• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doutor Estranho 2 no Multiverso da Loucura (Doctor Strange in the Multiverse of Madness, 2022)

Como você avalia este filme?

  • Fenomenal (9-10)

    Votos: 1 9,1%
  • Ótimo (7-8)

    Votos: 2 18,2%
  • Sessão da Tarde (5-6)

    Votos: 5 45,5%
  • Ruim (3-4)

    Votos: 3 27,3%
  • Excremental (1-2)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    11

Suposta cena deletada com o Magneto do Fassbender no filme do Strange.


Easter eggzinho.... a sequenciazinha com o Universo Espelhado aproveita uma famosa passagem em história dos Vingadores desenhada por George Pérez:

 
Última edição:




Power as a Danger for X-Women​

Loss of Control
Despite having been given mental powers that do not require any physical strength to command and that would seem to be inherently feminine, all of the X-Women eventually lose control of those powers, either because of strong negative emotions, their powers have developed beyond their ability to control them, they have become intoxicated by power, or they have been brainwashed, corrupted, possessed, controlled, or driven insane by a greater force or power. They are punished for having transgressed the traditional gender binary of men as powerful and aggressive and women as weak and submissive. As Madrid puts it, “It seemed to be a requirement that the women who wore an ‘X’ on their costumes would eventually take a dip in the crazy pool at least once.”25 They then become a danger to their teammates, to humanity, the world, the galaxy, or, in extreme cases, the universe. As the archetypal givers of life, women who become evil necessarily become bringers of death.

Suicide as a Punishment
At this stage, their only hope is to submit to the control of a stronger, masculine force, usually in the person of Professor X. However, they are frequently completely uncontrollable and cause immense destruction. They are self-aware enough to know what they are doing and to experience great grief and shame over their actions, and as a result, most have attempted, if not committed, suicide at least once.
Although male X-Men have been known to die to save others, “they tend to die heroically and are often commemorated and/or magically brought back from the dead on a regular basis.”26 A classic example is when Colossus, in a Messiah-like act, sacrifices himself in order to save all other mutants from the deadly Legacy Virus, using his own blood to create the vaccine.

Loss of Physical Form
Frequently X-Women lose their physical form and either exist on the astral plane or become purely elemental beings. They become literally as well as figuratively invisible and ineffectual. Ultimately, most of those who die or become bodiless are reborn, usually in a new, improved physical body, with new or enhanced powers, and with a new ability to control those powers and use them for the good of the team. Many suffer amnesia, a figurative death of the self, when they are restored to their physical form and continue to pose a threat until their memories are restored, usually with the telepathic assistance of Professor X.
 
Última edição:
Talvez não tenha ido ver o filme com o mindset adequado, mas achei bem difícil se conectar com o que ocorria ali, do começo ao fim. Quem liga pra uma luta de um monstro bizarro no intra-verso ou de um polvo gigante em NY, contra personagens pouco interessantes? Quem liga pra uma Nova York que de diferente tem... plantas, pizzas em formato de bola, farol com cores invertidas...? Quem liga para um Charles Xavier ou para um Eriadan sr. fantástico que morrem assim que dão as caras? (Me lembrou o Snoke do The Last Jedi que prometia, mas morreu assim que apareceu....) Quem liga pra lutas com regras pouquíssimos claras? Do nada inventam uma luta com notas musicais, do nada aparecem uns demônios sei lá de onde... Como se importar com lutas sobre as quais você não tem como estimar o que é plausível e o que não é? Qualquer coisa pode acontecer.... Enfim, conceito de "multiverso" abre tantas possibilidades, e foi isso que inventaram? Putz...

Aliás, do mesmo jeito que Thanos tava sempre nos bastidores, essa nova fase deveria ter o Kang, o Conquistador um pouco mais evidente quer nesse filme, quer nas confusões do Homem-Aranha, mas por enquanto não temos nada a respeito....
 
Última edição:
O começo é confuso, o meio é empolgante o desfecho é bobo. Acho que meu maior problema com o filme é sobre um dos seus melhores aspectos: a Feiticeira Escarlate. Senta que lá vem textão.

Se você aceita que ela é a vilã e ponto final, a personagem é ótima. É como o T-1000 em Exterminador 2, implacával na perseguição, inabalável na convicção e tudo no seu caminho é atropelado - e ambos causam a mesma sensação de "fudeu" quando estão em cena. O filme faz isso muito bem, dado que você aceita que ela é a vilã e ponto final.

A questão é que há zero desenvolvimento entre Wandavision e Doutor Estranho 2. Literalmente na primeira cena dela com o Doutor já é estabelecido que ela é a vilã e que está disposta a matar uma criança para conseguir seus filhos de volta - e ao longo do filme vemos que ela faz coisa muito pior. No final do filme ficamos que a explicação de que a culpa foi do Darkhold. Em tese eu não vejo nada de errado nisso, já que é análogo ao Um Anel, mas eu acho que o filme faz um trabalho muito ruim em explicar o que está por trás do Darkhold, que força é essa que corrompe as pessoas, corrompe com que propósito e etc. Esse é o ponto central da minha crítica e o resto do post é apenas um desenvolvimento disso.

Quem quiser dar uma boa divertida e ver REALMENTE o Tomo Negro -Darkhold em ação com nível de malignidade e senciência comparáveis ou até superiores aos do Anel do Poder, recomendo ler essa sequência de revistas nos comics americanos dos Avengers e do Doutor Estranho- destaques pras presenças de Feiticeira Escarlate e Miss (Carol Danvers) e Capitã Marvel (Monica Rambeau) dos anos oitenta:

Introdução do Darkhold aí na história do Werewolf by Night ( curiosidade, arte do Michael Ploog futuro artista do poster do Senhor dos Anéis do Ralph Bakshi)




Marvel Chillers 1 e 2 (apresentando o feiticeiro Modred) que terá papel importante na sequência seguinte aí embaixo-a sequência já apresenta o Tomo agindo por conta própria:


Opcional aqui no meio-A Saga do Caso da Coroa da Serpente que saiu originalmente em Marvel Two in One ( revista com crossovers do Coisa do Quarteto Fantástico com outros personagens da Marvel. Destaque pra arte de George Pérez e arte-final de Gene Day. Participação da Wanda e do Stephen Strange)


Vingadores 181 a 187

A "verdadeira" origem da Feiticeira Escarlate contada nessa história aí embaixo, a que ficou "canônica" por mais de 30 anos até o retcon de 2014 às vésperas do Avengers 2. Capas de George Pérez e Terry Austin, desenhos de John Byrne e um time de melhores do mundo na arte-final: Dan Green, Gene Day, Klaus Janson



Thor 332 e 333 Thor contra Drácula ( história referida no conteúdo abaixo. Foi o confronto com Thor e com os X-Men que colocou na cabeça do vampiro a idéia de procurar o Tomo Negro na saga do Doutor Estranho mais abaixo


Doctor Strange 58 a 62 (Roger Stern no argumento com Dan Green ( que arte-finalizou a saga de cima) e arte final de Terry Austin) A saga de Doctor Strange contra Drácula, aproveitada, mal e porcamente, como parte das idéias pra Blade 3 o movie. Participação da Feiticeira Escarlate e da Monica Rambeau e do próprio Blade na conclusão.


E coroando a saga da "coroa da Serpente" e dos Old Gods do universo da Marvel aí:;


Vai que pode ter pertinência pros próximos filmes do Pantera Negra e do Namor.

Lendo essa sequencia de histórias acho que fica até bem mais fácil curtir o filme do jeito que ficou e apreciar a história nova que deu o, pelo menos até o momento, "fechinho" pra essa storyline do Tomo aí:


Acho que @ragnaros, @Elring @Turgon @Paganus iriam gostar de dar uma olhadinha. @Mellime e @Kimberly Raabe tb.

@Haran @Gerbur Forja-Quente @Béla van Tesma @Neoghoster Akira


Materiazinhas e páginas pra acompanhar:






 
Última edição:
Que filme ruim, meu deus do céu. Que roteiro preguiçoso. Que efeitos abaixo do padrão marvel pré 2020.

O homem mais "inteligente" é o homem mais burro. Capitã Marvel morrendo com a queda de uma estatua. "Acredite nos seus poderes" #DrDollyinho.
Eu fico feliz de ter pirateado algo tão abaixo da expectativa. A Disney vai fazer com o MCU o que fizeram com Star Wars.
 
@Omykron, estou rindo pq, se vc assistir o filme do Thor Amor e Trovão, vai achar o Multiverse of Madness uma tremenda obra prima em comparação.

Quanto à "nerfação" dos personagens Illuminatti, pensa só um tipo de racionalização "fanonica" que pode ser elucidativa.... A magia do Caos, ou melhor dizendo o 'troiano' essencia do Chthon, demônio do Darkhold dentro da Wanda, que foi o que matou realmente o Xavier, emana uma influencia mágica-psionica subliminar que interfere com o raciocínio e emoções dos indivíduos em volta dela o tempo todo. A Wanda fez isso conscientemente com aquele rapaz do escudo em Kamar Taj, ou falando talvez mais precisamente, focou toda a energia dessa irradiação "degenerativa-inibidora" de mente e força de vontade naquele indivíduo em particular durante alguns segundos.

1657534814939.png
1657536127909.png
Lembra-se de como ela, sem se dar conta, mantinha as pessoas da cidade dominadas por ela psiquicamente "sedadas" e dóceis?

Vale lembrar tb que a própria Wanda tb está 'nerfada' pq RESISTE ao domínio do Darkhold... A Wanda está travando uma batalha nos recônditos da própria mente o filme todo. É por isso que ela faz coisas sem lógica do ponto de vista estratégico como, simplesmente, não falar pro Strange do seu plano até chegar, como convidada, como dizia Rasputia*, 'numa boa' em Kamar Taj. Então, ela e os Illuminatti, que não empregam estratégia, nem trabalho em equipe, estão reduzidos a uma sombra dos seus verdadeiros "eus" em termos de performance, num contexto e situação que favorece os intentos do Darkhold e do Demônio que o controla.

*

Várias dessas óbvias incongruencias são apontadas comicamente aí:


É, por isso tb, que ela usa seus imensos poderes como um martelo diante do qual tudo é prego e não um bisturi preciso e mortal como poderia fazer..

Então é por isso que ela fica dando VÁRIAS "cochiladas" inclusive, ao controlar a mente da Chaves, mandou o Strange JUSTAMENTE pra uma dimensão do Multiverso onde a versão do Mago Supremo de lá estava de posse do Darkhold.

Ademais... eu interpreto os poderes da Capitã Marvel* dos movies funcionando assim... Estilo dependendo da aura em volta dela, parecido com o Kid Miracleman do Alan Moore e do Superman da DC. E com o conde Nefaria, que nos comic books tem os poderes bem mais parecidos com os da Danvers do cinema*. A magia e disrupção da realidade da Wanda causa pane nesse tipo de aura ou campo de energia, 'desativando' os poderes da Capitã temporariamente, tempo o bastante pra ela ser esmagada pela estátua. Eles meio que mostraram isso acontecendo no movie e representaram isso com o uniforme dela, que é imantado pelo campo, descobrindo os olhos e o rosto dela quando os poderes dão pane.

* Vamos presumir que os poderes da Maria Rambeau no lugar da Carol da nossa dimensão ( ou da dimensão do filme) sejam exatamente do mesmo nível, coisa que pode não ser verdade no universo dos Illuminatti

É o mesmo princípio do que acontece com o adamantium e os campos de energia redundantes como defesa adicional do Ultron* quando a Scarlet Witch ataca.

* no cinema nerfado AO EXTREMO em relação aos comic books. O inverso da Carol Danvers.

1657519456590.png

E, lembremos, "nerfação' acontece o tempo todo nos comic books TODA vez que personagens superpoderosos interagem em crossovers* pq tem um determinado número de páginas e uma quantidade limitadíssima de texto pra contar os detalhes logísticos de cada confrontação. A mídia do audivisual live-action ou animada lida com limitações simillares. Então, muitas vezes, toma-se o caminho de menor resistencia pra que algo aconteça de acordo com os designios do plot.

Aí nesse thread de Twitter tem várias situações da Wanda dando pau nos comics em diversos peso pesados do Marvel Universe.


*tem a ocasião celebérrima em que o grupelho da Irmandade de Mutantes da Mística derrotou, com a ajuda da mágica da Espiral, empoderada pelo extradimensional Mojo, as DUAS EQUIPES inteiras da época dos Vingadores da Costa Leste e Oeste em umas quatro ou cinco páginas de combate.


*
Olhe só como ela atrasa crucialmente o indestrutível Nefária nessa ocasião aí em cima.

O profile do cara aí embaixo, repare nas diversas similaridades com a versão cinema da Carol ( inclusive aparente imortalidade ):



Aí tem um artigo comparando os poderes da versão quadrinistica da Carol( que recebeu um considerável boost nos últimos anos pra ficar mais parecida com a dos filmes) e a do MCU-What If Animado

 
Última edição:
Se ta ligado que a única coisa q eu não critiquei você foi la e defendeu, tipo, wth.

E outra, olha o tamanho do telecurso 2000 q tu fez para defender essa pilha de esterco que é o filme usando NADA DO FILME. Vai, aceita, é um filme ruim.
 
Se ta ligado que a única coisa q eu não critiquei você foi la e defendeu, tipo, wth.

E outra, olha o tamanho do telecurso 2000 q tu fez para defender essa pilha de esterco que é o filme usando NADA DO FILME. Vai, aceita, é um filme ruim.

Por isso mesmo que eu disse que era "fanônica", produto de headcanon de fã.


Eu curti o filme embora preferisse que tivessem executado as idéias de forma diferente. Agora, se os elementos que eu usei pra "explicar"estão ou não estão lá aí a resposta é o "élfico" "sim e não". As explicações não estão nos diálogos mas podem, perfeitamente, estar na lógica de "realidade secundária" do filme, já que ela se pauta em forma próxima ao material fonte. Para mim, é o mesmo caso das "águias do Tolkien no SdA", o tipo de coisa que pode ser deduzido sem precisar de explicação ipsis literis na própria história mas que alguns sempre considerarão como uma lacuna.






O mesmo vale pra como cinco Nazgûl foram repelidos no Cume do Tempo:





Não entendi qual foi a coisa que vc não criticou e eu defendi. Eu falei da nerfação do povo do filme no geral do qual eu achei que vc tinha falado já que comentou Reed Richards e Maria Rambeau morrerem como morreram. O lance é que, pra mim, a nerfação, em termos de intelecto, inclui a da própria Wanda. Para mim é um tema só.

Em todo caso, eu não fiz o reply pensando única e exclusivamente no que vc comentou sozinho mas, sim, nas críticas no geral que a lógica, supostamente escangalhada, do filme suscitou para muitas pessoas. E, inclusive, eu vejo os próprios furos aparentes como motivo de diversão já que as reações à carência de contexto onscreen deixa as pessoas perfeitamente e compreensivelmente confusas e surgem ótimas piadas.

Mesmo que sejam aquelas em cima de buracos que quem acompanha os comics há muito tempo acham perfeitamente explicáveis já que coisas assim já aconteceram em situações parecidas em comic books lidando com magia e poderes psiônicos. Eu tendo a ver um roteiro "falho" desses como a consequência pedágio do fan service e da necessidade de fazer World Building sem contraprestação equivalente na duração do filme que tenderia a se dilatar pra fazer jus a personagens perfeitamente "in character"e não "nerfados".

É um problema frequente toda vez que magia é incluída numa história:


It’s hard to sustain dramatic tension within a story if the reader knows that anything can happen for no apparent reason. Sloppy writers can kill an entire story the moment they resolve any dramatic situation with the wave of a magic wand (or perhaps a sonic screwdriver).
 
Última edição:
Uma dúvida...

Dr. Estranho e todo mundo não deveria ter esquecido do Homem-aranha? Ele parece lembrar ao fazer referência aos acontecimentos do último filme... Eu havia interpretado que o esquecimento era total, afinal, se a magia fosse com respeito a meramente esquecer a identidade do homem-aranha, seria fácil identificar e reintegrar Peter nos Vingadores...

Aliás, diga-se de passagem, filme é tão meia boca que repetiram a mesma piada do filme do Homem-Aranha, sobre por onde o herói lançaria teias... :roll:
 
O encantamento ao qual o Haran se refere não é aquele que o Doctor Strange TENTOU fazer no início do filme é aquele que EFETIVAMENTE FOI feito no final...

Um que apaga não só o conhecimento da identidade mas o da EXISTÊNCIA do Peter Parker no mundo como até então existia tb. E a resposta, penso eu, @Haran é duas possiblidades:
a)que o Doctor Strange, como o caster do feitiço é, ele mesmo, imune, ou

b) que ele e outros como o Wong SABEM que foi feito um feitiço que causou uma desarmonia e princípio de "incursão" mutiversal mas NÃO se lembram mais das exatas circunstâncias e nem da vida pregressa do Peter Parker, apenas que ela, a anomalia de incursão, foi causada por um feitiço do Doctor Strange que saiu calamitosamente errado e que tinha a ver com a identidade do Homem Aranha da qual eles NÃO se lembram mais O mundo continua a se lembrar do Homem Aranha só esqueceu o Parker.
 
Última edição:
Eu teria que rever o filme pra ver certeza, mas eu dispensaria (a) pelo aparente clima de despedida que houve entre Dr. Estranho e Peter Parker. Se o Dr. Estranho ainda pudesse se lembrar do Homem-Aranha, tiraria o peso da cena final entre eles. Sem falar que, se lembrando, ele poderia reintegrar o Peter nos Vingadores, meramente ao identificar seus poderes de aranha...

Com respeito a (b), bem, nesse filme Dr. Estranho faz uma referência direta ao Homem-Aranha, quer dizer, do Homem-Aranha ele tem que se lembrar...

Tá me cheirando a furo de roteiro mesmo....
 
Última edição:
Filme devidamente visto e classificado na enquete: Sessão da Tarde.
É o tipo de filme pra só assistir uma vez na vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo