• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida quanto a Gollum!

Hum, pelo que eu sei o Gollum é um Hobbit sim.... da raça dos Grados, uma raça diferente da do Bilbo e do Frodo, mas é um Hobbit....

Por Erú! Eu nao disse que ele NÃO É HOBBIT, eu disse que não é 100%. Pra ser mais "especifica" já que ninguém está entendendo...eu quis dizer que ele não é da mesma raça que a do Bilbo.
TRADUZINDO: Se ele não é IGUAL é DIFERENTE, como vc mencionou, e SENDO DIFERENTE isso significa o que? Que talvez ele (BILBO) não tenha as mesmas resistencias que Gollum.
Será que deu pra entender agora? :wink:
 
Quão diferente você pode ser de uma mulher que viveu na Europa a quinhentos anos atrás? Tirando a cultura na prática nada, eu diria.
 
Já que é pra falar assim...
Porque o pessoal da Bíblia vivia bem mais tempo que o pessoal de agora?
Ai ai ai, será que ninguém leu a minha primeira resposta?
Caso eu esteja errada, me convençam do contrário, pois afinal de contas, eu SEMPRE entendi e pensei assim sobre a raça de Gollum.
Eu sempre achei que fosse uma - como posso dizer - "escala" abaixo às dos hobbits.
 
Pronto, achei o que finalmente eu estava procurando! :aham:

"Muito depois, mas ainda há muito tempo, vivia nas margens do Gande Rio, na borda das Terras Ermas, um pequeno povo de mãos ágeis e pés silenciosos. Acho que eram SEMELHANTES aos hobbits; PARENTES dos pais dos pais dos Grados..."

Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.
Capítulo: A Sombra do Passado, pág 54.

Quem disse foi o Gandalf, eu só repeti! :mrgreen:
 
Pra mim talvez tenha sido ou algo nao muito bem planejado pelo mestre ou algum efeito desconhecido do anel.... :o?:
mas é bem complicadinho esse assunto
 
*Arwen* disse:
Quem disse foi o Gandalf, eu só repeti! :mrgreen:

Problema de tradução. Em inglês o "[...]Acho que eram semelhantes aos hobbits[...]" corre como "[...]I guess they were of hobbit-kind[..]" o que traduzindo literalmente fica "eu acho que eles eram da raça-hobbit".
 
o fato de bilbo ter se desfeito do anel ou seja, te-lo em parte recusado, e gollum o 'perdeu' sem querer influencia em algo? quer dizer, a alma (se é que ele tem uma) de gollum ainda ansiava profundamente rever o anel, ele meio que tinha virado uma especie de zumbi (como os junkies extremos quando são privados de heroina) caçando a razão do seu viver.
talvez isso tenha dado toda aquela disposição a gollum.

suponho. o.o
 
*Arwen* disse:
"Muito depois, mas ainda há muito tempo, vivia nas margens do Gande Rio, na borda das Terras Ermas, um pequeno povo de mãos ágeis e pés silenciosos. Acho que eram SEMELHANTES aos hobbits; PARENTES dos pais dos pais dos Grados..."

Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.
Capítulo: A Sombra do Passado, pág 54.

Quem disse foi o Gandalf, eu só repeti! :mrgreen:
Dando minha palhinha: é a opinião do Gandalf personagem, não do narrador onisciente. Gandalf acha, mas Tolkien tinha certeza. Nunca guardei trechos da Letters, mas o Professor foi perguntado acerca dessa passagem e respondeu que sim, Sméagol era um hobbit. Sua família não era dos grados, mas de uma aparentada deles que deve ter sumido. Mas ainda assim grados, cascalvas e etc. são Hobbits tanto como caucasianos, negros e asiáticos são Humanos, apesar das diferenças.
 
É, no começo do primeiro livro de SDA aparece uma introdução sobre os hobbits, e lá diz que existiam 3 'espécies' de hobbits, tipo um tipo mais cheio de pêlos, outro vivia mais perto do rio, eram viajantes, e tal. Gollum era de uma espécie diferente de Frodo e Bilbo, mas ainda assim um hobbit. Tá certo que o anel prolongou a vida dos portadores, mas não impediu que eles envelhecessem pelo menos um pouco, Bilbo vivia resmungando que as pessoas o chamavam de 'bem conservado'..significa que ele não envelheceu qs nada, mas se leva em conta q mesmo um pouco, ele envelheceu. Com Gollum é a mesma coisa, aliado com o fato de que ele passou séculos sem ver a luz dom sol..
 
Na versão alargada do 3ºfilme, na parte dos comentários (não me lembro exactamente qual) na primeira cena explicam que eles são de outra raça (até falam das orelhas serem um pouco maiores :) )
 
Já que Gollum era mesmo um hobbit, alguém pode me dar a carta pra mim poder ter certeza mesmo?
Pq seria muito confuso ele ter escrito no SdA isso, sendo que surgiria várias dúvidas a respeito disso.
Não que eu nao acredite em vcs, longe disso, mas eu quero a carta.
E por favor, se alguém conseguir a carta que me de ela em ingles, eu nao quero traduzida.
 
Olha, se vc quiser é mais fácil se cadastrar no grupo O Condado, mesmo que só para isso, e perguntar ao Mormegil ou alguém de lá. Eles tem a letters e vivem postando trechos, inclusive este sobre Sméagol.
 
A carta é a 214 para A. C. Nunn mas eu não vou transcrever o troço todo aqui porque tenho mais o que fazer. O missivista apontou uma possível contradição no Senhor dos Anéis. No capítulo 'Uma Festa Muito Esperada' é dito que os hobbits davam presentes para outras pessoas em seus aniversários; mas o missivista lembrou que Gollum se refere ao Um Anel como seu presente de aniversário e o relato de como ele o obteve no capítulo 'A Sombra Do Passado' dava a indicação de que o povo de Gollum recebia presentes em seus aniversários. Então ele tira algumas conclusões e uma delas era que Gollum não poderia ser um hobbit ao contrário do palpite de Gandalf. Mas Tolkien rejeita isso afirmando que apesar da natureza incerta do comentário de Gandalf: "I guess they were of hobbit-kind", na verdade era uma conclusão e não um palpite, uma dedução em toda a sua sabedoria, e com certeza o mago não tinha dúvidas disso. Resumindo, Tolkien deixa claro que a conclusão de Gandalf estava correta.
 
missivista ... tive que recorrer ao dicionário.

214 To A. C. Nunn (draft)
[A reply to a reader who pointed out an apparent contradiction in The Lord of the Rings: that in the chapter 'A Long-expected Party' it is stated that 'Hobbits give presents to other people on their own birthdays'; yet Gollum refers to the Ring as his 'birthday present', and the account of how he acquired it, in the chapter 'The Shadow of the Past', indicates that his people received presents on their birthdays. Mr Nunn's letter continued: 'Therefore, one of the following must be true: (1) Sméagol's people were not "of hobbit-kind" as suggested by Gandalf (I p. 62); (2) the Hobbit custom of giving presents was only a recent growth; (3) the customs of the Stoors [Sméagol-Gollum's people] differed from those of other Hobbits; or (5) [sic] there is an error in the text. I shall be most grateful if you can spare the time to undertake some research into this important matter.]

A resposta de Tolkien:

In the matter of birthday-customs and the apparent discrepancies that you note, we can therefore, I think, dismiss your alternatives (1) and (5). You omit (4).
With regard to (1) Gandalf certainly says at first 'I guess' p. 62; but that is in accordance with his character and wisdom. In more modern language he would have said 'I deduce', referring to matters that had not come under his direct observation, but on which he had formed a conclusion based on study.

Veja que ele rejeitou a opção (1), que sugeria que Smeagol não fosse um hobbit.
Depois, ele disse que o "eu acho" tinha força de "eu deduzo"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo