam de barco pra lá? e se isso fosse completamente verdadeiro, Gimli, Bilbo e Frodo não conseguiriam ir para lá.

quote:
4. Provavelmente os elfos de Mirkwood sofriam os mesmos efeitos que os Mortais.

Seguindo o mesmo raciocínio, Légolas não teria como chegar lá segundo sua teoria.


Mestre Nostalgico - Conselho Olifantástico
Gollum – E o preciossssssssso vai para MIM!!!!!!!!!! Arghhhh.... mestre Knolex bonzzzzinho não precisa bater em nóssssss... nóssss diz o vencedor....simmmm... ssss.... gollum...
 
Leo, permita-me empregar uma analogia com a física moderna.
Como talvez você já saiba, a física moderna trabalha com a hipótese da matéria apresentar uma característica dual. O elétron, por exemplo, é tratado em algumas situações como uma ONDA e em outras como PARTÍCULA. Tal comportamente não possui equivalente no nível macroscópico. Eu trato os elfos de forma semelhante. Quando digo que eles tinham acesso a dois mundos, é neste sentido que falo. Esse mundo "espiritual" não é Valinor, não é um lugar, mas algo que faz parte da natureza destas criaturas. Eu poderia fazer outra analogia com as dimensões do nosso mundo. É como se os mortais vivessem em um mundo bidimencional, com largura e comprimento, e os elfos conhecessem um terceira dimensão, altura. No mundo mortal, não haveria esferas por exemplo, e seria difícil para criaturas vindas deste compreenderem o significado de tal conceito. Já no mundo élfico, tanto esferas quanto círculos seriam conceitos familiares. Desta forma, podemos dizer que o mundo dos elfos era mais "completo", mais amplo do que o mundo mortal, sob cujo ponto de vista nos é narrado "O Senhor dos Anéis". Espero não ter sido ainda mais complicado?
A explicação que Gandalf faz para Frodo da visão que este teve de Glorfindel ilustra isso. Sendo os valar em essência espíritos, os elfos que estiveram em Valinor teriam uma maior familiaridade com esse mundo espiritual. Frodo, Bilbo e Sam jamais devem ter visto os valar como eles realmente são, apenas os corpos escolhidos por eles para manifestarem-se no mundo físico. Veriam círculos, mas não esferas.
Quanto aos elfos sentirem a presença de Sauron, na verdade foi só Celebrimbor. Quando Sauron pronunciou os versos de sua macumba, na forja do UM, Celebrimbor OUVIU, literalmente, pois estava utilizando um dos anéis élficos que forjou.



Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 11:11:28

Edited by - Celebrimbor on 19 February 2002 05:23:26
 
quote:
Em primeiro lugar, Omykron, não podemos considerar o texto de "O Hobbit" como uma fonte segura de informações. No que se refere ao Um Anel, o texto de "O Senhor dos Anéis" é a lei máxima. Com isto esclarecido, vamos especular.
Em sua aula sobre o Um Anel, Gandalf diz a Frodo que foram forjados muitos anéis pelos elfos de Eregion. Muitos foram ensaios, esboços na arte de fundir mágica com metal. Entretanto, destas forjas saíram 19 GRANDES ANÉIS. Todos foram feitos com a assistência técnica de Sauron, embora ele não tenha tomado parte na forjadura. Como explica Gandalf, estes anéis são muito perigosos para os MORTAIS. Caso um MORTAL utilize um anel de poder com freqüência, para se tornar invisível, ele corre o risco de desaparecer. Como Gandalf não faz distinção entre os anéis, eu acredito que todos, sem exceção, promoviam o "desaparecimento". Afinal, os elfos tinham uma dupla natureza (da qual falarei a seguir) e é natural considerar que um artefato deste porte, forjado por eles, tb tivesse ação de dupla natureza.
Agora vou colar um texto que postei em outro tópico:
Na mitologia criada por Tolkien há seres mortais (hobbits, homens, anões, etc) e imortais (elfos, os istaris, os maiar, etc). Os seres imortais possuem "acesso" a dois planos de existência, que, em uma analogia imperfeita, poderiam ser descritos como o nosso mundo real e o mundo dos espíritos. A invisibilidade é o efeito produzido pela passagem de uma entidade mortal do mundo real para o outro. Os mortais não podem ter "acesso" aos dois planos ao mesmo tempo, ao contrário dos elfos. Assim, quando Frodo, Isildur ou Sam colocam o anel, eles são transportados para esse outro mundo, sendo desligados do nosso mundo real (ficando invisíveis neste). Caso a Galadriel ou o Gandalf colocassem o Anel, eles não iriam desaparecer do nosso mundo real, não iriam ficar invisíveis, uma vez que são entidades que possuem "acesso" a ambos os mundos.
O episódio no Vau do Bruinen ilustra essa dupla natureza dos elfos. Afetado pelo feitiço da lâmina de Morgul, Frodo oscilava entre o mundo real e o mundo "espiritual", o visível e o invísivel (para mortais). Mesmo sem usar o UM, pode ver claramente os Nove; não cobertos com capuzes e capas, mas suas mãos e faces. Mais ainda, teve uma visão bastante reveladora de Glorfindel, como uma figura brilhante de luz branca. Da mesma forma, viu Aragorn, Merry e Pippin como figuras sombrias. EXATAMENTE o mesmo efeito do Um. Pois bem, em outra passagem, Gandalf explica ao convalescente Frodo (capítulo Muitos encontros): "aqueles que moraram no Reino Abençoado vivem ao mesmo tempo nos dois mundos, e têm grande poder contra os Visíveis e os Invisíveis. Sobre a visão de Glorfindel, Gandalf é ainda mais explícito: "Por um momento você o viu como ele é do outro lado...". Gandalf sabia disso pois tb tinha uma dupla natureza, e podemos apenas especular que imagem formidável ele deveria apresentar nesta outra "dimensão". Acho natural supor que, tanto Gandalf quanto os elfos noldor, tivessem ampla capacidade de ação em ambos os mundos. É por isso que eu acredito firmemente que Gandalf, Galadriel, Elrond, Glorfindel, etc, pudessem ver o portador do anel, pois a invisibilidade que este concedia representava apenas a passagem entre os dois mundos. Não sendo criaturas de dupla natureza, que não podem existir ao mesmo tempo nos dois planos, ao entrar no mundo espiritual, o usuário do anel desaparecia do mundo físico. Quando Sauron roubou os anéis de poder, com a exceção dos três, distorceu esse efeito, fazendo com que o mortal que se aventurasse no outro "mundo", ficasse aprisionado. Tal "mágica" não funcionou com os anões, pois Sauron não tinha muito conhecimento da natureza destes, mas seu efeito para com os homens foi perfeito. Também acredito que Sauron tenha dotado seu anel com esse poder; assim, para escravizar um humano no mundo dos espíritos, não era necessário um "comando" de Sauron. Era uma propriedade intrínseca do anel. Quando ao que a Galadriel fala no livro, dizendo que o Anel dá poderes conforme a estatura do usuário, ela se refere aos outros poderes do Um anel, como saber o que se passa nas mentes dos outros portadores de anéis de poder. Nem o mais poderoso dos mortais deixaria de ficar invisível usando o anel do Sauron.
Agora, por que Frodo, Sam, Bilbo ou Isildur não podiam controlar os servos de Sauron quando usavam o UM? Para responder isso, devemos pensar em porque Sauron forjou o Um Anel. Ele queria CONTROLE. Controlar a vontade e os desejos das criaturas da Terra Média. Ou seja, o anel era poder em sua essência. Para conseguir isso, Sauron colocou quase todo o seu poder "mágico" no anel. Não apenas isso : colocou tb parte de sua força de vontade. Assim, para controlar o anel, o usuário deveria possuir uma força de vontade no mínimo igual a de Sauron. Sendo um maia, tal vontade não deveria encontrar rival na Terra Média (só Gandalf). E, além desta vontade de ferro, deveria tb ter conhecimento suficiente para isso. Desculpe-me pelo longo texto.

Conclusão:
1. A "invisibilidade" não deve ser entendida no sentido literal. É muito mais complexo.
2. Gandalf e os elfos noldor tinham acesso a dois "planos de existência" : um físico, acessível aos mortais, e outro "espiritual", inacessível. A invisibilidade em um destes planos não significa invisibilidade no outro.
3. O Um Anel habilitava seu usuário MORTAL a transitar entre estes dois mundos.
4. Provavelmente os elfos de Mirkwood sofriam os mesmos efeitos que os Mortais.
5. Controle do Um Anel : duelo Vontade do Anel (ou seja, vontade de Sauron) X vontade do usuário
6 Controle do Um Anel : Vontade de ferro e vasto conhecimento

P.S 1. : Sauron teve participação direta apenas na forja do Um Anel. Os outros foram criados por Celebrimbor, que contou com a "assistência técnica" de Sauron. Depois, este exigiu o produto de sua ajuda, mas Celebrimbor negou, pois percebeu a real natureza do senhor das sombras. Sauron declarou guerra, matou Celebrimbor, roubou os nove e os sete e os adulterou. Quanto aos 3, Celebrimbor entregou a Círdan, Gil-galad e Galadriel.
P.S. 2 : Os anéis élficos eram uma espécie de antidepressivo.
P.S. 3 : Talvez os 3 anéis élficos fossem os mais benignos para os mortais, não provocando o aprisionamento destes no mundo dos espíritos.




Edited by - Celebrimbor on 15 February 2002 03:36:58

explicou tudo, menos a minha duvida, q é, PQ BILBO DEIXAVA UMA SOMBRA, CASO FOSSE ILUMINADO, E O FRODO NÃO..... pq! =~~~~~~~~~~~~~~~


"Qualquer coisa em parênteses pode ser ignorada porque se trata de algo imbecil para algum idiota ler (com vantagem, como vê neste exemplo perfeitamente inútil que você leu)."
Namarië!
 
quote:
explicou tudo, menos a minha duvida, q é, PQ BILBO DEIXAVA UMA SOMBRA, CASO FOSSE ILUMINADO, E O FRODO NÃO..... pq! =~~~~~~~~~~~~~~~



Caro Omykron, simplesmente ignore esta passagem de "O Hobbit". Escrevi esse texto justamente para justificar essa atitude. Nem Frodo e nem Bilbo deixavam "sombra" no mundo físico.
 
se fala muito da invisibilidade que o Um anel provoca, mas não seria essa caracteristica um efeito colateral do real poder do Um anel. Tipo, algo que meio sem importância frente a tudo que ele pode oferecer, ou Sauron REALMENTE idealizava dar um poder aos outros que o utilizassem tal previlégio, como uma falsa oferta de benefício escondendo, assim o malefício existênte de forma muito mais intensa e profana (mesmo, fazendo-o para uso próprio)? Fico pensando muito sobre isso. Meio como, se quando alguém que não ele (pois não sei com total certeza se quando ele usava o Um anel ele necessáriamente ficava invisivel ou podia manipular esse poder) coloca-se o Um anel ficaria invísivel para todos, menos para ele, ficando, quem sabe, mais visível.


E o máximo que Ivan conseguiu grunhir naquela situação calamitosa foi um "IRGHAAH!!!"(...) - Terras de Klanã I: A Lenda de Beckshor.(spoiler;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo