1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre Celeborn

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ceblanth, 21 Jan 2004.

  1. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    Estava eu lendo no site da Dúvendor a biografia de Círdan, quando me deparo com esta frase:

    "Em 1669 Sauron ataca Eriador, todos os elfos de lá são massacrados e Celeborn é torturado até a morte."

    No glossário do Silmarillion está assim:

    "Celeborn: Elfo de Doriath, parente de Thingol; casou-se com Galadriel e com ela permaneceu na Terra-Média até o fim da Primeira Era."

    E quando a Sociedade chega em Lothlórien, na Terceira Era, lá está ele ao lado de Galadriel.

    Afinal, quem tá certo, quem tá errado, ele é mesmo morto, fica na Terra-Média só até o final da Primeira Era? E aí?

    Ceblanth :mrgreen:
     
  2. Mestre Manwë

    Mestre Manwë Usuário

    Bom. Pelo que eu vejo, nenhuma esta certa. Pode ter havido um erro de digitalização do Silmarillion, talvez tenha falado até o fim da 3ª era.

    Bem, creio que o site Duvendor também se enganou, ou talvez existiu outro Celeborn.
    Se eu me lembro bem, Celeborn ficou na terra média depois que Galadriel foi embora, o que aconteceu com Celeborn depois, eu não me lembro :mrgreen:
     
  3. Sigmund_

    Sigmund_ Usuário

    Hmm, não seria Celebrimbor ao invés de Celeborn que foi torturado até a morte? Até onde eu sei o Sauron capturou ele pra que ele contasse dos Anéis Élficos do poder, mas ele nada revelou mesmo sendo torturado até a morte pois se Sauron os tivesse teria um poder ainda maior... na verdade os anéis já estavam com seus 3 portadores, que nakela época ACHO que se nao me falha a memória eram Gil-galad (que passou a Elrond antes de morrer), Galadriel e Círdan.

    Acho q vc se confundiu aí com nomes Celeborn e Celebrimbor são bem parecidos e o Celeborn é aquele ali q vc citou um trecho... e logo após a Guerra do Anel, qdo Galadriel partiu para o oeste ele ainda permaneceu em Lothlórien.
     
  4. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Assuntos acerca de Galadriel e Caleborn são extremamente complicados e divergentes.

    Como Cristopher afirma, a importância da Personagem Galadriel foi crescendo com o tempo, e sua história se manteve em constante readaptações.

    Há textos, datados de diferentes datas, completamente divergentes. E é difícil saber qual seria o mais eloquente. Há contradições até sobre o fato de Amroth ser ou não filho de Galadriel e Celeborn.

    Ficaria muito extenso colocar aqui citações do livro, mas vocês podem elucidar questões referentes ao tema em Contos Inacabados - A História de Galadriel e Celeborn e de Amroth, rei de Lórien.

    Agora respondendo diretamente o tópico, Tolkien possui muitos ensaios. Quando nos deparamos com divergências, o mais correto é tomar por certo o que foi oficialmente lançado por Tolkien. Seguindo esse raciocínio, é claro que essa história de que Celeborn morre cai por terra.

    Existem muitos conflitos nos ensaios, e no Contos podemos ter uma noção clara disso. Temos que ter em mente, que seja lá o que Tolkien fosse publicar, ele faria harmonizar com a obra já lançada, ou seja, sendo revisado, o diário de Cirdan não traria essa informação.
     
  5. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Celebron não morre! Ele fica na TM com Galadriel e quando termina a terceira era, Galadriel parte para o Oeste e ele fica mais um pouco pois tomara para si uma parte da Floresta das Trevas e a chama de Lórien Oriental. Mas depois de um tempo cansa de seu reino e pega uma navio para o Oeste também. Se não me engano Celeborn era o elfo mais antigo da TM e estava lá antes de o sol e a lua surgirem no céu, ele era um parente de Thingol que havia ficado para procura-lo enquanto uma parte dos teleri havia partido com Olwe para Aman.
     
  6. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Se não me engano, Celebrimbor morreu lutando contra Sauron na escadaria da sede da sua confraria a Gwaith - in - Mírdain ( é isso mesmo? to sem o livro pro consultar ) e Sauron cravou o corpo dele em uma lança e o usou como estandarte.
    Não lembro de nenhuma passagem que diga que Celebrimbor fora torturado, muito menos Celeborn.
    E quanto ao que aconteceu com Celeborn após a partida de Galadriel, ele ficou mais um tempo em Lórien, depois construiu um barco e partiu para Valinor.
     
  7. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    Então o site da Dúnvedor errou. Pq tá lá, desse jeito "Em 1669 Sauron ataca Eriador, todos os elfos de lá são massacrados e CELEBORN é torturado até a morte."

    Ceblanth :mrgreen:
     
  8. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    Mas Celeborn não pode ter morrido, já que eles etá vivo no SDA. :mrgreen:
     
  9. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    Então. É isso que eu quero dizer. A Dúvendor errou feio. Mas no Silma tb tá errado. Não acredito que tenha sido erro de digitação, como alguém falou aí.

    Ceblanth :mrgreen:
     
  10. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    No silma foi erro de digitação mesmo, na versão brasileira mesmo provavelmente, já que Celeborn aparece no próprio silma após a PE.
     
  11. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Cara tambem creio q tenha sido o Celebrimbor :)
     
  12. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Foi apenas uma confusão; o personagem em questão é Celebrimbor, cujo corpo foi usado como estandarte de guerra por Sauron.

    Celeborn permaneceu na Terra-média ainda depois da partida de Galadriel. Depois que ela partiu, Celeborn mudou-se para Valfenda, e lá permaneceu com Elladan e Elrohir até a partida do último barco da Terra-média.

    Nada é dito, mas Glorfindel também deve ter ficado por lá.
     
  13. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    :oops: :oops: :oops: Pessoal, venho humildemente pedur desculpas pelo meu erro. Olhei novamente no site Dúvendor e que o elfo torturado até a morte é relamente Celebrimbor. Puta, que vergonha. :oops: :oops: :oops:

    Ceblanth :mrgreen: Estou super-envergonhado. Que mals. Sorry gente. E eu achando que tava com a razão. Que m***a
     
  14. Mestre Manwë

    Mestre Manwë Usuário

    Não. Mais antigo que ele era Círdran dos portos, que despertou em Cuivénnen.
     
  15. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Quem disse que Círdan despertou em Cuiviénen? Quem disse que Círdan nasceu em Cuiviénen? Ele pode muito bem ter nascido na Grande Jornada.
     
  16. Nandorë

    Nandorë Usuário

    Mas não seria nada mau o Celeborn ser torturado até a morte... O infeliz não presta pra nada mesmo... Só pra ser o marido da Galadriel... Celeborn o sábio.... ainda não pude apreciar a tal sabedoria dele...
     
  17. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Foi ele, e não Galadriel, que comandou o exército que enfrentou as tropas de Sauron que atacaram Lórien e que derrotou Dol Guldur. E não foi só Galadriel que governou por todo o período que Lórien se tornou um bastião em defesa do Anduin.
     

Compartilhar