• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Discussão] Inspiração

Cleo disse:
Mas escrever mal você não pode, simplesmente.
Há quem não escreve bem em qualquer situação, inspirado ou não.
E há quem escreve relativamente bem mesmo sem estar inspirado se parar e suar para isso.

Daí a coisa, para se escrever só por escrever não precisa ter mil idéias na mente, mas, se quiser fazer algo pessoal e transmitir algo interior, aí sim. Porém, creio que nunca se pode esquecer de que um bom texto é mais trabalho do que idéia.

Eu discordo! Para mim, um bom texto é muito trabalho em cima de uma idéia(que também tem que ser bem trabalhada).
O cara que escreve extremamente bem em cima de nada é um "enchedor de linguiça", mas respeito sua opinião.
 
Eu escrevo, e na maioria das vezes são sonhos que tive e que transformo em histórias. Então, os sonhos seriam minha inspiração. Mas tb coisas ou sentimentos que mexem comigo. Já ñ sou muito boa quando alguém me dá um tema e quer que eu faça uma história na hora. Eu sempre fui boa em redação mas ñ como quando tenho um :excla:, ás vezes no meio da noite e levanto p/ escrever antes de esquecer. Eu acho que precisamos de inspiração para escrever.
 
Escrever pra mim costuma ser fácil... às vezes penso, e tudo está pronto... Assim, simples!

O problema que perco muita coisa, por falta de tempo de sentar e colocar em palavras...

Estou pensando em levar um gravador à todos os lugares!
 
Sabe que eu concordo com o gravador. Ultimamente pinta umas ideias justo quando não há a menor possibilidade de eu anotar e gravar é só um clique.
 
Amélie disse:
Escrever pra mim costuma ser fácil... às vezes penso, e tudo está pronto... Assim, simples!

O problema que perco muita coisa, por falta de tempo de sentar e colocar em palavras...

Estou pensando em levar um gravador à todos os lugares!

Também preciso de um gravador. Às vezes eu estou andando pela escola sozinha e pensando, me vem umas idéias interessantes, eu começo a escrever poesias na minha cabeça, mas aí quando eu chego perto de um papel, as idéias já não estão mais lá, elas sumiram, foram pra longe...
Às vezes eu até estou inspirada, tenho idéias legais, mas falta tempo pra escrever, como um livro que eu estou fazendo, me vem idéias pra ele o tempo todo, mas nunca chega nas partes que eu quero, acho que eu preciso começar a sentar e só escrever, aí quem sabe começa a sair algum texto decente. E eu também só sei escrever à mão. Se eu tiver que criar alguma coisa direto no computador não vai, preciso do contato da minha mão, a caneta e o papel.
 
Nem precisa de gravador. A maioria dos mp3 players que conheço tem um microfone embutido.
Já eu ainda uso um caderninho de notas bem simples, nem chega perto de um moleskine, coitado.
E, sim, há inspiração e boa parte dos clichês que são ditos a seu respeito têm alguma credibilidade. Por exemplo, concordo com o personagem William Forrester, do filme Encontrando Forrester, quando ele diz que "a primeira versão de um livro vem do coração; a segunda, do cérebro". Frase besta, porém verdadeira.
Inspiração é apenas o começo do trabalho duríssimo de lhe dar forma.
 
Rafaela Bibiano disse:
Eu escrevo, e na maioria das vezes são sonhos que tive e que transformo em histórias. Então, os sonhos seriam minha inspiração. Mas tb coisas ou sentimentos que mexem comigo. Já ñ sou muito boa quando alguém me dá um tema e quer que eu faça uma história na hora. Eu sempre fui boa em redação mas ñ como quando tenho um :excla:, ás vezes no meio da noite e levanto p/ escrever antes de esquecer. Eu acho que precisamos de inspiração para escrever.
Também não gosto dessas coisas não Rafaela, de "Aqui está o tema, pode fazer!". Mais infelizmente... é desse jeito que funciona. Já comparou uma redação, um escrito seu que você tenha feito com inspiração, com aquelas exigidas pela escola?! Se nunca fez isso, faça! A diferença é GRITANTE! Não há comparações.
 
Fernando Giacon disse:
Rafaela Bibiano disse:
Eu escrevo, e na maioria das vezes são sonhos que tive e que transformo em histórias. Então, os sonhos seriam minha inspiração. Mas tb coisas ou sentimentos que mexem comigo. Já ñ sou muito boa quando alguém me dá um tema e quer que eu faça uma história na hora. Eu sempre fui boa em redação mas ñ como quando tenho um :excla:, ás vezes no meio da noite e levanto p/ escrever antes de esquecer. Eu acho que precisamos de inspiração para escrever.
Também não gosto dessas coisas não Rafaela, de "Aqui está o tema, pode fazer!". Mais infelizmente... é desse jeito que funciona. Já comparou uma redação, um escrito seu que você tenha feito com inspiração, com aquelas exigidas pela escola?! Se nunca fez isso, faça! A diferença é GRITANTE! Não há comparações.

Sim, uma vez, uma professora me inscreveu em um concurso de historias, eu tinha muitas boas mas me deram um tema e ficou pessimo, ñ consigo fazer isso.
 
Rafaela disse:
Sim, uma vez, uma professora me inscreveu em um concurso de historias, eu tinha muitas boas mas me deram um tema e ficou pessimo, ñ consigo fazer isso.
Ou seja, você se sai bem, assim como eu, em "Redação Livre", "Desenho Livre"? Enfim, tudo que nos dá liberdade, é melhor XD!
 
Dependendo do tema eu até consigo escrever um bom texto. Uma vez uma professora passou uma frase e mandou continuar. Escrevi 7 páginas, apesar de que acho que passar só o começo e mandar continuar dá um pouco mais de liberdade.
 
Amandinha disse:
Dependendo do tema eu até consigo escrever um bom texto. Uma vez uma professora passou uma frase e mandou continuar. Escrevi 7 páginas, apesar de que acho que passar só o começo e mandar continuar dá um pouco mais de liberdade.
Desculpe a curiosidade, mais qual era essa frase que deu sete páginas :susto:?
 
Amandinha disse:
"Entre a minha casa e a sua há uma ponte de estrelas."
Fiz ela se tornar um romance (óbvio). XD
Gostei dessa frase! E viu, porque tu não posta esse teu romance aqui no Meia? Divide ele em capítulos, e posta sei lá, uma vez por semana. Seria bacana Amandinha, vai por mim :g:.
 
"Existe um momento em que acontece uma coisa inexplicável. Em que você cria uma imagem ou uma melodia quase independentemente da sua vontade. Isso se pode chamar de inspiração. Alguma coisa que você não sabe explicar como surgiu. É um primeiro momento que depois vai além. O resto aí é trabalho" - Chico Buarque, em entrevista.


"Não, ninguem faz samba só porque prefere
Força nenhuma no mundo interfere
Sobre o poder da criação
Não, não precisa se estar nem feliz nem aflito
Nem se refugiar em lugar mais bonito
Em busca da inspiração
Não, ela é uma luz que chega de repente
Com a rapidez de uma estrela cadente
Que acende a mente e o coração
É, faz pensar que existe uma força maior que nos guia
Que está no ar
Bem no meio da noite ou no claro do dia
Chega a nos angustiar
E o poeta se deixa levar por essa magia
E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia
E o povo começa a cantar" - O poder da criação, música de João Nogueira e Paulo César Pinheiro
 
Hoje eu tava lendo sobre estrutura de poesia. decididamente, quem faz uma estrofe decassílaba moinheira não tem um pingo de inspiração. nem suor, é sangue mesmo. =P
 
Dá sim pra ter....

Você pode, por exemplo, adicionar a fala duma personagem num decassílabo moinheiro dando uma ideia de burrice, visto que o ritmo do decassílabo moinheiro parece o trotar dum cavalo...

Combine isso com Enjambements e tenha um efeito ainda mais bacana...

Que tal aliterações em T? Rimas toantes?

Ou que tal adicionar dinamicidade na sua cena com o decassílabo moinheiro? Seria ainda mais interessante com rimas leoninas agudas...

Lembrem-se que o decassílabo moinheiro é vastamente usado no Cordel!

Agora é claro que no final das contas o que conta realmente na poesia é o quanto de sangue você colocou nela... Bastando pra ver que Fausto (summa metrica poetica) ou A Divina Comédia são verdadeiros baldes de sangue...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo