• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doaçao de sangue

Oi pessoal, tenho 4 perguntas sobre esse assunto:
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

Se quiserem saber informaçoes sobre doaçao de sangue, entrem nesse site:[/url]http://www.prosangue.sp.gov.br/defaulthtml.cfm
 
Jabu de Unicornio disse:
Oi pessoal, tenho 4 perguntas sobre esse assunto:
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

Se quiserem saber informaçoes sobre doaçao de sangue, entrem nesse site:[/url]http://www.prosangue.sp.gov.br/defaulthtml.cfm
1- Sim
2- Sim
3- Sim
4- Por que muitos só vão pensar em doar sangue, quando alguem proximo a ele precisar. ai ele vai pensar que existem varias pessoas na mesma situação
(por falar em doar, preciso ir no banco de sangue doar... 3 meses sem ir lá)
 
1- Nunca doei, começando por que estou a baixo do peso que estabelecem para que possamos doar, sim sou uma magrela e daí?

2- Acho que pessoas da minha familia já devem ter doado sim, e a mãe da minha amiga sempre doa.

3- Não

4- Acho que as pessoas tem medo, eu mesma sou uma que se for doar vou ficar com um pé atráz, com medo de pegar alguma doença contagiosa, sei lá sabe? Podeparecer ignorancia de minha parte porque como todos sabem os materiais são todos descartáveis, mas o risco, sei lá, mesmo que infimo, existe. As pessoas também tem preguica de se deslocar pra 'perder' sangue, o que não é o que me leva a não doar...
 
Jabu de Unicornio disse:
1-Voce ja doou sangue?
Ephemera disse:
1- Nunca doei, começando por que estou a baixo do peso que estabelecem para que possamos doar, sim sou uma magrela e daí?
Faço das suas as minhas palavras. Eu tb estou abaixo do peso mínimo para doação. :mrgreen:

Jabu de Unicornio disse:
2-Conhece alguem que doou?
Tenho amigos que já doaram.

Jabu de Unicornio disse:
3-Conhece alguem que precisou?
Já. Meu primo e uma conhecida precisaram fazer transfusão durante tratamento contra câncer. Tenho certeza que meu primo tomou. A outra pessoa não tomou por questão religiosa.
Recentemente minha visinha tb tomou transfusão em uma cirurgia no estômago. Mesmo sabendo que o sangue é examinado, ela teve muito medo de contrair alguma doença.

Jabu de Unicornio disse:
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

Como a Ephemera disse, existe o medo de contrair alguma doença durante a doação. Porém, creio que esse risco só existe se o material não foi descartável.
Alguns podem dizer que tem medo de doar sangue. De fato, já tenho muitos amigos que desmaiam só de ver sangue. Uma de minhas amigas teve até convulsão na hora de tirar sangue para a realização de uma exame.
Mas acho que muitas não vão porque encaram o ato como uma "perda de tempo", só viram doadoras quando alguém próximo delas precisa fazer uma transfusão.
 
1- regularmente
2 - minha irmã e meu irmão. A maioria do pessoal do laboratório (os meninos da oficina principalmente) também doam
3 - até agora ninguém que conheça precisou.
4 - medo de agulhas incutido desde crianças pela mãe. :roll: é errado uma mãe falar para uma criança que o castigo vai ser injeção. Nenhum de meus irmãos ou eu chorava com injeção quando ficamos com mais de cinco anos. Meu irmão levou injeção no mindinho para costurar um corte que fez quando tinha três anos e ficou só olhando a agulha sem escândalo.

Ephemera disse:
4- Acho que as pessoas tem medo, eu mesma sou uma que se for doar vou ficar com um pé atráz, com medo de pegar alguma doença contagiosa, sei lá sabe? Podeparecer ignorancia de minha parte porque como todos sabem os materiais são todos descartáveis, mas o risco, sei lá, mesmo que infimo, existe.

Bem, riscos temos quando beijamos uma pessoa com afta/sapinho, quando estamos dentro de um ônibus lotado e ninguém quer abrir a janela e alguém espirra e põe a mão na boca espalha as gotículas de saliva para os lados, quando temos um microcorte e não percebemos e vamos na praia piscina mesmo assim, etc..

Se formos seguir a lógica, uma pessoa que tem medo de uma coisa pequena, tem de ter medo da coisa maior mais ainda. O que não acontece normalmente... já que medos na verdade não tem nada a ver com lógica, pois são frutos do irracional.
 
Gil_Gaer disse:
Jabu de Unicornio disse:
1-Voce ja doou sangue?
Ephemera disse:
1- Nunca doei, começando por que estou a baixo do peso que estabelecem para que possamos doar, sim sou uma magrela e daí?
Faço das suas as minhas palavras. Eu tb estou abaixo do peso mínimo para doação. :mrgreen:

Idem, e olha q eu já tentei enganar o povo lá das clínicas para doar...
Mas enfermeira não deixou... :disgusti:
 
1-Voce ja doou sangue?
Sim, uma vez por ano
2-Conhece alguem que doou?
Sim, quase todos meus amigos
3-Conhece alguem que precisou?
Sim...
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?
Talvez não exista uma política correta para doação e tb há pouca informação e nas cidades pequenas quase nenhum equipamento.
 
1- Ainda não, por causa da idade, mas agora...tenho 18, então posso doar.

2-Minha mãe.

3-Eu prescisei quando fui operar o apêndice, antes não tinha medo de injeção, mas fui espetado uma #%$@#$% de vezes, então passei a ter receio de injeção.

4- Porque não ganha nada com isso, se fosse pago, nego e banco iria doar sangue umas 3vezes por semana.
 
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?
1ºAinda não, por falta de tempo
2ºSim, meu pai várias vezes
3ºMinha vó
4ºPorque o doador não recebe, se fosse igual lah na gringa que os doadores "vendem" o sangue, as filas dos hemocentros estariam lotadas.
 
1 - não, tbm sou abaixo do peso :disgusti:

2 - sim, umas 5 ou 6 pessoas só...

3 - sim, meu avô e a mãe de um amigo

4 - quando o povo não é frouxo e tem medo, tem preguiça de ir ao banco de sangue
 
MaxDirty disse:
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?
4ºPorque o doador não recebe, se fosse igual lah na gringa que os doadores "vendem" o sangue, as filas dos hemocentros estariam lotadas.

:ahn?:

Como assim "vendem"? Pelo que sei o maior problema é que esse sangue teria maior chance de ser não saudável em comparação com a doação voluntária. Já temos muitos problemas assim só com o lanchinho gratis depois da doação. (o que tem de neguinho que tá zoneado mas quer "doar" pra comer... não que seja ruim dar de comer para esse pessoal - não sejamos tão muquiranas - mas o problema é que se o doador tem alguma doença, todo o equipamento e o recipiente com o sangue tem de ser jogados fora depois de constatado que o sangue tá infectado com algo... ou seja a chance de ter prejuiízo "comprando" sangue aumenta... ninguém gosta muito disso, muito menos "homens de negócios")

Você falou com algum estrangeiro ou foi pro Exterior e viu isso acontecer? Ou mesmo noticiário?... (Passa o link pra gente no último caso)
 
1-não, porque nunca cheguei ao peso mínimo, agora consegui chegar a um peso estável, entre minha altura e peso, sem estar devendo kgs :obiggraz:
2-sim
3-sim, parentes e alguns amigos
4- Falta de confiança no sistema de saúde, medo de agulha (eu tenho e muito- até pra fazer exame de sangue eu fico nervosa com o sangue que sae- e como medo é irarcional), sem falar na certeza de que serão feitos todos os exames,preguiça junto com a falta de tempo, enfim mil coisas.
 
1- sim, duas vezes.
2- na minha familia é tradição :obiggraz: só meu pai não doa pq teve hepatite
3- não, ainda bem...
4- preconceito, pois mtos acham que podem pegar doenças durante a doação -> na boa, a probabilidade de vc morrer esmagado por um avião em um campo aberto é mto maior do que de vc contrair algo ao doar sangue nos grandes centros. os cuidados com higiene são enormes; e eles te mostram que a agulha utilizada acabou de ser aberta, logo não pode estar contaminada.

ah, sim, medo de agulha tb é um motivo. convenhamos, que gente mais frouxa!
 
Primula disse:
MaxDirty disse:
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?
4ºPorque o doador não recebe, se fosse igual lah na gringa que os doadores "vendem" o sangue, as filas dos hemocentros estariam lotadas.

:ahn?:

Como assim "vendem"? Pelo que sei o maior problema é que esse sangue teria maior chance de ser não saudável em comparação com a doação voluntária. Já temos muitos problemas assim só com o lanchinho gratis depois da doação. (o que tem de neguinho que tá zoneado mas quer "doar" pra comer... não que seja ruim dar de comer para esse pessoal - não sejamos tão muquiranas - mas o problema é que se o doador tem alguma doença, todo o equipamento e o recipiente com o sangue tem de ser jogados fora depois de constatado que o sangue tá infectado com algo... ou seja a chance de ter prejuiízo "comprando" sangue aumenta... ninguém gosta muito disso, muito menos "homens de negócios")

Você falou com algum estrangeiro ou foi pro Exterior e viu isso acontecer? Ou mesmo noticiário?... (Passa o link pra gente no último caso)
Bom.... :roll:
Documentos ou coisas do tipo eu nunca vi.
Mas em todos os filmes que e que tem doação de qualquer tipo de coisa tem uma graninha pros doadores.

Problemas com sangue contaminado. Então que façam os testes mais basicos antes de coletar, oras!
 
Anna Cwen disse:
1- sim, duas vezes.
2- na minha familia é tradição :obiggraz: só meu pai não doa pq teve hepatite
3- não, ainda bem...
4- preconceito, pois mtos acham que podem pegar doenças durante a doação -> na boa, a probabilidade de vc morrer esmagado por um avião em um campo aberto é mto maior do que de vc contrair algo ao doar sangue nos grandes centros. os cuidados com higiene são enormes; e eles te mostram que a agulha utilizada acabou de ser aberta, logo não pode estar contaminada.

ah, sim, medo de agulha tb é um motivo. convenhamos, que gente mais frouxa!

Sim, eu assumo, mas o meu pior é preguiça mesmo, o único centro de doação de sangue digamos fica contramão de casa, ai o corre corre do cotidiano, nem deixa brecha de pensar em doação de sangue, acho que nunca pensei seriamente no assunto, só quando a {Scarlet Rose} fez campanha pra isso num dos encontros do povo de Sp e deu muita gente pra trás. Embora minha tia vez ou outra fale do Hemoam, eu quase esqueço da presença dele, e não há tanto incentivo a doação de sangue em Manaus como deveria. Reconheço que é a última coisa que eu lembro, isso quando dá pra recordar: que pessoas precisam de sangue, ainda mais que os indíces de acidentes de trânsito nunca foram baixos.

P.S:E Anna fala de avião não, estou tentando me recuperar da minha fobia de voar, para poder viajar, agora recordei-me que os bichos às vezes caem :osigh:
 
Melody disse:
P.S:E Anna fala de avião não, estou tentando me recuperar da minha fobia de voar, para poder viajar, agora recordei-me que os bichos às vezes caem :osigh:
:roll:


eu já vi gente quase ser atropelada por planador (vai por mim, nas pistas de aeroclube eh algo quase normal ver alguem ser quase pego por algum avião cruzando a cabeceira da pista)
 
MaxDirty disse:
Bom.... :roll:
Documentos ou coisas do tipo eu nunca vi.
Mas em todos os filmes que e que tem doação de qualquer tipo de coisa tem uma graninha pros doadores.

Problemas com sangue contaminado. Então que façam os testes mais basicos antes de coletar, oras!

Não fique chateado por eu dizer o obvio: esses filmes passam muito longe da realidade. :mrgreen:

Quanto aos testes eles fazem toda vez que você vai doar, seja aqui, seja lá. Ninguém seria idiota em aceitar doação sem testes...

Só que os resultados aparecem alguns dias depois de doar, certo? Senão já imaginou você esperar o resultado dos exames para voltar daí a dois ou três dias para doar? Aí sim que ninguém ia ter saco de doar sangue.

Ou seja, se o sangue não presta, já gastou o material, tem de jogar tudo fora. É tipo loteria: eles apostam que você não tá ali de sacanagem só pra fazer o teste HIV de graça (ou teste de doença de Chagas, hepatite, etc.), pra ganhar dinheirinho, pra ganhar lanchinho, etc.

Tanto que ultimamente tem campanhas em todos os hemocentros pedindo para que parem com isso. Quando é um ou outro tudo bemo planejamento até cobre os prejuízos, mas quando temos um monte começa a comprometer o trabalho. Que é o caso.

Em países da Europa, Canadá e EUA, é comum o trabalho voluntário contar muito na elaboração de um curriculo. Aliás, é comum qualquer pessoa quando tem um tempinho entrar em algum trabalho voluntário só pela diversão (conhecer pessoas diferentes, sentir-se útil, adquirir experiência, etc.) mesmo quando as pessoas já estão aposentadas.

Se aqui "pega mal" pagar voluntários, lá pega muito mais. É quase um insulto. Afinal seriam mais "voluntários".

Outro ponto interessante é que as pessoas lá tem uma tendência a perguntar se você quer ajudar, sem se sentir que está enchendo o saco de alguém ocupado. Se você quer ajudar, melhor para você, senão o pessoal arranja outro, sem grilo. Como disse, isso conta no currículo, não é você que tá fazendo um favor, é eles quem tão te dando uma oportunidade.

Isso que você viu em filmes é algo que nunca vi acontecer. A lógica diz que é absurdo acontecer pelo que eu vi.

1) quem precisa de dinheiro nem sempre tem boa saúde. Pra que gastar coletando sangue assim?
2) teria uma fila de prostitutas em decadência, drogados, mendigos indo para conseguir dinheirinho.
3) quem tem saúde prefere juntar latinhas de alumínio (cada uma vale 5 cents -está IMPRESSO NA LATINHA e pode ser trocado em qualquer supermercado. É comum os adolescentes juntarem latinhas em laboratórios, dormitórios de universidades para comprar coisas de festa... e quando digo festa é festa chamando DJ etc.)

Se pensarmos bem, raramente os filmes mostram o lado do trabalho voluntário, que é bem arraigado neles. O que eu vi acontecendo não era o que eu vi nos filmes.

Em tempo: quando tá na cara que o cara não pode ser doador, eles dispensam antes mesmo de fazer os testes. Tipo, um cara todo estropiado, um bêbado... Mas mesmo isso custa dinheiro: se existisse mesmo isso de pagar, o tanto de gente que não pode doar mas que precisa de dinheiro ia atrapalhar a doação dos que podem doar e esse pessoal ia ficar de saco cheio com a fila e ia embora.

Mas para conseguir uma graninha, todo mundo daria um jeitinho para passar pela primeira "triagem", mostrando um aspecto saudável, usando uma roupa mais asseada, etc.. Como diz o reclame publicitário - e vendo pessoas que tem coragem de dizer que tem HIV - não dá pra dizer quem está doente ou não OLHANDO pra cara da pessoa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo