1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida quanto a Gollum!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Cësárin, 12 Jan 2005.

1. Cësárin

Cësárin Usuário

Eu tava reparando uma coisa: quando Bilbo cedeu o anel a Frodo, ele começou a envelhecer rapidamente tudo que não havia envelhecido durante os anos em que possuiu o anel. Lembro que ele disse que se sentia fino e esticado, e no entanto Gollum, mesmo tendo ficado 500 anos com o anel, não começou a envelhecer rapidamente como Bilbo. Não só permaneceu jovem como teve forças pra levar os hobbits até Mordor.

2. Shadowrunner

Shadowrunner Usuário

Mas creio que como ficou 500 anos com o anel, ele sofreu alguma mutação, que é bem visível por sinal. Portanto quando perdeu o anel, não mudou muito. (pois se envelhecesse mais morreria)
    Pode ser que o anel retardasse o envelhecimento, mas não pode causar a morte do Portador caso este se desfaça dele.
    Claro, isso é só uma suposição. :wink:

3. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Bom, ele não permaneceu jovem... claro, já tava bem envelhecido e "esticado". O consenso geral é que foi o poder do Anel ou a vontade de retomar o Anel que manteve o Gollum vivo por mais todas essas décadas.

Tem muitos tópicos de discussão sobre esse assunto, dá uma procurada:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

4. A questão seria pq Bilbo envelheceu e ele não correto?!

acredito muito no tempo em que ambos ficaram com o UM...Gollum ficou 500 anos com o UM..e isso lhe causou uma mutação, onde seu envelhecimento apos a perda do Anel pode não ter sido percepitivel!

ate mais...

5. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

Além disso Golum usava muito mais o anel que Bilbo, e tendo possuído o mesmo por 500 anos só mesmo a destruição do mesmo poderia matá-lo a meu ver, pois enquanto o anel existisse ele iria procurá-lo. Mas ele também envelheceu depois que abandonou o anel, é só ver os relatos da aparência dele quando começou a guiar Frodo e Sam e quando ataca eles nas encostas de Orodruin.

6. Ancalenion

Ancalenion Usuário

Eu acho que Bilbo começou a envelhecer mais rápido pelo fato de ele ter se separado do Anel, pois como Gandalf disse: ele não tinha mudado nada (quando Bilbo faz 111 anos) da época de O Hobbit (agora não lembro quentos anos ele tinha no Hobbit), ou seja, enquanto Bilbo estava com o Um Anel ele não envelhecia, mas a partir do momento que esse se separou dele ele começou a envelhecer novamente, não sei, é isso que eu acho...

Assim como Bilbo quando se separou dele!

7. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

Mas Gollum ficou muito mais tempo separado do Anel do que Bilbo!

8. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Eu acho que a pessoa apenas para o envelhecimento, e quando o anel é retirado ele volta a envelhecer normalmente, e não "tira o atrasado"

9. Elros Anárion

Elros Anárion Usuário

sim

Gollun ficou muito mais tempo separado do anel do que Bilbo, mas ficou muito mais tempo com ele tb.

Bilbo tinhas por volta de 60 anos quando saiu para a aventura até a montanha solitária e acabou achando o Um e ficou até 111 com ele... gollun era jovem e ficou com ele 500 anos. Há de ter aí uma diferença, pois realmente depois que Gollun perdeu o Um pra Bilbo parece não ter perdido muito de sua aparência tb e tão pouco vitalidade. Mas há de se lembrar que Gollun, logo após perder o UM, acabou nas garras de Sauron que o torutrou e enviou atrás do Um. Pode ter havido aí uma intervencão do senhor do escuro nesse caso já que era de seu interesse que Gollun permanecesse vivo e bem pra ir atrás do UM. Sauron sabia que Gollun tinha sede e fome do Um e não pararia de buscá-lo até encontrar.

:o?:

10. leoff

leoff They will bend the knee or I will destroy them.

Pelo que a Arwen fala no fim de RdR, parece que Bilbo só envelhece depois da destruição do anel. Isso explicaria pq Gollum nunca mudou. Aliás, o próprio Gollum diz que se o anel fosse destruído ele morreria na hora, pois sua vida estava prolongada muito além do normal.

11. O filme mentiu um pouco (ou muito :mrgreen: ), pq quando os hobbits mais Aragorn chegam em Valfenda, Bilbo já está aparentemente mais velho!

Sei que os filmes não são referencia...citei pra saber se é mais uma falha dos filmes...é?! :o?:

ate mais...

12. Krebain

Krebain Banned

Gollum envelheceu no tempo que ficou sem o Um, porém não morreu devido ao desejo que ele tinha pelo Anel. Estava tão obcecado que aquilo virou a sua única meta, ele vivia para ter o Anel. Esse desejo de obte-lo de volta o manteve vivo.

Bilbo também envelheceu quando se separou do Anel.

13. E Gollum era tão obcecado pelo UM pq passou 500 anos com ele, ou seja, acho que passou até mais tempo que Sauron com o UM.... :mrgreen:

Bilbo ficou apenas 60 anos e para ele não foi taaaao dificil deixar o UM a Frodo! :wink:

ate mais...

14. Pode pesar também, o fato de Sméagol ser de uma "espécie" diferente de hobbit.
    Ele estava em uma época em que os hobbits eram viajantes e mais aventureiros, enquanto Bilbo estava em uma época de mais sedentarismo.Pode ser uma questão de genética.

Blz. 8-)

15. Dwarven grunt

Dwarven grunt Usuário

Bilbo não envelheceu rapidamente depois que se separou do Um.
    Sua vida durou muito, e quando Frodo o encontra em Valfenda ele ainda não está tão velho, só um pouco mais velho do que era, mas, isso só era estranho, pois ele não demonstrou seu envelhecimento quanto tinha o anel, Golum deve ter envelhecido e muito, mas, tinha força de vontade o suficiente para continuar buscando o anel, acho que devia ser um Hobbit novo quando pegou o anel, por isso acho que o envelheceu normalmente, mas, essa ideia não foi passada pelo livro porque sendo Bilbo, o unico que viu Golun quando esse era dono do anel, frodo não poderia saber se estava mais velho ou não, isso é claro é reforçado se lembrarmos que O Hobbit e SDA foram baseados no "Livro vermelho" e por isso se baseiam tambem na visão dos Hobbits e não na de um "narrador onipresente"!!

16. *Arwen*

*Arwen* Usuário

É, mas veja o que aconteceu com Gollum. O Anel acabou acabando - literalmente falando - com ele. Ele acabou se tornando um ser totalmente pertubado, com dupla personalidade e sofreu várias mutações até chegar naquilo que ele é. E eu creio que o que fez Gollum viver tanto tempo foi aquele sentimento que ele mantinha pelo seu precioso Anel roubado. Como ele O queria de volta, isso lhe dava mais forças pra continuar com a sua busca.

Ele teve essa tamanha força, porque ele sabia que o Anel estava muito, muito próximo e que se Frodo vacilasse, ele poderia te-lo de novo. E deu no que deu.
    Acho que não só a força o mantinha vivo, mas o desejo pelo Anel. Mas, Gollum também envelheceu.

Talvez ele não tenha sofrido tanto quanto Bilbo pelo fato de não ser 100% hobbit.

Bom, é isso que eu acho!

17. Pelo que eu saiba gollum não é, mas um dia já foi um hobbit igualzinho a Bilbo... :eh:

18. se voc~e reparar bem no filme, antes de bilbo roubar o anel dele ele ainda tinha cabelo, depois ele foi perdendo e envelhecendo :mrgreen:

19. *Arwen*

*Arwen* Usuário

Andrëas The Blind_Noldo escreveu:

Gollum não é 100% hobbit, ele é de uma raça próxima aos do hobbit, tipo um antepassado.
    Entendeu? :)

20. Olórin

Olórin ai que uó

Hum, pelo que eu sei o Gollum é um Hobbit sim.... da raça dos Grados, uma raça diferente da do Bilbo e do Frodo, mas é um Hobbit....

Compartilhar