• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvida basica

_KuM_

Usuário
lendo por ae me deparei com gente afirmando que sim enquanto outros afirmando que nao
porem, Tom Bombadil = Eru???

e otra pergunta nada a ver.. Morgoth aparece em qual lviro?? silmarion?
 
Dúvida básica? Acho que não é tão básica assim não.... :wink:

Tom Bombadil é... não se sabe. É um mistério das obras de Tolkien. Existem teorias de que ele é Eru, de que é a forma física da floresta onde está, de que é um Vala, e muitas outras. Todas elas respondendo a uma dúvida importante, mas com alguma contradição. Se não me engano teve uma carta do Tolkien em que ele dizia que Tom Bombadil era mesmo pra ser um mistério na obra dele.

As únicas coisas que se sabe com certeza é que ele é muito poderoso, o suficiente pra não ser afetado pelo anel, e que não sai nunca dos limites da região onde está. Também dizem que ele estava aqui antes de qualquer ser vivo pisar na Terra-Média, o que exclui a possibilidade de ser um elfo ou coisa que o valha. Dá pra discorrer sobre isso o dia todo e não chegar a conclusão alguma.


E sim, Morgoth aparece no Silmarillion e no Contos Inacabados, ambos leituras ótimas. :wink:
 
Sim, o velho Bomba é um mistério. Mas vale lembrar que Tolkien disse que em momento algum há alguma personificação de Eru em Arda. Ele sempre esteve fora de Eä.
A teoria mais aceita é a de que Tom seria um "espírito da floresta". De qualquer forma, é uma teoria que não chega a conclusão alguma, assim como "asas de Balrog".
 
***Coisas das quais se tem certeza sobre Tom***

1- Tom não é Eru.
2- Tom não tem raça.
3- As pessoas dão mais atenção ao Tom do que o necessário.

Sabemos sobre 1 porque Tolkien disse que Eru nunca "esteve" em Arda.
Sabemos sobre 2 porque Tolkien disse que Tom foi criado à parte da narrativa e inserido na Floresta Velha depois. Mais à frente, o Professor falou que Tom é um desses mistérios que não têm solução. Meio que "Capitu traiu Bentinho?" :obiggraz:
Sabemos sobre 3 porque o Professor usou quase exatamente essas palavras em uma de sus cartas.

OBS.: todas essas informações foram retiradas das Cartas.
 
Gente...

O Tom é vala?? Balrogs tem asas? Elfos tem orelhas pontudas? O universo tem fim? E a vida daonde vem? Por que o dinossauro Barney é roxo e não azul com bolinhas prateadas??

Gente, deixa o Bomba pra lá! Ele é Tom Bombadil e acabou...

Achei legal a analogia entre Eru e ele. Mas é meio que impossível não?

PS: Se o Barbárvore era mais velho que todos na Terra-média, não tinha como Tom ser Eru.
 
Esse seu PS ficou estranho... :roll: se Barbárvore era mais velho que todos na terra-média e Tom Bobardil estava em Arda antes de qualquer ser vivo... ou excluimos Bombardil da conta do Barbárvore ou Ents Ñ são vivos 8O
 
Andiara disse:
Esse seu PS ficou estranho... :roll: se Barbárvore era mais velho que todos na terra-média e Tom Bobardil estava em Arda antes de qualquer ser vivo... ou escluimos Bombardil da conta do Barbárvore ou Ents Ñ são vivos 8O

Bem, se Tom estava na Terra-Média antes de qualquer ser vivo, então Barbárvore é o 2º ser mais velho da TM, não é?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo