• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dos anéis de poder

Outros anéis deveriam existir, mas nada nem de perto comparável ao poder do Um, principalmente porque quaisquer outros anéis de poder devem ser muito antigos, mas da mesma forma que o Gandalf fala para o Bilbo dando a impressão da existência de mais anéis de poder eu me recordo agora que fala-se também para o Sméagol que a avó dele não poderia ter anéis como aquele, pois o Golum se justifica dizendo que pegou o anel da avó que possuía muitos parecidos, e o Gandalf dá certeza de isso ser impossível...
Hum...intrigante...vou procurar me informar...
 
Cada povo tinha um montante de aneis...(como ja foi referido)
Mas Sauron(que nao era burro) nao deixou de construir um anel supremo...
Um anel que tinha poder para controlar todos os outros...
Um anel que tinha vontade propria...
Dai que veio aquele poema que tem nos livros e que da no filme...
Lembra-se??
:)
*yams*
 
Gandalf diz que existiam outros anéis de poder, mas nenhum tão poderoso quanto os 3, os 7 e os 9. Esses outros anéis provavelmente também foram feitos pelos ourives da Gwaith-i-Mídain e eram apenas ensaios do ofício, mas mesmo assim eram muito perigosos para os mortais.
 
Na edição inglesa não tem uma parte que fala de um anel que o próprio Saruman fez? Esse anel teria algum poder, não teria? Afinal, Saruman estudou durante séculos a arte da forjadura dos anéis.
 
Na edição inglesa não tem uma parte que fala de um anel que o próprio Saruman fez? Esse anel teria algum poder, não teria? Afinal, Saruman estudou durante séculos a arte da forjadura dos anéis.
É algo como "Eu sou Saruman, o fazedor de anéis"? Porquê isso tem na edição brasileira.
 
Retirado da Coluna do Deriel, no site da Valinor:

Valinor disse:
Seguindo em frente, o que detectamos foi que a edição nacional de SdA deixa de fora um parágrafo crucial do Conselho de Elrond. Na versão original em inglês o trecho é o seguinte, do qual eu coloquei um parágrafo antes e um após o trecho faltante:

Late one evening I came to the gate, like a great arch in the wall of rock; and it was strongly guarded. But the keepers of the gate were on the watch for me and told me that Saruman awaited me. I rode under the arch, and the gate closed silently behind me, and suddenly I was afraid, though I knew no reason for it.

But I rode to the foot of Orthanc, and came to the stair of Saruman and there he met me and led me up to his high chamber. He wore a ring on his finger.

"So you have come, Gandalf," he said to me gravely; but in his eyes there seemed to be a white light, as if a cold laughter was in his heart.

Em português, temos (segundo tradução da Martins Fontes):

- Uma noite, bem tarde, cheguei a esse portão, semelhante a um grande arco na muralha de rochas. Estava fortemente guardado. Mas os guardas estavam vigiando, à minha espera, e me disseram que Saruman me esperava. Passei por baixo do arco, e o portão se fechou silenciosamente atrás de mim; de repente senti medo, embora não conhecesse motivo para isso.

- "Então você veio, Gandalf", disse-me ele num tom grave; mas em seus olhos parecia haver uma luz branca, como se um riso frio estivesse em seu coração.

O parágrafo ficaria, em português, segundo minha tradução pessoal e livre, da seguinte forma:

Porém eu cavalguei até a base de Orthanc e fui até a escada de Saruman onde ele me encontrou e me conduziu até a câmara alta. Ele usava um anel em seu dedo.

Perde-se continuidade, pois o encontro de Saruman e Gandalf não é citado. Perde-se a informação de que Saruman usava um anel, perde-se um pouco de confiança na tradução nacional. Esta última, aliás, por mais um motivo, pois é dito que Gandalf chega a Orthanc "Uma noite, bem tarde" quando no original encontramos "Late one evening" que seria algo como "ao final do entardecer".

Os trechos acima citados encontram-se no capítulo "O Conselho de Elrond", que é se encontra no Volume I, Livro II, Capítulo II.

De fato, algo bastante incomum e do qual tanto a tradutora quanto a editora estão sendo comunicados do problema. E fica aqui registrado para todo mundo que sim, Saruman fez um anel para si.

Era a isso que eu me referia. E viva o Deriel. :cerva:
 
Última edição:
Então não é confiável as traduções dos livros do Tolkien para o português?

se existir outros anéis do poder sem ser aqueles dos homens, anões e elfos (que eu considero muito improvavel, a não ser o do Sarumam, que tinha todo o conheçimento nescessário para fazer um anel do poder) o Um dominária também esses anéis?
veja só o Um foi o anel mais poderoso já feito, e está escrito nele "...Um anel para TODOS..." isso poderia ser todos os anéis?
 
Então não é confiável as traduções dos livros do Tolkien para o português?
Como vc pode perceber existem lacunas e confusões pra ninguém botar defeito. A Valinor tem um trabalho legal nesse ponto: disponibiliza os trechos faltantes. Vale dar uma pesquisada (sim eu poderia colcoar o link, ams vc vai se dvertir mais aprendendo a caçar as informações! ;-) ) e ver o quanto de coisa ficou de fora.

se existir outros anéis do poder sem ser aqueles dos homens, anões e elfos (que eu considero muito improvavel, a não ser o do Sarumam, que tinha todo o conheçimento nescessário para fazer um anel do poder) o Um dominária também esses anéis?
veja só o Um foi o anel mais poderoso já feito, e está escrito nele "...Um anel para TODOS..." isso poderia ser todos os anéis?

Veja existiam muitos oputros anéis "mágicos", Tolkien nos diz isso claramente tanto quanto Gandalf conversa com Frodo em Bolsão, quanto na boca do próprio Sauron. Sim o UM deveria controlar o PORTADOR desses anéis também (lembre-se: o Um tinah como grande poder controlar a mente de quem estivesse usando um dos outros anéis).

Se considerarmos que a feitura dos anéis "mágicos" foi um presentinho de Sauron não fica difícil perceber que todos os anéis feitos tinham o "gatilho Sauron" intrisico. O mesmo vale para os 3 que não tiveram a participação direta de Sauron: ele não tinha que tocar nos objetos, só a "receita de bolo" já bastava pro Um ter influência.
 
Veja existiam muitos oputros anéis "mágicos", Tolkien nos diz isso claramente tanto quanto Gandalf conversa com Frodo em Bolsão, quanto na boca do próprio Sauron. Sim o UM deveria controlar o PORTADOR desses anéis também (lembre-se: o Um tinah como grande poder controlar a mente de quem estivesse usando um dos outros anéis).

Se considerarmos que a feitura dos anéis "mágicos" foi um presentinho de Sauron não fica difícil perceber que todos os anéis feitos tinham o "gatilho Sauron" intrisico. O mesmo vale para os 3 que não tiveram a participação direta de Sauron: ele não tinha que tocar nos objetos, só a "receita de bolo" já bastava pro Um ter influência.

e se (vamos supor) um maia fizesse um anel diferente, o Sauron também iria controla-lo? mas sem ser o Sarumam (ele é aliado do Sauron) mas alguém bom tipo o Gandalf ou Radagast, que fizesse o anel apenas para o bem?
:think:
 
O gandalf no fim do livro tambem nao tem um anel???
No filme tem...
Mas o anel mais poderoso foi destruido por frodo...
Esse anel tinha o poder maior de todos e tinha vontade propria...
Ate conseguia consumir a alma das pessoas...
Tipo como fez ao Gollen...
*yams*
 
O gandalf no fim do livro tambem nao tem um anel???
No filme tem...
Mas o anel mais poderoso foi destruido por frodo...
Esse anel tinha o poder maior de todos e tinha vontade propria...
Ate conseguia consumir a alma das pessoas...
Tipo como fez ao Gollen...
*yams*
Tinha um anel sim Gaara. Era o Narya o Anel de Fogo que ele recebeu de Cirdan quando desembarcou na T-M.

O Um Anel tinha a vontade do seu Senhor, Sauron, e sempre queria voltar a mão de quem era o seu senhor.
 
Sim...
Era um anel mesterioso ele...´
Conseguia por todos fascinados por ele...
Felizmente Frodo consegui destrui-lo
Mas nao o condeguiria se o Gollen nao lhe tivesse arrancado um dedo...
*yams*
 
Sim...
Era um anel mesterioso ele...´
Conseguia por todos fascinados por ele...
Felizmente Frodo consegui destrui-lo
Mas nao o condeguiria se o Gollen nao lhe tivesse arrancado um dedo...
*yams*

É, pelo que vimos Frodo não iria se livrar do anel sozinho. Mas como Gandalf disse várias vezes cada um cumpriria seu papel na jornada. O Gollum cumpriu o dele.
 
e se (vamos supor) um maia fizesse um anel diferente, o Sauron também iria controla-lo? mas sem ser o Sarumam (ele é aliado do Sauron) mas alguém bom tipo o Gandalf ou Radagast, que fizesse o anel apenas para o bem?
:think:

Se fizesse usando a receitinha do Sauron acabria caindo sob o controle do Um; dai ocorreria um "briga de vontades" entre Sauron e este maia.

Veja, assim como Galadriel, Gandalf e Elrond dizem: mesmo que um portador tentasse usar o Um para o bem ele acabaria se tornando um tirano, fazer o bem sob um ponto de vista apenas (o do portador) sempre acaba em "mal".

Sim...
Era um anel mesterioso ele...´
Conseguia por todos fascinados por ele...
Felizmente Frodo consegui destrui-lo
Mas nao o condeguiria se o Gollen nao lhe tivesse arrancado um dedo...
*yams*

Frodo não consegue destruir o Um, ele FALHA CLAMORASAMENTE. Ele acaba possuido pleo Um e se não fosse por Gollum Sauron teria ganho a Guerra do Anel.

O hobbit foi resistente e tudo, ams a falha dele emcompletar a missão é um ponto importante (e belissímo) da Obra.
 
Sim, na verdade Gllom teve o seu papel na jornada...
Mas enfim...
Ate inuteis como Gollum pode se tornar uteis sem saber...
*yams*
 
Cada um acaba por ter uma funçao na historia...
Mesmo na vida real.. Uma pessoa nasce para ter uma funçao na historia... Umas positivas outras negativas...
Mas acho que a morte de Gollen foi merecida, nao cncorda??
*yams*
 
Sim, na verdade Gllom teve o seu papel na jornada...
Mas enfim...
Ate inuteis como Gollum pode se tornar uteis sem saber...
*yams*

Na verdade Gollum não foi assim anútil.
Ele manteve, mesmo sem saber o anel a salvo por muito tempo, evitando que caísse nas mãos de criaturas mais perigosas que ele e que Sauron tivesse notícias do mesmo.
Depois, foi ele que ajudou Frodo e Sam a encontrarem o caminho para Mordor (mesmo cometendo seus erros, sem ele os hobbits não teriam conseguido) e para finalizar, se Gollum não estivesse ali no momento em que Frodo desistiu de atirar o anel na lava o anel não teria sido destruido e teria acabado nas mãos de Sauron.

Portanto, Gollum não foi um inútil que fez algo de bom.
Ele foi muito importante em todo o desenrolar da história.
 
Na verdade Gollum não foi assim anútil.
Ele manteve, mesmo sem saber o anel a salvo por muito tempo, evitando que caísse nas mãos de criaturas mais perigosas que ele e que Sauron tivesse notícias do mesmo.
Depois, foi ele que ajudou Frodo e Sam a encontrarem o caminho para Mordor (mesmo cometendo seus erros, sem ele os hobbits não teriam conseguido) e para finalizar, se Gollum não estivesse ali no momento em que Frodo desistiu de atirar o anel na lava o anel não teria sido destruido e teria acabado nas mãos de Sauron.

Portanto, Gollum não foi um inútil que fez algo de bom.
Ele foi muito importante em todo o desenrolar da história.
Ditto!

E sem contar que por muito tempo ele atraiu a atenção do Senhor do Escuro, deixando a comitiva em paz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo