Fúria da cidade
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Documentário investiga proibição de nascimentos em Noronha; veja trailer

Babalu, uma das personagens do doc 'Proibido Nascer no Paraíso'
Divulgação

A ilha onde é proibido nascer: o que contam as grávidas de Noronha
"Aqui é proibido nascer." Ao ouvir essa frase em uma loja de artesanato em Fernando de Noronha (PE), em 2010, Joana Nin decidiu que era hora de colocar luz sobre um dos assuntos mais controversos desse arquipélago isolado a 545 km do continente.
Desde 2004, não é mais permitido que partos sejam realizados em Fernando de Noronha, ilha que virou ponto de encontro de famosos. Isso intrigou Joana Nin, e o resultado é o documentário "Proibido Nascer no Paraíso", que estreia dia 11 de março nos cinemas.
Gravado entre 2017 e 2019, o filme acompanha três gestantes, cujo desejo é dar à luz no local onde moram, perto de seus familiares. Desde que os partos em Noronha foram proibidos, as grávidas precisam viajar para o Recife no sétimo mês de gestação e ficar por lá.
O número de gestantes é pequeno para a abertura de uma maternidade, e nem todas as grávidas querem ficar. Mas não seria possível manter uma sala de parto - como existiu até 2004 - com atendimento obstétrico e uma emergência mais bem aparelhada?
Joana Nin, diretora