• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DUVIDA SOBRE ALGO NO RETORNO DO REI, QUANDO SAM PO~E O ANEL.

Gostaria que alguém tirasse uma dúvida que tenho sobre um acontecimento no livro do Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei.
Bom vamos à ela: Depois que Sam derrota Laracna, ele tira o anel do pescoço de Frodo e o guarda, depois ele coloca o artefato no dedo e então compreende a língua dos orcs e descobre que na verdade Frodo não morreu e etc e talz. Mas ao colocar o anel no dedo Sam não deveria despertar a atenção dos Nazgul? Porque eles não vão atrás da localização do anel, se em outros momentos da história, bastava Frodo colocar o anel por um minuto que os Nazgul já estavam em seu encalço... Bem em uma discussão sobre isso alguns amigos meus mensionaram que Sauron estava com suas atenções voltadas pra guerra que estava para começar nos portões de Mordor, mas e os Nazgul, estavam todos ocupados?
Por favor respondam minha pergunta que provavelmente é tola pra vocês, mas eu não consegui chegar a uma resposta, mas tenho certeza que há.
Obrigado.
 
Esta questão é bem complicada...
Ninguém tem realmente certeza sobre a razão desse acontecimento.
Tem gente que acha que foi um erro de Tolkien, e têm outras pessoas que (como seus amigos) acham que a atenção de Sauron estava voltada a outro lugar.

Na minha opinião para o uso do anel ser "percebido" pelos Nazghul ou por Sauron tem que aconter o seguinte:
1) O usuário já estar muito corrompido pelo anel, sendo que sua vontade já esta (até certo ponto) ligada a ele.
ou
2) O usuário (durante o uso do anel) deve estar muito (muito mesmo) perto de Sauron ou dos Nazghul.
Mas é só minha opinião, nada comprovado..

Espero ter ajudado :)
 
Proview disse:
Esta questão é bem complicada...
Ninguém tem realmente certeza sobre a razão desse acontecimento.
Tem gente que acha que foi um erro de Tolkien, e têm outras pessoas que (como seus amigos) acham que a atenção de Sauron estava voltada a outro lugar.

Na minha opinião para o uso do anel ser "percebido" pelos Nazghul ou por Sauron tem que aconter o seguinte:
1) O usuário já estar muito corrompido pelo anel, sendo que sua vontade já esta (até certo ponto) ligada a ele.
ou
2) O usuário (durante o uso do anel) deve estar muito (muito mesmo) perto de Sauron ou dos Nazghul.
Mas é só minha opinião, nada comprovado..

Espero ter ajudado :)

Amigo...acho que sua opinião não está correta, veja bem...:
1 - Quando Frodo coloca o Anel ele não está corrompido, e mesmo assim atrai os Nazgul...Frodo mal sabia quem era os Espectros e isso jah os atraia
2 - Isso tb não procede..Frodo ainda nos arredores do Condado coloca o Anel e chama a atenç~~ao dos Nazgul...e independente disso, não vejo distancia....os espectros sentiam o UM em qq lugar...

Acho que esse ponto do uso do Anel é complicado mesmo...não podemos afirmar nada...Bilbo usou o Anel muito tempo...Gollum tb...dizem qeu Sauron nao estava forte o suficiente para senti-lo...sei la...essa de Sam é um forte indicio de que Tolkien, em alguns momentos, pode ter contradito algo que ele mesmo afirmou na historia...quem sabe?! :roll: :wink:

ate mais....
 
Para mim Sauron estava muito preocupado com a batalha que estava a acontecer a beira de sua "morada", e não um erro de Tolkien (não que eu negue que o Professor cometia erros). Ele teria que ter uma certa atenção para sentir a presença do Anel, e nesse momento, os Nazgûl estava em Minas Tirith se eu não me engano.
 
Acredito que porque em Mordor tudo é maldade e em meio a isso talvez nem Sauron nem os Nazguls acreditassem que pudesse está tão perto, talves achassem que estavam confundido o que sentiam pois suas atenções estavam voltadas a Minas T. e aos portões negros.
A guerra diante dos portões foi feita de isca mesmo para desviar a atenção de Sauron, quando encontraram Frodo o virão só e não tinha como saber tinha mais algum pois os orcs não viram e não acreditavam que teriam tanta coragem. Sei lá, é isso que penso mas uma terrivel duvida me pertuba um pouco pois começo a pensar em várias possibilidades... me enlouquece.
 
Amigos,

Me desculpem, mas vou discordar de vcs...

Sauron queria acima de tudo o UM...Tolkien deixa bem claro que, caso alguem o usasse, os Nazgul sentiria na hora....

Acho sim que pode ter sido um erro do professor ou até mesmo conveniencia...jah imaginou se os Nazgul vao a Cirith Ungol quando Sam coloca o UM?! 8O ....o Anel teria voltado para Sauron e não teria sido destruido.

ate mais....
 
Mas isso quando Sauron está atento, e não sei se os Nazgûl sentem o poder do Anel de tão longe, mas que eles estão a procura dele o tempo todo (penso assim).
 
Elessar se você leu o CI deve se lembrar que deu muito trabalho a Sauron encontrar o condado e ele já estava forte o suficiente desde o Hobbit (quando expulsaram ele de Dol Guldur, ele voltou a Mordor e se revelou, coisa que não faria se não tivesse forte o suficiente).
O caso de Frodo. Frodo já estava com a vontade presa ao anel (embora quisesse destrui-lo, pois na presença dos Nazghul, ele sentia um desejo muito forte de usa-lo. Coisa que Sam (na situação em que ele pos o anel) não sentiria, pois nunca tinha usado o anel antes (e Frodo já tinha usado o anel algumas vezes enquanto Gandalf esteve fora).
 
é muito complicado mesmo eu acho que era por causa da distancia tipo os Nazgul precisavam estar perto para sentir o anel e eles naquele momentos estavam em Minas Tirith.
Mas outra coisa que eu acho estranha é que Sauron descobriu que tinham invasores na sua terra pois um dos guardas de cirith ungol conseguiu escapar com as roupas do Frodo por que ele não mandou vasculhar toda aquela região mesmo não sabendo do anel mas pelo menos para capturar os espiões como ele achava que Frodo e Sam eram.
 
Outra questão nomesmo estilo então:
Gollum,por muito tempo usou o anel dentro das montanhas, mas sauron parecia não perceber isso, tampouco os Nazgul (apesar de eles ainda não terem sido liberados naquela época e de Sauron ainda estar "se erguendo"). É a mesma situação que ocorreu ao Sam. E quando o proprio Bilbo usava o anel, como na festa de despedida dele?
Na minha opinião, haviam certas ocasiões nas quais Sauron ou os Nazgul não poderiam perceber o uso do Um. Agora, quais seriam essas situaçãoes não sei!
Pode ser que para q eles pudessem perceber o portador do Um era preciso que se usasse o anel por um período mínimo de tempo, tipo 1 minuto ou 2.... e combinando isso com o fator distância, somando ainda a variavel atenção dos Nazgul/Sauron...... sei lah! :lol:
Mas acho que isso seria descuido em excesso pra ser um erro de Tolkien.
Só não tem uma explicação dada no livro.... (acho!)
 
eu ia dizer isso justamente q o feanor disse ai emcima.. Sauron só encontrou o Anel graças ao gollum, e durante todo esse tempo o Bilbo pulo e danço com ele e o senhor do escuro nao teve nem uma pista do anél.. Talvez pq estivesse fraco nesse tempo, nao sei, recuperando poderes talvez...

então, essa é uma questao muito dificil mesmo, e, eu já começo a crer numa certa aproximação pro sauron e os seus servos q tao ligados a ele pelo anel poderem sentir, e, se naquele momento tinha algum servo perto, foi um erro do professor.
 
E quem disse que os nazgûl não sentiram que o Sam colocou o Anel? Eles estavam atacando Minas Tirith, enfrentando o Gandalf, sendo mortos pela Éowyn e coisa e tal. O Sam ficou pouquíssimo tempo com o Anel, provavelmente quando os nazgûl sentiram que o Anel estava sendo usado eles até se alertaram, mas como viram que o Anel não estava mais sendo usado, voltaram suas atenções para a batalha, ou por acharem que em Mordor o portador não teria chance, subestimaram a força dos hobbits e deram uma de funcionário público e pensaram que lá, Sauron os capturaria com facilidade.
 
bem eu discordo completamente do nosso amigo iarenon, é completamente inconcebível dizer que tolkien não erra NUNCA, não que esteja dizendo que este trcho do livro foi um erro, mas todos sabemos que a própria obra apresenta algumas falhas, nada que prejudique sua imensidão, mas falhas existem e não podem ser negadas...
 
ou por acharem que em Mordor o portador não teria chance, subestimaram a força dos hobbits e deram uma de funcionário público e pensaram que lá, Sauron os capturaria com facilidade.
Caramba Skywalker... Eu nunca pensei nessa possíbilidade, mas ela faz sentido, principalmente quando levaram a roupa de Frodo a Sauron (ele achou q o bendito Hobbit teria morrido)...

Tolkien erra afinal ele era humano, mas como disse o Tar-Diego, nada que prejudique nosso amor por essa obra fantástica!!
 
Skywalker disse:
E quem disse que os nazgûl não sentiram que o Sam colocou o Anel? Eles estavam atacando Minas Tirith, enfrentando o Gandalf, sendo mortos pela Éowyn e coisa e tal. O Sam ficou pouquíssimo tempo com o Anel, provavelmente quando os nazgûl sentiram que o Anel estava sendo usado eles até se alertaram, mas como viram que o Anel não estava mais sendo usado, voltaram suas atenções para a batalha, ou por acharem que em Mordor o portador não teria chance, subestimaram a força dos hobbits e deram uma de funcionário público e pensaram que lá, Sauron os capturaria com facilidade.

Essa é uma ótima teoria para dizer porque os Nazgûl não fizeram nada em relação ao Sam. Mas porque o Sauron não fez?
 
Skywalker disse:
E quem disse que os nazgûl não sentiram que o Sam colocou o Anel? Eles estavam atacando Minas Tirith, enfrentando o Gandalf, sendo mortos pela Éowyn e coisa e tal. O Sam ficou pouquíssimo tempo com o Anel, provavelmente quando os nazgûl sentiram que o Anel estava sendo usado eles até se alertaram, mas como viram que o Anel não estava mais sendo usado, voltaram suas atenções para a batalha, ou por acharem que em Mordor o portador não teria chance, subestimaram a força dos hobbits e deram uma de funcionário público e pensaram que lá, Sauron os capturaria com facilidade.

Essa é uma ótima teoria para dizer porque os Nazgûl não fizeram nada em relação ao Sam. Mas porque o Sauron não fez?
 
Skywalker disse:
E quem disse que os nazgûl não sentiram que o Sam colocou o Anel? Eles estavam atacando Minas Tirith, enfrentando o Gandalf, sendo mortos pela Éowyn e coisa e tal. O Sam ficou pouquíssimo tempo com o Anel, provavelmente quando os nazgûl sentiram que o Anel estava sendo usado eles até se alertaram, mas como viram que o Anel não estava mais sendo usado, voltaram suas atenções para a batalha, ou por acharem que em Mordor o portador não teria chance, subestimaram a força dos hobbits e deram uma de funcionário público e pensaram que lá, Sauron os capturaria com facilidade.
Acho que essa explicaçao é a mais logica dos Nazgul nao terem feito nada a respeito do Sam principalmente pq Gandalf afirmou que até os Nazgul precisariam de horas para viagar de Morgul á Isengard com certeza o mesmo vale para Minas Tirith.
Mas a questão que continua sem resposta pq Sauron não fez nada :osigh:
 
Eu também achei uma explicação muito boa para o fato dos Nazgûl terem ignorado o poder do Um Anel entretanto como perguntou a **EvenStar**, por que Sauron não fez nada? Se Sauron tivesse percebido o seu Anel tão perto da Montanha da Perdição, longe das mãos dos homens, ele com certeza teria somado os dois mais dois e concluído os planos de seus inimigos. Daí até impedir que Frodo chegasse até as Fendas seria fácil.
 
Proview disse:
Esta questão é bem complicada...
Ninguém tem realmente certeza sobre a razão desse acontecimento.
Tem gente que acha que foi um erro de Tolkien, e têm outras pessoas que (como seus amigos) acham que a atenção de Sauron estava voltada a outro lugar.

Na minha opinião para o uso do anel ser "percebido" pelos Nazghul ou por Sauron tem que aconter o seguinte:
1) O usuário já estar muito corrompido pelo anel, sendo que sua vontade já esta (até certo ponto) ligada a ele.
ou
2) O usuário (durante o uso do anel) deve estar muito (muito mesmo) perto de Sauron ou dos Nazghul.
Mas é só minha opinião, nada comprovado..

Acho que Sauron sentia somente a energia do anel e encarregou os orcs e os Nazghul de capturar o portador.O livro sempre faz uma citação sobre Frodo e Sam como "uma secreta esperança". Nem Sauron sabia exatamente o modo como as coisas estavam acontecendo... ,mas sabia que anel estava bem pertinho.

Espero ter ajudado :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo