• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doaçao de sangue

olá,
encontrei este forum através do Google usando os verbetes "testemunhas de jeová" e "gov.br".

me chamou a atenção os comentários entre alguns sobre testemunhas de jeová e doação de sangue. Sendo uma TJ atualmente posso informar-lhes a atual politica da Associação Torre de Vigia.

1) é proibido receber transfusão de sangue total ou de seus principais componentes (hemacias, leucocitos, plaquetas e plasma)

2) outras frações de sangue são questão de consciencia para a TJ (imuno-globulina, albumina, etc...)

3) embora não se encontre de forma explicita nas mais recentes publicações, o ato de doar sangue não é visto com bons olhos entre as TJs - apesar de não haver nada de anti-biblico no ato de DOAR sangue. Interpretações ao pé da letra quanto a "derramar sangue" encontrado em Levitico numa aplicação a não-doação é forçar a barra. Porém, apenas estou informando a idéia geral entre as TJs. Se alguma TJ doa sangue, é questão de consciencia dela e normalmente ela não diculga isto para outros da mesma congregação - principalmente aos anciãos e servos ministeriais.

4) Com respeito a transplantes de órgaos, houve época em que os transplantes não eram bem vistos pelas TJs. Tenho comigo o volume encadernado de A Sentinela de 1968 em que considera transplante de órgão como canibalismo. Embora a revista não dizia categoricamente que "fazer transplante" seria expulso, normalmente a redação do artigo era suficiente para que as TJs não praticassem os transplantes. Hoje os transplantes são questão de consciencia.

5) Sobre a expulsão dos que recebem transfusão de sangue:
Houve época que as publicações eram mais enfáticas em relacionar o recebimento de transfusão com cometer séria transgressao e ser passível de expulsão. Embora eu não conheça nenhuma TJ que tenha sido expulsa (o jargão é "desassociada") por ter tomado sangue, existem citações em algumas publicações que não afastam esta possibilidade. Com a divulgação de uma carta às COLIHs e 16 de junho de 2000, a Torre de Vigia mostra que se uma TJ voluntariamente tomar transfusão e, depois de admoestada pelos anciãos, não se arrenpeder, este TJ se desliga da religião pelos seus próprios atos. O jargão é "dissociar-se". Apesar desta ultima orientação ser dirigida aos anciãos da COLIH, ainda não foi publicada nas publicações de estudo tais como A Sentinela, Despertai! ou livros de estudo biblico.

estou à disposição para dirimir outras duvidas com respeito às Testemunhas de Jeová.

rad
 
Virando o assunto mais para a questão ética, um médico tem de respeitar a opção do doente quanto a transfusões de sangue e transplantes de órgão. Se este não quer tratamento, não o tem. No entanto, em caso de risco de vida e desconhecimento, o médico é obrigado a salvar o doente, por isso, faz a transfusão, o mesmo se aplicando em caso de crianças. A minha dúvida é, sendo testemunha de Jeová, uma pessoa que tenha levado uma transfusão sem consetimento é também "desassociada"?
 
Já doei sim, e tenho amigos que precisaram tbm.

O que eu vou falar aqui é um caso mais que isolado, mas aconteceu aqui no hospital que trabalho (Hospital Universitario Pedro Ernesto)... eu trabalho na área de assessoria juridica e nessa semana tivemos um caso de uma senhora de 73 anos que fez uma cirurgia cardiaca e acabou recebendo sangue contaminado com HIV. Bem, a culpa não é do ospital, pois todas as bolsas de sangue que recebemos provém do Hemorio... lá eles detectaram o problema, mas quando fomos informados a bolsa em questão já havia sido usada na cirurgia. Eu só digo uma coisa... casos como esse são realmente raros, mas esse em particular me fez refletir se eu realmente deveria doar sangue novamente, mesmo sendo uma coisa honrosa.
 
Em portugal, há uns anos atrás houve uma polémica por uma coisa semelhante, ams tinha contaminado várias pessoas. Acho que uma pessoa que doa sangue tem de ter muita responsabilidade pois deve ter noção que estando doente não pode doar. Mas o problema é que muitas vezes as pessoas nem sabem que estão infectadas.

Eu gostaria de doar sangue, mas não posso porque tenho falta de peso e recentemente tive anemia.
 
Respondendo às perguntas:

1- Nunca doei (Tenho dezoito anos, mas nunca tive peso suficiente :cry:)

2- Sim, conheço muitas pessoas que doaram/doam sangue, principalmente
nas organizações com as quais tenho contato.

3- Sim, vários conhecidos já precisaram e muitas vezes, dependendo do tipo sanguíneo, há dificuldade em encontrar...

4- É difícil saber ao certo, medo é um fator dos mais corriqueiros, tanto o famoso "medo de agulha" como o medo de infecções etc., além disso nos grandes centros urbanos cada segundo conta e muitas pessoas acham absurdo perder tanto tempo com algo que não vai lhes trazer benefício algum, também há questões ideológicas, mas, sinceramente, acho que essas representam a minoria, no Brasil, apesar das inúmeras campanhas também há muitas pessoas que não estão cientes da necessidade da doação de sangue e mesmo esclarecidas sobre os RISCOS da mesma, afastando muitos possíveis doadores...
 
Berseck disse:
casos como esse são realmente raros, mas esse em particular me fez refletir se eu realmente deveria doar sangue novamente, mesmo sendo uma coisa honrosa.

Não entendi. Você se considera grupo de risco? Acha que pode acabar passando alguma doença para outras pessoas?

Pergunto porque o doador não corre o menor risco de ser contaminado, já que tudo é descartável e ABERTO NA FRENTE DO DOADOR.
 
Jabu de Unicornio disse:
Oi pessoal, tenho 4 perguntas sobre esse assunto:
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

1- Já doei.
2- Eu me conheço.
3- Eu já precisei.
4- Pq são babacas.

Ou pq entraram nos tais "grupos de risco". Eu acho que hoje já não posso doar mais :oops:


Aliás.... esse lance de grupo de risco ainda vigora?
 
Jabu de Unicornio disse:
Oi pessoal, tenho 4 perguntas sobre esse assunto:
1-Voce ja doou sangue?
2-Conhece alguem que doou?
3-Conhece alguem que precisou?
4-Por que existem poucos doadores voluntarios no Brasil?

Sim, sim, sim e por que falta concientização e força de vontade. Pessoas poderiam ganhar folga quando forem doar sangue e pronto, teriamos uma legião doando sangue por ai. :mrgreen:

E uma dica, quando forem doar sangue, comam coisas com muito sal pra pressão subir um pouco. Eu não fiz isso e me dei mal.
 
Lukaz Drakon disse:
Sim, sim, sim e por que falta concientização e força de vontade. Pessoas poderiam ganhar folga quando forem doar sangue e pronto, teriamos uma legião doando sangue por ai. :mrgreen:

Mas isso já tem... não sei se é na CLT, ou na RJU, ou em ambas, mas é garantido um dia de folga por ano pra que você doe sangue. E no mais, pelo menos quando eu ia doar, sempre pegava um atestado :mrgreen:
 
Mentor disse:
Mas isso já tem... não sei se é na CLT, ou na RJU, ou em ambas, mas é garantido um dia de folga por ano pra que você doe sangue. E no mais, pelo menos quando eu ia doar, sempre pegava um atestado :mrgreen:

Mas um dia só é muito pouco. Deveria ser sempre, hehe. :mrgreen:
 
Mentor disse:
Mas isso já tem... não sei se é na CLT, ou na RJU, ou em ambas, mas é garantido um dia de folga por ano pra que você doe sangue. E no mais, pelo menos quando eu ia doar, sempre pegava um atestado :mrgreen:
Está em ambas. Se não tivesse essa limitação de uma vez por ano, ia ter umas figuras doando sangue o tempo todo, pra conseguir umas folgas... :lol:
 
Finduilas disse:
Está em ambas. Se não tivesse essa limitação de uma vez por ano, ia ter umas figuras doando sangue o tempo todo, pra conseguir umas folgas... :lol:

Olha, pelo que eu andei sabendo no RH, se eu continuar doando (e tirando as folgas também :mrgreen:), ainda arrisco até de ganhar uma homenagem no fim do ano... hehehehe....
 
Níniel disse:
A minha dúvida é, sendo testemunha de Jeová, uma pessoa que tenha levado uma transfusão sem consetimento é também "desassociada"?

prezada Niniel:

segundo orientação da Sociedade Torre de Vigia (agência reguladora das testemunhas de Jeová), numa situação da pessoa ter recebido transfusão SEM o consentimento (casos de inconsciencia, mandado judicial, ou similar), ela não é desassociada.
 
Lukaz Drakon disse:
Mas um dia só é muito pouco. Deveria ser sempre, hehe. :mrgreen:

o máximo de vezes que uma pessoas pode doar sangue por ano é 4 (de 3 em 3 meses) certo? então eua cho deveria poder tirar pelo menos 3 folgas por ano pra fazer isso... Mas de qq maneira, é um avanço poder fazer isso um vez, pelo menos.

Mentor disse:
Olha, pelo que eu andei sabendo no RH, se eu continuar doando (e tirando as folgas também ), ainda arrisco até de ganhar uma homenagem no fim do ano... hehehehe....

Sim, sim, isso tb está na lei... vc nunca leu seu atestado de doação até o fim? :wink:


Agora, eu queria saber se alguém aqui já doou plaquetas... pergunto pq pode-se doar com muito maior frequência e há lugares (ex: INCa) que precisam mais de plaquetas do que de sangue em si...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo