• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doutor Estranho 2 no Multiverso da Loucura (Doctor Strange in the Multiverse of Madness, 2022)

Como você avalia este filme?

  • Fenomenal (9-10)

    Votos: 1 9,1%
  • Ótimo (7-8)

    Votos: 2 18,2%
  • Sessão da Tarde (5-6)

    Votos: 5 45,5%
  • Ruim (3-4)

    Votos: 3 27,3%
  • Excremental (1-2)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    11
Dessa fala eu lembrava, o que eu quis dizer que não lembrava com clareza era a questão da despedida entre Dr. Estranho e Homem-Aranha no Far From Home. Essa fala que você citou mostra que ele lembra do Homem-aranha e foi o motivo de eu ter a dúvida.
 
Do Homem Aranha sim, mas da identidade dele e das interações anteriores com o Peter, não necesariamente.
 
É, pode ser que o feitiço apague tanto a participação do Homem-Aranha nos Vingadores quanto a identidade do Homem-Aranha, mas poupe certas aparições públicas, como no evento do multiverso. Mas convenhamos, o que se sai do filme pensando é que tanto o Peter-Parker quanto o Homem-Aranha foram apagados totalmente da memória de todos, não teria porquê o feitiço poupar certas coisas...
 
Última edição:
Aquele filme do Miranha é confuso e tosco mesmo. Consegue ser mais tosco que o Dr. E2.
Sem falar que, né, os caras resolvem em 24h o problema de todos os vilões deles lá, com aquela maquinha... e a cura do câncer nem tchum. :lol:

Edit: só uma correção, Haran: é o "No Way Home" esse filme aí.
 
Eu sai entendendo que foi só a lembrança da existência do Peter Parker que foi apagada e não a do Aranha. Ela não só se mantém retroativamente como é reforçada com ele aparecendo a todo momento na cidade. Claro que, se for o caso, da memória do Homem Aranha e suas interações prévias com os personagens tiverem sido apagadas junto com a memória do Peter é ÓTIMA desculpa pro Parker mudar de dimensão e ir pra outra que NÃO tem nem Parker nem Aranha ainda como PARECE ser o caso da dimensão do Venom e do Morbius da Sony.
 
Última edição:
Mas o Homem-aranha ser apagado é crucial não só pelo efeito dramático da despedida entre Peter e Strange, mas para ele se desligar dos Vingadores e virar o Homem-Aranha mais independente e pobre que conhecemos nos anos 2000....
 
Eu também estou achando que foi um furo de roteiro e que a amnésia era pra ter sido ampla, geral e irrestrita. E tudo pra fazerem piada... >___>
 
Daí a gente vê que é CONVENIENTE que o final possa ser lido tanto de uma maneira quanto de outra, deixando em aberto pra que Disney e Sony resolvam a treta entre elas usando o Homem Aranha como moeda de troca. Deve ter sido ASSIM MESMO que a Disney, aparentemente, conseguiu o direito a ter o seu PRÓPRIO Venom* como parece ser o caso, do mesmo jeito que tinha o seu próprio Mercúrio diferente do da Fox da franquia dos X-Men antes da compra pela Disney.

* importante pq se conecta à verdadeira origem da Necrosword de Amor e Trovão e à origem de todos os simbiontes e pq eles teriam faculdades multiversais como mostrada na cena pós-créditos de Venom 2.

Ah, e sobre o CGI tosco do qual o @Omykron reclamou:

 
Última edição:
Mas o Homem-aranha ser apagado é crucial não só pelo efeito dramático da despedida entre Peter e Strange, mas para ele se desligar dos Vingadores e virar o Homem-Aranha mais independente e pobre que conhecemos nos anos 2000....
Para mim é possível, sim, apagar só Peter e não o Aranha e, ainda assim, torná-lo humilde pq todos os upgrades turbinados foram obtidos via interação PESSOAL do Peter Parker com o Tony Stark e com seu Staff enquanto sua identidade e existência eram conhecidos por eles.

Sem a memória do Peter Parker a idéia dessas coisas terem sido dadas pro Miranha tenderia a se perder com ela tb e deixar só o "residual"... A existência do Miranha mas só nos moldes "re-definidos" por ele no final do filme.

Galera está considerando que a alusão no Multiverse of Madness ESCLARECE o que de fato aconteceu em Sem Volta para Casa e que NÃO É erro.



 
Última edição:
Última edição:
Meio evidente, que as intenções de adaptar a saga do Knull, o criador dos simbiontes e o dono da verdadeira Necrosword antes do Gorr estão lá, né? Faz pensar nas mais de duas horas de conteúdo cortado fora do Love and Thunder apesar das afirmações do Waititi de que não havia nada de muito relevante lá...





 
Última edição:
Para mim é possível, sim, apagar só Peter e não o Aranha e, ainda assim, torná-lo humilde pq todos os upgrades turbinados foram obtidos via interação PESSOAL do Peter Parker com o Tony Stark e com seu Staff enquanto sua identidade e existência eram conhecidos por eles.

Sei lá, acho que o Homem-Aranha, se lembrado fosse por sua participação importante como vingador, teria um bom suporte mesmo na ausência de Tony Stark, da parte dos próprios vingadores (especialmente do próprio Strange), ou de grupos associados (SHIELD? Fury?)... Não precisaria costurar a própria roupa ou ficar no rádio, por exemplo...
 
Pequenas considerações tardias acerca do filme:
1) Por que diabos a Wanda, naquela cena da perseguição do túnel, não persegue o trio voando em alta velocidade, como aliás ela faz em todo o resto do filme, mas em vez disso opta por correr devagar só porque está com os pés machucados? Roteiro mal escrito.

2) Eu achava que vilões do tipo chaotic evil, que fazem o mal só por fazer e que desejam "dominar o mundo" just because, já eram ruins, mas acho que a supermaga fodelona das galáxias que deseja pôr em risco o multiverso inteiro só porque não consegue superar o luto de dois filhos imaginários é ainda pior. De longe o pior vilão de todo o MCU, quiçá do multiverso. Estragaram uma personagem legal e jogaram no lixo logo em seguida.

3) Eu acho particularmente difícil de engolir que a mulher, com toda sua inteligência e conhecimento (em que tempo livre esses personagens estudam sobre os conhecimentos mais arcanos e obscuros a ponto de conhecer tudo de cor e salteado? e não menos importante: onde conseguem ler sobre essas coisas? na Internet? na biblioteca pública? ) não fosse capaz de usar toda essa capacidade intelectiva para simular mentalmente alguns possíveis cenários e antecipar o que aconteceria se ela simplesmente matasse a outra a Wanda e lhe roubasse os filhos... E olhe que alguém levanta a questão no meio do filme, ainda por cima; mas ela só percebe a ideia idiota quando a merda já está quase consumada. É burrice que se chama?
 
Sei lá, acho que o Homem-Aranha, se lembrado fosse por sua participação importante como vingador, teria um bom suporte mesmo na ausência de Tony Stark, da parte dos próprios vingadores (especialmente do próprio Strange), ou de grupos associados (SHIELD? Fury?)... Não precisaria costurar a própria roupa ou ficar no rádio, por exemplo...


Acho que vc não pegou, então, o fundamental que eu pensava que estava bem claro quando disse que o Parker se "redefiniu" e que o final do filme já sugere: o Peter Parker não está recorrendo ao apoio logístico das pessoas com às quais ele era aliado pq ele foi esquecido por eles como Homem Aranha mas, sim, pq ele NÃO quer permanecer "dependendo" deles ou exposto, por "associação" à "rogues's galery" dos demais personagens ou expondo-os à dele próprio.

Ele quer retornar às raízes em que ele agia mais "low profile" e era mais uma "lenda urbana" tipo o "borrão" de Smallville ou o Batman (pasmem) quando o Denny O' Neil inventou que era o que ele era pra mantê-lo e ao seu "microverso" isolado do resto da DC na década de 90 inteira.

Ficou meio implícito no filme que essa idéia lhe ocoreu por influência de ficar sabendo que os demais Parkers vêm de dimensões onde não existem Vingadores nem outros heróis "meta-humanos" ou "mutate" como são chamadas as variantes não mutantes do Marvel U Isso tudo combinado com as consequências "apocalípticas" do final do filme e o apagamento das lembranças.

Claro que essas justificativas são tudo meia boca, derivando, como o isolamento do Batman nos noventa nos comics, de circunstâncias oriundas de direitos de utilização do personagem ou monopólio de um staff editorial e não de algo verdadeiramente "in universe".



1) Eu escrevi isso numa mensagem da página anterior:
Vale lembrar tb que a própria Wanda tb está 'nerfada' pq RESISTE ao domínio do Darkhold... A Wanda está travando uma batalha nos recônditos da própria mente o filme todo. É por isso que ela faz coisas sem lógica do ponto de vista estratégico como, simplesmente, não falar pro Strange do seu plano até chegar, como convidada, como dizia Rasputia*, 'numa boa' em Kamar Taj. Então, ela e os Iluminatti, que não empregam estratégia, nem trabalho em equipe, estão reduzidos a uma sombra dos seus verdadeiros "eus" em termos de performance, num contexto e situação que favorece os intentos do Darkhold e do Demônio que o controla.
*
Várias dessas óbvias incongruencias são apontadas comicamente aí:


É, por isso tb, que ela usa seus imensos poderes como um martelo diante do qual tudo é prego e não um bisturi preciso e mortal como poderia fazer..
Então é por isso que ela fica dando VÁRIAS "cochiladas" inclusive, ao controlar a mente da Chaves, mandou o Strange JUSTAMENTE pra uma dimensão do Multiverso onde a versão do Mago Supremo de lá estava de posse do Darkhold.

2) Sobre o desperdício da personagem e da retirada de seu senso de "agência" não há o que discordar como, provavelmente, o vídeo da Mikannn deve ter explicado bem.

3) O lance com a Wanda e o Darkhold não é que ela "estuda" o livro, ela "conversa" com ele que é "vivo", coisa que o filme poderia ter deixado mais claro mas não o fez. O Darkhold foi criado muito antes de qualquer linguagem humana conhecida ter sido elaborada e só pessoas com anos de estudo conseguem "lê-lo" da maneira convencional. Indivíduos com aptidão mística caem sob a dominação "espiritual" do livro e passam a partilhar dos seus poderes via "infusão" e não "aprendizagem", via "upload" pra própria mente como se estivessem na "matrix" ou expostos à uma fonte de radiação. E nesse quesito a Wanda tem um status especial pq ela é profetizada como "avatar" terrestre do Chthon, tendo a sua imagem representada tanto no livro como na própria montanha Wundagore. A escrita arcana do Chthon impressa nas cópias mágicas e no original da montanha impregna a Wanda com a influência e "inspiração" místicas do Chthon a despeito do relativo despreparo dela para compreender. Logo, o raciocínio da Wanda é de uma pessoa semi-possuída não de um vilão "chaotic evil" e, por isso, tem mesmo todos esses gaps de lógica como comentados aí em cima. Os filhos são só um gancho, isca ou pretexto para permitir que o processo de corrupção e possessão pelo livro ou "escrita chthoniana" tenha lugar
 
Última edição:
Você se apegou demais ao Darkhold em si e à ideia de lê-lo, coisa que eu nunca disse. Eu me refiro ao próprio conhecimento de sua existência, que demandaria uma puta pesquisa em material que não se encontra por aí, à toa na biblioteca. Coisa que a Wanda nunca demonstrou fazer nem ter os meios de fazê-lo (enquanto o Strange ainda pode ter a desculpa de que tem ao seu dispor o conhecimento acumulado daquela instituição de magos, etc.) Mas deixa pra lá. Eu é que não vou perder tempo para demonstrar o óbvio: isso tudo é muito, muito mal escrito e exige uma suspensão de descrença dez vezes maior que a de uma fantasia convencional. :dente:

Acho que o único toque bacana no filme foram as pitadinhas de terror aqui e ali, que o diferenciam do MCU, além de não ser uma comédia pastelona e saber dosar bem melhor o humor.

Afora isso, não tenho mais o que dizer do filme. É filme pra ver uma vez só na vida, e deu.
 
Você se apegou demais ao Darkhold em si e à ideia de lê-lo, coisa que eu nunca disse. Eu me refiro ao próprio conhecimento de sua existência, que demandaria uma puta pesquisa em material que não se encontra por aí, à toa na biblioteca.
A Wanda pegou o livro da Agatha Harkness no final de Wanda Vision. Ela não precisou "descobrir" o livro, só se apoderou dele.
Foi a Agatha que disse pra Wanda que ela era a "Scarlet Witch" profetizada no Darkhold e "destinada a destruir o mundo". Isso despertou a curiosidade da Wanda e a fez abrir o livro e folheá-lo depois de sair da cidade, e o seu luto pelos filhos a expôs diretamente pra cair no encantamento do Tomo.


Scarlet Witch Disney GIF by Nerdist.com
 
Última edição:
Acho que vc não pegou, então, o fundamental que eu pensava que estava bem claro quando disse que o Parker se "redefiniu" e que o final do filme já sugere: o Peter Parker não está recorrendo ao apoio logístico das pessoas com às quais ele era aliado pq ele foi esquecido por eles como Homem Aranha mas, sim, pq ele NÃO quer permanecer "dependendo" deles ou exposto, por "associação" à "rogues's galery" dos demais personagens ou expondo-os à dele próprio.

Ele quer retornar às raízes em que ele agia mais "low profile" e era mais uma "lenda urbana" tipo o "borrão" de Smallville ou o Batman (pasmem) quando o Denny O' Neil inventou que era o que ele era pra mantê-lo e ao seu "microverso" isolado do resto da DC na década de 90 inteira.

Ficou meio implícito no filme que essa idéia lhe ocoreu por influência de ficar sabendo que os demais Parkers vêm de dimensões onde não existem Vingadores nem outros heróis "meta-humanos" ou "mutate" como são chamadas as variantes não mutantes do Marvel U Isso tudo combinado com as consequências "apocalípticas" do final do filme e o apagamento das lembranças.

Claro que essas justificativas são tudo meia boca, derivando, como o isolamento do Batman nos noventa nos comics, de circunstâncias oriundas de direitos de utilização do personagem ou monopólio de um staff editorial e não de algo verdadeiramente "in universe".



Bom, só vi o filme uma vez meses trás, mas não lembro de nenhuma indicação, durante o filme, de desejo de rompimento tão radical com os Vingadores. "Ficou meio implícito no filme que essa idéia lhe ocoreu por influência de ficar sabendo que os demais Parkers vêm de dimensões onde não existem Vingadores"....? Ao que me lembre isso foi apenas ocasião de piada....

Editado: pesquisando aqui, não só piada, mas como motivo de orgulho e credencial de saber trabalhar em equipe:

(...)​
- A gente manda muito mal nisso.​
- Eu sei. Somos péssimos. Não sei trabalhar em equipe.​
- Nem eu.​
- Eu sei. Já fui de uma equipe. Sem querer me gabar, me gabando, fui dos Vingadores.​
- Dos Vingadores?​
- Muito legal!​
- Valeu.​
- O que é isso?​
- Vocês não têm os Vingadores?​
- É uma banda? Tá numa banda?​
- Não tô. Na Terra, os Vingadores são os maiores--​
- Como isso ajuda?​
(...)​

É claro que houve mudanças espirituais, por parte do protagonista, durante o filme e em consequência do filme, mas a situação que ele se encontrou no final foi antes de tudo consequência do feitiço e não de decisões pessoais. Até o nome do filme remete a isso, é "no way home", e não "I choose no home". Que haja desejo de "volta às origens", tem mais a ver com os fãs do que com o personagem in universe, até porque essas tais origens aí mal existiram no cinema, já logo de início conhecemos Peter sob a tutela do Tony Stark.

--------------

Sobre a dúvida que trouxe no início, olhando o diálogo com Strange, ele se dá com o seguinte:

- Estão vindo por minha causa, né? Porque sou Peter Parker? Lança um novo feitiço. Mas, agora, faz todos esquecerem do Peter. Faz todo mundo esquecer...de mim.​
- Não.​
- Mas funcionaria, né?​
- Sim, funcionaria. Mas tem que entender... que significa que todos que te conhecem e te amam, nós... não teríamos lembranças suas. Seria como se você nunca tivesse existido.​
- Eu sei. Faz.​

E mais tarde, quando ele se encontra com Happy desmemoriano no túmulo da Tia May, e este pergunta como o Peter a conheceu, ele responde "Pelo Homem Aranha", e o Happy responde o mesmo. Então sim, alguma memória do Homem-Aranha permaneceu mesmo. Mas nem todas, afinal as memórias significativas, que envolvem afeição e amizade, têm que desaparecer também, pelo que o Strange falou. Pensar o mecanismo disso é difícil - Happy se lembra de se envolver com o Homem-Aranha, mas não com Peter? Então todos os momentos em que Peter aparecia foram apagados? Como Happy acha que é a relação entre May e Homem-Aranha? Enfim...
 
Última edição:
E mais tarde, quando ele se encontra com Happy desmemoriano no túmulo da Tia May, e este pergunta como o Peter a conheceu, ele responde "Pelo Homem Aranha", e o Happy responde o mesmo. Então sim, alguma memória do Homem-Aranha permaneceu mesmo. Mas nem todas, afinal as memórias significativas, que envolvem afeição e amizade, tem que desaparecer também, pelo que o Strange falou. Pensar o mecanismo disso é difícil - Happy se lembra de se envolver com o Homem-Aranha, mas não com Peter? Então todos os momentos em que Peter aparecia foram apagados? Como Happy acha que é a relação entre May e Homem-Aranha? Enfim...
O Happy Hogan só se lembra, provavelmente, de uma versão do Aranha despojado de tudo que tinha ganhado via amizade com o Tony Stark e, sim, despido de toda e qualquer conexão emocional mais profunda.

Que haja desejo de "volta às origens", tem mais a ver com os fãs do que com o personagem in universe, até porque essas tais origens aí mal existiram no cinema, já logo de início conhecemos Peter sob a tutela do Tony Stark

Sim, mas ele já combatia o crime antes como um mascarado disenfranchised bem a la Clark Kent da fase "borrão" ou o Demolidor dos primórdios pré uniforme como quando ele salvou a Elektra nos comics.

1657766562985.png

E como eu falei, a conversa sobre os outros universos e ausência de Vingadores nos mundos dos outros em contraste com sua inclusão nos Avengers foi motivo de orgulho antes, mas, depois dos eventos do clímax, a relativa falta de attachments das suas contrapartes parece ter se tornado atraente pra ele. Ele está traumatizado e querendo se isolar de todo mundo que ama então, em certo nível, eu acho, sim, que o "sem volta pra casa" é, in universe" uma escolha em primeiro lugar.

Galera discutiu muitas dessas complexidades nesse artigo aí:

 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo